Autor |
Mensagem |
Bug Veterano |
# jan/04
Pessoal,
Como eu sei quais acordes usar pra criar uma base pra treinar varias pentatonicas?
P.exemplo sei que se fizer C, F e G eles `combinam` com a Penta de Am, mas nao sei as regras pra fazer estas progressoes de acorde e criar minhas proprias bases independete da Penta que quiser tocar.
Deu pra entender o que quero ou fui muito confuso?
[]s
|
MHPAT Veterano |
# jan/04
· votar
Ow, c eu intendi direito,eh soh pega 1 exemplo bem facil d treinar, pega a musica que pais eh esse, e faz a pentatonica em mi(tom da musica!!!)
|
Freiheit Veterano |
# jan/04
· votar
Cara...
c pode usar a teoria dos 3 acordes...
Ela é: I - IV - V.
Nessa base que c ta fazendo pra Penta de Am você ta usando como referencia pra base C (que é a relativa maior de Am, e na escala seria o II grau no caso).
Dai a IV de C é F.
e a V de C é G.
Dai eu acho que se você pegar sempre o tom da música e usar a teoria dos 3 acordes no II grau da escala sempre vai dar uma base legal (isso na pentatonica).
|
Bug Veterano |
# jan/04
· votar
MHPAT
Valeu pela ajuda mas e seu quiser fazer uma pentatonica em ré p.exemplo?
|
Bug Veterano |
# jan/04
· votar
Freiheit
Legal, acho que agora entendi ! :)
Valeu.
|
Freiheit Veterano |
# jan/04
· votar
Se você quiser solar em Ré...
2 Grau é F.
Dai temos.
IV de F é A#
V de F é C.
Ai no caso c teria que Solar na penta de Ré Menor.
Não daria pra solar na de Ré Maior, pq a relativa maior do F é o Dm.
Eu acho q esse caso q eu falei acima so se aplica pra quando o tom da música é menor.
|
Bug Veterano |
# jan/04
· votar
Só pra ter certeza.
Se eu quiser treinar a Penta de Ré maior, o tom vai ser Ré.
Aí eu tenho I=D, IV=G e V=A ? É isso?
Monto uma base tocando Ré, Sol e Lá e uso a penta de Ré?
Virgi Santa! Será que to no caminho certo ou me confundindo mais ainda?? heheh.
Valeu pela paciencia pessoal. :)
[]s
|
Bug Veterano |
# jan/04
· votar
Ah! Começo a contar os intervalos a partir do segundo grau (tinha esquecido de contar os sustenidos tb!!) ehhe!!
Ficaria F, A# e C!
Acho que agora sim Freiheit. Daqui acho que consigo ir sozinho.
Valeu mesmo! :)
|
Freiheit Veterano |
# jan/04
· votar
Tipo assim...
Isso ai eu tenho certeza de funcionar quando o tom que tu quiser solar for um tom menor... tipo Am, Dm...
Pra tons maiores eu não sei, e acho que não deve dar certo.
Acho que pra tons maiores tem que pegar o III grau ou o IV e aplicar aquela teoria dos 3 acordes.
|
Bug Veterano |
# jan/04
· votar
Legal! Muito obrigado!
|
Laureano Membro Novato |
# fev/15
· votar
Olá Quando entra a parte do tom MAIOR, é só usar o método do TOM RELATIVO Por exemplo, para uma música em DÓ MAIOR, usa a escala da própria(da C MAIOR), ou a escala de Am, por que os tons relativos tem notas iguais. Eu não sei se tem uma 'Regra', mas, no caso de SOL MAIOR e MÍ MENOR(A relativa!), as notas que forma o acorde G é G - B e D, e o que forma o MÍ menor, é MI-G e B. Sempre existem duas semelhantes em MAIOR e a relativa MENOR. E pra descobrir, a relativa é o sexto grau da maior. Espero que tenha ajudado :3
|
Ismah Veterano |
# fev/15
· votar
E quando a tenho um tom menor... Qual fica a relativa?
Posso também a partir dessas duas escala, posso começar a pensar em modos gregos, além do Jônio (maior) e Eólio (menor)...
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# fev/15
· votar
Ismah
Dórico tem uma sonoridade muito linda aos meus ouvidos, bem agradável. E se a intenção for tensão, taca um frígio que fica legal.
|
Ismah Veterano |
# fev/15
· votar
GuitarristaDoNickEstranho
Foi uma pergunta retórica. rs
Mas se quiser tensão mesmo, experimente um Lídio b7
|
GuitarristaDoNickEstranho Veterano
|
# fev/15
· votar
Ismah Foi uma pergunta retórica
Entendi que foi.
Modos gregos são realmente muito interessantes. Pena que eu demorei uma eternidade para entender isso e começar a aprender como usar...
|
Ismah Veterano |
# fev/15 · Editado por: Ismah
· votar
GuitarristaDoNickEstranho
Ainda não compreendo bem eles, estou estudando. Mas já aplicava eles antes, sem saber rs
|
LeandroP Moderador |
# fev/15
· votar
A visão dos modos é muito simples. E a aplicação deles depende do que está sendo proposto pela harmonia. Se quiser tensão de verdade --> b2.
|