O que uma guitarra precisa para ser "especial"?

Autor Mensagem
Jaderson_guitar
Membro
# jul/13


Bem basicamente temos hoje diversas marcas de guitarras com diversos modelos, mas para você, qual o melhor modelo e marca!?!

1º Para uma guitarra ser boa para você ela deve atender as necessidades que se tem dentro de um estilo ou gênero no qual você vai tocar, mas como assim? Basicamente como é de quase que uma profecia a tele na música country, a les paul ou captadores duplos para tocar algo mais pesado. Não temos "leis" dentro da música, por tanto uma guitarra vai ser boa pra você se achar que ela se enquadra legal no estilo que vai tocar.

2º A guitarra deve ter uma pegada legal, uma pegada na qual você se sinta confortavel, um shape no qual valorize a velocidade no caso de uns estilos e um shape que facilite a locomoção dos dedos de uma casa para a outra ou de uma corda para a outra.

3º Ainda se ouve por ai pessoas que escolhem pela aparencia do instrumento, aparencias enganam, e muito....Aquela guitarra antiga, toda arranhada, ferragem desgastada pela ação do tempo e etc.... Ela pode dar de 10 a 0 em guitarras que são fabricadas hoje, no exemplo se ela for uma Fender, Gibson , Ibanez....

4º Sendo o não menos importante é o valor, nem sempre o mais caro é o melhor, nem sempre o mais barato é o pior, por isso deve-se pesquisar, escolher, testar....


Ai deixo minha pergunta a guitarra que para você é "especial" ou a que melhor você se deu bem???? No meu caso a Tagima Hand Made


Abraço guitarreiros de plantão!

Leo Zanon
Veterano
# jul/13
· votar


5º Escolher de acordo com sua necessidade. Se não possuir um grande poder aquisitivo (assim como este que vos escreve) buscar um instrumento com um melhor custo benefício possível, levando sempre em consideração seu tempo de aprendizado e suas horas de prática, bem como se tocará como "ganha pão" ou mero lazer!

Leo Zanon
Veterano
# jul/13
· votar


Ai deixo minha pergunta a guitarra que para você é "especial" ou a que melhor você se deu bem????

Tagima Zero

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


Leo Zanon

Colocaste bem esse 5º tópico, mas enfim, a questão na qual queremos tratar é o que cada um acha, preferencia por marca, modelo, e etc...

Leo Zanon
Veterano
# jul/13
· votar


Jaderson_guitar

Entendo!

Mas achei oportuno expor sobre uma ideia que acho interessante antes de comprar um instrumento.

Humildade parcelada
Veterano
# jul/13
· votar


Na minha opinião, a guitarra apenas tem que satisfazer o dono. Você deve se sentir feliz tocando com o instrumento, independente de o modelo ser ou não recomendado para o seu estilo. Já vi Teles customizadas nas mãos de metalheads, por exemplo.

Amo minha Cort CR200 ♥ KKKKKKKK'

locaosks
Veterano
# jul/13
· votar


Jaderson_guitar
O que uma guitarra precisa para ser "especial"?

Pra min, basta ser minha! Amo guitarra!

Tirando isso: o mano Leo Zanon, ditou sabiamente a 5ª lei!

AbçOo!

MetalJames
Membro
# jul/13
· votar


Jaderson_guitar

Pra mim uma guitarra pode ser especial de duas maneiras:

Ela sendo uma guitarra da série especial de tal marca, como aquelas Epi Especial (que não tem nada de especial).

Ou ela sendo qualquer guitarra, que eu sinta amor por ela, como aquela primeira guitarra que eu fiz meus primeiros erros de acorde (comecei numa guitarra).

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


Pessoal não citei 4 leis, na música na pratica não temos regras para modelos de guitarras....vai do gosto...

Drinho
Veterano
# jul/13
· votar


Jaderson_guitar

pra mim qualquer strato fender ou cópia que esteja bem acertada é legal....

ALF is back
Veterano
# jul/13
· votar


Jaderson_guitar
bom...se uma guitarra tiver todos esses quesitos citados, mas não afinar direito (baaaaaasico), ela não pode ser especial! uashasuhASU
parece bobeira, mas tem mta guitarra por aí q não dá afinação perfeitamente! normalmente, algum detalhe de oitavas que é impossível ser corrigido, problemas de construção mesmo...
é comum ver isso em guitarras de baixo custo, mas já vi guitarra de marca famosa (faixa de preço de R$ 1.500,00) com esse problema tbm!

tchedovollosky
Veterano
# jul/13
· votar


Bom.. pra mim, uma guitarra tem que ser antes de tudo bem construída, e ter um pegada legal, mas respondendo a sua pergunta de qual guitarra é especial, eu acho que uma guitarra superstrato HSS, 24 casas com ponte tremulo ou um string though body, construída com boas madeiras por um bom luthier e com ferragens top, é uma guitarra confiável e versátil pra vida toda.

Lelo Mig
Membro
# jul/13
· votar


O que uma guitarra precisa para ser "especial"?

Ter um guitarrista decente, com bom gosto e principalmente criativo por trás dela....

astrataranis
Veterano
# jul/13
· votar


como eu nao dou a mínima pra celebridades, idolos etc, acho isso uma baita falta de personalidade pessoal, entao nao to nem ai pra guitarra que fulano usa ou é signature.

alem do que ja comentaram, pra mim especial só pode ser assim classificada por dois motivos:

1- pelo seu timbre.
2-foi acariciada pelas partes íntimas de 72 virgens celestiais e pela Megan Fox + Fernanda Vasconcelos e algumas poucas - sou ruim de nomes- (nao pq são celebridade e sim pq são gostosas pacas mesmo!)

De resto meu amigo, é puro marketing ou balela. Um pedaço de pau com algumas traquitanas. Tem só que fazer o que se propos.

carlcarl
Veterano
# jul/13
· votar


Lelo Mig
concordo 100%

Delson
Veterano
# jul/13
· votar


O que uma guitarra precisa para ser "especial"?

Ser minha.

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


Isso ae pessoal!

Curti muito as respostas e a criatividade de todos!

Fluxx
Veterano
# jul/13
· votar


Não ser tonante e estar regulada por um luthier. O resto é demanda feita de acordo com o poder aquisitivo.

felipelfln
Veterano
# jul/13
· votar


Pra guitarra ser especial precisa de um guitarrista especial. Senão é só um pau com corda

Thejapamuri
Veterano
# jul/13
· votar


Que o guitarrista goste dela. Simples, se o dono gostou, ela já é especial para alguém. Podem dizer para você que uma Superstrato não serve para tocar um Blues, mas, se você quiser, ela vai conseguir tocar. A guitarra não é para ser empunhada, mas sim para que você dê a mão a ela e andem juntos, lado a lado.

Minha primeira guitarra é especial para mim, porque eu gostei dela, claro, vou trocar os caps para que ela fique melhor, porém, ela é especial mesmo. Se eu pudesse, namorava minha guitarra, ela é bonita pra caramba :3

renatocaster
Moderador
# jul/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Bom, que o guitarrista precisa saber domar o instrumento de maneira no mínimo satisfatória é um fato mais do que óbvio.

Acho que são por etapas. Quando vc está aprendendo, a guitarra especial é aquela que está pelo menos reguladinha, que não desafina com facilidade, que não tem chiado, que esteja tudo funcionando, que ofereça o mínimo de tocabilidade.

Depois que vc vai praticando e se desenvolvendo, é que vc começa a perceber o que te satisfaz mais numa guitarra. Tipo de ponte, captação, shape do braço, tipo de trastes, etc...Então a guitarra que me atende em todos esses aspectos é a guitarra especial pra mim. Já tive guitarras bastante especiais, outras nem tanto, outras nem um pouco.

FelipeBottene_Guitar
Membro Novato
# jul/13
· votar


cara eu sou fã das guitas Hand made, o que mais me agrada é que podemos escolher as especificações que NOS atendem, bem como usar uma super strato (leia-se H-S-H) com blend, ou "splitar" os caps H, tendo a opção de 3 singles, isso varia de acordo com a necessidade musical de cada um, fato o é que o guitarrista tem q saber o que precisa, e tocar bem, mas como a questão foi sobre instrumento, acredito que as HM hoje sejam as melhores opções, sem levar em conta o ALTO custo das guitarras gringas tops.
Vejam www.cast-gbv.com.br

Abrax

Shafik
Membro
# jul/13
· votar


1° Agradar e satisfazer esteticamente, ergonômicamente, sonoramente e psicologicamente o guitarrista que a empunha.

Ter um guitarrista decente, com bom gosto e principalmente criativo por trás dela....
exatamente como o Lelo Mig falou.

JJJ
Veterano
# jul/13
· votar


Se tiver "special" no nome, cuidado! Pode não ser nada especial... hehehe

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


é.... vdd JJJ

SkyHawk
Membro
# jul/13
· votar


Kkkkkkkkkk !!!! JJJ você é o cara !!!!!

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


Não é ESPECIAL no sentido da linha, modelo ou marca, mas sim pelo valor sentimental ou algo do tipo....
Entendem galerinha?

SkyHawk
Membro
# jul/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Eu tenho muita vontade de aprender o suficiente para eu mesmo montar uma guitarra TOP com minhas próprias ferramentas. Como não sou luthier a idéia é comprar partes e somente fazer a montagem, acabamento e regulagem.

O problema é que sou abusado e lógico que vou querer uma relic com bigsby !!!!! Kkkkkkk

Eis a idéia:

Telecaster (alder premium, corte em quarter swan, peça única sem emendas)
Braço (maple com escala em ébano, raio composto 9,5 - 14 ou 7,5 - 12 ainda não tenho certeza, relic, marcação Dot em abalone verdadeiro)
Caps (ponte seymour duncan hotrails, neck seymour duncan P90)
Chaveamento dos caps modelo Gibson Lp
Ferragens bronze ou douradas heavy relic
Bigsby bronze ou dourado relic
Acabamento em nitrocelulose relic em preto ou surf green sobre fundo preto, ainda pode ser um fiesta red sobre fundo preto
Tarrachas premium bronze ou douradas relic
2 string trees bronze
Nut de latão
Escudo vai depender da cor do corpo, talvez nem tenha.
Pots CTS com 5% de tolerância.
Hard case personalizado

Resumo, tele matadora com som heavy metal na ponte e P90 no neck, raio da escala heavy metal, características modernas no braço e visual relic.

Dá para comprar todas as peças no Ebay, bhefner, thestratosphere.

E montada por mim !!!!! Aguardem 2014 pode ser uma ano Special e não tem nada haver com copa do mundo no Brasil.

Jaderson_guitar
Membro
# jul/13
· votar


SkyHawk

Poh só isso!?!
Velho, curti muito muito mesmo o projeto, me manda fotos depois que tiver pronta, Jaderson_guitar@hotmail.com

AlerionGuitar
Veterano
# jul/13
· votar


tive uma kashima Mg3 era formidavel essa guita, agora estou com uma strinberg clp79 e atende bem ao generos de musica que toco :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que uma guitarra precisa para ser "especial"?