Autor |
Mensagem |
subgrave Veterano |
# jun/13
Com todo o respeito que esses profisionais merecem de nós, mas convenhamos, prá que tem luthier que fica dizendo que não se deve mexer no tensor?
É uma coisa tão simples, fácil, e não quebra nada, inclusive todo músico deveria saber regular o tensor...
Não é todo mundo que tem um luthier que acompanha a gig, ou que pode ir no luthier a cada variação climática, ou que consegue uma regulagem conforme um gosto pessoal refinado e exigente através do luthier...
E já repararam que quando se compra um instrumento novo sempre vem as chaves allen para regulagem, se não fosse para mexer as fabrincantes não iam mandar as chaves...
|
Buja Veterano |
# jun/13 · Editado por: Buja
· votar
subgrave Eles dizem pra nao mexer, nao a caracter de ganhar dinheiro com regulagem (conheco poucos luthieres que gostam de ficar fazendo regulagem). Eles dizem isso porque o sujeito "leigo" pode realmente ferrar com o braço da guitarra (que é dificil de fazer e consertar) e assim passar raiva.
É como mexer em motor de carro. É facil. Mas faça merda e voce perde muita peça ou o motor inteiro. Nenhum mecanico aconselha ninguem que nao saiba a ficar futucando la.
|
Nefelibata Veterano |
# jun/13
· votar
Buja
Concordo. E acrescento mais: depois de alguns anos de guitarra, é até melhor vc mesmo regular, pois sabe exatamente o que quer e como quer. E ainda economiza um trocado bom.
|
subgrave Veterano |
# jun/13
· votar
^Não concordo com a analogia, é bem mais fácil que mexer em motor de carro...
|
subgrave Veterano |
# jun/13
· votar
Nefelibata
E acrescento mais: depois de alguns anos de guitarra, é até melhor vc mesmo regular, pois sabe exatamente o que quer e como quer. E ainda economiza um trocado bom.
Exatamente esse o ponto, e nada como o cara iniciar desde cedo com as guitas baratas....
|
Buja Veterano |
# jun/13
· votar
subgrave Eu concordo contigo cara. Eu mexo no tensor das minhas guitas faz tempo. É bom aprender essa coisas e nao ficar sempre dependendo de ter que levar no luthier pra coisas basicas.
Mas tambem nao tiro a razao do luthier. Imagina a raiva do luthier quando o cara chega la com o braço totalmente empenado, torcido ou até com tensor quebrado, de uma guitarrinha baratinha e velha e diz: - Olha isso aqui pra mim.
O luthier olha e pergunta? - Que isso, voce mexeu no tensor.
O cara diz: Pois é ne. Mexi mas nao deu certo.
O luthier diz. - Nao tem como recuperar. Temos que fazer outro braço. Sai por 500 reias.
O cara diz; Que isso? Que roubo, fazer outro braço. Vou levar em outro luthier.
E ainda sai falando mal do primeiro luthier. Por isso sempre se diz. Nao sabe mexer? Deixa quieto.
|
Leomju Veterano |
# jun/13 · Editado por: Leomju
· votar
subgrave Podia ser debatido esse assunto no TÓPICO DE PERGUNTAS AO BERTOLA E SEIJI!
Porque na verdade, a opinião destes é que vão valer nesses assuntos mesmo!
Tenho uma American Standard e já tive 12 guitarras anteriormente, não tenho medo de mecher no tensor e acho até simples, esses dias fiz uma regulagem no tensor de um baixo Tagima, molezinha, ficou ótimo.
Mas a bem da verdade, não recomendo a todo mundo não.
Valeu, espero ter ajudado!
|
Buja Veterano |
# jun/13
· votar
Leomju Esse é o ponto. Vai mexer? Por sua conta e risco. Eu mexi nas minhas por minha conta e risco e nao arrependo.
Agora depende. Se um garot ganhou a guitarra do pai dele de presente de aniversario, vem pra mim e me perguntar se deve regular sozinho, eu digo que nao, sem pestanejar. Nem tentar. Se ferrar com a guita, o culpado pelo incentivo sou eu.
Agora um cara mais velho, que comprou seus proprios equipos, tem sua propria grana, tem talvez mais de uma guitarra, e vem perguntar se deve tentar regular uma guitarra mais barata, eu digo: por que nao? É bom pra aprender, mas é por sua conta e risco hein.
Sei la, eu penso assim.....
|
LeandroP Moderador |
# jun/13
· votar
subgrave
Concordo com você, em partes. Porque se o cara não sabe mexer, ou ele aprende ou então não mexa!
Eu recomendo que as pessoas procurem aprender este tipo de regulagem, como também os ajustes das oitavas, saber enrolar uma corda direito, etc. Mas não é bem assim. E até aí, bom pro luthier.
Eu ajustei o tensor do meu violão e ficou joia. Mas é o meu violão, e fiz até com um certo receio. Não faria pra outra pessoa e não recomendaria o método que utilizei porque foi intuitivo. Felizmente deu certo pra mim.
|
guizimm Veterano |
# jun/13
· votar
o sujeito "leigo" pode realmente ferrar com o braço da guitarra eu quase fiz isso uma vez, podia ter perdido a guitarra
|
renatocaster Moderador
|
# jun/13
· votar
Mexer no tensor requer um ajuste fino, que muitos não tem paciência para fazer. Se for com a mão muito pesada arregaça o braço mesmo. Não precisa ter medo, mas não tbm pode ir com muita sede ao pote.
Eu acho que é o tipo de regulagem que dá para fazer por conta perfeitamente, mas faça com cuidado, pesquise, veja como faz. Não basta enfiar a chave Allen e ficar rodando o tensor para um lado e para o outro.
|
Spect Veterano |
# jun/13
· votar
O Cifraclub é um fórum com rotatividade muito grande, e por isso sempre tem muita gente nova. Direto aparecem alguns desesperados porque tiraram o captador e não conseguem colocar as molas de volta, por exemplo, então você realmente acha prudente recomendar que saiam mexendo no tensor?
Eu, desde criança, sempre tive o hábito de mexer com ferramentas. Desmontava carrinhos de brinquedo, sempre que meu pai mexia em algo da casa eu ficava observando, coisas do tipo, então para mim esse tipo de coisa nunca foi nenhum bicho de 7 cabeças. O que acontece é que tem muita gente que nunca pegou numa chave de fenda na vida. Imagina então mexer em algo que, se feito errado, não tem volta?
Sim, existe um certo alarmismo aqui no fórum que encaram o tensor como se fosse algo sagrado. Mas se é para citar nomes, eu não consigo discordar do Bertola quando ele diz que o ideal é levar num luthier, justamente pelos motivos que citei.
|
Rednef2 Veterano |
# jun/13 · Editado por: Rednef2
· votar
Eu tenho medo de mexer no tensor de minha guitarra. Mas to criando coragem pra mexer, não aguento mais esperar 1 ano pra levar a guitarra pra regular e ficar tocando por meses com a guitarra totalmente desregulada.
Inclusive ano passado um cara aqui do forum, criou vários videos ensinando regulagem basica de guitarra (tensor, ponte, captador, etc) com uma técnica bem simples.
|
MMI Veterano
|
# jun/13
· votar
Pessoalmente eu não deixo hoje em dia nenhum luthier mexer em regulagem de minhas guitarras e violões, seja tensor, altura de cordas, nut, ponte etc. Inclusive retifico os trastes, polimento etc. Poucas coisas, como troca de trastes por exemplo, eu recorro a luthiers que são da minha mais alta confiança e sei que fazem pessoalmente, quando não na minha frente e na hora. Mas isto serve para mim, é minha verdade, não obrigatoriamente serve para todo mundo.
|
astrataranis Veterano |
# jun/13
· votar
como tem nego cagao espalhado no mundo pelo amor de deus..
um tensor nada mais é que um sistema de rosca, se vc aperta ele vira prum lado, se vc desaperto, vira pro outro, e foi colocado pra que empene ou desempene um braco.
a menos que vc seja um completo retardado e que fique babando ao ver zorra total nao ha pq nao regular o tensor.
Vamos ao fato simples:
Seu braco esta empenado?
Para saber, primeiro verifique se os trastes estao alinhados (ou pelo meno s nao estejam completamente desnivelados).
Depois use a fisica: uma linha se estiver bem esticada e nao sofrer deformação estará bastante reta. Logo, se vc deixar o violao na vertical, vc tera 6 belas linhas de tensão para caso vc nao tenha uma reta perfeitamente reta de aço, use as cordas.
Aperta a primeira e a ultima casa ao mesmo tempo e compare ao longo do braco se há empeno, havendo empeno, afrouxe as cordas (por motivos obvios) mas nao precisa solta-las inteiramente, e vá girando o tensor 1/4 de volta por vez, verifique o empeno. Afine (pois ai as cordas irao realizar pressao correta) e verifique o empeno novamente.
Pronto ta pronto o servico.
Fala serio, onde esta o problema disso?
|
juanlmendes Membro |
# jun/13
· votar
astrataranis e que tem gente tão ruim pra arrumar as coisas que não sabe trocar um resistencia de um chuveiro e a pessoa não quer gastar com um luthier e vai tentar mexer no tensor que consegue fazer guitarra virar um berimbau
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar
subgrave
É o seguinte: se o cara não sabe o que tá fazendo, não faça, pois pode danificar seu instrumento. Simples assim. E vou dizer, destruir é fácil, ainda mais quando o moleque não tem noção. Há "n" crianças e adolescentes ganhando guitarras dos pais.
Acho que é essa a mensagem FUNDAMENTAL dos luthiers é essa: "CUIDADO"!
se não fosse para mexer as fabrincantes não iam mandar as chaves...
Sem manual, como é de praxe, o cara nem sabe onde enfiar a chave... hehe
Abs
|
clguitar Membro |
# jun/13
· votar
Supondo que cada visita ao luthier para uma regulagem saia por 100 reais, e que o camarada regule a guitarra no luthier uma vez ao ano, em 10 anos terá gasto 1000 reais só com regulagem.
Considerando que ajuste de tensor e da guitarra em geral é algo bem simples (e gostoso de fazer, ao menos para mim), esse gasto só se justifica se o camarada tiver uma guitarra muito cara ou muito rara e tiver muito medo de estragar. Mas, se vc tem uma guitarra que vale mais de 1000 reais, acho que é quase uma obrigação saber fazer esses ajustes.
Vários fabricantes colocam, no manual da guitarra, instruções para regulagem do tensor. Isso quer dizer que o fabricante sabe que se trata de algo simples e que pode ser feito de maneira bastante segura se o usuário seguir instruções muito simples.
Pagar 100 paus pra regular guitarra de 500 paus é dose... Sem falar que a curvatura do braço depende muito da umidade e da temperatura. Acho que, logo antes de um show, o guitarrista deve sempre olhar a curvatura do braço e fazer algum ajuste se for necessário. Pra quê depender dos outros pra ter a guitarra 100% ?
|
MauricioBahia Moderador |
# jun/13
· votar
Resumindo: mexer no tensor é tenso...
|
Drinho Veterano |
# jun/13
· votar
Cara, tensor é uma barra de ferro que fica dentro do braço e faz força contra as cordas....
se a corda puxa demais puxe o tensor, se a corda força de menos libere o tensor... confira o braço com uma régua.... pra ele ficar quase reto....
Não há nada de façanhas da engenharia nisso.....
|
Rednef2 Veterano |
# jun/13
· votar
clguitar Minhas 2 guitarras juntas não dão nem 900 conto kkkkkk
|
Delson Veterano |
# jun/13
· votar
Mexer no tensor não é nenhum bicho de sete cabeças. Se tiver uma quatro ou cinco é muito, haha...
É LÓGICO que você NÃO deve apertar a bagaça igual a um espartano. Isso requer uma certa sensibilidade e percepção de ação/reação.
Na medida do possível, eu mesmo regulo meus instrumentos. Esses dias até arrisquei um nivelamento de trastes no meu violão, kkkk, mas tudo bem calculado e, principalmente, bem acabado, ou seja, livre de rebarbas e "ondinhas" que dificultam a tocabilidade.
Se precisar trocar os trastes, ou arrumar um headstock quebrado (pesadelo de todo Lespeiro), aí não tem outro jeito. Luthier na cabeça.
|
Bclamberti Veterano |
# jun/13
· votar
Eu tinha receio de mexer no tensor, por medo de fazer besteira. Pois todo mudo diz que pod danificar e tal. Mas depois que vi esse vídeo, e entendi como funciona o tensor, e o que não devo fazer, agora eu mexo tranquilamente.
http://www.youtube.com/watch?v=XynWxJufj7k
|
Drinho Veterano |
# jun/13
· votar
Resumindo: mexer no tensor é tenso...
trocadários do carilho
|
romulo528 Veterano |
# jun/13
· votar
Pra quem não entende muito do assunto, mexer no tensor pode causar problemas, danificar a guita, um amigo n tinha grana pra levar a guita num luthier, estava com o braço empenado, ele foi tentar arrumar, rodou tanto o tensor que quebrou ele e o braço piorou todo, quando comprei minha guitarra estava trastejando, girei o tensor com cuidado e consegui arrumar, tbm n tinha grana pra levar num luthier e nem tempo, eu mesmo arrumei.
|
astrataranis Veterano |
# jun/13
· votar
romulo528 com todo respeito, teu amigo nao deve conseguir chupar bala e respirar ao mesmo tempo...
certeza q nao afrouxou as cordas, nao usou a fisica ou uma simples regua de aco e ai fez exatamente o que um completo irracional faria, nao seguiu o bom senso, ou seja, o joselito foi la e girou 10x a peça...
na boa... nao de uma bala xita pra ele...
|
renatocaster Moderador
|
# jun/13
· votar
Nem sempre o empenamento do braço está relacionado ao tensor. Mexeu no tensor, e não resolveu? O braço continua empenado? Aí leva no luthier, melhor do que ficar forçando a barra e piorar as coisas.
Como falaram não é nemhum bicho de sete cabeças, mas é uma peça estrutural do braço, logo requer os devidos cuidados. Aí o serviço que ia custar 100,00 no luthier vai passar a custar o dobro ou o triplo com a eventual danificação do braço pelo mal uso do tensor.
Definitivamente: Mexa no tensor quando for necessário para vc mesmo regular, mas saiba o que está fazendo.
|
Buja Veterano |
# jun/13
· votar
Nao tem segredo nenhum mexer no tensor, trocar vela de carro, limpar memoria do pc, instalar um chuveiro, trocar uma torneira.
Entao pra que existe luthier, mecanico, tecnico de informatica, eletricista, bombeiro, ...?
Pelos motivos mais obvios do mundo. Porque tem gente que nao sabe, uai. Enquanto alguem nao souber fazer, ele vai pagar pra fazer. Sim, eu ja paguei pra trocar vela de carro, ja paguei pra arrumar pc, ja paguei pra regular tensor tambem. Aprendi, nao pago mais. E quem nao aprendeu ainda? Paga.
Simples.
|
renatocaster Moderador
|
# jun/13
· votar
Buja
Pô, mesmo com o sistema de votação temporariamente bugado, eu consegui votar no seu post, ufa!
+1!
|
romulo528 Veterano |
# jun/13
· votar
astrataranis
kkkkkkkk verdade, qque ele deu um tranco com a chavinha, ai arrebentou.
|