Vocês não enjoam de tocar "cover" ?

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# out/12


E ai galera do FCC....

A questão da galera com falta de identidade e dificuldade de achar seu timbre é uma questão que nem vou entrar...

Mas eu tocou a pouco tempo, somente 3 anos (2 anos guitarra), e somente no começo onde eu gostava muito do tocar cover, agora eu não aguento mais, todas as músicas são enjoativas, e por mais que eu procuro, é chato, eu gosto de ouvir, mas pegar a guitarra e tocar é mais dificil...

Acho que isso acontece pelo fato de ter muitas ideias e gostar muito mais de ficar criando do que tocando realmente, isso vale também para outros instrumentos, passando na linha de bateria que toquei 4 anos, até baixo e teclado que só encomodo....


Acontece ou aconteceu isso com alguem? É uma fase? Ou é inspiração para deixar de copiar e começar a criar?

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Cara tenho uma banda que já esta ativa a 4 anos, nosso repertório é de 80% cover e 20% próprio, e digo que não me canso de tocar cover não para falar a verdade eu gosto mais que de tocar as próprias, eu acho que é porque eu gosto muito e me sinto muito mais a vontade tocando covers! Acho que vai da pessoa!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


OverZakk
Velho raramento tocou alguma música propria com a banda, por que recem está no começo....

Mas a questão de tocar cover se sentir mais a vontade, ao menos para mim, é por já está com a música na cabeça. O cover só nos deixa mais a vontade quando não sentimos que nossa música está boa.

Mas falo de chegar em casa, e tentar tirar uma música, e nem ficar 30min com a guitarra, e já largar a musica de mão e começar a compor, e dai a criatividade está a mil, e não sai nada, e larga a guitarra e sai dar uma volta, vem para o FCC, ou net, ou sei lá... e quando volta, é dificil ter aquela vontade de tentar tirar uma música nova, e sempre as mesmas e composições, e o negocio que preciso tirar umas musicas novas, para a banda e para continuar crescendo na tecnica e etc.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Depende...se você têm muitas idéias e criatividade a necessidade de compor material próprio é muito grande e sobrepõe a de simplesmente tocar.

Mas isso é de cada um. Eu sempre fui muito mais compositor e arranjador do que músico. Nunca me dediquei tanto a disciplina de estudos e técnica, como a compor e fazer arranjos.

Contudo, uma dica, porque se perder em composição é a coisa mais fácil que existe.

Se você não estipular metas, prazos, objetivos para suas composições, não se organizar e disciplinar, acredite, você daqui um tempo terá inúmeras canções pela metade e incompletas.

Ficar com instrumento não esperando uma ideia genial cair do céu não te levará a lugar algum.

Composição e arranjos exigem muita dedicação.

Atom Heart Mother
Veterano
# out/12
· votar


começa a tocar cover de prog rock. uma noite pra tirar uma música inteira.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Realmente alguem que me entende, você caiu no ponto certo.

Mas isso é de cada um. Eu sempre fui muito mais compositor e arranjador do que músico. Nunca me dediquei tanto a disciplina de estudos e técnica, como a compor e fazer arranjos.

Minha alegria sempre é maior na hora de ficar criando que tentar tocar algo com a banda e tal, sempre fica melhor quando aquilo vem de mim.


Contudo, uma dica, porque se perder em composição é a coisa mais fácil que existe.
Se você não estipular metas, prazos, objetivos para suas composições, não se organizar e disciplinar, acredite, você daqui um tempo terá inúmeras canções pela metade e incompletas.
Cara isso é muito complicado, pois eu tenho muitas músicas que eu olho assim, poxa era para ser uma música Fod** demais, pelo o que tem na minha cabeça e quando ouço não passa de uma música mediocre.
Está questão de tentar sempre estár trabalhando encima da mesma música até ela ficar boa, ou como querermos, é muito complicado, ainda mais para mim, que fica dificil estar grando no estudio, e nao tem como gravar nada descente aqui em casa (isso que algo que tenho que dar um jeito) e também falta vontade de mexer nas letras que já tenho, dá muito trabalho.



Ficar com instrumento não esperando uma ideia genial cair do céu não te levará a lugar algum.
Composição e arranjos exigem muita dedicação.

Tem gente que realmente aparece uma ideia otima do nada, como já aconteceu comigo até na sala de aula, mas ela nunca se tornará uma música boa sem esforço e tempo encima dela....


Acho que minha maior dificuldade é ter que tirar algumas musicas e nao ter tempo para as minhas, e quando tenho tempo, falta vontade para trabalhar encima delas, e isso me deixa triste, por que as vezes estou fazendo um relatorio no trabalho e bate aquela vontade de pegar tal musica e mexer. =[

SpectrosGuitarman
Veterano
# out/12
· votar


é assim que se aumenta repertorio, se vc enjoa de uma, coloca outra ué

OverZakk
Veterano
# out/12
· votar


Bem vai de cada um, minha banda compõe musicas juntos, todos juntos, minhas composições são minhas que gosto de ter guardado caso aja uma oportunidade de expor elas, quanto a tirar cover, para eu é uma terapia, entender o que os grandes mestres estão fazendo, chegar em um solo que tu acha que é fácil dai toma um susto quando vai executar, mas como disse, vai da pessoa, eu também acho as composições da minha banda meio chatas, pode ser este o motivo pelo qual preferir covers!

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


eu queria saber compor pra pensar assim

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


SpectrosGuitarman

Mas é a falta de vontade de tirar musicas novas, e as velhas, toco como ja tinha tirado e de coisas que vão aparecendo de improvisos.

OverZakk
Gosto das minhas, o ruim é o tempo para trabalhar encima delas, e a banda não pegar junto e quando ouço, vejo que está muito longe do ideial e vindo musicas novas para tirar, fico neste dilema.


guizimm
Compor instrumental, vai de estudo, letra talvez também, mas a inspiração conta muito... Eu ao menos nunca estudei composição, e faço as minhas, não sei como seria alguem que nunca tinha composto uma musica e estudou e começou a compor.

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Não sei o que acontece comigo, velho. Eu não consigo compor nada além de alguns riffs. Fica só nisso. Acho que, ao contrário de você, não tenho nem um pouco de criatividade! hahahaha

cafe_com_leite
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Cara, essa parada de achar que a música não ficou do jeito que você queria é normal, é porque de tanto toca-la acaba enjoando e perdendo o brilho e a sensação que você sentia antes, isso não quer dizer que ela ficou ruim.
Eu começo a música, quando não vem mais ideias eu gravo e deixo elas de molho, dou um tempo, até que vem ideia pra termina-la, as vezes até acontece de juntar umas com as outras, tipo como uma se completa-se.
Acho que ao todo tenho umas 6 ou 7 melodias, só que todas sem letras =/

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
eu já até fiz algumas coisas, mas pra fazer num nível bom mesmo eu não sei, não é pra qualquer um

Jube
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Somos 2 então, quando sento para tirar música logo vem uma ideia na cabeça e eu acabo largando tudo pra compor a ideia. Acho muito mais gostoso colocar em pratica a criatividade e os estudos e fazer um som com a sua identidade.
Pena que meu "favela studio" é bem fraquinho, eu to segurando uma penca de coisas pra gravar umas demos quando passar de favela para home studio.

123nove
Veterano
# out/12
· votar


Na minha banda, só tocamos próprias. E estmaos com 10 musicas prontas, e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas em desenvolvimento..

stroudcastle
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Cara eu penso igual, odeio tocar cover, nem lembro a ultima musica que tirei completa, no máximo uns solos eu gosto de tirar, não sei se é bom ou ruim, mas prefiro músicas próprias.

Fandoderos
Veterano
# out/12
· votar


stroudcastle
haha'
eu jah prefiro pegar as bases e improvisar o solo... =d

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Na verdade sempre tive preguiça de ficar tirando músicas dos outros.
Como estudo é muito válido e de vez em quando dá uma vontade tirar uma ou outra música...

Mas nunca fui muito fã disso, agora muito menos e abomino cada vez mais bandas covers, rs. Um tributo 'de vez em nunca' até acho válido.
Minha banda faz um trabalho 100% autoral, estamos compondo no gás e fechando músicas novíssimas para nosso próximo show.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Compactuo com sua ideia Jeff.gomes e com o o Lelo Mig, tive bandas de covers, mas desde "criança" gosto de tocar músicas próprias.

Talvez porque eu não tenho tanta paciência pra tirar covers, talvez porque eu não tenha a técnica apurada, ou até mesmo porque eu não sei partituras.

Mas pelo menos no meu caso, o que me influenciou bastante foram meus irmãos, que tem banda também, e sempre focaram em músicas próprias e me incentivaram a seguir este caminho.

Quando toco covers tento colocar o meu "jeito", por exemplo, minha banda vai tocar em um Show a música "Porque A Gente é Assim" do Barão Vermelho, mas nesta música farei os riffs e solos com Slide, pra dar uma dinamizada.

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


mr.jackson
Cara, na questão de instrumental é bem mais facil que letra, isso na minha opnião obvio, porque é só ficar com a guitarra brincando, e isso colocando em pratica aquilo que estudamos sem seguir algum conceito, apenas deixar fluir o que vem dos dedos e as coisas vem. As vezes kkk'

cafe_com_leite
Isso é outra coisa louca també, compor algo e achar ficou foda, e ao tempo ver que precisa ser trabalhada... e dai nao ter ideia, realmente vejo que preciso ter um "home studio" nem que seja bem basicão mesmo.

guizimm

Se você gosta das musicas, então são boas...
Porque gosto é muito relativo.
Uma vez eu mostrei uma musica para minha namorada e ela disse que tava muito chata e tal, e ela 'sempre' elogia muito minhas coisas, mostrei para a galera e maior parte curtiram, está questão de compor, pode até desanimar se ir muito pela opnião de todos.

Jube
É legal tocar outras musicas, eu até tirei varias, mas nada é como tocar o que venho de nós, principalmente um solo...
Acho que só improvisando que vem aquele sentimento, ou tocando algo que venho de mim, tocando musicas covers, são raras que fazem eu sentir ela toda durante um bom tempo.
"favela studio" curti, eu tenho um tbm kkkk'

123nove
Cara isso é muito legal. Algo que tomei como lição e levo comigo, é somente gravar um CD quando tiver um publico legal, enquanto isso, gravar uma demo com umas 3 musicas, e ir divulgando as musicas durantes show e ir por ai tocando elas, no meio de um cover conhecido e somente lançar o CD quando realmente tiver a galera que curte e vai comprar, não sei como sua banda está, mas eu quero fazer isso, quando a minha banda ficar fechadinha, está meio bagunçado aqui.

stroudcastle
As vezes eu pensava como fosse algo ruim e tal...
Pois aquela coisa, poxa você nao tirou a musica igual velho, dai eu tirava a musica igual e depois aos poucos iria colando meu jeito nela.

Fandoderos
É uma ideia bem legal, solos mais chatos eu improviso mesmo =P

sr. das caravelas
Acho muito legal, quando dizer uma material pronto posta ai para curtimos.
Banda covers, de só covers é horrivel, sei lá, para um bando de robo executando musica, eu sempre vi assim, até acho legal ter algumas musicas no meio das proprias no meio do show, ainda mais quando a galera nao conhece nossas musicas.
Mas vivo uma epoca horrivel de vontade de compor e ando sem ideias, e quando vem as ideias vem tudo junto e fica dificil organizar e executar e gravar e fico louco e tem trabalho, e faculdade.
As vezes até penso em largar tudo e tentar a musica de vez. Mas daí acordo e espero fazer as coisas com calma.

bezerrabru
Eu sei muito pouco de partitura, estou muito afim de inicio do ano que vem deixar de comprar uns pedais novos, e entrar num instituto de musica, para estudar afundo harmonia e partitura.
Acho que é uma otima tirar covers para crescer, mas é complicado tirar tudo de ouvido, e nao sabendo muito de partitura.
A questão de meu jeito nas musicas, é pegado do guita e nao tem vez, e timbre nao fico tentando fazer igual, apenas um nivel de ganho parecido.

A vida é complicada galera, ainda mais quando não se tem tempo.
Como queria largar tudo e viver encima das minhas músicas, mas também queria uns músicos melhores ao meu lado, mas fico feliz em ver a banda crescer, e muito rapido. Aqui na minha cidade, são raras bandas que estão n mesmo nivel que a nossa, contando musico por musico, mas a galera não ajuda também e não se esforça. Parece que muitos não dão valor para a musica.


Pretento estudar mais musica sim, mas depois de ver que john mayer largou a faculdade para fazer musica e viver dela. Acredito que devemos sempre estar estudando, mas não ser escravo da teoria e tecnica e deixar nosso sentimento falar mais alto que isso, para podermos fazer musica de deixarmos de ser robos que executa um acorde/solo/riffs etc.

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
É, às vezes ! hahahaha
Mesmo assim, eu sinto bastante dificuldade.

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
Hahaha, engraçado que eu não tenho tanta dificuldade em escrever, mas no instrumental... normalmente faço bons riffs, idéias de harmônia etc. só que como Lelo e você comentaram, acho difícil 'deixar no ponto', parece que sempre falta algo para dar liga. É ai que entra estar em uma banda com química, em que o pessoal tem pensamentos próximos e sempre ajudam a desenvolver as idéias.

Minha banda tem material gravado sim, alguns vídeos fuleiros de câmera digital no youtoba (rs), só que foi tudo gravado caseiramente, embora tenha uma gravação (de uma das minhas músicas preferidas) que está até razoável. E esse trabalho foi feito quando eu ainda não estava na banda; nossa idéia agora é comprar uma placa de áudio e ir aprendendo a mexer e pegar as manhas de gravação para início do ano que vem tentar começar a gravar o cd à vera.

Se quiser dá para postar alguns links aqui, se não for desvirtuar...

sr. das caravelas
Veterano
# out/12
· votar


Sobre bandas cover, até tento respeitar e tal, mas os caras estão fazendo eu sentir ódio disso, namoral, hahaha!
Sai cover de tudo bicho, enquanto gente se esforça pra caralho para fazer um trabalho autoral nego fica gozando com o pau dos outros, e o pior, que show dessas pragas lota.

Mas devo admitir que o melhor show que fiz com minha banda foi quando teve junto com cover de Ironbicha, eles tocaram antes de nós daí lotou a bagaça do pessoal chupeta, o show foi irado hahaha!
O vocalista dessa cover foi à carater Bicha Dickson, e ainda levou uma bandeira do Brasil para ficar sacudindo no palco gritando, kkkkkkkkk.
A outra diz que faz tributo ao Metallica mas deve fazer mais shows que a própria banda, e o cara tentando ser o James no palco, tsc tsc tsc.
A outra faz cover de Amon Amarth e fica no facebook com os dizeres "Hail irmão, venham apoiar o vicking metal brasileiro" hahaha.
A situação está crítica...

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


mr.jackson
Estudar mais, pode resolver, quem quer crescer e ser alguem, nunca pode deixar de estudar, nunca vamos saber tudo, então qualquer coisa nova, pode virar uma ideia na musica, feita de nossa forma.

sr. das caravelas
As vezes é realmente a questão da quimica da banda, o estilo da banda para aquela musica, o timbre de algo, que seja da guitarra, ou da voz do cantor.. Deixar a musica no ponto de gravação é algo que leva um tempo e requer uma experiencia, eu tento deixar como eu quero, e mais proximo do ideal, mas eu não vou gravar o CD da banda sem antes passar por algum produtor de nome e tal. Mas a questão nem é deixar para gravar o cd da banda e sim como deixar no jeito que queremos para mostrar a alguem.
As vezes para isso tem que ter coisas que eu não tenho, e sim como buscar, mas falta tempo ou dinheiro ou qualquer coisa. Mas desculpas, nunca são validas, pois quem quer, faz.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Tive algumas vantagens em meu tempo ativo como músico, quando tocava profissionalmente direto.

Minha banda era de trabalho autoral, e batalhavamos nosso espaço nos mesmos puteiros onde circularam quase todo mundo que veio estourar no cenário Rock Brazuca 80... conheci muita gente dessa leva.

Mas, paralelamente, eramos fixos num bar, fixos da casa, com média de 6 entradas madrugada à dentro, as sextas, sábados e domingos.

Então, tínhamos uma série MPB, outra Rock BR, outra Rock Inter, e entre isso variações com algum Jazz, Bossa, Blues e etc.

Só que com muita liberdade, nunca fiz cover "igualzinho" ao original. Tudo era com arranjos próprios, muita improvisação, muita liberdade interpretativa.

Foi muito bom, porque tive a oportunidade de aprender muito, de vários estilos, sem ter que fazer "cópia"... os bares nessa época em Sampa eram lotados e haviam vários com boa música.

Creio que hoje em dia a coisa anda meio diferente...

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Cara experiencia conta muito. Muito legal sua expeciencia, eu queria ter uma experiencia de gravar em estudio, mas nao do cara dizer, está aqui a partitura e crie o timbre e sim, poxa eu tenho isso e como vamos fazer?

Eu espero conseguir montar a banda e trabalhar encima do que temos e aos poucos ganharmos espaço e quando estivermos confiantes depois de uma tempo, gravar um CD.

Mas a banda é de uma gurizada na base de 19-22 anos e o batera tem 17 anos... E não se tem uma idade boa para gravar um CD, ou começar largar tudo para viver da musica. mas nao quero esperar muito nao srsrsrs

Mas se não der certo, tipo minha vida como musica na banda nao der certo, confesso que nao seria tão feliz assim por ver alguem gravando minhas musicas, algumas sim nao vou ficar com todas para mim. Mas parece que tem umas que tem a ver com minha vida, e meu sentimento está tão forte nela que tem que ser uma banda que estou que tem que gravar... e este sentimento está tão forte em mim, que é dificil viver de outra coisa, e nem musico de uma cantor e ficar sendo executador;

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Vocês não enjoam de tocar "cover" ?

não, e não vejo problema em manter as duas coisas
nada impede alguém de ter suas ideias e de tocar as ideias dos outros
somente saber onde tocar cada uma delas

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


fernando tecladista
Talvez deveria ter posto:
Vocês não enjoam de "somente" tocar "cover" ?

As vezes é legal ficar tocando uma musica que curtimos, mas somente tocar ao inves de criar, nao consigo fazer isso.

fernando tecladista
Veterano
# out/12
· votar


Jeff.gomes
tendi
se a pessoa tem uma tendencia natural para isso ela parte para esse caminho e será feliz
outras se realizam contemplando o que já foi criado em conseguir tocar igual aquele riff e de chegar no timbre que agradou os ouvidos deles (e do resto do mundo)

o foda da coisa são pessoas que não tem ideias
ficam pressionadas a terem suas músicas porque só assim acham que seram músicos de sucesso, então se ouve cada coisa cabeluda
este seria muito mais feliz se o cara escolhesse um caminho de músico de apoio de alguma dupla "zé & ruela"

Ramon Ibanez
Veterano
# out/12
· votar


Conheço bandas que tocam cover especifico há pelo menos 10 anos, acho isso um exagero, e o cara não tem um disco e ainda se gaba por ter publico, o engraçado é que o público não é dele,...
Acho que mora um grande perigo nessa história, pois é comodo encher uma casa com músicas batidas, e desistir de ser alguém e se tornar uma cópia...
Acho que você DEVE aprender todas as musicas que gosta, mas no intuito de superar essas composições, mas sempre analise o que você está tocando...

Enfim, eu espero sempre poder ouvir música nova, hoje, nunca gasto meu dinheiro pra ir num bar ver o "Ciclano Cover" mas sempre que posso vejo uma banda autoral, muitas vezes de estilos que nem sou muito chegado, sempre se pode ter uma ideia nova...
Nos E.U.A. é inaceitável uma banda cover, lá são raras, e os tributos acontecem com contexto, comemorando algo e tal, o palco é sempre pras bandas autorais, aqui acontece, pela carência do publico de ver os originais e se contentam com os "travestis".
Apoiem o autoral, compartilhem, ouça e opinem, e sempre que possível vá prestigiar ao vivo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vocês não enjoam de tocar "cover" ?