Limpar Captador Enferrujado com Limão! (Funciona)

    Autor Mensagem
    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: Tchaikovsky


    Eu fiz isso aqui em casa na minha guitarra. Os captadores eram Pratas só que estavam pretos ai passei o caldo ( suco, seila) do limão (uma gota) e esfreguei com força (nem tanta) tipo com uma chave ou algo com uma ponta achatada. Ficou bom só que ficou tipo meio arranhado (bem pouco) e ela ficou com uma cor bem fraca de um rosa (só em alguns captadores), sera que altera o som? Esse rosa seria a Blindagem (se é que tem) ?

    Tem algum outro produto que limpa?

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Tchaikovsky
    para tirar ferrugem mesmo so com tira-ferrugem(que e um acido)
    wd-40 e bom para limpar, mas no caso de oxidação so deixa um pouco mais facil de sair e não é sempre que isso acontece
    o limão pode manchar as coisas, por isso que ficou rosa

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    juanlmendes

    Mas alguns arranhões e essa mancha podem afetar o som? Porque a Oxidação eu consegui tirar!

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Tchaikovsky
    não ira mudar o som
    Se vc quer tirar esses arranhões passe lixa da agua(600 em 1º ,depois uma 1200) e depois é so polir

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    não ira mudar o som

    Isso me alivia muito! Mas tentarei tirar esses arranhões! Obrigado!

    astrataranis
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    nusss,,,, eu me pergunto de onde os caras tinham tanta criatividade pra fazer cagada uaehuaheaue

    ja ja tem neguinho no forum vindo perguntar que que faz agora que esfregou um limao inteiro no captador e parou de funcionar...

    vamos la...

    limao é acido, logo ele desgruda a ferrugem superficial, e dependendo do contexto, pode manchar irreversivelmente. se o suco descer pros componentes eletronicos ou pra pintura, pode nao acontecer nada mas provavelmente a longo prazo vai ferrar td.... estragar mesmo.

    ja que fez a merda, limpe bem, use um alcool ou veja pra tirar qqr acidez. passe um wd e deixa quieto .

    o wd é um oleo com capacidade de retirar a ferrugem, mas a longo prazo ele tb vai corroer (e muito) o metal. portanto, limpe-o novamente e aplique algum protetor, pode ser um oleo singer ou cera automotiva ou silicone, retire o excesso.

    eh interessante usar o wd para retirar ferrugens e oxidacoes, pois alem de lubrificar tb tem outros elementos que farão o papel corrosivo (o oleo é finissimo e por isso entra em lugares apertados, e serve como lubrificante mas outros elementos tb estao la dentro que rapidamente "comem" a ferrugem e metal assim ajudando a soltar parafusos e elementos grudados pela ferrugem, isso a longo prazo tb corroi elementos, especialmente os mal tratados, inclusive cromados).

    basta limpar bem e depois proteger o metal (pode-se usar produtos de polimento para metais, desde os ruins tipo caol, brassol, etc ate alguns otimos como os da meguiars, malcon e mothers - todos irao limpar mas soh os ultimos irao tb proteger).

    Eu se tivesse um guitarra ruim , certamente assim que desse um tempinho iria buscar parafusos de inox pois sao justamente eles os mais criticos para serem oxidados (espanam e enferrujam rapido) . Na impossibilidade disso , nao deixaria nunca o local sujo, nem q fosse 1x a cada 15 ou 20 dias, iria limpa-los, basta um pouquinho de oleo qqr com um cotonete e pronto.

    Uma boa dica é comprarem oleo de peroba (qqr supermercado tem), ou de linhaça ou algum destinado a móveis e passar em toda guitarra, lembrando que é muito necessario retirar o excesso e nao usar muito (retirar com papel higienico) . O excesso de oleo é péssimo pra madeira, pois a mesma chupa todo e qualquer tipo de óleo com uma rapidez incrível, o oleo na madeira a deixa bonita e durável, mas também a deixa mais pesada mais propensa a marquinhas e no caso de instrumentos, mantém ela "verde" ou seja.... todo o trabalho para estabilizar e secar a madeira vao pro lixo.

    o oleo de peroba alem de repelente de insetos, tem um cheiro legal (depois que secar bem ehehehe), deixa a madeira hiper-mega lisa (otimo pro guitarrista), hidrata muito bem a madeira e ainda repele água e sujeira (tipo aqueles pelos e poeira debaixo das cordas, headstock etc). ítem obrigatório para diversos usuários como luthiers, caçadores, pescadores e instrumentistas ehehhe

    astrataranis
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ahhh e eu nao ousaria lixar... provavelmente o cover é de plastico ou de aluminio.

    se for aluminio e passar a lixa vai se arrepender pro resto da vida e as chances de conserto da cagada sao quase negativas... se for plastico, dependendo do plastico e da tua habilidade podem ate ficar aceitavel (lembrando que nao é um acrilico ou lente transparente) mas as chances de estragar estao proximas de 100000%

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    astrataranis
    wd-40 não é tão corrisivo contra ferrugem como dizem

    MMJr
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: MMJr
    · votar


    Eu fiz isso aqui em casa na minha guitarra. Os captadores eram Pratas só que estavam pretos ai passei o caldo ( suco, seila) do limão (uma gota) e esfreguei com força (nem tanta) tipo com uma chave ou algo com uma ponta achatada. Ficou bom só que ficou tipo meio arranhado (bem pouco) e ela ficou com uma cor bem fraca de um rosa (só em alguns captadores), sera que altera o som?

    Com certeza o som vai ficar mais ACIDO....
    Tem gente que gosta, outros nem tanto...Tem gente que usa laranja ao inves de limao..A laranja deixa o som acido porem mais adocicado....

    :-/

    Holy Shit...

    renatocaster
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Eu lembro de já ter passado limão no sovaco quando eu era moleque...para combater o cecê.

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    renatocaster
    devia ter passado babosa , babosa e multi-uso ate para relic de guitarra

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    KKKkkk............A galera é criativa bagaray!

    Limão, Babosa, Bosta de Galinha, etc... vale tudo na busca de estragar equipo com a soma das características:

    "Primeiro faço depois me informo + gambiarreiro + kici phoda"

    Resultado?

    Ki K H Da

    renatocaster
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Limão, Babosa, Laranja....Se continuar assim, vou pro Sam mudar o slogan do fórum para:

    FCC, O MAIOR FÓRUM DE HORTI-FRUTI DO BRASIL

    SuicideGuy
    Membro
    # ago/13
    · votar


    renatocaster
    AHSuhuAHsuhaushuHASuhuashuhasuhAUShuAhsuhashuHasuHAuh

    Quase um fórum de umbanda. Essas coisas parecem mais mandinga de avó do que qualquer outra coisa.
    Passar babosa a meia noite na encruzilhada, beber um suco de limão com canudinho, bate palma e dá três pulinhos! TIRO E QUEDA!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

    astrataranis
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    juanlmendes

    rapaz, ninguem me contou nao, eu usei muito WD qdo trampava com mecanica de bike de alto desempenho. Vc nao tem nocao , nego paga 30 mil numa bike e joga wd nela... 4 meses depois vem chorando pedindo ajuda pq td apodreceu e nao sabe pq...

    wd ferra com retentores, borracha, silica, kevlar e METAL.

    inumeras vezes usei wd pra demonstrar a desgraca q ele faz com rolamentos (cada um custando mais de 1300 reais) de esmalte ou de metal de alto desempenho.

    joga wd em fibra de carbono e deixa la por algum tempo, sempre recolocando qdo achar que secou.... coisa de 2 meses a fibra parece sucrilhos...

    joguei muito wd pra encontrar fissura em metal, especialmente aluminio ou cromo ...

    e claro... use muito wd pra lubrificar qqr tipo de corrente ehhehehe vera como aquilo acaba rapidinho com uma corrente de 150 reais .

    wd é uma benção qdo usado direitinho, sabendo usar é indispensável, pra retirar ferrugens, cracas, sujeiras, graxa, lubrificar portas e coisas assim é ótimo.

    no campo de armas é importante usar o wd para oxidacoes a frio (é um tipo de tratamento que damos em metal em armas) qdo nao se tem um polar prot da vida, tb eh otimo pra limpar e nao deixar marcas que irao enferrujar depois.. mas ha coisas melhores pra se passar... para soltar parafusos e descobrir se estamos lidando com falta de lubrificacao ou algo pior, o wd resolve (depois tem q limpar e lubrificar direito),... enfim,.. pra td se tem um uso .

    jogar wd em materiais como ferramentas tb é legal pois evita a oxidacao rapida, embora emporcalhe td (eu detesto), assim como limpa-los.

    use o wd nas canaletas do vidro dos carros, ajuda e muito e preserva... mas nao use em borrachas.

    enfim... sabendo usar é um excelente produto, nao falta em casa... nao sabendo usar é pedir pra corroer td...

    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    É velha mas é bem verdadeira; VOU MORRER SEM VER TUDO!

    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ah, em tempos de contribuir de alguma forma com esse tópico; WD pra mim é algo que de fato não combina de forma alguma com eletrônica e luthieria. As experiências que tive utilizando o mesmo não foram positivas, mesmo usando com parcimônia e bom senso.

    FBlues_rock
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Mais um que não usa WD.
    Para meus equips e pedais utilizo ou álcool isopropílico ou produto próprio "limpa contatos", recomendação da Wilson Effects para limpeza do Wah (que reforça a recomendação de evitar o marketing milagreiro do WD) :)

    renatocaster
    Agora só falta um dizer que a acidez do morango é bom para limpar guitarra da Hello Kitty...

    Calime
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    FBlues_rock

    Isso aí. Só atento para tomar cuidado com limpa contatos tbm. Trabalho no ramo de Eletrônica e Elétrica industrial, e tenho experiência considerável com esse produto, ja tendo utilizado cerca de 10 diferentes marcas. A maioria deles deixa um certo resíduo mesmo após secar. Lembro-me de dois que qse não deixavam nada de resquícios, e uma lá que é mais cara e recomendada para eletrônica não deixava nada, era muito eficiente.

    Resumindo; para eletrônica, use alcool isopropilico mesmo, barato e mto bom. Para eletrica em geral qualquer limpa contato serve.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Gente, para limpar, tirar ferrugem (sem milagre) e fazer brilhar peças de metal, como as capinhas de humbucker, eu não conheço nada melhor que Brasso ou Silvo.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Vishe, Fiz cagada então kk ? Mas o som da guitarra nem mudou ( por enquanto kk) .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Limpar Captador Enferrujado com Limão! (Funciona)