cordas ficam frouxas depois de 1 semana

    Autor Mensagem
    goonies
    Veterano
    # dez/12


    Fala galera! esse é meu primeiro tópico aqui no FCC. Acompanho há tempos esse fórum. Vejo que tem muitos músicos de alto nível que participam.

    Gostaria de compartilhar um problema que vem acontecendo. A guitarra é uma fender special americana.

    Estou usando a ponte fixa com encordoamento 0.12 afinado a meio tom usando cordas d´dadario comum. Sempre quando troco as cordas, estico várias vezes até lacear bem. Faço várias vezes esse processo até a corda não desafinar mais quando realizo uma puxada na corda.

    Após esse processo, verifico o tensor para ver se não precisa de ajuste. Se houver necessidade faço um pequeno ajuste.

    A guitarra fica perfeita, com timbre perfeito, sustain perfeito, e a tensão que gosto.

    O problema surge após uns dias. A tensão das cordas parece que vai diminuindo, deixando as cordas mais frouxas(com a guitarra afinada perfeitamente). Realizo mais uma série de esticadas nas cordas e mesmo assim continua frouxa. Verifico o tensor e não consigo observar nenhuma alteração. Mesmo soltando 1/8 do tensor ainda continua com a corda mais frouxa. Isso acaba com o timbre!

    Será que pode ser as cordas daddario que são ruins? será que pode ser que o encordoamento se dilata com a temperatura ?

    A unica solução que tenho é trocar o encordoamento com 1 semana de uso. As cordas estão novas em folha, mas o timbre de corda frouxa fica terrível.

    agradeço quem puder me ajudar

    abs

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    goonies

    Velho, a temperatura ambiente é crucial. Um mudança (mesmo que nem tão brusca) desafina totalmente pois a madeira é um elemento orgânico e bem sensível. Outra coisa, cordas beeeeeeeem amarradas nas tarraxas fazem uma enorme diferença. Não pode haver folga!

    Mesmo com cordas já usadas, elas cedem! Então, eu sempre me certifico de que estão sem a tal folga, antes e durante a afinação.

    Exemplo de como deve ser feito: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/185/#7739262

    Boa sorte!

    ALF is back
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MauricioBahia
    engraçado q pelo q ele relata, elas nao desafinam...nos exemplos q vc deu a guitarra teria q desafinar, nao?
    mas acho q isso tem mesmo relação com temperatura ambiente, mas q essa temperatura influencia a corda mesmo, nao (nao só) o madeiramento

    goonies
    quantas vezes isso aconteceu? eu ja usei mto daddario...a durabilidade nunca foi das melhores, mas esse problema nunca enfrentei! agora, concordo q pode ser problema com a marca...se foi só uma vez, pode ter sido problema de lote, inclusive...acho q a solução é vc dar uma atenção especial pra temperatura e tbm trocar de marca pra testar...tem mtas marcas boas nessa faixa de preço...entre daddario e ghs, por exemplo, prefiro ghs! custa de 2 a 4 reais a mais q daddario normalmente!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    ALF is back: engraçado q pelo q ele relata, elas nao desafinam...

    É verdade! Ele diz: "deixando as cordas mais frouxas (com a guitarra afinada perfeitamente)"

    Então só pode ser o braço! Ele angulou devido ao clima e sua tensão mudou de forma bastante equivalente pra todas as cordas. Eu já presenciei algo assim, acho, mas é raro.

    :)

    goonies
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ALF is back

    Esse problema ocorre desde que eu comprei essa guitarra. Vou tentar trocar de marca para ver se ocorre tb.
    já percebeu uma variação de tensão de cordas no seu instrumento?
    valeu!!

    MauricioBahia

    Fiquei intrigado com a variação de angulação do braço que não consigo ver, talvez usando algum equipamento para medição ajude a constatar. Já tentei tirar totalmente a tensão das cordas, deixar o braço perfeitamente reto. Esperar umas horas e voltar a afinar. Assim que afino, faço todo processo de esticar as cordas e aperto o tensor um pouco para compensar a força das cordas. Mesmo assim as cordas ficam mais frouxas, como se tivesse perdido a elasticidade e força.

    Se trocar para novas cordas, fica perfeito com maior tensão. O grande problema disso é que eu gosto mais do timbre quando as cordas estão mais firmes, o som fica mais forte.

    Vou tentar mudar a marca do encordoamento para ver se muda alguma coisa.

    valeu!!

    ALF is back
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    MauricioBahia
    essa angulação, se o tensor estiver bem ajustado, mas a variação de temperatura realmente castigar demais, teoricamente deve ser homogenea mesmo! é possivel!

    goonies
    eu nunca tive esse problema nao cara...como estão as molas da alavanca? quantas vc deixa?
    acho q nao custa nada mesmo testar outra marca...vai q é isso! ja usei de tudo cara, nunca vi esse problema! nao sei se vc curte elixir...é uma marca boa, mas bem cara e q está bem cara nno momento com esse dolar...mas elas demoram pra enferrujar...a questão é q elas tem um revestimento q evita oxidação precoce, durando umas 3 vezes mais...esse revestimento deixa a corda mais rigida...um 0.11 elixir é mais pesado q umm 0.11 ernie ball, por exemplo...a desvantagem da elixir é q esse revestimento tira um pouco do brilho do timbre, mas o mesmo se mantem até o ultimo dia de uso! enfim, há pros e contras...acho q vale a pena testar algum dia!

    Iwar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    goonies
    Pra verificar a angulação ou empenação do braço da guitarra tem uma técnica que aprendi com um luthier. Pega uma régua de metal, coloque no primeiro traste (da primeira pra segunda casa) então veja o outro lado da régua, se encostar em todos os trastes, a guitarra não está empenada, mas se não acontecer isso então vc vai ter que regular pelo tensor. O problema é que essa empenação quase não pode ser vista a olho nu e pode ser causada por coisas como mudança súbita de tensão (por isso trocar as cordas uma a uma), falta de apoio no braço se a guitarra estiver deitada muito tempo etc etc.
    Se não for isso, na minha opinião é a qualidade das cordas

    goonies
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ALF is back,

    eu nunca tive esse problema nao cara...como estão as molas da alavanca? quantas vc deixa?
    acho q nao custa nada mesmo testar outra marca...vai q é isso! ja usei de tudo cara, nunca vi esse problema! nao sei se vc curte elixir...é uma marca boa, mas bem cara e q está bem cara nno momento com esse dolar...mas elas demoram pra enferrujar...a questão é q elas tem um revestimento q evita oxidação precoce, durando umas 3 vezes mais...esse revestimento deixa a corda mais rigida...um 0.11 elixir é mais pesado q umm 0.11 ernie ball, por exemplo...a desvantagem da elixir é q esse revestimento tira um pouco do brilho do timbre, mas o mesmo se mantem até o ultimo dia de uso! enfim, há pros e contras...acho q vale a pena testar algum dia!


    Estou com 5 molas, mas deixo a ponto fixa, acho que as molas não estão sendo usadas nesse caso. Vou tentar mudar de encordoamento para ver se melhora a durabilidade. valeu!!


    Iwar
    Legal essa dica. Eu tenho uma régua de aço para verificar a curvatura do braço.

    recentemente comprei o Fret Rocker, é um medidor de nivelamento de trastes muito legal, comprei no stwertmac.

    eduardodff
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Corda afrouxar sem desafinar ???
    Só se o afrouxamento de todas for igual e vc não perceber a desafinação, mas afrouxar sem desafinar é difícil!

    goonies
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: goonies
    · votar


    eduardodff
    Corda afrouxar sem desafinar ???
    Só se o afrouxamento de todas for igual e vc não perceber a desafinação, mas afrouxar sem desafinar é difícil!


    È como se eu colocasse uma corda 0.11 e depois de uma semana ela fica com tensão de 0.10. A corda fica muito firme nos primeiros dias e depois perde um pouco da tensão sem desafinar. Sempre ligo a guitarra no afinador e verifico.

    Estranho né? estou bem chateado com isso pq gasto 22 reais um jogo de cordas e ele só fica bom por alguns dias.

    Além de trocar a marca do encordoamento, vou deixar as cordas sem tensão nenhuma e afinar apenas na hora que for tocar. Talvez assim a corda dure mais tempo "se" o problema for a corda.

    Como ninguem percebe isso, deve ser alguma coisa do jogo de cordas ou uma variação brusca no braço.

    abs

    Roger Pagge
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    goonies
    Se tu não achar alguma solução, poem 013 e pronto ;)

    Abs

    dragon
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    vc deve ta ********** o tensor demais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas ficam frouxas depois de 1 semana