Talento para imitar x talento para improvisar ou criar

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


ALF is back
Concordo, com "maioria" de suas palavras....

Acho que não tem talento para copiar, isso no instrumento, horas de dicação, ou qualquer tempo indeterminado se consegue fazer alguma coisa, para musico, o talento esta na pegada, timbre, e composições, já para quem canta, tem o talento na hora de cantar, todos podem cantar afinado, mas nem todos tem aquele timbre de gostar de ouvir a pessoa cantar e falar, que voz linda, isso ainda implica a situação da interpretação de cada musica, ja para quem compõe, faz arranjos e etc, eu dou bem mais valor, pois a musica é eterna e ela pode ser regravada por outras pessoas e estas colocando seu jeito de fazer as coisas fica linda.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


Jeff.gomes
para musico

Estamos falando de Guitarristas aqui , não de músicos e Compositores .

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Esse cara aqui na minha opnião , ''tem talento pra imitar''


Jeff.gomes
Veterano
# dez/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Ele apenas se dedicou, a musica é igual ou teve o jeitinho dele nela?
Cara, para de ser criança, entende uma coisa, não é porque o cara toca musica dos outros que é um cover que esta imitando, sacas?
Quando se fala de talento, se fala de ter um estilo, de ter seu jeito proprio de fazer as coisas, e que isso flui de voce, quando um guitarrista talento, toca outra musica de uma pessoa, ele faz de seu jeito, com sua maneira...

Um exemplo:
"voodoo child" de quem é? jimmy hendrix ...
Quantas pessoas ja fizeram algo legal.

voodoo child" by jimmy hendrix


voodoo child" by john mayer


Foi uma copia? não acho que foi, apenas tocou uma musica de outra pessoa, e colocou seu estilo, seu timbre, sentiu a musica, viveu a musica... Fez a musica virar seu sentimento.

Ps. Desculpas se de alguma forma aparecer desreitar sua opinião, mas tem coisas que não me desce.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


Jeff.gomes
''Cara, para de ser criança, entende uma coisa, não é porque o cara toca musica dos outros que é um cover que esta imitando, sacas?''

Fi , já entendi isso antes de voce nascer , faz tempo :) , é que tu me entendeu mal quando falei da Ellen .

''Quando se fala de talento, se fala de ter um estilo, de ter seu jeito proprio de fazer as coisas, e que isso flui de voce, quando um guitarrista talento, toca outra musica de uma pessoa, ele faz de seu jeito, com sua maneira...''
'
Já entendi isso também , só to falando que se o cara imitar perfeitamente o Estilo do Guitarrista pode ser um talento , por que não ? .
Enfim , vamos parar de rasgar as cuecas por causa de uma coisa meio sem importancia como essa Yeah ? :) .

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Já entendi isso também , só to falando que se o cara imitar perfeitamente o Estilo do Guitarrista pode ser um talento , por que não ?
Um robo pode imitar perfeitamente, mas um robo nao pode criar uma musica que fluiu de seu sentimento,. musica é arte, musica é sentimento, e quem faz, quem vive literalmente tem talento, quem imita é apenas um robozinho, não passa disso, alguem pode fazer tudo rapido, ou fazer igual a musica original, estou nem ai, nunca será lembrado, mas os grandes musicos, foram lembrados por algo que criaram...

Pega todos os grandes musicos tocando musicas que não são deles, a banda, o guita, os musicos em geral, sempre vão colocar se jeito...
Nunca vi um guitarrista de alto nivel e com tempo de carreira tocando uma musica e perdesse seu timbre nele, o timbre dos caras, sempre será imposto sobre a musica. .

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


Jeff.gomes
''Um robo pode imitar perfeitamente, ''

Claro , essa é a função dele na maioria dos casos , ora bolas .

''mas um robo nao pode criar uma musica que fluiu de seu sentimento,. musica é arte, musica é sentimento,''

Por que não ? que preconceito com os robos kkk'

''Quem imita é apenas um robozinho, não passa disso, alguem pode fazer tudo rapido, ou fazer igual a musica original, estou nem ai, nunca será lembrado, mas os grandes musicos, foram lembrados por algo que criaram...''

Filho , a questão aqui não é ser lembrado , e sim Talento .

Enfim , cara , acho que isso é questão de opnião própria ,assim como o Hendrix pode ser seu God pessoal , ele pode ser um Grandissimo merda pra mim , então acho que essa ''disputa'' puta puta nunca vai chegar ao fim .
Enfim , Opnião própria , cada um tem a sua , por isso é Própria não é jr ? : )

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Para mim musica é arte, somente arte, que vira sentimento, não importa como é feito, mas que seja feito. Cada um tem uma opinião, como alguns evoluem e outros não, enquantos uns crescem tanto criando, como raciocinado, realmente colocando o talento nas coisas, outros morre copiando, se é talento ou não copiar, para mim não é, se para você é, tudo bem, mas copiar, não tem valor algum para mim, e não importa quem é grande para quem, isso vai de gosto musical, mas prefiro me apresentar com algo que tem minha casa, que algo que foi sentimento de alguem, mesmo que seja o mesmo meu, ninguem pensa igual, algo de diferente, deve haver.

papo escroto...
abç

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes
papo escroto...

Finalmente chegou no ponto ! haha

alv2707
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes

Um robo pode imitar perfeitamente, mas um robo nao pode criar uma musica que fluiu de seu sentimento,


Pega um midi e emula no vst pra ver se fica parecido com o Hendrix. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O cara que cria tem expressão, musicalidade e todo blablabla mítico que a galera gosta de falar sobre arte. Se alguém copia fielmente algum guitarrista famoso, NO MINIMO tem que ter todas essas características. Se não tem é porquê não copia direito.


Tudo nesse planeta é copiado, as espécies se reproduzem criando cópias de si. Tem especie que se reproduz criando cópias "perfeitas" de si. O Ser humano por exemplo se reproduz a partir da mistura de 2 seres. Essa mistura acaba fazendo com que a gente seja único. Conseguiu fazer a analogia com a guitarra?

Todos os guitarristas são "cópias" de outros músicos. Não tem como, por mais que você se isole, você tem uma referência musical na sua cabeça que vai servir de parâmetro sempre. Tem guitarrista que "copia" 32649346 músicos diferentes (consciente ou intuitivamente) e é essa mistura que faz com que ele seja original. Mas isso não quer dizer que ele é melhor ou tenha mais talento que alguém que copia um único músico.

É questão de gosto, nem todos os seres humanos querem ser inovadores, tem gente que gosta só de admirar, gente que gosta de copiar e outros gostam de criar.

Abraços

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


alv2707
Entendi seu raciocinio, até que muito coerente...
Mas acho que a copia que você fala, seja base da influencia...

Tipo, todos somos diferentes, em algum aspecto, acho que o talento, (nao é questão de ser maior ou menor e sim nivel de expressão) quando alguem cria algo. ´É questão de gosto, pois nao vejo valor alguem em quem copia...
Agora tocar a musica e mudar timbre, ou timbre parecido, ou jeito e etc, tem que ter o jeito de quem tocar, seja no timbre, pegada e etc. Para não questão de mostrar talento, mas mostrar que nao é um robo.

Sobre Vst, falava de alguma coisa com alta tecnologia e nao alguma coisa que podemos ter em casa.

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


Me identifiquei, faço minhas as tuas palavras. Tenho certeza que eu poderia (creio que tu tb) criar coisas interessantes ou improvisar, desde que me dedicasse a isso. Só que falta o incentivo... sei lá, simplesmente nunca me deu vontade (na verdade deu uma vez só, há uns 10 anos haha) de compor, me dá mais prazer tocar músicas que eu gosto de guitarristas que admiro e timbrar bonito. Quem sabe um dia isso mude :)

salton
Essa crítica tem fundamento... falo por experiência própria, sou um grande imitador, hehe, apesar de ter algumas composições próprias... Eu não sou músico profissional, talvez por isso não faça tanta questão de ser original, incrível ou genial. Só não acredito que falte "talento" (essa palavra é terrível) a um músico que alcança/reproduz uma certa execução/timbre com competência..

Velho Juka
Veterano
# dez/12
· votar


Creio que nessa questão há talento nos dois lados, pois até para copiar você tem que ser bom.
Mas se perguntar a um produtor musical se ele quer investir num cara super gênio, que toca muito ou em um cara que produz bem e toca bem, com certeza ele vai ficar com o cara que produz também. Se você quiser sair do seu quarto pra tocar em algum palco, com uma banda e suas músicas, não adianta ser o Deus da guitarra e só tocar cover (copiar) tem que compor ao seu estilo e muito bem.

O talento está nos dois lados, a questão é saber o que é preciso em cada momento.

Ps.: Minha opinião

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


Tem outra coisa que eu acho graça também, parece ser um mal que acomete somente os guitarristas.

Quando tu vai assistir a uma orquestra ou solista, interpretando Chopin, Mozart, Bach, etc., o que acontece? Tu vai lá, eles tocam a música fielmente à composição, tu sai impressionado e satisfeito e ninguém reclama, muito pelo contrário.

Já um guitarrista, quando toca uma composição alheia fielmente, tem maluco que vira a cara, é chamado de imitador, sem personalidade, etc.

Guitarrista é um bicho engraçado às vezes lol

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


*Claro que nem todos reagem assim, como pode-se notar pelos posts aqui.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


aqui, ideias mais coerentes foram postas em jogo..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/295631/

Mas, não adianta, cada um tem uma percepção.

monteiro.rj
Veterano
# dez/12
· votar


Caras minha modesta opinião..

Talento existe sim.. mas sem a velha disciplina é muito difícil de você desenvolvê-lo. Existem pessoas mais criativas e outras menos, negar isso é besteira, pois já foi até comprovado por exemplo que canhotos são mais criativos em GERAL (não em regra) por usarem um lado diferente do cérebro em relação aos destros. Essa maior criatividade, geralmente pode resultar em melhores composições, ou melhores desenhos, enfim, coisas relacionadas a sensibilidade.. talento existe sim, alguns já nascem com ele, outros desenvolvem, e mesmo os que nascem com talento podem e devem desenvolve-lo.

Mas a questão é que, realmente os novos guitarristas são especialistas em imitar, estamos numa geração Guitar Pro de fato, e não "ouvido pro", como era antigamente, e por isso também tivemos um terrível declínio na qualidade musical nos últimos anos, e quando temos bons músicos, são em geral (não em regra), formados nas escolas musicais mais tops, que forçam o aluno a aprender a improvisar, reconhecer as notas, etc.
Essa é minha opinião, é muito difícil de se aprender a tocar imitando, e depois querer ser original.

Lelo Mig
Membro
# dez/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


eduardodff

Cada um têm uma opinião distinta, todas elas com algo de correto.

Mas sou de outra geração, talvez um dos mais velhos no FCC, e me entristeço de fato de não ler em nenhuma resposta algo que julgo prioritário e básico.

CRIATIVIDADE.

Um cara pode desenhar muito bem, mas não criar imagens interessantes. Pode ser capaz de copiar a Mona Liza com exatidão, mas não criar nada interessante, novo, ou que não lembre algo que já foi feito.

O mesmo vale para música.

Muita gente disse que talento não existe... Discordo. O "Talento Criativo" está aí para quem quiser ver.

Alguém com "talento criativo", seja músico, ator, desenhista, cineasta fará a diferença, se buscar os mecanismos corretos para expressar suas idéias, porque possui potencial criativo acima da média.

A estória já é bem velha, a humanidade já viveu séculos para comprovar que não basta estudar feito um louco para se tornar um Mozart. E o que faz a diferença é justamente a "criatividade".

O diferencial é a criatividade, e justamente essa palavra, não foi citada por ninguém.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


monteiro.rj
pois já foi até comprovado por exemplo que canhotos são mais criativos em GERAL (não em regra) por usarem um lado diferente do cérebro em relação aos destros. Essa maior criatividade, geralmente pode resultar em melhores composições, ou melhores desenhos, enfim, coisas relacionadas a sensibilidade..
Não sei se isso é verdade, mas sou muito criativo, e sou canhoto..\o\ lol /o/
Até por isso, de ser criativo, sai da facu de engenharia para fazer publicidade (como segurança caso a musica não vingar).



Ps. Enquanto a galera achar que imitar é talento, a musica vai continuar esta merda que está, cada vez piora mais, e somente as musicas antigas são lembradas, pois não tinha preocupação com tecnicas, apenas em fazer musica, não tinha preocupação de imitir, fazer igual, apenas, criar e curtir.
Claro que tem exceções, exemplo no blues: quantos nomes de peso né? quem é novo? John Mayer (que é até pop) e gary clark jr? e o resto? tenso.

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


Lelo Mig
Concordo, com muito com o que falou.

Para mim é o seguinte, a perfeição da execução, é fruto do esforço e horas e horas com o instrumento (treino).
Talento: não traz, é a criatividade e jeito original de ver as coisas e fazer sempre de um jeito onde as pessoas olhem/ouve, e falam, putz como eu não pensei nisso.

monteiro.rj
Veterano
# dez/12
· votar


Jeff.gomes

cara já é comprovado, destros são mais analíticos, melhores por exemplo, com matemática, português, coisas que envolvam análise, são melhores gerentes etc.. mas o lado criativo e sensível dos canhotos é em GERAL mais bem desenvolvido (faço questão de ressaltar que em geral não é em regra).. e isso pra mim gera vantagem no que diz respeito a composição, uma pessoa mais sensível, capaz de perceber melhor o que se encaixa bem numa música, vai fazer músicas melhores OU pelo menos mais rapidamente do que a pessoa que não tem essa percepção. Isso é um talento, que poderá se desenvolver ou não.
E que falta que fazem bons compositores.. hoje em dia as músicas são todas iguais, só muda o gênero.

Em baixo um artigo que fala sobre os canhotos : http://www.mundocanhoto.com/home/curiosidades/como-se-determina-o-canh otismo

"Embora pareçam iguais, cada hemisfério tem funções diferentes. Investigadores concluiram que a linguagem e processos de pensamentos analíticos são efectuados pelo hemisfério esquerdo, enquanto a atenção espacial, musical, e emocional pelo direito. Mensagens são enviadas entre eles, através de milhões de nervos.
Como estão interligados, poder-se-á concluir que os destros são melhores em pensamentos analíticos, ou que os canhotos são mais criativos ou musicais. O seu processo de raciocínio ou técnicas de resolução de problemas, podem diferenciar-se, dependendo das características mais desenvolvidas no cérebro. Por exemplo, pensa-se que um canhoto compreende uma ideia, criando uma imagem na sua cabeça. Para somar 2 + 2 eles imaginarão 2 objectos e mais 2 objectos, somando-os literalmente na sua cabeça. Sabendo isto, poderá ajudar um Professor de um canhoto a expôr problemas de forma diferente, para que o canhoto posso rapidamente visualizar uma imagem e assim responder mais depressa."


caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


monteiro.rj
Eu sou um cara relativamente novo (29 anos) e, durante muito tempo (acho que nos 3 primeiros anos de aprendizado) fiquei voltando fita cassete e até mesmo tirando sons de vinis... hehe. Guitar Pro, pra mim, dá na mesma que tablatura, book - a única diferença é que sai som. Abandonei as tabs já no início por imediatismo (querer tocar algo na hora, sem ter internet pra baixar tabs) e também por identificar muitos erros nas tabs que eu conseguia. Graças a isso, até hoje eu só toco de ouvido. Por outro lado, nunca estudei teoria e isso é uma merda. Mas meu ouvido é bom, modéstia à parte hehe.

Mesmo sendo geração "ouvido pro", toco apenas por hobby e me satisfaço somente em tocar sons de caras que admiro. Só pra ilustrar que a culpa por não inovar/criar não é necessariamente de Guitar Pros e afins.

monteiro.rj
Veterano
# dez/12
· votar


caiodorn

Cara com certeza, concordo com você. Porém a questão é, pras pessoas como você que aprenderam no ouvido, voltando tape.. é muito mais fácil desenvolver a capacidade de compor com originalidade, do que pras pessoas que simplesmente aprendem onde apertar o braço da guitarra e quanto se deve puxar a corda, porque o cara que faz isso desenvolve menos intimidade com a guitarra.. e com a música como um todo.. mas reitero que é apenas minha opinião.

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


monteiro.rj
Cara, acho até que sim. Inclusive, pode até ser que me espanquem, mas eu acho que professor mais atrapalha do que ajuda... na época eu achava uma merda não poder pagar prof, mas hj eu acho que isso só me ajudou. Só fez falta pela teoria, mas não precisa professor pra aprender isso... basta não ser preguiçoso, coisa que eu fui haha.

guizimm
Veterano
# dez/12
· votar


silasamilcar
O rock deixou de ser uma fonte de inovação técnica pois a sua proposta, acredito eu, não seja ser fonte inesgotável de técnicas novas e sim ser apenas uma música boa de três acordes
e o rock progressivo cara?
isso aí que vc citou acho que é mais a proposta do punk, os caras tocavam uma coisinha simples e o que importava era a atitude
MarcosMalmsteen
concordo contigo
ALF is back
eu não concordo com isso cara, tem gente que tem mais senso musical naturalmente, ou vc acha que qualquer um poderia fazer o que os grandes gênios musicais fizeram?

eltorto
Veterano
# dez/12
· votar


eduardodff

A muito tempo me fiz a mesma pergunta e pensava que talento não existia mais sim esforço, ao passar do tempo percebi que talento existe sim e o talento é tanto para compor como para copiar, os que não possue esse dom consegue copiar outros através de treino e esforço mais ainda sim quando aparece um talentoso esse copia muito mais facil e ainda improvisa algo em cima com qualidade superior a quem não tem o dom.

Para compreender melhor é só ver outros aspectos por exemplo se talento não existe porque só temos um Pelé, um Davinci e por ai vai, o fato é que determinadas pessoas nascem com o dom para determinadas tarefas acima da média e esses são os talentosos.

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


Aproveitando o encejo, essa foi minha última imitada. Sou feliz fazendo isso, so what?

http://www.facebook.com/photo.php?v=2610354034596

cafe_com_leite
Veterano
# dez/12
· votar


Esse tópico me inspirou a criar algo novo, to quase terminando, na verdade é um solo que eu fiz em cima de uma melodia. O engraçado que quando eu vou compor algo, não me passa pela cabeça nem um tipo de teoria, tudo vai saindo, ai depois tento achar uma escala que para fazer umas viradas, os fraseados vão saindo conforme eu ache que fique bom. Isso é bom ou ruim?

caiodorn
Veterano
# dez/12
· votar


Como diria o Malmsteen, "play with your ears".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talento para imitar x talento para improvisar ou criar