Por que tocamos mal?

Autor Mensagem
mateusstarling
Veterano
# fev/13


Seja tocando sobre um playback na frente do computador, tocando junto com o cd ou com uma banda. Por que às vezes soamos tão mal?

Nesse texto vou identificar alguns erros que cometemos e dar algumas dicas de como contorna-los.

1) Quando estiver improvisando sobre uma música nunca pare no meio do improviso, seja tocando ao vivo ou em casa. Improvise até o final, mesmo que você esteja soando mal ou de uma maneira que não te agrade inicialmente. Você só vai aprender a contornar situações praticando e, dessa maneira, se preparar melhor para uma situação onde você realmente não vai poder abandonar um solo pela metade.

Quando você para no meio de um solo, você esta perdendo a oportunidade de praticar exatamente isso, a habilidade de fazer com que algo que soe mal se transforme em algo interessante.

2) Existem alguns tempos que são mais confortáveis. Normalmente os tempos médios são mais fáceis de controlar. Algumas vezes tempos lentos exigem um controle ainda maior do músico, apesar da impressão de que por ser lento será mais fácil.

Tempos rápidos, normalmente, induzem o músico a tocar rápido, mas você não precisa tocar rápido quando o tempo é rápido e nem devagar quando o tempo esta lento. É você quem deve conduzir o seu improviso como quiser. Alguns músicos são mestres em tocar lento em tempos rápido tal como Miles Davis e Jeff Beck.

Saia da sua zona de conforto e procure praticar em tempos lentos e rápidos e observe como você precisa mudar o seu fraseado a sua maneira de fazer acordes e etc.

3) Passe um tempo praticando sem efeito algum, dessa maneira você também estará acostumando a tocar sem sustain e vai conseguir se sair melhor em ocasiões onde o som não esta como você quer, além de que você vai se acostumar cada vez mais com o som natural da sua guitarra.

4) Use um tempo para praticar em pé e veja como isso muda a sua maneira de tocar. Tente ajustar a correia do seu instrumento na mesma altura com que a guitarra fica no seu colo quando pratica sentado.

5) O pior inimigo do artista é a ansiedade e o nervosismo. As mãos congelam e nos vemos paralisados frente a questões que facilmente dirimimos no nosso dia a dia. Essas questões serão superadas com a confiança adquirida ao longo do tempo. Aproveite oportunidades de se apresentar ao vivo, mesmo que em questões pouco significativas. Uma coisa é tocar no quarto ou no ensaio, outra coisa é tocar ao vivo.
Continua.....

Deus te abençoe e bons estudos.
Mateus Starling.



fonte:
http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/186-por-que-tocamos-mal

Giuseppe Miglionico
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
Muito bom seu texto amigo!
Confesso que algumas coisas que você citou nesse texto tenho que colocar em prática, mas creio que vou melhorando aos poucos.

Nesse ano vou tentar me virar sozinho me aperfeiçoando na guitarra, devido ao trabalho e o projeto final na faculdade. Ano que vem pretendo retornar as aulas de guitarra e música em geral

Deus o abençoe!
Abraços

eduardodff
Veterano
# fev/13 · Editado por: eduardodff
· votar


4) Use um tempo para praticar em pé e veja como isso muda a sua maneira de tocar. Tente ajustar a correia do seu instrumento na mesma altura com que a guitarra fica no seu colo quando pratica sentado.

Isso foi a coisa que mais aperfeiçoei ao longo do meu estudo: comprar uma correia, regulá-la e tocar em pé. Tinha mania de tocar só sentado, um dia fui tocar em pé com uns amigos, parecia iniciante, fiquei com uma puta vergonha de pedir um banco pra tocar. Desde esse dia treino 80% do tempo em pé e quando toco sentado até estranho!
Belo texto
Abração!!

Felippe Rosa
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
Muito bom, de grande proveito pra mim.
Deus te Abençoe !

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


3) Passe um tempo praticando sem efeito algum, dessa maneira você também estará acostumando a tocar sem sustain e vai conseguir se sair melhor em ocasiões onde o som não esta como você quer, além de que você vai se acostumar cada vez mais com o som natural da sua guitarra

Boa dica, tem gente que sem drive e compressão from réu não consegue fazer nem um simples hammer on/pull off direito!! hehehe!!

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


mateusstarling

Ótimo texto! Excelentes dicas!

clebergf
Veterano
# fev/13
· votar


Excelente!!!

Já passei por todos os assuntos abordados, com exceção do tocar sem efeitos, pois 95% do tempo q eu prático é com a guita desligada.

O nervosismo passei por ele recentemente, tocar ao vivo é mto bom, mas dá um gelo do caramba...rs..

Jeff.gomes
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


Por que tocamos mal?

Porque estamos lendo este tópico ao inves de estarmos estudando =P

Delson
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
você vai se acostumar cada vez mais com o som natural da sua guitarra.

Falou tudo. Isso explica por quê as vezes um exímio violonista não soa tão legal quando pega uma guitarra.



Por que tocamos mal?
Não sei você, mas eu toco mal porque eu sou RUIM mesmo, kkkkkkk

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Giuseppe Miglionico Obrigado por ter repartido conosco. Deus te abençoe ai na empreitada musical.

eduardodff Exatamente, uma hora agente passa por isso, muitas pessoas não percebem que é pelo fato de tocarem com a guitarra em uma posição em pé e sentado em outra, o mais querente é realmente estar sempre na mesma posição

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Felippe Rosa Que bom saber.

ogner Verdade, eu comecei tocando metal tamb, quando tirava o drive parecia que eu estava pelado.

LeandroP Valeu Leandro.

clebergf Obrgiado Cleber, sim é verdade, tocar ao vivo so tocando ao vivo mesmo para superar.

Jeff.gomes Estudar é importante, mas refletir caminha junto. Aprendi grandes lições em poucas palavras que mudaram muito minha atitude de tocar.

Delson Exatamente.

Jeff.gomes
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
Falei isso para ser irônico... não precisava elogiar o texto, todos que lêem vê que ficou ótimo e foi de grande ajuda para muitos.

abç

guitarluiz
Veterano
# fev/13
· votar


3) Passe um tempo praticando sem efeito algum, dessa maneira você também estará acostumando a tocar sem sustain e vai conseguir se sair melhor em ocasiões onde o som não esta como você quer, além de que você vai se acostumar cada vez mais com o som natural da sua guitarra.

Isso é verdade as vezes tocom se ligar no amp , te dá uma noção a mais do seu instrumento sem processamento ...

Por que tocamos mal?

Porque estamos lendo este tópico ao inves de estarmos estudando =P

Jeff.gomes
Acho que não , aqui se aprende varias coisas ...

Jeff.gomes
Veterano
# fev/13
· votar


guitarluiz
Por que tocamos mal?

Porque estamos lendo este tópico ao inves de estarmos estudando =P

Falei isso para ser irônico... não precisava elogiar o texto, todos que lêem vê que ficou ótimo e foi de grande ajuda para muitos
.

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Jeff.gomes rs..ta vendo, não da para ver que vc esta zoando, vc deveria ter colocado uma carinha tipo ;-)
rs....

eduardodff
Veterano
# fev/13
· votar


Jeff.gomes
Pra mim isso é um estudo!!
Kkkkkkkkkkkk
Zoou agora aguenta!! ;)


Jeff.gomes
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
Zoar um pocuo, todos que entrar vão elogiar mesmo u.u
kk'

eduardodff
Pra mim isso é um estudo!!
Claro que sim, os textos do mateusstarling são otimos, acompanho o trabalho dele e aprendi muito, ter uma direção para estudar e nos aperfeioar no que fazemos por prazer é otimo, as vezes estudamos meio sem rumo e não evoluimos.

guitarluiz
Veterano
# fev/13
· votar


Jeff.gomes
Eu saquei só queria ser um pouco cliche ehauhea

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


mateusstarling


Dicas simples, tão simples que muitas vezes passam batidas.... as vezes pecamos pela sofisticação...muitas vezes o cara tem neura com timbre, mede temperatura de válvula com termômetro, usa P10 banhado a ouro...e esquece de ajustar a correia numa altura confortável...

Valeu!!

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig Isso ai. Nos nossos tempos apareceu uma nova categoria de apaixonados por instrumentos e pedais mas que o foco é apenas nisso e não na musica, enfim, cada faz o que quer né?

Rabbit
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling

Ótimo velho! Obrigado pelas dicas.

Thejapamuri
Veterano
# fev/13
· votar


4) Use um tempo para praticar em pé e veja como isso muda a sua maneira de tocar. Tente ajustar a correia do seu instrumento na mesma altura com que a guitarra fica no seu colo quando pratica sentado.

Eu sou um iniciante na guitarra, e vou admitir, no começo era muito desconfortavel tocar em pé, principalmente na mão que vai no braço da guitarra, mas ai depois de um tempo praticando, ja ficou até melhor, mas como sou iniciante (1 mês que comecie a praticar guitarra) ainda tem muito pela frente pra conseguir algo bom.

Sobre a dica 2, nunca havia pensado em tocar um tempo diferente, aposto que agora vou melhorar e muito para conseguir melhorar mais e mais... Foram dicas muito uteis para mim que, começou a tocar guitarra a muito pouco tempo.

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


Nunca tinha parado pra pensar em praticar sem efeito. O maximo que faço é tocar no clean, mas mesmo assim tem os efeitos inclusos.

Vou tentar seguir essa dica.

Valeu!!!

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Rabbit Obrigado irmão.

Thejapamuri Que bom que gostou das dicas, bons estudos.

Rednef2 Recomendo também que vc toque em casa com a guitarra desligada, é o melhor som que a guitarra pode produzir. Toco muito so com o metronomo e sem som.

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
O dificil nesse lance com a guitarra desligada, é ficar aguentando o "tic tac" do metronomo no ouvido hehehe

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


Rednef2 De uns anos para ca é raro eu ligar a guitarra em casa, passo mais tempo tocando com ela desligada do que com amp.

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


mateusstarling

Eu também. Fico com preguiça de ligar cabos e tomadas. Só plugo mesmo quando quero conferir algum timbre.

Rednef2
Veterano
# fev/13
· votar


mateusstarling
LeandroP
Quais seriam as vantagens de tocar com a guitarra desligada?

achei interessante, porque nos dias que meu irmão estiver estudando pro concurso que ele vai fazer, eu não incomodarei ele tocando rock n roll hehehe

mateusstarling
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP O lado da preguiça tamb conta, rs..

Rednef2 Mas tirando o lado da preguiça, vale a pena tocar sem som ligado porque efeito mascara muitas coisas, quem toca com a guitarra limpa nao tera dificuldade de tocar com o efeito, ja o contrario não é verdade.

vintagentleman
Veterano
# fev/13
· votar


Por que tocamos mal?

Pergunta o virtuose Mateus Starling rsrsrsrsrsrs

Já pensaram se a moda pega?

Por que os brasileiros são tão honestos? Perguntará Maluf...

Por que nossos impostos são tão baratos? Perguntará Dilma...

Por que nossa torcida organizada é tão educada? Perguntarão os Corinthianos...

Por que nossas cantoras são tão femininas? Perguntará Ana Carolina...

Por que somos tão machos? Perguntarão os gaúchos...

PS.: Meu pai é gaúcho de Bento e eu amo o RS mas não resisti à piada rsrsrsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que tocamos mal?