Autor |
Mensagem |
Bereta Veterano |
# jan/13
Fala povo!
Estou a fim de restaurar minha velhinha Strato Michael por pura questão sentimental. Sei que a guitarra é de compensado, como dá pra ver nas fotos abaixo, mas foi graças a ela que comecei a engatinhar como guitarrista. Acho que ela merece um pequeno investimento =)
Obviamente que não quero torná-la uma guitarra maravilhosa, nem gastar horrores com ela. Apenas quero deixá-la o mais bacana possível pra voltar a brincar com ela de vez em quando.
Gostaria que os amigos dessem sugestões sobre o que poderia ser feito de forma que ela fique bacana, mas mantendo o pé no chão, sem investir um dinheirão nela.
Segue as fotos dela pronta pra começar o desmanche e um som que fiz com ela em 02/2009 para uma Jam do FCC.
Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5
Gravação Jam 02/2009
Abraço!
|
brunowebguitar Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta Eu tenho uma muito parecida, de 2003, mas com escala escura. Também estou querendo deixá-la em forma novamente, então já andei pesquisando algumas coisas que valham a pena por nela. Pra começar, comprei uma ponte nova da Malagoli, a original estava enferrujada demais e o bloco havia quebrado. Paguei cerca de 80 reais pela ponte, mas ela é de ótima qualidade, vale muito a pena. Os caps eu vou colocar Malagoli também, tem um preço bem legal e são bem feitos. Na minha é basicamente isso que eu vou fazer, é um investimento baixo ( não vai passar de 200 ou 250 reais já contando com a ponte) mas creio que vai dar outra vida pra ela!!
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
brunowebguitar
A minha é de 2000 ou antes, não tenho certeza. To pensando em algo por aí mesmo. Pensando em caps nacionais, to tentado a trocar essa ponte, tarraxas e esses rebaixadores de cordas horrorosos =)
Ainda to pesquisando e sua sugestão foi muito bem vinda!
Obrigado, irmão!
|
LeandroP Moderador |
# jan/13
· votar
Eu colocaria um trio de captadores Malagoli (Texas) e um jogo de tarraxas com travas. Tem uns esquemas montados na própria Malagoli, com os captadores, potenciômetros, chaves, tudo novo e montado no escudo. Só trocar o escudo da guitarra e não terá trabalho. O custo é relativamente baixo, acho que compensa. As tarraxas com trava vão ajudar a segurar a onda da ponte, que não é lá essas coisas, mas não valeria a pena trocar por uma top. E talvez um reparo nos trastes e na pestana.
Veja: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1629-multi_tone
Converse com eles e veja a possibilidade de utilizar outros modelos single, como o Texas por exemplo.
|
LeandroP Moderador |
# jan/13
· votar
Só tome cuidado pra não trocar seis por meia-dúzia. Sei que não quer gastar muito, mas se for pra mudar somente o aspecto da guitarra, não creio que será válido qualquer investimento, a não ser um pano limpo.
|
brunowebguitar Veterano |
# jan/13
· votar
LeandroP Eu tava interessado nesses escudos montados, mas acaba saindo muito caro, é mais do que eu paguei na guitarra quando comprei... Achei melhor escolher os caps separados, uns mais simples mesmo, nada sofisticado ( e caro).
Bereta Tem que trocar o nut também, não sei o seu, mas o meu tá bem gasto, as cordas comeram demais os encaixes, ai acaba trastejando demais, mesmo com as cordas altas. Na minha eu ainda tenho um outro problema!! A cavidade onde encaixa o braço no corpo é torta, ai o braço fica angulado, e as cordas ficam altas demais. Nunca tinha percebido isso, faz pouco tempo que ví... Agora tem que lixar e nivelar tudo, pra poder ficar tocável novamente!!
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
LeandroP
Obrigado pela sugestão! Vou ver com eles lá.
As tarraxas eu vou trocar mesmo. A ponte eu não sei, mas se trocar não será por uma top. O reparo nos trastes eu devo fazer e a pestana talvez eu troque. Esses dias to pra encomendar um material da Stewmac e talvez inclua até uma pestana nova, se valer a pena.
Só tome cuidado pra não trocar seis por meia-dúzia. Sei que não quer gastar muito, mas se for pra mudar somente o aspecto da guitarra, não creio que será válido qualquer investimento, a não ser um pano limpo.
Não quero gastar muito, mas o suficiente pra ela ficar bem legal. Como ela é minha primogênita, vou investir na reparação dela pra que fique melhor sim.
Obrigado pela ajuda.
brunowebguitar
Tem que trocar o nut também
Devo trocar sim, como eu disse acima.
Quando eu decidir, de vez, o que farei e quando concluir, vou postar o resultado e os custos aqui.
Valeu!
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Bereta o pessoal deu boas sugestões aí
só to pensando no que pode ter estragado pelo tempo. as molas da ponte estao com uma cara ruim, mas a troca dela já daria um jeito. acredito que a eletrica tambem deva estar precisando de um tapa. seria legal refazer tudo, ou ao menos dar uma limpeza. pra mandar fazer nao é um serviço caro, se encomendar junto com a troca de caps pode sair em conta. se voce mesmo souber fazer, mande bala.
Bereta brunowebguitar Tem que trocar o nut também, não sei o seu, mas o meu tá bem gasto tem que ver se acha nut do tamanho certo, em geral precisa fazer um serviço na mão.
A cavidade onde encaixa o braço no corpo é torta, ai o braço fica angulado, e as cordas ficam altas demais. Nunca tinha percebido isso, faz pouco tempo que ví... Agora tem que lixar e nivelar tudo, pra poder ficar tocável novamente!! evite lixar! é mais aconselhável colocar alguma coisa - folhas de papel, laminas de madeira, até cartao de telefone (sugestão do mestre bertola), que permite acertar e tem menos chance de fazer besteira! coloque de maneira que deixe o braço angulado do jeito que voce quer, coloque as cordas e regule a ponte, e veja se ficou bom. se nao ficou, desmonta, mexe no calço, monta de novo, etc... é uma trabalheira, mas compensa!
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
kiki
o pessoal deu boas sugestões aí
Deu sim! Fiquei até mais animado =)
só to pensando no que pode ter estragado pelo tempo.
To impressionado aqui! Os parafusos foram pro saco! Deram um pau pra tirar. A eletrônica nunca foi mexida, mas é bem mal feita de fábrica mesmo. Tem muuuuita zinabre aqui! Vou dar uma boa geral nisso tudo e depois decido certinho o que troco e o que fica.
As molas eu até tenho outras aqui, mas ainda to decidindo o que vou fazer com a ponte. O bloco tá horrível e é feito de um material bem feio! Não sei se vou continuar com isso =|
Abraço e valeu pela força aí!
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta Pode pedir para reparar os trastes ou troca-los, se for necessário. De resto eu so aconselho a limpar e lubrificar potenciômetros. se puder faça uma blindagem na parte elétrica.
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Bereta To impressionado aqui! Os parafusos foram pro saco! Deram um pau pra tirar. A eletrônica nunca foi mexida, mas é bem mal feita de fábrica mesmo. Tem muuuuita zinabre aqui! Vou dar uma boa geral nisso tudo e depois decido certinho o que troco e o que fica. pelo visto voce saca do assunto, né?
compre parafusos novos, se tiver no pique troque pots, jack in, o que achar necessário. use fios um pouco melhores, costumam vir fios fininhos...
As molas eu até tenho outras aqui, mas ainda to decidindo o que vou fazer com a ponte. O bloco tá horrível e é feito de um material bem feio! Não sei se vou continuar com isso =| pois é, caps e elétrica vale muito a pena trocar. ponte e tarraxas começa a ficar caro. se tiver afim, troque, vai dar um bom up, mas começa a bater no limite do "vale a pena". aí depende de voce.
nut, se tá precisando mesmo, vale a pena.
regulagem do braço, no encaixe, se gosta de mexer, manda bala, é só paciencia. sai quase de graça.
Abraço e valeu pela força aí! tamos aí! eu curto esse espirito de aproveitar ao máximo e fuçar o que dá pra fazer!
|
brunowebguitar Veterano |
# jan/13
· votar
kiki Tava pensando nisso mesmo, tem grandes chances de eu fazer besteira e não conseguir deixar ela certinha, acho que colocando uns calços já vai resolver. A diferença não é absurdamente grande, dá uns 3 ou 4 mm, mas fica impossível de alinhar as cordas... Vou começar a mexer nela essa semana, se tudo der certo!! Obrigado pela dica!! Evitou um imenso problema pra mim!!!
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
Luiz_RibeiroSP
Até loja de eletrônica é ruim de achar aqui no interior, imagina luthier =) Então eu mesmo to fazendo tudo. Meu material para blindagem, limpeza e lubrificação deve chegar semana que vem ou na outra. Dae eu dou uma boa geral nisso tudo =)
kiki
pelo visto voce saca do assunto, né?
Proporcional à fórmula: (Curiosidade + Paciência) x (Pesquisa + Leitura) x (Interiorzão + Luthier Loooonge + Vontade de fuçar)
compre parafusos novos, se tiver no pique troque pots, jack in, o que achar necessário. use fios um pouco melhores, costumam vir fios fininhos...
Parafusos eu vou ver o que dá pra aproveitar e comprar os demais.
Os pots eu vou ver ainda. Se eu conseguir trocar o pickguard todo como sugeriu o LeandroP vai todo mundo junto (pot, chave seletora, etc) =)
Quanto aos fios é uma boa sugestão. Preciso procurar por aqui.
ponte e tarraxas começa a ficar caro. se tiver afim, troque, vai dar um bom up, mas começa a bater no limite do "vale a pena". aí depende de voce.
As tarraxas eu já decidi trocar. Mas a ponte ainda to pesquisando pra ver o que faço. Se eu achar um bloco que dê aqui eu sumo com esse horroroso.
nut, se tá precisando mesmo, vale a pena.
Nut deve vir no pacote da encomenda.
regulagem do braço, no encaixe, se gosta de mexer, manda bala, é só paciencia. sai quase de graça.
Ah essa merda aí eu fuço tudo =)
tamos aí! eu curto esse espirito de aproveitar ao máximo e fuçar o que dá pra fazer!
Também gosto muito! Valeu mesmo! Daqui a pouco posto umas fotos da parte elétrica e outras coisas dela.
Abç
|
Bereta Veterano |
# jan/13 · Editado por: Bereta
· votar
Mais algumas fotos:
Headstock, Tarraxas e Rebaixadores
Close na Eletrônica mostrando o "capricho" da fábrica =)
Mais uma da eletrônica...
Close num pot...
Chave seletora...
Por enquanto é isso...
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta é, com luthier longe então deixa pra la os trastes mesmo se um dia for mandar fazer isso, tem que tomar cuidado porque eu mandei nivelar os trastes e alem de tracejar mais, ainda o cara riscou a escala. Limpa ela com lustra moveis, tira as molas e o carrinhos da ponte e aplica WD-40, passa um pouco nos parafusos de fixação do braço com a guitarra. e já era. Na minha Squier eu blindei com uma fita de alumínio.
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
Luiz_RibeiroSP
é, com luthier longe então deixa pra la os trastes mesmo se um dia for mandar fazer isso, tem que tomar cuidado porque eu mandei nivelar os trastes e alem de tracejar mais, ainda o cara riscou a escala
Q nada! Eu mesmo faço =) Fiz na minha Ibanez e ficou bem legal! Tem que ter muita calma e paciência pra fazer na altura e nivel corretos e não estragar a escala. Quando eu fizer vou postar o resultado pra tu ver como fica legalzinho.
Limpa ela com lustra moveis, tira as molas e o carrinhos da ponte e aplica WD-40, passa um pouco nos parafusos de fixação do braço com a guitarra.
Farei isso sim =)
Na minha Squier eu blindei com uma fita de alumínio.
Vou blindar com fita de cobre.
Abraço!
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta mas com o que vc lixou? Se eu for fazer isso,seria em uma cobaia(Tonante, Jeniffer), só pra experiencias macabras, não arriscaria fazer em uma guitarra cara.
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
Luiz_RibeiroSP
mas com o que vc lixou?
Lixas 600 e 1200, palha de aço (parte chata) e uma lima diamantada para dar acabamento curvo aos trastes. E, obviamente, muita paciência =)
Abç
|
Jaderson_guitar Membro |
# jan/13
· votar
Só coloca 2 hambuckers, troca molas, e deixa assim arranhada, fica vintage, fica tri!!! troca o captador do braço e da ponte por hambucker!!!
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
Jaderson_guitar
Cara, valeu pela sugestão aí, mas como eu já tenho uma HH, vou manter essa SSS. Mas arranhada ela vai ficar =) Com cada cicatrizinha de batalha original!
Abraço.
|
kyo_ryo Veterano |
# jan/13 · Editado por: kyo_ryo
· votar
Bereta GFS nela! Tudo caro demais na Malagoli, na minha opinião vem perdendo o custo-benefício.
Na GFS tem uns escudos pré-montados que acho que seriam ótimos para o seu caso. Fora tarraxas, ponte, material para blindagem e tudo mais.
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
kyo_ryo
Não conhecia essa GFS. Eu compro material e ferramentas na Stewmac, mas vou dar uma olhada nesse site aí. Valeu pela sugestão!
Abraço.
|
kyo_ryo Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta São das três que compro principalmente: Warmoth, Stewmac e GFS. Já comprei peças pelo eBay também sem problemas. Não vale a pena comprar nada no Brasil.
Já tenho uma guitarra com um captador da GFS e já tenho mais dois aqui comigo para colocar em outra, são ótimos. Pelo preço que Malagoli, Rosar e Cabrera andam vendendo seus captadores ou você economiza com GFS e outras marcas mais custo-benefício ou já parte para a importação de Seymour/Dimarzio.
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
kyo_ryo
Saquei! Foi uma ótima dica! O site é muito bom mesmo. Vou ver se começo a lista do que vou comprar e onde essa semana pra encomendar e colocar a mão na massa.
Valeu pelas dicas!
Abraço!
|
Luiz_RibeiroSP Veterano |
# jan/13
· votar
Bereta Se puder, pega uma fita de cobre, ou alumínio para fazer uma blindagem. Melhor a de cobre pelo fato de poder colocar um pouco de estanho, pra ligar melhor eletricamente as tiras da fita.
|
Bereta Veterano |
# jan/13
· votar
Luiz_RibeiroSP
Já tá na lista aqui, Luiz. Eu uso fita de cobre mesmo.
Valeu!
|
fconde77 Veterano |
# fev/13
· votar
Bereta Na boa, não vejo o que ser restaurado passa um pano, limpe as ferragens e levaria a um luthier pra travar a ponte e dar uma regulagem. O investimento na troca de peças não dará um retorno sonoro proporcional.
|
123nove Veterano |
# fev/13
· votar
Eu faria uma pintura massa nela. Funileiro não cobra tão caro, e o serviço fica legal..
E invesitiria (e invisto) em boas tarrachas.
|
Bereta Veterano |
# fev/13
· votar
123nove
O braço tá quase pronto, com tarraxas com trava, novos rebaixadores, nut de osso e novo polimento. Não devo mexer na pintura pra manter mais original um pouco.
Valeu pela ajuda!
Abç
|
123nove Veterano |
# fev/13
· votar
Bereta E a ponte? Vai meter uma nova? Se for manter a original, recomendo que faça uma cromagem. Não é caro, e o resultado é otimo!
|