Sente dor nas mãos ao tocar guitarra? Se auto diagnosticou, é tendinite? Tem certeza?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jan/13


Bom, antes de mais nada, esse não é mais um tópico de consulta na "Clínica Ortopédica do FCC". É apenas um relato do que aconteceu comigo, e resolvi compartilhar aqui pois acho importante. Tendo em vista que nessa era "internética" na qual nós vivemos, qualquer dorzinha que aparece a primeira reação é ir na internet procurar pelos sintomas para descobrir que dor é essa, certo? Errado!

Pois bem, aconteceu comigo. Vinha sentindo umas dores muito forte nas mãos principalmente ao tocar guitarra. Nem é bem uma dor, é um desconforto, uma "queimação" nas mãos que depois de uns 10, 15 minutos tocando fica tão insuportável que eu paro de tocar. Principalmente na mão direita (que no meu caso é a mão que fica na escala, do braço da guitarra), na região entre o dedo polegar e o indicador.

Não me auto mediquei, não me auto diagnostiquei, não fiz compressas com gelo e nem alongamento por conta própria. Mas desconfiei que era tendinite, pelos sintomas. Principalmente porque quando eu espalmo as mãos, o nervo, ou o músculo, ou o tendão dessa região da mão que eu citei cresce, forma um "ovo". Nada muito gritante também, mas dá pra perceber.

Fui no ortopedista. Chegando lá, expliquei aonde eu sentia as dores, e tudo mais. Imediatamente ele apertou a minha mão nessa região que doía e uma lágrima desceu, sério, hehehehe. Doeu demais quando ele apertou. Depois pediu pra eu ficar em pé, e inclinar o pescoço pro lado. Começou a bater com o dedo, tipo cutucando (ui! hehehe!) no meu pescoço, aí senti uma dor do caramba e as mãos formigarem! O.o

Em seguida, pediu pra eu abrir os braços pra cima, formando um ângulo de 90º. Depois de alguns minutos, mãos formigando, novamente. Perguntou se eu sentia dores no pescoço e nas costas, e eu disse que não. Só no pescoço quando eu faço algum movimento mais brusco ou inesperado, sinto uma dor forte que demora uns 5 minutos pra passar, e depois ainda fica meio dolorido um tempo.

Aí, ele me falou: "Cara, vou pedir exames de raio-x e ressonância magnética. As suas dores são nas mãos, mas provavelmente seu problema está na coluna cervical, no pescoço. Um nervo que vai do pescoço até as mãos". Pô, fiquei bolado na hora! O que tem a ver uma dor na mão ser problema na coluna? E para mim, que sou leigo e não sou muito de ir ao médico, falou de coluna fiquei logo preocupado.

Ele não deu o diagnóstico final, vai depender das imagens do raio-x e da ressonância. Por hora pediu pra eu evitar de ficar com a cabeça baixa por muito tempo, e passou um anti inflamatório para o inchaço nas mãos. Final do mês vou pegar o resultado dos exames e vou voltar no médico, aí vamos ver o que acontece.

Mas é isso, galera. Nem tudo é o que parece ser. Tá sentindo dores, procura o médico. Ainda mais pra você que já está na casa dos 30 e que tá começando a sentir dores de velho, hehehehe.

eo.
Veterano
# jan/13 · Editado por: eo.
· votar


renatocaster
Po cara complicado hein! Por isso não gosto de ir em médico!!! A gente vai achando que é uma coisa, acaba que descobre umas 500 outras....


"Quem procura acha..... =/"

Melhoras ai companheiro!

strinbergshredder
Veterano
# jan/13
· votar


eo.
pô, mas então é melhor tu sofrer sem saber o que é do que descobrir as 500 outras coisas, tratá-las e ficar bom???

strinbergshredder
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

melhoras aí cara, trata essa parada aí direito!

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Cara vou te explicar uma coisa (não que seja seu caso) mas é o meu.

Passei pela mesma coisa que você, mas não com dor nas mãos, mas sim no ombro esquerdo.

A dor era tão insuportável e intensa que muitas vezs me impedia de dirigir ou fazer qualquer coisa onde precisasse levantar o braço.

Fui ao médico e como você, os exames, e não tinha nada no ombro... era na cervical.

Aqui uma explicação "simples" como o médico me deu na época para ficar mais fácil de entender:

Todos os nervos, caminham para a cervical. Seria como diversos "fios", indo para o conduíte principal. Estes "fios" transmitem seus dados para o cérebro, como problemas, que o cérebro irá mostrar prá você, com sintomas tipo coceira, formigamento, dor e etc. Para que você saiba que algo ali não esta legal.

Acontece, que por algum desgaste, lesão etc, em algum local desse conduíte, ele "mastiga" ou "aperta" um dos fiozinhos. No meu caso, um da região do ombro.

Então, essa interferência, naquele dado de transmissão, faz o cérebro interpretar como um problema relatado pelo ombro... só que não têm nada no ombro, o cerebro que acha que têm, dado a interferência, então ele envia "dor" para você saber.

Complicado né?

Mas no meu caso, a fisioterapia resolveu.... Ainda tenho as vezes, porque esse probleminha no conduíte, não tem como corrigir 100%.

Mas, não tenho mais dores insuportáveis...

Jinkxs
Veterano
# jan/13 · Editado por: Jinkxs
· votar


renatocaster

Minha mãe teve um problema na cervical. Os pés e as mãos inchavam e ficavam doloridos. No caso dela, a cartilagem que fica entre as vértebras tinham se desgastado e o contato osso com osso provocava dor e inflamação nos nervos. É crônico.... se ela faz um esforço maior com a coluna os sintomas aparecem. Mas aí ela toma anti-inflamatórios e trata os sintomas.

Postura correta, exercícios e alongamento são as ações preventivas.

Espero que não seja esse seu caso, pois é incômodo mesmo, mas o peso da guitarra provavelmente é um complicador, assim como a postura. Tome cuidado com isso.

Legal ter ido ao médico.... bom exemplo e merece ser compartilhado. Posta alguma coisa aí pra mim te positivar.

eo.
Veterano
# jan/13
· votar


strinbergshredder
pô, mas então é melhor tu sofrer sem saber o que é do que descobrir as 500 outras coisas, tratá-las e ficar bom???

Não é assim cara, como eu disse, você vai no médico por que algo está errado, pois a passeio ninguém vai certo?! (Tirando o caso de consultas preventivas).
Pois bem, quando você chega para tratar o que está causando o desconforto, vai e aparece mais 500 outras coisas assintomáticas, foi isso que eu quis dizer. Mas foi no tom irônico, pois infelizmente se acusou o problema, solucioná-lo já é inevitável.

Um abraço e muita saúde pra todo nós!

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


eo.

Eu tinha o mesmo pensamento que vc. Na verdade, ainda tenho. Odeio médico, e o maior motivo é medo, cagaço mesmo. Mas, fazer o que? O melhor é ir logo e descobrir o que tem, no começo. E eu já estou me preparando, depois dos 30 a coisa vai começando a mudar de figura, hehehe. Ainda mais pra mim, praticamente sedentário, não tenho praticado esportes, nunca mais joguei uma bola, não tenho uma alimentação muito saudável, enfim, uma séries de coisas.

strinbergshredder

Valeu, Lucas! O negócio agora é esperar o resultado dos exames e fazer o tratamento direitinho. Tomara que não seja nada grave, hehehe. Quero voltar a tocar, mas sem sentir essas dores.

Lelo Mig

Então, o seu caso é mais ou menos parecido com o meu. O médico falou algo parecido pra mim, sobre os nervos que caminham pra cervical. Como eu ainda não peguei o resultado dos exames pra ele ver, aí eu não sei ao certo qual é o tipo de lesão ou problema no meu caso. Mas espero que se resolva da forma menos traumática possível, hehehe. Sabe como é né, os "médicos de plantão" (leia-se: vizinhos, parentes, amigos) ficam dizendo um monte de coisa, que pode ser hérnia de disco, isso, aquilo.

Jinkxs

Cara, muito provavelmente isso é devido à minha postura sim. Eu não tenho postura nenhuma, pra nada. Sento todo torto, deito no sofá, fico muito tempo de cabeça baixa lendo, escrevendo, tocando guitarra...A única coisa que eu respeito é a altura do monitor em relação à vista. Mas fora isso, eu sou todo indisciplinado com postura mesmo.

O engraçado é que ao tocar guitarra a mão dói mesmo tocando sentado, ou de pé. Eu ainda acho que possa ter algum tipo de lesão na mão sim, apesar da origem do problema ser na cervical. Até por isso mesmo o médico pediu raio-x das mãos também. Nossa, o problema da sua mãe é complicado.

Legal ter ido ao médico.... bom exemplo e merece ser compartilhado. Posta alguma coisa aí pra mim te positivar.

Tá postado, hehehe :)

Voulk
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster
Coluna realmente é algo complicado a influência dela no corpo é absurda.
E se me permite vou postar um relato meu. Ultimamente eu estava com problemas de postura e quando eu tocava de pé após algum tempo me dava uma dor na mão esquerda que começava a incomodar bastante e com isso decidi a começar a fazer RPG antes que algo mais sério pudesse acontecer. E em pouco tempo a dor que eu sentia na mão quando tocava de pé começou a passar e senti um pouco mais de facilidade para tocar de pé e sentado.
Melhoras para você.

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


Voulk

É cara, dor é o primeiro sintoma de que tem algo errado. Não tem jeito, aí é fazer o tratamento mais adequado para sanar o problema. Obrigado!

strinbergshredder
Veterano
# jan/13
· votar


eo.
bom, nesse caso tudo bem, mas depois de ler novamente, entendi o que vc quis dizer =)

renatocaster
pois é renato, acho que a maior dor que um músico pode sentir é não poder tocar seu instrumento favorito...
Novamente, melhoras aê, se cuida!!

Delson
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Melhoras aí, companheiro. Tomara que não seja nada grave.

geronimo.correa
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster
Melhoras ai companheiro! Deus abençoe!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/13
· votar


Pô, fiquei bolado na hora! O que tem a ver uma dor na mão ser problema na coluna?

Anatomia do corpo é um treco louco. Dentro da coluna partem a maioria dos nervos do corpo, então pode ser mesmo que seja isso.

Sua história é mesmo legal pra gente se ligar. Muitas vezes a gente fuça na internet e tem gente que até se medica sem saber o que realmente tá rolando.

Teve um tempo que eu sentia uma dor forte nas costas e era apenas gases...

strinbergshredder
Veterano
# jan/13
· votar


Teve um tempo que eu sentia uma dor forte nas costas e era apenas gases...

Imagina o estrago que aconteceu pra essa dor ir embora hein...kkkkkkk

Del-Rei
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster
Que brabeira, heim cara.... Mas o lance é seguir as recomendações do médico...
E sair do sedentarismo, se possível... rs.

Melhoras aí, cara!!
\o/

Um aceno de longe!!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster

Nem fala, tô com uma dor no cotovelo que reflete no antebraço há um tempo já. Toda pinta de tendinite. Tenho a impressão que está se agravando pelo uso do mouse. Semana que vem vou nu fisioterapeuta pois já até passou do tempo.

Melhoras pra gente! :D

ps. vou tentar usar o mouse com a mão esquerda a partir de agora pa ver se melhora.

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


strinbergshredder
Delson
geronimo.correa

Valeu, galera. Obrigado pela solidariedade! o/

GuitarristaDoNickEstranho

Sua história é mesmo legal pra gente se ligar. Muitas vezes a gente fuça na internet e tem gente que até se medica sem saber o que realmente tá rolando.

Isso é pior do que beber chá daquelas ervas malucas que as nossas avós falavam para gente que era "tiro e queda", hehehe.

Del-Rei

Sair do sedentarismo talvez seja a parte mais difícil do tratamento, rsrsrsrs.

Valeu! :)

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


MauricioBahia

Nem fala, tô com uma dor no cotovelo que reflete no antebraço há um tempo já. Toda pinta de tendinite. Tenho a impressão que está se agravando pelo uso do mouse. Semana que vem vou nu fisioterapeuta pois já até passou do tempo.

Dá mole não, vai logo ver isso! ;)

Valeu!

GuitarHome
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster
Complicado cara!!! mas esses nervos ai vão de ponta a ponta do corpo. Eu tenho umas crises de dor que aparecem as vezes de um nervo que vai do canto esquerdo inferior da barriga até o ombro esquerdo, quando doi na barriga a dor "reflete" no ombro, é complicado e doloridas essas dores nos nervos...

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


GuitarHome

Eu tenho umas crises de dor que aparecem as vezes de um nervo que vai do canto esquerdo inferior da barriga até o ombro esquerdo, quando doi na barriga a dor "reflete" no ombro, é complicado e doloridas essas dores nos nervos...

Sinistro, né? São coisas que a gente nem imagina às vezes. Eu jurava que meu problema era nas mãos e só. Complicado.

Abs

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


Só para atualizar, peguei os exames de raio-x e ressonância magnética. Verificando o laudo de cada um deles, veio as seguintes informações:

Raio-x: "Discreta redução do espaço intervertebral de C5-C6"
Ressonância: "Discreta discopatia degenerativa em C4-C5 e C5-C6".


Nem imagino que trem é esse e nem procurei saber, porque é muita emoção pro meu pobre coraçãozinho gelatinoso, hehehehe. Mas esse "discreta" me deixou menos despreocupado. Imagino que não deve ser nada muito grave.

Agora é aguardar o parecer do médico e iniciar o tratamento o quanto antes!

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Bom, fui ao médico ontem e graças a Deus essa tal "discopatia degenerativa" não é nada grave. Nada de cirurgias ou tratamentos complexos, vida normal!

O tratamento que vou ter que fazer consiste em algumas sessões de fisioterapia (RPG) e acupuntura. No mais, um relaxante muscular por 30 dias.

Agora, é voltar a tocar guitarra novamente! \o/

Delson
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster
Issaê, companheiro. Graças a Deus não é nada grave. Boa sorte no tratamento!

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


renatocaster

Pois, é no fim o resultado dos exames é praticamente o mesmo que o meu.

Ou seja, entenda, como "desgaste dos discos entre a C4 e C6".

Por conta do desgastes destes anéis, tuas vertebras "mastigam" o nervo que tá passando ali perto, no seu caso algum que vem das mãos.

Parte ruim: Não têm cura.
Parte boa: Fisioterapia resolve. Tinha dores insuportáveis, e fiz a fisio há uns 6 anos. "Tô meninão" (na maioria dos dias...kkkk)

MauricioBahia
Moderador
# fev/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


renatocaster: O tratamento que vou ter que fazer consiste em algumas sessões de fisioterapia (RPG) e acupuntura. No mais, um relaxante muscular por 30 dias.

Bacana cara! Aposto que esse tratamento até lhe trará efeitos colaterais positivos!

Abs e boas agulhadas! hehe

Lelo Mig: Parte boa: Fisioterapia resolve. Tinha dores insuportáveis, e fiz a fisio há uns 6 anos. "Tô meninão" (na maioria dos dias...kkkk)

Mesmo "report" de um amigo.

;)

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Delson

Issaê, companheiro. Graças a Deus não é nada grave. Boa sorte no tratamento!

Valeu companheiro! o/

Lelo Mig

Por conta do desgastes destes anéis, tuas vertebras "mastigam" o nervo que tá passando ali perto, no seu caso algum que vem das mãos.

É isso aí! Ele me mostrou na imagem da ressonância. É um desgaste bem leve, nesses casos quando o desgaste é maior é hérnia de disco. Se fosse diagnosticado agora, poderia progredir para uma hérnia, talvez.

Parte ruim: Não têm cura.
Parte boa: Fisioterapia resolve. Tinha dores insuportáveis, e fiz a fisio há uns 6 anos. "Tô meninão" (na maioria dos dias...kkkk)


Com certeza, fisioterapia só traz benefícios, apesar de ser um saco isso, hehehe. Mas vamo que vamo!

MauricioBahia

Bacana cara! Aposto que esse tratamento até lhe trará efeitos colaterais positivos!

Assim espero, hehehe.

Abs e boas agulhadas! hehe

Urgh!

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


renatocaster

Parte ruim 2:

Fazer fisioterapia é mais chato que exercícios de digitação 1,2,3,4....kkkkkk

Jim Marshall
Veterano
# fev/13 · Editado por: Jim Marshall
· votar


renatocaster

Que bom meu amigo! Fico feliz por não ser nada grave, de verdade!


Agora, é voltar a tocar guitarra novamente! \o/

E fazer nosso esquema do Extreme, não achou que eu esqueci não né safado?...kkkkkk


Grande abraço amigo!

See ya!

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


eo.
pô, mas então é melhor tu sofrer sem saber o que é do que descobrir as 500 outras coisas, tratá-las e ficar bom???


É aquele negocio oque os olhos não veem o coração não sente rsrs! é brincadeira viu galera, por favor..

Brincadeiras a parte, melhoras ai pra galera! é sempre bom a gnt correr e se tratar logo dessas coisas, do que piorar, a gnt não saber e acabar se prejudicando e não poder maias fazer oque a gnt mais gosta. Os medicos estão ai pra isso gente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sente dor nas mãos ao tocar guitarra? Se auto diagnosticou, é tendinite? Tem certeza?