Dúvidas sobre improvisação de pentatônicas sobre base ou backing track

    Autor Mensagem
    mtleo
    Membro Novato
    # set/13


    Boa tarde, primeiramente quero deixar bem claro que já fazem meses que eu procuro um tópico que explique detalhadamente como se improvisa, mas nunca achei um que fosse bem detalhado. Já usei a busca, procurei na internet e ainda sim tenho muitas dúvidas.

    Bem, eu já conheço as escalas natural e pentatônica, e já tenho um conhecimento teórico no mínimo razoável. Sei que é preciso treinar para alcançar resultados na hora de fazer um solo, mas quando tento, dificilmente sai um som legal. Quando toco, parece que o que mais falta é musicalidade (acho que essa é a palavra).
    Eu, quando tento improvisar, acabo sempre repetindo os mesmos licks (que são ruins) e dependendo deles. Não consigo seguir uma linha e sempre tento tocar o mais rápido o possível. Toco em quase todos os shapes, e sempre fico parado tocando em algum. Muitas vezes uso , junto da pentatônica, algumas notas da escala natural, e isso muitas vezes bagunça tudo.


    O que eu queria mesmo, por enquanto, é isso: fazer solos numa velocidade devagar (ou não muito rápida), saber como começar, desenvolver e terminar o solo, sem depender de licks e fazer algo original. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1-O que é tocado na base influência de que forma no solo (além da tonalidade em que a escala será usada)?

    2-Ao solar, a pessoa deve tocar a mesma nota da tônica do acorde da base ou tocar livremente as notas?

    3- Na maioria dos tópicos que eu vi, as pessoas falavam em solar sobre uma progressão de acordes. Isso tem algo a ver com a minha primeira pergunta?

    Por favor, me digam onde que eu estou errando. Se me disserem algum exercício que eu possa fazer para me ajudar eu agradeço.Esse é meu primeiro tópico, moderadores, então me corrijam caso haja algum erro. Obrigado.

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/308433/relacionados.html

    Ainda:

    http://forum.cifraclub.com.br/?q=duvida+improvisa%C3%A7%C3%A3o+pentato nica&sa=Buscar&domains=forum.cifraclub.com.br&sitesearch=forum.cifracl ub.com.br&cx=partner-pub-7284698113143250%3A7103296851&forid=1&action= buscagoogle&ie=UTF-8&oe=UTF-8&cof=FORID%3A11&hl=pt

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre improvisação de pentatônicas sobre base ou backing track