Dica troca de mão

    Autor Mensagem
    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13


    Então pessoal, queria pedir umas dicas pra vocês.
    Eu toco guitarra faz um tempo, sou péssimo mas, eu gosto.
    Recentemente me acidentei e estou impossibilitado de usar a mão esquerda(agora só me resta 4 dedos nessa mão)(exagerei um pouco kk). Sou destro, mas decidi trocar agora, e fazer as notas com a mão direita. Sei que é complicado isso, mas queria saber de vocês, se vocês tem algumas dicas sobre isso. . Agradeço pela atenção de vocês. Até breve!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe
    Bom cara, só com muito treino mesmo. Não é fácil, mas não é impossível.

    hrickgtr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe

    como o cafe_com_leite falou, não é fácil, mas não é impossível. treine bastante que você consegue.

    reza a lenda que o kiko loureiro é canhoto e toca como destro.

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Bom, se você perdeu um dedo da mão esquerda definitivamente (tipo amputou ou ele se inutilizou por algum motivo) ai você pode até pensar em trocar de "lado", caso contrario eu recomendo que você se recupere totalmente dessa lesão temporária ( se for ao contrario do que eu citei acima ) e não mexa com sua guitarra até estar completamente "recuperado", pois sob essas condições o uso/estudo da guitarra as vezes até te pioraria tua condição e melhora, dai se ia demorar até mais para se recuperar e consequentemente mais para voltar a tocar. Agora se você deu GG no seu dedo em questão cara, não é impossível de se trocar de lado não! Claro que você vai começar do zero, fazer o mesmos exercícios que você fez para aprender e ter uma coordenação como os que você fez para aprender com tua "main-hand"... saco?
    Espero ter ajudado! ^^

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe
    lamento pelo seu acidente velho! vc mesmo sabe que nao sera isso q vai te limitar!
    independente da decisão q voce tome (trocar de lado ou nao), saiba que as dificuldades q vc vai encontrar são velhas amigas suas! nas 2 alternativas q vc tem (continuar assim ou inverter) vc vai ter q "recomeçar"...o tempo de recuperação pode ser grande o bastante pra vc desaprender a tocar, e inverter o lado também lhe custará o mesmo preço...acho q vc supera com muita facilidade!
    eu toco alguma coisa com o instrumento invertido (com cordas colocadas pra canhoto)...o processo de aprendizado não foi nada muito diferente de quando comecei a tocar nao...tudo depende do quanto vc se dedica, e se voce é do tipo q enfrentas as dificuldades, ou foge delas!
    boa sorte!

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Brandow Felipe
    · votar


    Uma imagem da minha mão

    acho que exagerei um pouco em dizer que me resta 4 dedos, tipo, não amputou mas cortou pedaço do osso e a cartilagem já era, naquele lugar que está torto, ou seja, aquela parte é meio solta, kkkkk

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    e pessoal, muito obrigado pelo incentivo, sério mesmo.

    ALF is back
    Como foi a sua mudança, não só no instrumento, no geral?
    Ouvi dizer que no começo principalmente, é normal a pessoa fazer confusão com os lados.

    DesttriD
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    cara, ce acha isso engraçado? ce perdeu um dedo man '-'

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe

    mas, logo esse dedo(bem que poderia ser o mindinho né)?!?! bom já que você já tá rindo me sinto a vontade para rir também kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    é complicado mas, acho que ainda da para aproveitar essa mão ai véio! acredito que o caminho não é trocar de mão, por que vai ser como começar tudo do início e isso é algo muito frustrante, com esses dedos que sobram tu vai conseguir tocar bem melhor em um curto espaço de tempo do que se for trocar de mão.... pense bem!

    Olha isso:



    vai exatamente aos 3:40, esse é o Django Reinhardt, teve um acidente com fogo que deixou os dois últimos dedos dele colados, ele se adaptou a isso!

    P.S: Assim como o Tommy Iommi que teve a ponta dos dedos 2 e 3(salvo engano) decepadas, e fez umas próteses ele mesmo!

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Cara, nada te impede de criar padrões de articulações SEUS, e tocar de uma maneira unicamente sua cara! ^^
    Os macaco véio de guerra da guitarra tudo toca com dois dedo cara!! Sabe aqueles viciado que não usa os dedo nas casa certa!? Old School que eles fala!? Então, nada te impede tmb de "definir" um padrão seu de se tocar o instrumento ^^

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Cara, nada te impede de criar padrões de articulações SEUS, e tocar de uma maneira unicamente sua cara! ^^
    Os macaco véio de guerra da guitarra tudo toca com dois dedo cara!! Sabe aqueles viciado que não usa os dedo nas casa certa!? Old School que eles fala!? Então, nada te impede tmb de "definir" um padrão seu de se tocar o instrumento ^^

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Cara, nada te impede de criar padrões de articulações SEUS, e tocar de uma maneira unicamente sua cara! ^^
    Os macaco véio de guerra da guitarra tudo toca com dois dedo cara!! Sabe aqueles viciado que não usa os dedo nas casa certa!? Old School que eles fala!? Então, nada te impede tmb de "definir" um padrão seu de se tocar o instrumento ^^

    FelipeBottene_Guitar
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    olha na cidade que moro, tenho um amigo que aconteceu exatamente a mesma coisa, ele inverteu, teve que começar tudo de novo, desde 1,2,3,4 a acordes basicos, abertura dos dedos, mas assim, ele chegou no que ele tocava bem antes do que imaginava... hoje ele toca muito bem... e de mão trocada hehe

    abrax

    e força ai man.

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Brandow Felipe
    · votar


    cara, ce acha isso engraçado? ce perdeu um dedo man '-'

    Cara, não acho engraçado, mas já me acostumei com a situação, posso rir com isso :)

    Arimoxinga
    Sim cara, serra filha da mãe que não pegou o mindinho kkk. Esse tal de Django eu já tinha lido sobre ele há tempos, e sobre o Tommy também, antes do acidente.


    Shafik
    Sim, mas é que junto disso, não é só pelo instrumento que pretendo trocar de mão, é um desafio geral também, mas a guitarra é o principal claro.

    FelipeBottene_Guitar
    Como foi pra ele essa transição? eu pretendo em menos de 1 ano tocar como eu tocava antes u.u

    ALF is back
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe
    então cara, eu nao tive nenhum problema parecido com o seu! eu apenas aprendi a me virar como canhoto pq comecei a dar aula pra um aluno muito iniciante e ele tinha dificuldades q eu nao estava entendendo...resolvi por cordas canhotas em um violão antigo meu pra aprender e isso me ajudou muito! senti q evolui muito rapido tecnicamente pois eu ja sabia o q era necessário fazer pra acelerar o aprendizado e tenho ctza q vc está numa situação parecida com a minha com a guitarra. Pra outras ações, não posso dizer como seria a adaptação cara...hoje continuo tocando como destro normalmente...apenas sei tocar alguma coisinha como canhoto, mas bem menos do q como destro! rs
    lamento muito pelo seu problema cara! assim, cada um sabe onde aperta o calo no seu sapato...não sei como vc está encarando isso no dia a dia, mas acho q isso nao vai te limitar tanto, principalmente pelo fato de vc ser destro (é destro, certo?)! acho q poucas coisas ficariam limitadas, nao é mesmo?
    abraço!

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    ALF is back
    Sim cara. E sou destro e desde sempre inutilizei a minha canhota kk, por isso que digo que é um desafio geral pra mim não só pelo instrumento. E obrigado pelo comentário

    Motoqueiro Alienigena
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe
    Cara sinto pelo seu acidente cara, mas se tu quer começar como canhoto vai nessa não é tão difícil assim, exemplo começar do zero, tu ja sabe fazer e o que fazer digamos assim, só vai ter que aprender a tocar do outro lado, meio que espelhar o que tu ja fazia antes, não é difícil! bola pra frente!

    Boa sote! :D

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Brandow Felipe
    Eu troquei, comecei tocando como canhoto (sou canhoto) e hoje toco como se fosse destro.
    Não é tão difícil, não é como "começar do zero", pois boa parte do aprendizado vai além do treino das mãos.
    Claro, não vai inverter e sair tocando igual de imediato, mas consegue com menos esforço com que saiu do zero antes :)

    No meu caso troquei não por necessidade, mas porque comecei a tocar MPB, com aqueles trocentos acordes tortos, e resolvi usar a mão "mais hábil" na escala. Depois de meses achei que estava melhor assim e resolvi não voltar à posição para canhoto.

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Sim, não é começar do zero, pois alguma teoria e tal já tenho. Agora é só treinar e treinar.
    Os comentários de vocês todos me servem de motivação.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe
    Ah, sugiro que inverta as cordas, o mizão continuando como a corda de cima. Quando inverti foi mais fácil assim.
    Pode fazer como o Doyle Bramhall (acho q é assim o nome), que só vira o instrumento, sem inverter as cordas, mas considero mais difícil.

    Basta perseverar, pode superar isso e tocar tão bem quanto qualquer um. Já vi diversos músicos inclusive com prótese para segurar palheta (não tinha uma mão) fazendo muito mais que eu e meus 10 dedos "hábeis".
    Abs

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Brandow Felipe
    · votar


    FBlues_rock
    Eu fiz isso em um violão que eu tenho, é mais fácil pra visualizar as notas eu acho. A minha dificuldade até agora foi apenas em acostumar com o instrumento invertido (isso também é culpa de eu começar a tocar baixo(destro), mas logo darei um tempo no baixo, farei uma cirurgia, enfim). Uma outra coisa que eu achei que teria dificuldades, era quanto ao ritmo, mas notei que estou um pouco mais habilidoso com a minha mão esquerda, depois do acidente (mesmo antes de inverter).Estranho, mas bom, era algo que eu tinha receio, mas vamos que vamos!!

    Motoqueiro Alienigena
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Motoqueiro Alienigena
    · votar


    Brandow Felipe

    é isso mesmo brother, continue treinando que tu vai conseguir!

    um abç

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Brandow Felipe

    Cara, muita gente já deu boas dicas aqui mas vou colocar mais algumas.

    Bom eu já toquei como canhoto por uns 4, 5 meses (sou canhoto) quando já tocava como destro a +ou-1 ano, e percebi isso que o ALF is back falou "senti q evolui muito rapido tecnicamente pois eu ja sabia o q era necessário fazer pra acelerar o aprendizado e tenho ctza q vc está numa situação parecida com a minha com a guitarra" então é só aliar os conhecimentos teóricos com os "atalhos" que vc já sabe e mandar ver.

    E tocar como canhoto pode ser até melhor pra vc por que a mão de fazer os acordes é naturalmente mais desenvolvida e habilidosa em você. E vc não vai ficar limitado (tecnicamente falando) caso queira desenvolver sua técnica no instrumento hoje ou no futuro. Ah e tem gente que toca com os pés! Então ainda há esperança.

    Bom é isso, ahh treinar num violão com cordas de aço (0.10) pode acelerar de alguma forma o seu aprendizado, já que o peso das cordas e mais orgânico nos violões.

    E lembre-se:

    "A dor é a fraqueza deixando o corpo"

    Brandow Felipe
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Pessoal, peço que escutem essas gravações, e compararem.
    As duas primeiras são antes do acidente, as outras 2 de um mês até agora
    http://www.4shared.com/rar/W4K5kF-6/Things.html?

    FelipeBottene_Guitar
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    FelipeBottene_Guitar
    Como foi pra ele essa transição? eu pretendo em menos de 1 ano tocar como eu tocava antes u.u


    Cara como eu disse tem que começar novamente, a diferença é que voce ja SABE o que fazer, e não precisa mais esperar ate a proxima aula para pegar o proximo exercicio, ou seja, voce ditara seu tempo, sua regra, seu modo..

    dps me conta como esta o andamento das coisas.

    abração;.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica troca de mão