Fender com pouco som!

Autor Mensagem
Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


TatoPetry
Ótimo site! Vou ler tudo!

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Recomendo ler todas as matérias do blog, tem muita coisa boa.
Mas essa dos capacitores em específico acho que pode resolver seu problema, além do que é algo muito fácil e barato de se fazer é só ter um ferro de solta e paciêcia para testar diferentes capacitores até achar o som que você quer.
Enfim, posta os resultados depois se você tentar.

PS: Da uma olhada no video, é quase imperceptível mas eu achei que os capacitores PIO deixam o som bem mais orgânico, parece que o som vem mais pra fora. Vou ver se troco os da minha tele por PIO.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


TatoPetry

Senti a mesma sensação com os PIO. Onde acho esses para comprar? Realmente o site é de grande valia!

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Eu dei uma pesquisada e parece que a melhor opção é e-bay.
Testa com capacitores cerâmicos e quando achar o valor que te agrada compra um pio naquele valor, acho a melhor opção.

Drinho
Veterano
# nov/12
· votar


MusicDan

nada tio isso é uma strato e das bravas

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Postei um video com a guitarra para a análise de vcs. Só guitarra limpa, com o amp com agudo 4, médio 5, grave 8 e chave de brilho ligada. A sensação que tenho é que o brilho e ataque das notas primas é um e dos bordões é outro, bem mais abafado, sem ataque, meio "morto", como se a chave de tom estivesse no 10 nas primas e no 4 nos bordões. Cordas novas, trocadas semana passada. E aí, camaradas?

Denis Guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Bom, se você testou tudo, parte elétrica, amps, efeitos, etc... e tá tudo em cima acho que o som da tua guitarra é esse mesmo. Se você não curte acho melhor trocar de instrumento. Pra mim tá soando normal no video que você gravou, não notei o som fechado dos bordões, só percebi o som mais baixo em um das posições da chave seletora. Tente levar de volta pro luthier e experimente ligações diferentes de captadores. Se mesmo assim não rolar mude de guitarra.

Sub_Zero
Veterano
# nov/12
· votar


Rapaz, vi seu vídeo e, pelo que pude perceber nele (se for considerar só o vídeo) concordo contigo, me parece realmente que está soando abafado. Esses fat 50, segundo relatos, tem graves mais fortes e o som mais "aveludado" que os outros pickups fender. Qual a madeira da sua guitarra? Se for basswood, segundo relatos da internet (e não minha experiência no assunto) também é uma madeira que nas stratos, tende a dar um timbre mais fechado que nas stratos de alder/ash. Isso não é uma desvantagem, já ouvi várias gravações com Fender Japan de basswood cujo timbre era fenomenal, inclusive uma pertence ao Ogner aqui do fórum.
Se você não conseguir achar nada de errado na parte elétrica ou no restante do seu equip, o ideal seria testar outros caps, tenho uma strato Music Maker com Fender 57/62 e soa muitoooo legal, bem aberta. Se vc tiver um colega com outro set de qualidade, teste nela pra ver como fica. Na minha opinião (baseada em algumas horas de leitura), se não houver nenhum problema elétrico na guitarra ou no seu set, pode ser que o "casamento" das características sonoras da madeira + caracteríscas predominantes do timbre dos captadores podem ter deixado o timbre da sua guitarra mais fechado.
Espero ter ajudado, e se eu falei alguma besteira sintam-se a vontade pra corrigir, não ando tendo muito tempo pra acompanhar o fórum.
Até +

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Opa, velho!
Ouvi esse som ae. Achei levemente estranho tb os bordoes mais "mudos". Qual amp vc usou nessa gravação? Essas cordas são 0,010?

Eu tentaria mudar a altura dos caps, empírico mesmo. Ir mexendo e e ouvindo.
é normal eles ficarem "tortos" pra compensar volume ou "exaltar" alguma frequência que vc goste mais em determinado cap.

Eu costumo deixar meus caps bem baixos.

Nos bordões sabe oq eu mexeria tb? na distancia do Saddles...Aqueles milimetros ali, pra frente ou pra tras, alem de ajuste da entonação mudam bastante a pegada, som!

o/

elciosouza
Veterano
# nov/12
· votar


é altura de captadores...quando eu mudei os caps da minha guitarra para Noiseless fiz o que eu costumava fazer....caps ALTO quase próximos a corda. dava um som estranho, meio desafinado e parecia que tinha efeito...como a sua. experimenta quase colar os caps e subi-los aos poucos e depois diz como ficou, e claro....tire um tempo e tenha paciência. quando a guitarra tá realmente clean e soa como se tivesse com efeito, é a ação dos imãs...dá esse sonzin estranho.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Sub_Zero
ogner
elciosouza

Obrigado pelas dicas! Já testei bastente mesmo a altura dos caps, mas vou continuar tentando. Já pensei em outra coisa: em pedir para desmontar e remontar a ponte, às vezes penso que, se ela estiver mal colocada, pode estar matandoo som dos bordões. Agora estou usando 0.9 (coloquei na guita por engano...) mas sempre usei .10. Se é basswood não sei, mas a guitarra é pesada... E, até onde sei, basswood é levinho....

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Se é pesada, pode ser ash... mas o ash tem os graves bem evidentes.
Senti que realmente os bordões estão soando mais aveludados, acho que a ideia do colega é valida, experimenta testar outro captador. Tem ainda a ideia dos capacitores que dei. Pode tentar reparafusar o braço, li em algum lugar que isso afeta no estalado das fender.

Enfim, boa sorte.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


TatoPetry
Vou tentar achar outro jogo de caps para testar, mas, mesmo assim, qual é o sentido de um mesmo captador soar brilhante numa corda e opaco em outra?

elciosouza
Veterano
# nov/12
· votar


ou isso foi a instalação dos caps, ou realmente é a altura dos caps...

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Cara eu tava vendo uma entrevista acho que foi do TORAO a uma fabrica de guitarras que fabrica as guitarras baianas e eles comentaram que quando eles começaram a fabricar os caps proprios tiveram problemas pq a corda E mais aguda ficava muda, parece que o cap não chegava a captar certa frequência que essa corda emitia. As vezes Esse cap não capta as frequências que fariam essa corda soar mais brilhante... Ou eu posso estar falando um monte de m... mas, se é uma possibilidade de resolver seu problema me vejo na obrigação de pelo menos tentar ajudar.
Se eu estiver errado, fiquem a vontade pra corrigir... seu apenas um curioso nesses assuntos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender com pouco som!