Ajuda para criar um solo a partir de uma base por escalas cromáticas?

    Autor Mensagem
    scssba
    Veterano
    # dez/08


    Pessoal,

    já li muitos posts sobre o assunto mais realmente como estou muito NOVO com a guita, tenho dificuldade em entender como a coisa começa... estou estudando de vez mesmo essa coisa das escalas que pra mim era realmente dificil mais preciso aprender... no momento estou PRESO a escala cromática, até não errar mais... e gostaria de uma ajuda... não consigo entender como fazer, criar, inventar... um solo a partir de uma melodia... exemplo:

    estou tocando uma música com base G D C...

    eu sei suas escalas cromáticas... G = G A A# C D E F# G e por ai vão as mesmas ideias para as outras duas notas... D e C...

    como usar essas escalas na prática??? com quem eu começo, qual é a primeira nota a ser usada??? eu não sei na verdade é como usar esse conhecimento? alguem poderia me dar um exemplo bem simples de um solo bem bobo e lento???

    existe algum software que me auxilie nisso??? o guitar pro não gostei pois precisa de um arquivo MIDI e não cria os solos(eu acho).

    Grato a todos.

    Sandro Souza.

    deboraiommi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    cara uza a boa e velha pentatonica
    e------------------------------------------------------5--8
    B--------------------------------------------5---8
    G-------------------------------5------7
    D-----------------------5--7
    A-------------5----7
    E--5-----8

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Essa é uma dúvida bem comum.

    A primeira coisa que vc deve aprender são as escalas pentatonicas, como a deboraiommi falou. O porque disso?

    Quando vc sola, o objetivo é tocar e dar enfase nas notas que pertencem aos acorde (no seu caso G D C) ou que harmonizam com estes.

    O problema é que quanto mais notas sua escala tiver mais opcoes vc terá para tocar notas "erradas" e a escala cromática com suas 12 notas é a pior.

    A escala pentatonica possui apenas 5 notas, e 3 delas são do acorde, sobrando apenas 2 fora da tonica.

    As escalas maiores e menores são sua proxima coisa a ser aprendida pois ainda harmonizam com o tom, mas possuem mais opçoes de notas.

    Para esse tom que vc está tocando (G maior) toque a digitacao que a deboraiommi falou nas casas 0 (aberta) e 12.

    luancapoeira
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    scssba

    A quanto tempo vc toca? soh pra eu te uma noçao de como anda meus estudos guitarristicos :)

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Toco a muito tempo (desde os 15, tenho 27). Mas so comecei a estudar sério faz uns 3 anos.

    scssba
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    que nada... começei tem menos de 1 ano com violão básico do básico, só com notas naturais... simples e bobas... como curto muito solo de guitarra resolvi investir PESADO, comprei pedal da marshal, da Korg, cabeçote, Mesa de som com 4 canais, mas a guitarra é uma porcaria uma strinberg... tudo isso para doer no bolso e estudar de verdade, meu maior objetivo e tocar solos lentos e bonitos de ouvir... o que eu acho que não deve ser dificil de alcançar... como prémio vou me dar uma guitarra Ibanez... mas só quando eu realmente estiver tocando um solo perfeito do satriane... um lentinho mesmo... mas perfeito!

    Obrigado pelas dicas da petatonica... vou terminar meus estudos da cromátoca maior e menor e vou partir pra ela....

    :-)

    Isaias Neto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    scssba

    A cromática é muito boa pra vc fazer execícios psicomotores, isto é, treinar a coordenaçao dos seus dedos, mais para criar um solo no seu caso use a MENOR HARMONICA uhASUAHsu...brincadera,use a PENTATONICA é a melhor opçao pra qm esta começando a improvisar...

    Dudu Lelis
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A cromática não é boa pra solar, eu digo assim, não é aconselhável usar TODAS as notas da escala cromática em um solo. Entretanto é até comum no Jazz alguns fraseados cromáticos (parte do solo feito em escala cromática).
    Mas como todo mundo disse, e eu tb axo, melhor aprender a pentatonica primeiro.

    scssba
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    valeu galera pelas dicas...

    vou estudar a pentatônica então.

    mas me diga uma coisa, como se bota a guitarra para dar aqueles "gritos" ??? vc esta em uma nota e puxa aquele agudo gritante??? já tentei de todas as formas mas percebi que é alguma técnica

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para criar um solo a partir de uma base por escalas cromáticas?