Afinar a guitarra meio tom abaixo do padrao ajuda no solo por as cordas estarem mais frouxas?

    Autor Mensagem
    Vitor_Jungle
    Veterano
    # set/11


    Quando afinamos a guitarra em meio tom abaixo as cordas ficam um pouco mais frouxas do q o normal, certo? Isso facilita e muito na minha opiniao na hora de fazer os bends (Por a minha guitarra ser um pouco dura), Mas realmente ela fica melhor para solar com meio tom abaixo por as cordas estarem frouxas, mito ou verdade?

    Abç...

    Spect
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Se você tem dificuldade para tocar com cordas mais duras, então, sim. Caso contrário, não. Eu uso .011 em E standard e já tô começando a achar meio moles, então varia de pessoa para pessoa.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Spect
    Legal cara, nouuss se eu fo toca com uma 0.11 fika complicado para eu fazer os bends hein kkk

    Abç...

    Prometherion
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle
    Sendo curto e grosso: Não.

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle
    não, apenas vai soar meio tom abaixo.
    se o fato são apenas as cordas, use uma medida abaixo da atual.

    Bonnerfl
    Veterano
    # set/11
    · votar


    coma mais feijão e faça umas flexões q num instante essa dificuldade acaba.

    AnonymousEpidemic
    Veterano
    # set/11 · Editado por: AnonymousEpidemic
    · votar


    Vitor_Jungle
    Já testei isso sim, afinei até 1 tom abaixo.
    Acho que facilita MUITO os bends e vibratos sim mas.... aí vc ficaria dependente desta afinação e não treinaria sua pegada que deve ser precisa, eficaz e firme em qualquer afinação.
    Afina ela normalmente e pratique, vc vai obter oq busca com a prática. Se desejar timbres e tocabilidade diferentes aí a afinação ajuda ou, se já tiver prática suficiente e tiver músicas em que possa utilizar esta afinação..háaaaa, é bom demais sim!!!
    Regule sua guitarra o mais macio possível e experimente a finação, vc verá oq falo. Hoje se cogita até na passagem por cima do cordal buscondo este facilidade.
    Hoje uso a afinação habitual.

    joao b.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle

    Mito.

    Se a sua guitarra está com as cordas "duras", isso pode ser resolvido com uma regulagem na guita. Só aconselho que procure alguém com experiência para fazer isso.

    Agora, não é pecado usar outras afinações... Vai do gosto de cada um. Se voce se sente bem afinando meio tom abaixo, seja feliz!

    Eu uso cordas 011 na minha LP, afino um tom abaixo e curto pra caramba...

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bonnerfl
    kkk...


    AnonymousEpidemic

    obg cara, eu toco muito mais na afinaçao padrao, pois eu sei q eu tenho q me adapitar em todos os tipos de afinaçao e expessura de corda, e eu vo ver esse negocio da regulagem, muito obg...

    joao b.

    Apesar de tudo eu tbm acho mais lokw a afinaçao meio tom abaixo, n sei pq mais acho...

    Abç...

    Geist
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu deixo afinada em D, mas não pela facilidade, mas sim pelo som mais grave. Mas facilita bastante, principalmente nas primeiras casas, onde é mais difícil fazer bends.

    wotafok
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle
    cara isso ai e falta de força na sua mao esquerda..
    varia um pouco na hora da ******* uaheuaheuaheuahe

    Spect

    eu uso 0.11 porem em Drop D e C auiehuahe

    _Rickyhaalmeida
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle
    Se tu usa um encordamento muito pesado, sim!!!
    Mas se não, o jeito é treinar mesmo...
    Eu uso 0.10 e 0.09, e acho elas meio leve.

    Vingança Troll
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Claro que ajuda ... Zakk Wylde mandou abraços

    manda ele fazer aqueles vibratos em standard

    na Fire It Up ele gravou em Eb e ficou de fuder tb

    Jinkxs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vitor_Jungle

    O problema nem são os bends..... o foda são os vibratos na mizona nas casas 1 e 2..... combinados com os H.A. Se fizer bem feito fica muito.... muito bacana.

    Use a afinação standard e treine bastante. Quando tiver acostumado, use uma Drop D.... você vai ver como vai ficar legal!!!!

    felipelfln
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quando pus 010 deu uma dificultada de leve... As cordas escapavam nos bends. Uma semana se passou e eu ja tava que nem o Zakk Wylde! haha
    Ser cavalo ajuda!

    Marc Snow
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Uso 009 e afino em Eb

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Marc Snow
    Uso 009 e afino em Eb
    O_o

    Ant--
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Afinar meio tom (ou mais) abaixo só é recomendável se vc tem um repertório definido (preferencialmente músicas próprias) e toca numa banda estável.
    Se vc faz covers e hora ou outra se vê envolvido com músicos variados, em jams ou coisa parecida, o mais aconselhável é estar acostumado com afinação padrão.

    Rodcrist
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu gosto muito da tessitura da afinação Eb. Acho que fica muito legam na guitarra e melhor ainda em violões de cordas de aço. Tenho uma guitarra que fica afinada em Eb, mas uso cordas .09 híbridas pra compensar um pouco a perda de tensão.

    EduBluesMan
    Veterano
    # set/11
    · votar


    cada um com seu gosto, porém, concordo que se você possui banda própria pode variar com mais facilidade a afinação meio tom abaixo do convencional.
    Agora, se fizer covers fica meio complicado.
    Mas gosto é gosto.
    Eu uso 0,11 na minha LP e faço os bens com facilidade, mesmo nas primeiras casas.
    Força no dedim...
    kkkk

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # set/11
    · votar


    XD...
    Abç...

    Ant--
    Veterano
    # set/11
    · votar


    EduBluesMan
    cada um com seu gosto, porém, concordo que se você possui banda própria pode variar com mais facilidade a afinação meio tom abaixo do convencional.
    Agora, se fizer covers fica meio complicado.


    Uma vez contratamos um saxofonista free-lancer para nos ajudar num show one-night-only, incrementar a coisa, e como usávamos afinação em Eb o cara teve muito mais dificuldade pois tinha tirado o repertório em uma semana e ouvindo as músicas em afinação standard. Estava planejado de fazermos apenas um ensaio antes do show e neste ensaio já vimos que a coisa seria difícil. Se voltássemos para a finação padrão depois de tanto tempo tocando meio tom abaixo o vocalista poderia não alcançar algumas notas, então o saxofonista, como era músico fodão, foi escalado para se virar com os bemóis. Mas lembro que em uma música, Us And Them do Pink Floyd ele disse que não daria para fazer a linha de sax em bemol, então tivemos que transpor de ultima hora e foi foda não errar a digitação. Depois disso repensamos e passamos a afinar padrão.
    Abaixo tem um video com um pequeno trecho deste show, em que aparece o saxofonista ao fundo:



    danilomagacho
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Afinar em outro tom serve para tocar em outro tom (mais grave por exemplo) ou tocar em outro tom com acordes abertos... Se precisa de facilidade nos bends coloque cordas mais leves.

    gizvanni
    Veterano
    # out/11 · Editado por: gizvanni
    · votar


    Geralmente quando eu afino em alguma tonalidade diferente é por causa do som, e não da facilidade para tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinar a guitarra meio tom abaixo do padrao ajuda no solo por as cordas estarem mais frouxas?