Caixa preta que pode mudar os violões (e guitarras?!) para sempre!

Autor Mensagem
eo.
Veterano
# abr/13


Bom galera, achei muito interessante mesmo essa invenção do camarada, segue um breve resumo de que se trata. Recomendo ler o texto pois é bem interessante.

" É um acessório sofisticado para um violão que basicamente transforma aquela velha caixa de madeira em um instrumento completamente diferente. Dependendo da configuração que você usar, o Vo-96 pode ter sonoridade de um violino, uma flauta ouum sintetizador analógico. "

Link para a reportagem: http://www.gizmodo.com.br/como-o-inventor-paul-vo-criou-uma-pequena-ca ixa-preta-que-pode-mudar-os-violoes-para-sempre/

Leomju
Veterano
# abr/13
· votar


eo.
Inovador, uma espécie de pedaleira interna de violão.

leo2505
Veterano
# abr/13
· votar


Estão tentando, mas mesmo assim não irão conseguir destruir a essência da música.

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


eo.

QUE LEGAL!!!

Pelo que entendi, em resumo, o aparelho permitirá manipular a série harmônica do instrumento.

Trazendo isso pro mundo da guitarra, vai botar as Variax no chinelo, pq ao invés de simular o timbre de uma lespa em strato, o aparelho vai fazer as cordas vibrarem COMO SE ESTIVESSEM EM UMA LESPA!

Controlando a série harmônica, realmente dá pra fazer uma corda dar o som de praticamente qualquer coisa! Sem simular. Som real da corda. Fantástico.

A partir daí a grande dificuldade vai ser identificar essa série harmônica para ser reproduzida, mas que é muito mais fácil que simular um timbre.

eo.
Veterano
# abr/13
· votar


Leomju
Exatamente, mas sem precisar de ligar nenhuma parafernalha!

leo2505
E o que isso tem de interferência na música? Se todos pensassem assim estariamos tocando em instrumentos de ossos e pele de animais até hoje.

Nefelibata
Exato cara, tive a mesma impressão que você! Pelo que descreve na matéria, esse acessório irá copiar qualquer tipo de timbre e o reproduzirá naturalmente ao tocar as cordas... Bom, isso é fantástico! Imagina você tocar o violão com um flanger ressoando "ao vivo" ali, muito interessante isso.

Agora sobre a imitação de timbre me pintou uma dúvida... Vou até dar uma relembrada aqui e aprofundar um pouco nessas teorias, mas no caso a série harmônica copiada seria bem diferente do timbre copiado... Então como será que deve ser essa cópia de som de violino por exemplo? O timbre deve-se manter o do violão com as características de propagação do som do violino... Como nas pedaleiras mesmo?!?! Se não viajei deve ser isso que ocorrerá. Já é bem interessante né...

Nefelibata
Veterano
# abr/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


eo.

Então como será que deve ser essa cópia de som de violino por exemplo? O timbre deve-se manter o do violão com as características de propagação do som do violino... Como nas pedaleiras mesmo?!?!

Então, pelo q eu conheço de série harmônica, não é bem a propagação do som. Isso ainda vai ocorrer pela acústica própria do violão. Mas o timbre fundamental, que é definido pela série harmônica, vai ser de violino, embora ressoando no violão. No fim, acho q fica um timbre de violino com caracteres de violão ou vice-versa.

Pegando uma série harmônica do oboé, p. ex., que além da dominante tem predomínio da terça maior e da quinta justa (que eu me lembre), dá aquele som super redondo, cheio, marcante, embora sem complexidade harmônica geral. Fora isso, a "cor" do timbre se deve ao material do oboé e a maneira q ele se propaga. Isso não poderá ser imitado pelo aparelho em questão. Consequentemente, vc terá aquele timbre fundamental do oboé (que se prestar bem atenção parece um bicorde de 1º com 5º, bem marcantes, temperado com a terça e a oitava), mas com o "restante" e cor de violão, pela forma de propagação e ressonância da caixa acústica ser totalmente diferente de um tubo de resina.

isso é o que EU imagino.

Muito louco, pena q tou no trabalho, estou doido pra chegar em casa e ver os vídeos pra ver q bixo que dá.

Edit: Tenho um de teoria musical q mostra graficamente a série harmônica de vários instrumentos, mas não consigo encontrar isso na net agora rapidamente

eo.
Veterano
# abr/13
· votar


Nefelibata
Depois que vi meu comentário vi que tinha falado bobagem, mas agora entendi melhor, e compreendi seu raciocínio... (Obrigado pela aula hehe)

No caso acho que essa copia de outros timbres desnecessária (mas claro se o aparelho conseguir isso, mesmo que não tão próximo) seria algo fantástico, visto que o som sairá do próprio instrumento!!! Agora o que já deu pra perceber que o aparelho faz, e muito bem feito, são efeitos como um "reverb" por assim dizer, um flanger, no caso tem a opção de tocar uma nota e sustentá-la até quando tiver bateria e demais efeitos... Isso ele já faz e já é bem interessante! E claro, a tecnologia só tende a evoluir, o inventor está precisando de recursos para tocar o projeto em frente, vamos ver o que ele ainda aprontará.

Abração!

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


Nefelibata
Então, pelo q eu conheço de série harmônica, não é bem a propagação do som. Isso ainda vai ocorrer pela acústica própria do violão. Mas o timbre fundamental, que é definido pela série harmônica, vai ser de violino, embora ressoando no violão. No fim, acho q fica um timbre de violino com caracteres de violão ou vice-versa.


Mas o timbre não é formado apenas pela fundamental, e sim pelo somatório de todos os harmônicos (desde a fundamental até os harmônicos superiores do instrumento).

É o balanço entre eles que dá o timbre característico não só de um tipo de instrumento (que difere um violino de uma viola, por exemplo), assim como dá o caráter particular de cada um (ou seja, o timbre daquele violino, que é diferente dos demais violinos do mundo).

O que o invento faz é controlar a sustentação de alguns harmônicos (e pelo visto o ataque do instrumento), mas isso não altera assustadoramente o timbre ( a ponto de mudar o timbre do violão em uma cópia do som de um violino, por exemplo), apesar de dar opções interessantes.

Mas esse sistema é semelhante ao Fernades Sustainter. Mas parece ter até mais possibilidades que esses de guitarra.

Nefelibata
Veterano
# abr/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


makumbator

Mas o timbre não é formado apenas pela fundamental, e sim pelo somatório de todos os harmônicos (desde a fundamental até os harmônicos superiores do instrumento).

Eu sei, não neguei isto em momento algum. Apenas ressaltei o caso do oboé pq acho mais fácil entender a série harmônica e a consequência timbrística disso. Mas é claro que todos os outros harmônicos estão lá fazendo sua parte. Edit: Ressaltei e foquei o assunto nos harmônicos fundamentais pra explicar e tentar entender os possíveis efeitos.

Tal como a guitarra, a série harmônica delas é muito parecida, e são esses detalhes harmônicos menores que diferem uma de outra. Inclusive citei isso em post anterior, da possibilidade de "simular" diferentes tipos de guitarra.

O que o invento faz é controlar a sustentação de alguns harmônicos

Pelo que eu entendi ele pode até fazer um pouco mais e aumentar a amplitude de harmônicos, ou colocar em evidência, que antes ficariam perdidos no meio de outros igualmente fracos. Daí a suposta capacidade de imitar timbres.

(que difere um violino de uma viola, por exemplo), assim como dá o caráter particular de cada um (ou seja, o timbre daquele violino, que é diferente dos demais violinos do mundo).

Também falei sobre isso, à medida que disse que IMAGINO que o timbre fundamental (série harmônica) do violino poderia ser aplicado no violão, mas que o timbre final poderia ser de violino com característica de violão ou vice-versa, tendo em conta os materiais, propagação, ressonância e ataques ainda serem do violão.

Por enquanto somente estou especulando sobre isso, pq a informação é muito limitada.

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


Nefelibata
Mas é claro que todos os outros harmônicos estão lá fazendo sua parte.


Até porque esse sistema do cara (que é ótimo) manipula apenas alguns poucos harmônicos e em configurações prontas (ao menos a princípio).

Pelo que eu entendi ele pode até fazer um pouco mais e aumentar a amplitude de harmônicos, ou colocar em evidência, que antes ficariam perdidos no meio de outros igualmente fracos. Daí a suposta capacidade de imitar timbres.

Sim, além de aumentar também parece poder reduzir e até "mutar" algum deles. Isso é bem interessante.

timbre final poderia ser de violino com característica de violão ou vice-versa,

Acho que vai soar mais como um violão diferente, sem muito apelo a imitar o instrumento X ou Y (pois com os poucos harmônicos manipulados não é possível fazer o som chegar realmente perto de coisas muitos diferentes do violão).

Talvez fique mesmo só no faixa de atuação do violão, que no vídeo a mim pareceu conseguir emular de longe instrumentos mais próximos do violão. Nesse cenário seria mais fácil lembrar uma cítara (por exemplo) do que um fagote (por exemplo). Ou mesmo imitar algo totalmente diferente, como um tímpano.

Por outro lado, parece que vai se sair bem criando "camas de synth" no violão. Pelo menos no vídeo isso ficou bem legal.

Por enquanto somente estou especulando sobre isso, pq a informação é muito limitada.

Eu também! Obviamente. Mas adorei o sistema (apesar de no meu texto original parecer que não).

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar


Mas, para dar o carimbo de inovador, sem ler a fundo preciso saber se tem haver com outras coisas, já temos no mercado algumas caixinhas pretas rolando a muito tempo, vide as GK3 e todas as parafernálias midi para instrumentos de corda da Roland e outros fabricantes

É muito legal, confesso, mas dou meu atestado de tecladista, instrumento oficial copiador dos outros hehe, nao vi na guitarra chegar nem perto da mesma pegada, guitarrista pensa e muito diferente dos outros músicos, é uma qualidade isso, mas complica

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


makumbator

Até porque esse sistema do cara (que é ótimo) manipula apenas alguns poucos harmônicos e em configurações prontas (ao menos a princípio).

Parece q de início é apenas isto mesmo. Mas a intenção é ir além.

Sim, além de aumentar também parece poder reduzir e até "mutar" algum deles. Isso é bem interessante.

De fato!

Acho que vai soar mais como um violão diferente, sem muito apelo a imitar o instrumento X ou Y (pois com os poucos harmônicos manipulados não é possível fazer).

Por enquanto é isto mesmo, mas é só um protótipo. Parece que a intenção de ir além. Hoje o aparelho está configurado de maneira limitada pra fins de teste, apenas por questão de software, embora o hardware esteja pronto e apto a manipular tudo quanto é harmônico.

No site kickstarter o criador está juntando fundos e explica que precisa de $200k para desenvolver o software completo. Creio eu que seja para essa manipulação mais profunda.

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Edson Caetano

já temos no mercado algumas caixinhas pretas rolando a muito tempo

As caixas pretas de hoje pegam o sinal do instrumento e processam eletrônicamente pra chegar no timbre. Ou seja, não altera a vibração das cordas.

Esse novo sistema altera justamente a própria vibração das cordas, dando o timbre de maneira totalmente analógica. Ou seja, o timbre final está saindo diretamente das cordas em si e da caixa acústica, não sendo "gerado" eletronicamente, de forma que com esse sistema um violão acústico (sem captação elétrica e amplificação) terá seu timbre modificado.

guitarrista pensa e muito diferente dos outros músicos, é uma qualidade isso, mas complica

Como assim?

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


Nefelibata
As caixas pretas de hoje pegam o sinal do instrumento e processam eletrônicamente pra chegar no timbre. Ou seja, não altera a vibração das cordas.

Os sustainers da vida (Sustainiac, Fernades sustainer) alteram a vibração da própria corda, mesmo que de maneira mais simples que esse sistema do cara. Mas os de guitarra tem também umas coisas legais, como gerar harmônicos específicos (justamente através da interação magnética no nó específico do harmônico).

Eles também não processam o som eletrônicamente, fazem tudo com o magnetismo.

Mas esse sistema do violão é muito mais legal e promisor

Nefelibata
Veterano
# abr/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


makumbator

Os sustainers da vida (Sustainiac, Fernades sustainer) alteram a vibração da própria corda,

Eu me referia ao "GK3 e parafernálias midi da roland e afins" que o Edson Caetano falou.

eo.
Veterano
# abr/13
· votar


Nefelibata
Esse novo sistema altera justamente a própria vibração das cordas, dando o timbre de maneira totalmente analógica. Ou seja, o timbre final está saindo diretamente das cordas em si e da caixa acústica, não sendo "gerado" eletronicamente, de forma que com esse sistema um violão acústico (sem captação elétrica e amplificação) terá seu timbre modificado.

Pra quem não quiser ler nada leia somente isso que o Nefelibata disse. Isso é algo muito, mas muito interessante e legal ao meu ver.


makumbator
Em um dos vídeos em um determinado momento o som me lembrou bastante a cítara mesmo.

Pra todo mundo

Imagina que doidera vc tirar seu violão da bag, fazer aquele acorde bacana e ouvir um som de cítara? Ou um phaser e etc... Deve ser muito doido!

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


estranho isso de querer imitar timbres, depois de um tempo isso vai dominar e não vai ter mais o que imitar, isso é meio redundante

Delson
Veterano
# abr/13
· votar


Interessante. Marcando pra ler depois...

Bruno Floyd
Veterano
# abr/13
· votar


meu caneco a parada é muito sinistra.

achei muito massa

carlos.neto
Veterano
# abr/13
· votar


Faço engenharia, e isso aí é uma máquina e tanto, pelo que li usa força magnética para regular os harmônicos na corda, não sei quais as implicações disso na musicalidade do instrumento em questão de timbres, mas só para dar um exemplo de como utilizar essa caixinha:
Quanto maior a distancia de uma corda menos frequência (vibração) ela precisa para fazer os harmônicos (considerando uma força de tensão constante). Então se isso cumprir o que diz, podemos escolher os harmônicos que queremos em qualquer parte do braço da guitarra, assim conseguimos "regular" a força de palhetada e atingir timbres específicos.

eo.
Veterano
# abr/13
· votar


guizimm
Pode ficar sussa mano, teclados existem a muito tempo e isso não aconteceu : )


Bruno Floyd
É realmente sinistro!

carlos.neto
Bem isso mesmo cara, impressionante a parada, muito engenhosa!

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


eo.
tô tranquilo cara, nunca vou largar a guitarra e o violão

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/13
· votar


Minha questão sobre essa parada ae é a seguinte:

Com essa parada ae eu vou poder gravar várias linhas melódicas simultâneas e independentes (de 3 pra cima), com distorção, e sem embolar, como é possível em outros instrumentos (ou na própria guitarra sem distorção)?

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


Die Kunst der Fuge

Com essa parada ae eu vou poder gravar várias linhas melódicas simultâneas e independentes (de 3 pra cima), com distorção, e sem embolar, como é possível em outros instrumentos (ou na própria guitarra sem distorção)?

Muito boa pergunta hein...

Na guitarra com distorção embola pq tem uma penca de harmônicos ao mesmo tempo em amplitude (vulgo volume) parecidos, por causa da compressão e clipagem, então com várias linhas melódicas eles soam dissonantes e embolam... é uma série harmônica muito complexa...

Mas será q se eliminar esses harmônicos que embolam a distorção vai deixar de ser distorção??? to pensando q sim, ao menos a distorção vai ficar desfigurada, talvez? a conferir

MUTCHO LOKO MESMO!!!

MarcosMalmsteen
Veterano
# abr/13
· votar


O David Gilmour usa um sintetizador mais ou menos assim nao é? ou estou enganado?

Nefelibata
Veterano
# abr/13
· votar


MarcosMalmsteen

Isto não é um sintetizador. Muito longe disto. Leia o tópico.

Rafeeel
Membro
# abr/13
· votar


Incrivel,em outras palavras,imagina a qualidade que isso pode ter?Já que,o aparelho trabalha diretamente na onda

Frozza
Veterano
# abr/13
· votar


Pelo que entendi o grande lance é que não é necessário um amplificador para tocar.
Gosto muito do som tradicional de violão, mas também achei muito interessante o som que este brinquedo faz!

tchedovollosky
Veterano
# abr/13
· votar


Cara que negocio louco mesmo, quer dizer que num futuro proximo poderemos comprar um violão que tem todos os timbres dos melhores violões do mundo, e ter ainda outros instrumentos completamente diferentes?!
Cara que louco mesmo! isso vai revolucionar não só o mundo dos violões e guitarras mas toda familia dos instrumentos de cordas! Já pensou um piano com os melhores timbres que existem em apenas um instrumento.

Mas os contras disso são que usar esse equipamento tem que ter no minimo um excelente instrumento, tipo, o cara tem uma superstrato, mas ele quer um timbre de lespaul, beleza ele vai ter, mas a tocabilidade vai ser a mesma? o peso do corpo ou a pegada características vão ser as mesmas? acho que vão ter que projetarem a "guitarra perfeita" ou então usarem uma The red Special para ser o padrão de fabricação.

eo.
Veterano
# abr/13
· votar


tchedovollosky

Cara o que eu pensei desde o primeiro momento foi isso, você conseguir timbres de outros violões tops com esse aparelho... Ai eu não sei se a proposta é de venda do acessório ou do violão com ele instalado. Mas de qualquer modo é o que acho mais interessante.

Sobre a pegada ai com certeza vai do gosto de cada um, mas isso é o de menos, se ele conseguir levar o projeto a frente e for vender esse produto já no instrumento é só fazer um modelo de cada, basicamente =)

Esse negócio ainda vai ser muito falado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caixa preta que pode mudar os violões (e guitarras?!) para sempre!