O músico, o chato, e o músico chato! Uma reflexão

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig


Músico é uma raça besta...kkkk

As vezes fico pensando em algumas criticas que leio aqui e que "eu mesmo" faço!

Depois penso: Eu sou hobbista, metade é hobbista, parte da outra metade é guitarrista de quarto que nunca viu um palco na vida, metade da metade nem pensa em ser profissional só quer se divertir...

Gosto muito mais de compor do que de tocar, prefiro mil vezes fazer música a executa-la e se pudesse tinha "uns músicos" aqui para executarem o que imagino e não possuo técnica para fazer e nem estou afim de treinar à exaustão para conseguir...

Outros, são muito mais ligados nos efeitos e possibilidades de gravação, dominar esse monte de trambolhos eletrônicos do que em tocar.

Outros curtem produzir e arranjar...

E outros só querem tocar "Faroeste Caboclo" na roda de amigos e pegar alguma guria "emotiva" fã do Legião.

E quantos aqui não se enquadram, mais ou menos nessas categorias ou similaridades?


Usando um comparativo com o futebol, por exemplo, fica mais fácil de compreender:

Existem muitos caras bons de bola, craques até, que não são profissionais e nunca pensaram em ser. Só querem jogar sua pelada de final de semana, se divertirem, porque gostam e sentem prazer nisso.

Se numa dessas peladas, estiverem presentes na arquibancada, o Neymar,o R10, o Messi...dificilmente você irá ouvir algum deles criticar os peladeiros.

Eles irão se divertir com as kagadas dos "pernas de pau" e irão reconhecer que fulano ou beltrano têm talento e poderiam ter sido profissionais.

Apesar do abismo imenso, que separa o profissional do "peladeiro" eles são capazes de enxergar qualidades num moleque jogando ali naquele terrão, sem ficar traçando comparativos descabidos.

Tenho um tio que é veterano do São paulo F.C, e por causa dele, já tive a oportunidade de jogar entre profissionais, e posso afirmar, por mais craque que você seja ou pense ser, a distância é enorme.

Eles não erram passes, chutam com muito mais força e precisão, têm muito mais visão de jogo e de possibilidades, fazem o jogo fluir correndo a metade do que você em campo. Não entram em divididas com medo, possuem muito mais domínio de bola, sem contar o preparo físico.

Eles ficam felizes que você goste e tente jogar... isso de certa forma e indiretamente os prestigia e os dignifica.

Nenhum vêm te falar: "olha, treine ao menos 3 hs por dia. Se alimente mais de frutas e verduras, deixe os carbo hidratos apenas para os dias de jogo. Faça pelo menos 3 sessões de musculação semanais e alongue-se todos os dias...etc, etc, etc."

Ele é profissional! Você é peladeiro, por melhor que vc seja!

Na música, não é bem assim...a grande maioria fica caçando um erro seu para dizer que você precisa estudar mais, melhorar os bends e vibratos, e toda à sorte de conselhos que o cara tá careca de saber.

Se a execução é perfeita, pelo menos um, vai dizer que não gostou do timbre.

Se o timbre é perfeito, pelo menos um, vai dizer que faltou uma carinha de reverb na equalização.

Se a execução é perfeita, o timbre inquestionável (de forma figurativa, pois isso não existe), a equalização profissa e sem retoques, alguém vai dizer:

"Cara, tá muito bom, mas parece muito com Joe Satriani, falta identidade!"

Se você "impregna" com seu estilo pessoal, alguém vai reclamar da técnica e o círculo de "senões" reinicia.

Sinceramente, não tenho dúvidas em "apostar" que se um desses guitar heroes entrassem anonimamente num fórum como o nosso, algum "maluco" ia dizer:

"Bem legal, mas você precisa treinar mais os bends e vibratos"
"Não gostei do timbre"
"Achei o drive meio abelhudo"
"Voce deveria gravar no Reaper que é muito melhor"


Resumindo, acho que somos uma raça de chatos dukaracas!....kkkk

Só perdemos pro fórum de vocal...kkkkkkk, lá não tenho dúvidas que se o Ronnie James Dio gravasse um take anônimo, a galera caia de pau e ia mandar ele estudar....hehehe.

Brincadeiras à parte, sei que o fórum é justamente para "criticar positivamente e negativamente" quem se expõe aqui....

Só acho que temos que tomar cuidados para não se tornar aquele músico chato, que vai na audição de "violonistas de 5 anos de idade com 15 dias de aula"...e fica pondo defeito!

E olha, acreditem, infelizmente, conheço um monte assim.........e nesse caso, acho que a brincadeira aqui exposta, começa a ficar séria e doentia.


Abraço!! (cambada de amadores desafinados...kkkkkk)

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Guitarristas sao chatos por natureza mesmo, as vezes nem é por maldade...

A coisa mais comum aqui é alguem fala q quer uma guitarra de 500 conto, ai chega outro nego, "ahh poe mais 200 ai e pega uma mexicana", ai outro "se vc for tunar a mexicana, junta uma grana e pega uma americana" ai a conversa vai acabar numa guita de 8 pau... ahuahau eh normal cara... gosto é gosto...

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


"Bem legal, mas você precisa treinar mais os bends e vibratos"

Essa frase é "mó barato".

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


MarcosMalmsteen

Pra depois o cara dizer "o cara uma guitarra cara dessa e nem sabe tocar" kkkkkk

edalko
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Por isso que não vejo muito sentido em muitos dos comentários de JAMS. Se todo mundo usasse o mesmo timbre, o palco sonoro que temos seria limitadíssimo. Mas experimente usar um fuzz saturado nas jams... é pau pra tudo quanto é lado!
A criatividade, o caminho das notas e o resultado final, só quem sabe é quem compôs e quem executou. Se ele se realizou com o resultado, quem somos nós para criticar?
É como pintar um quadro... vc pode gostar ou não gostar. Mas não tem o porquê meter o bedelho na técnica utilizada ou nas cores... aquilo ali é personalíssimo do artista.
Penso o mesmo na música.
Talvez o cara não seja tão virtuose, ou utilize padrões anomalos ou manjados demais. Mas para o nivel musical dele, isso bastou.
Ele pode procurar algo mais além, e comentários nesse sentido são bem-vindos, mas a maioria "quer que fulano toque como eu gostaria que ele tocasse", o que é um equívoco.

Esses dias mesmo li numa entrevista do Guthrie Govan que ele tinha como aluno um cara que tinha uma PRS com o top mais lindo que ele já viu na vida, e que o tesão do cara era aprender a tocar uma determinada música. E isso fez com que ele repensasse todo o seu método de ensino, pois não se tratava de limitação, mas de objetivo. E como há diferentes objetivos nos seus alunos, o método tem que ser diverso.

Mas voltando, os musicos são uma classe chata e desunida.
Por isso que o legal é tocar para pessoas que não tem conhecimento musical aprofundado, pois eles curtem o que vc está tocando, sem ficar analisando tecnicamente isso.
Hoje quando saio analiso muito mais o timbre, pegada e desenvoltura, do que a parte técnica (a não ser umas desafinadas toscas kkkk).

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
KKKKKKKKKKKKKKKK rachei, bem isso msm!

Tem um topico la no OT que é sobre qual carro comprar até 30 mil...

chegou um nego e disse "junta mais 800 mil e compra um porche!" ahuhauah

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


MarcosMalmsteen

Tem um topico la no OT que é sobre qual carro comprar até 30 mil...

chegou um nego e disse "junta mais 800 mil e compra um porche!" ahuhauah


Hheuahuehauehauehauheauehauheuahea!

Certo que alguém ainda disse: "mas com 830 mil dava pra comprar coisa melhor!!!"

Hehauehuaheuaheuaheuaheuahea

juninholiveira
Veterano
# fev/13
· votar


Falando nas JAMs, iamgina se o Jimi hendriz entrasse anonimamente no fórum como o Lelo falou e jogasse um solo psicodélico cheio de alavancada, reverb, feedback, e tudo quanto é efeito na parte dele. O pau ia comer quente em cima dele sem ninguem saber de quem se trata.

As vezes temos que avaliar não como um profissional, mas como um amador. Alguem que não sabe tocar guitarra não reclama se o cara tem um timbre muito fechado com poucos agudos, mas ele gosta quando a linha melódica do solo do cara é bonita!

Edson Caetano
Veterano
# fev/13
· votar


Eu já aprendi a respeitar as minhas limitações, impor metas para onde eu quero chegar e a fazer com a música o que eu gosto, exatamente, hobby é feito por prazer

Gosto das Jams e de receber criticas, é mais produtivo do que receber elogios, veja bem, criticas elaboradas e bem embasadas, criticas do tipo gostei ou não é pessoal e não quer dizer nada

O pior é exatamente os equipamentos, nunca se tem o suficiente e quando tem voce nunca é musico o bastante para ter isso

Qual o problema de um mancebo começar com um set de 10mil? Se ele tem grana para isso que problema tem, porque ele teria que começar com um set de milzao só porque esta começando, esta é a maior balela, em qualquer atividade, quanto melhor a ferramenta melhor o resultado e a curva de aprendizagem

Buja
Veterano
# fev/13
· votar


Historinha curta e verdadeira:

Um camarada tinha um vectra 2006, zero km, lindo, completo, e costumava andar meio desleixado, cabelo bagunçado, barba por fazer, tenis baratin e velho, reloginho do camelô, correntinhas de latão.
Chegou um sujeito de chevetin, arrumado até as tampa e disse assim: "Pô cara, tu vem pra festa todo avachalado, perfume de 15 conto, tenis all star todo arrebentado, camiseta de praia verde florescente. "
Entao o camarada simples, tirou a chave do bolso, fez "clic clic" no alarme do carrão dele, e disse o seguinte: "Deixa eu ver seu carro fazendo isso, mostre ai, deixa eu ver!"
O sujeito ficou todo quadrado, logico.

O que eu quero dizer com isso. As vezes a gente nao olha o que ou a quem está criticando. Ja me peguei muitas vezes escrevendo que o drive estava ruim, nao tinha logica em um solo, o reverb estava demais, etc etc, e depois fui notar que o cara tinha pelo menos 20 anos de experiencia "profissional" na minha frente e que tudo que ele estava fazendo ela puramente proposital e belo, e quem nao estava entendendo nada era eu.
(Eu mesmo demorei tempos pra entender o que era blues...rsrs)

Entao cabe as vezes, nos aprendermos a ficar no nosso canto, criticar apenas o que sabemos, e apenas o que já fizemos. Eu posso dar uma critica construtiva sobre um cover, um video, algum pedal, ou guitarra das quais ja tive, toquei ou testei.

Agora de que adianta falar que a les paul está com som magro se nunca toquei em uma?
Do que adianta falar que o teleca fica melhor com captador Z se nucna tive a teleca com este captador Z?
De que adianta falar que o som do mesa boogie e melhor que o do marshall, se nem sequer toquei num mesa por mais de 5 minutos?
Do que adianta falar: "Cara, voce errou nota X ou Y" quando voce mesmo nunca tocou a musica, sequer tem nivel tecnico para tocar ela?

Há de saber comentar positivamente no que sabe, dar boas dicas do que já pegou em maos, e saber ficar quietinho quando o nivel, equipo ou status está alem da nossa realidade.

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Viajo nesses seus tópicos...

Rsrsrsrs

E não é que nós guitarristas somos chatos, é que nós geralmente temos melhor percepção musical que os demais músicos... Principalmente os baixistas...


rsrsrsrs




Não me xinguem! Só tô brincando...





Ótima reflexão!

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


mermão, o carnaval ja passou, se quer confete, vai ter que esperar ano que vem. Aqui a gente desce a lenha memo.

[/ babaca]

Cara, é o seguinte: eu li num livro de mixagem que sempre existe um babaca vai reparar naquele vazamentozinho de click na sua mix perfeita.
Se esses malas não existissem, a parada não teria evoluido tanto. Eu mesmo (que sou um merda) evolui pra caramba com as críticas que recebi aqui, então eu acho que faz parte cara. O kiko loureiro toma porrada de uns e outros aí até hoje, faz parte do universo da musica.

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


SpectrosGuitarman
O kiko loureiro toma porrada de uns e outros aí até hoje, faz parte do universo da musica.

E ele é um dos caras mais chatos que existem na face da terra! AHUAHUA um amigo meu pediu um autógrafo num cd do angra pra ele, e ele simplesmente passou um risco no encarte e devolveu sem olhar na cara do meu amigo...

Acho que um cara desse não merece os fãs que tem...

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Legal galera, que todo mundo captou a "brincadeira" e desenvolvendo o tema sem "radicalismo xiita".
Acompanhando as "filosofias" aqui....hehehe

joao b.
Cara, olha só...fui convidado prá tocar numa banda e aceitei. Achei que após 15 anos, voltar a tocar em banda ia ser legal.

É tudo "tiozão" que nem eu, caras que tocaram por aí, mas não foram profissas e agora depois de velho tão afim de tocar o que querem por diversão. A diferença, de minha juventude, é que agora, temos um ótimo studio de ensaio, puta equipamento, amplis, guitas, efeitos, microfones, equipos em geral do bom e do melhor....além de churrasqueira...kkkk. Um luxo!!

Bom, nos reunimos nesse carnaval pra fechar repertório e definir alguns objetivos. Aí o outro guitarra* falou:

"Bom galera, então fechado! Somos 3 músicos e um baterista".....kkkkk

(*) Primeira vez na vida que vou tocar em banda com 2 guitarras....heheh

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


SpectrosGuitarman

Não entendi esse "babaca"...é prá mim?

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Não entendi esse "babaca"...é prá mim?

Não, cara. Esse "babaca" é só uma "assinatura", como se fosse um babaca falando. Capiche?!

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
A diferença, de minha juventude, é que agora, temos um ótimo studio de ensaio, puta equipamento, amplis, guitas, efeitos, microfones, equipos em geral do bom e do melhor....além de churrasqueira...kkkk. Um luxo!!

Essa é 100% minha visão de vida musical atual.

Sei que não serei o Richie Sambora.
Mas nem quero mais...
Hehehehehe!

Uma churrasqueira no estúdio e uma geladeira cheia de cerveja têm, atualmente, a mesma representatividade, pra mim do que uma turnê mundial pro Bon Jovi (ou qualquer outra banda consagrada de sua preferência).

Diversão pura!

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


LeandroP

Entendi....valeu por esclarecer, sou meio "Mané" com esse tal de "Internetês".

Natanael_DM

Pois é....assim como os "peladeiros" jogam sua várzea e tomam umas cervas depois, nossa banda tocará umas "várzeas" também....hehehe

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Essa coisa da banda, ensaiar, e ter uns momentos dos integrantes tomarem umas juntos... isso não tem preço...

Tive uma banda que era assim a uns 3 anos atraz, só parei de tocar com eles pq eu nao aguentava mais tocar bateria... cansa demais e nao eh meu instrumento... mas a camaradagem é a melhor coisa numa banda...

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Tocar as várzeas é o que há!
Sempre que possível, me encontro com os meus ex-colegas de banda de antigamente pra uma "pelada musical" (hehehe) com cerveja e churrasco...

Por óbvio, a cerveja e a carne acabam fazendo mais sucesso do que o som! Hehehehehehehe! Mas o sentimento é o melhor possível...

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


Lelo Mig
Né não cara, relaxa, nem li o q a galera escreveu, to no celular. =D

edit: nem sei o que deu a entender, foi só uma piada, rs

guitarluiz
Veterano
# fev/13
· votar


Eu sou novo mais acho que guitarra é mais do que simplismente tocar pra cacete , eu acho que guitarra é mais a emoção que tu esta sentindo e compõe , se tu toca com alma e tal ...


Muitos vão cai de pau encima agora , mas eu prefiro ouvir ramones , offspring , rise against .. bandas'' fracas'' do que esses guitarristas solo que fazem a guitarra '' falar '' , tipo o zakk , eu não gosto muito , a úinica que curto é "" in this river , que tem emoção ...

Timbre é uma coisa que acho pessoal , claro que tem alguns padrões que agradam uma certa maioria ...

Quanto a galera do equip , eu já me peguei pensando , perco mais tempo pesquisando do que estudando ... mas idai? eu to me divertindo procurando novos sons e horizontes ..

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig


Excelente texto!!!
É claro que essa minha frase é uma redundância, uma vez que o texto em questão é do Lelo...

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que a galera aqui não vê os covers e vídeos como trabalho artísticos na maioria das vezes, mas sim como vídeos ou gravações para serem avaliadas, e o pessoal é condicionado a procurar defeitos.

krixzy
Veterano
# fev/13
· votar


No meu modo de vista é ótimo que sejamos chatos assim, isso só ajuda na evolução e não nos deixa entrar na onda de que "Eu já sou bom" e ai para de evoluir, músico não pode parar, evoluir pra nós é algo natural e constante, a não ser que não queira levar a sério, ou esteja só se divertindo.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


Lelo Mig
Não entendi esse "babaca"...é prá mim?

AihuhauhUHS Não cara, foi uma brincadeira que ele fez pra dizer que ELE saiu do modo babaca, tipo isso

Excelente texto cara! tbm rola aquele negocio de vc ter que gostar do que a massa guitarristica gosta, ou do contrario você não é tão bom. Ja levei tanta "porrada" por dizer que sou fã do Slash que ja perdi a conta ahsuhus


MarcosMalmsteen
E ele é um dos caras mais chatos que existem na face da terra! AHUAHUA um amigo meu pediu um autógrafo num cd do angra pra ele, e ele simplesmente passou um risco no encarte e devolveu sem olhar na cara do meu amigo...

é cara, tem um galera enorme que fala que o cara é um saco mesmo

Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# fev/13 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


PguitarMaxx
MarcosMalmsteen
ah, sei la, não querendo defender, porque educação vem em primeiro lugar, mas o cara deve ficar de saco cheio de tanta gente enchendo o saco dele.

O cara não tem obrigação de estar sempre de bom humor, mas parece que ele ta sempre de mau-humorado, po, rs

Realmente ele não é muito de falar, mas das duas vezes que topei com ele, foi sussa. Lógico que não é que nem o Faíska que toma uma com vc, mas pelo menos não deu patada, ele autografou minhas paradas na boa e aiinda tirou uma foto, rs

Sei lá, acho ele atingiu o grau estrela, mas de certa forma, não age como fala na coluna dele da guitarplayer, não sei se falta um pouco de humildade ou o que, mas eu percebo nele uma cara de verdadeiro saco cheio. Acho que ele queria estar fazendo outra coisa, produzindo, sei la, acho que essa vida de fritação já torrou a paciencia.
Falta um relações publicas ae, rs

Já o Rafael Bittencourt é bem diferente, o cara é gente boaça, troca mó idéia.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


SpectrosGuitarman
É verdade cara, e tipo eu mesmo nunca presenciei nada disso, é que a galera fala muita coisa nessa internet, mais sei lah vai saber neh hehe!

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig


Legal man...


Sobre a banda dos tiozões, tenho maior vontade de montar um esquema assim, apesar de ainda não ser bem um tiozão (tenho apenas 29 anos), deve ser maneiro. Principalmente com bons equipamentos e uma churrasqueira...

rsrsrsrs


Abç

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Legal Galera!

O importante é o espírito do tópico, porque eu também critico, reclamo dos drives abelhudos e etc...

E essas críticas são importantes no FCC, estamos aqui prá isso.

A idéia e só não se tornar aqueles chatos de plantão, que não gosta de ninguém, não acha ninguém bom e bota defeito em tudo...o que é outra coisa.


Olha, já cansei de ver músico que toca muito, criticar o cara que tá lá com o violão "fazendo sucesso", cantando Raul Seixas e Legião em festa de aniversário.

Aí você fala pro cara, toca um pouco aí...e o cara não toca, porque diz que não toca esse tipo de música e etc. Ok, respeito, eu sou um que nunca agitei festinhas.......

Mas deixa o cara agitar, porque convenhamos, a uma certa inveja que rola nessas horas.........hehehe

SpectrosGuitarman

Sussa, já explicaram o "mode on/mode off"...heheh..sou meio lezado em internetês!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O músico, o chato, e o músico chato! Uma reflexão