Ajuda para criar um solo a partir de uma base por escalas cromáticas?

    Autor Mensagem
    scssba
    Veterano
    # dez/08


    Pessoal,

    já li muitos posts sobre o assunto mais realmente como estou muito NOVO com a guita, tenho dificuldade em entender como a coisa começa... estou estudando de vez mesmo essa coisa das escalas que pra mim era realmente dificil mais preciso aprender... no momento estou PRESO a escala cromática, até não errar mais... e gostaria de uma ajuda... não consigo entender como fazer, criar, inventar... um solo a partir de uma melodia... exemplo:

    estou tocando uma música com base G D C...

    eu sei suas escalas cromáticas... G = G A A# C D E F# G e por ai vão as mesmas ideias para as outras duas notas... D e C...

    como usar essas escalas na prática??? com quem eu começo, qual é a primeira nota a ser usada??? eu não sei na verdade é como usar esse conhecimento? alguem poderia me dar um exemplo bem simples de um solo bem bobo e lento???

    existe algum software que me auxilie nisso??? o guitar pro não gostei pois precisa de um arquivo MIDI e não cria os solos(eu acho).

    Grato a todos.

    Sandro Souza.

    deboraiommi
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    cara uza a boa e velha pentatonica
    e------------------------------------------------------5--8
    B--------------------------------------------5---8
    G-------------------------------5------7
    D-----------------------5--7
    A-------------5----7
    E--5-----8

    thomasmoura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Essa é uma dúvida bem comum.

    A primeira coisa que vc deve aprender são as escalas pentatonicas, como a deboraiommi falou. O porque disso?

    Quando vc sola, o objetivo é tocar e dar enfase nas notas que pertencem aos acorde (no seu caso G D C) ou que harmonizam com estes.

    O problema é que quanto mais notas sua escala tiver mais opcoes vc terá para tocar notas "erradas" e a escala cromática com suas 12 notas é a pior.