Fender com pouco som!

Autor Mensagem
Philsp
Veterano
# nov/12


Olá a todos! Tenho uma fender stratocaster crafted in japan, troquei os caps que vieram por um trio de fat 50's. De uns tempos pra cá, tenho achado o som da guitarra sem brilho, fechado, como se ela tivesse soando 20% do que poderia soar. É como se o som não viesse. Já enchi muto o saco de meu luthier! Ouço o som "fender dela" ainda, o timbre é bacana, tenho um camarada que instiste que ela tá com um puta som, mas ainda acho o som fechado, como se algo estivesse bloqueado o som dela. Não é cabo, pois com outras guitarras no meu set o som que espero dela vem. O que pode ser? Grato a todos pela atenção!

Denis Guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Deixe eu ver se entendi. Você instalou os captadores novos, o som ficou bom e depois mudou? Ou você mudou os captadores e aos poucos está percebendo que a instalação parece ter sido mal feita?

Preciso entender isso pra poder opinar. Precisamos definir se o problema é da instalação ou decorrente do uso, fadiga de equipamento, etc...

Leomju
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Amigão... grava o som dessa guita pra gente ter uma idéia do que tá acontecendo!
20% realmente é bem pouco...

SteveRayMorse
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp

Sempre foi assim? Ou pra vc foi tipo...perdendo a graça? Ou mesmo ficando ruim com o tempo...de repente o Cap ta pifando...ou tu ta insatisfeito mesmo. Bota os outros originais pra comparar.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Vou postar sons dela, perae....

Hitman
Veterano
# nov/12
· votar


20%
entao ela viro uma tonante?

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Enquanto não consigo gravar algo decente com ela sozinha, ouçam isso, o que acham do timbre?

http://www.youtube.com/watch?v=KN3SOabKymo

ogner
Veterano
# nov/12 · Editado por: ogner
· votar


Philsp
Pelo video nao achei nada demais no timbre da guitarra. Pelo menos oq estou ouvindo pelo video!

o/

EDIT: Essa guitarra do video é a em questão?

lipe_2104
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp

Cara a característica da guitarra em si, pareceu estar ali. Pelo menos pra mim.
Mas se vc acha que está faltando brilho, o que você está usando no setup? Pedais? Pedaleira? Quais cabos?

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


ogner
O motivo de eu por esse video foi só por não ter ainda um audio só da guitarra para postar, e ter uma introdução com guitarra "limpa". Talvez o fato de vc não ahar nada demais no som seja exatamente meu problema: o do som dela não chegar como eu queria que chegasse.
lipe_2104
Sim, vc tem razão, como eu sinto, o timbre fender está lá, é possivel ouvir. Mas é como se ele chegasse com consistencia faltando. Cara, tem muitos pedais aí. Mas, mesmo só a guitarra no amp, sinto essa falta de som.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Saquei. Mas qual amp vc ta usando nesse som do video?
Essa Crafted é alguma Reissue Japan?

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


ogner
Estou usando uma reissue 54. Cara, é um fender valvulado de um falante, mas não lembro qual é, só sei que não é um hor rod deluxe, parece com um twin reverb, mas com um falante.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Pô, velho guitarrão! Tenho uma MIJ Reissue 57 a 50th...
Os Fat tem ate saída baixa (K), de 6 a 6.3(K), mas da o som bem caracteristico de strat Fender.
Cara, se não for paranoia sua, hehehe, pode ser o circuito, alguma coisa mal feita, mal soldada, ou os pots tb. Essa guita é velha né? Os pots são originais ainda? Como esta a elétrica dela?

Denis Guitar
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Cara, a cadeia que forma o timbre é enorme, vai dos teus dedos e palheta até o ambiente, passando por cabos, parte elétrica, madeira, captadores, pedais, energia elétrica, amplificador, válvulas, falantes, posicionamento no palco, acústica, etc... E a "corda" arrebenta sempre no ponto mais fraco.

Primeiro verifique tudo que carrega e transforma o sinal da tua guitarra pra ver se não existe algum problema pontual.
Não esqueça de verificar o estado dos trastes, da regulagem do braço, altura das cordas, etc... Como tá o som da guitarra?

Segundo, elimine tudo que fica entre a tua guitarra, cabo e o amplificador. Tire os efeitos, preamps, etc... da equação. Como tá o som da guitarra?

Terceiro, mude os amplificadores e cabos. Como tá o som da guitarra?

Se persistir tenho algumas teorias:

1 - É o timbre que teu equipamento oferece, solução, troque de equipamento.

2 - Captadores e parte elétrica montados errados. Existem vários diagramas na internet. Abra a tua guitarra e verifique o que foi feito. Solução, troque de luthier.

3 - Regulagem errada no equipamento. Solução, saia da zona de conforto e teste timbres bem diferentes do que está acostumado.

Ouvindo o som da tua guitarra não achei o timbre ruím. Ele tá um pouco estalado demais, tem muito médio agudo, falta um pouco de sustain e corpo grave. Claro, não é o timbre do David Gilmour mas tá mais proximo de bom do que de ruím.

Tenho ainda algumas perguntas...

- Qual a altura que você usa as cordas? Geralmente quando usadas muito baixas o timbre perde corpo grave e soa médio agudo, como estou escutando no teu video.

- Qual o teu amplificador?

- O que você usa pra drive?

ROo
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Nossa, tenho uma guitarra idêntica, CIJ também, '54 mesma cor, pena que estou vendendo por problemas financeiros :/

Cara, eu acho o som dela meio fechado também, lógicamente não coloquei os caps em questão, mas sempre achei que tinha um som fechado, sem aquele "quak" de strato. Tanto que usava ela pra tocar Black Sabbath em C# e funcionava bem (surpreendentemente bem).
Eu só não entendi se você começou a sentir que ela estava sem brilho com o passar do tempo, ou seja, o som dela foi piorando, ou se ela desde a troca é assim.

Drinho
Veterano
# nov/12 · Editado por: Drinho
· votar


Philsp

rapaz, estranho, esse seu equipamento é show de bola....

vou dar uma imaginada aqui depois eu volto com um palpite....

antes de mais nada você tem certeza que a culpa não é sua? a questão da mão é importante.... ou o som tem tido piora mesmo com o passar do tempo?

difícil dizer, tem que dar uma referencia do som que você busca, pra ver o que pode ou poderia estar errado no equipamento....

por exemplo para o meu gosto um bom som de strato é algo similar a isto:



elchapa
Veterano
# nov/12
· votar


cara, a minha fender tem esses caps

Nnca vi nada de errado neles, eu acho um puta timbrao, muito estranho

c nao eh nóia sua, é regulagem errada haha

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Denis Guitar
Tudo que vc falou eu sei, e já testei, menos a revisão da parte elétrica. Meu luthier é muito bom, apenas anda meio ocupado demais para se debruçar na guita. Vc está ouvindo um som medio agudo pelo seguinte motivo: como eu sentia a guitarra sem brilho, opaca, compensava aumentando isso no amp, para ela soar mais "strato". Como já falei, já pluguei ela limpa, em varios amps em com varios tipos de cabos diferentes, e a sensação persiste. Não é que eu não goste do som dela, acho muito bom, mas sinto que ela não "desabroxou". Tenho um camarada, que é um exelente guitarrista (o Alexandre Spiga) que adora o som dela. Uso as cordas relativamente altas, pois o radio da escala de da reissue não permite regulagens baixas de cordas. Ah, e timbrar como o Mestre, só sendo o Mestre...
ROo
Não sei, estou entre "o som foi escurecendo aos poucos" e "começei a ter referencias de strato para um som mais aberto e senti que a minha não correspondia".
Drinho
Ouvindo o video que vc postou, é isso que eu chamo de "som de strato fender"! É estalado, agudo, mas vem com corpo e com um grave que não embola, ou seja, é um som "aberto". Sinto que minha guitarra tinha que soar assim.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Quem daqui é de sampa e estará desocupado no dia 10 de novembro?

Drinho
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp

eu sou de sp... vai tocar em algum lugar?

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Drinho
Vou tocar com minha banda cover do floyd no Gillan's Inn, na Rua Caio Prado, no centro. Se vc fosse, poderia ouvir o som da guitarra limpa ao vivo, alem de ouvir um floydzinho, né? hehehehe

Drinho
Veterano
# nov/12 · Editado por: Drinho
· votar


Philsp

legal, eu costumo ir bastante pra são paulo de fim de semana pra ver uns shows, na verdade não sou de são paulo, sou de santo andré.... vo ve se apareço sim....

velho mas complicado, nem abrindo o amplificador melhora alguma coisa? porque uma boa fender num amplificador bom da fender é esse som monstro ai num tem segredo...

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Drinho
Meu amp mesmo é um jet sound giannini 1968. É um puta som! Gosto do som dela nele, mas ainda sinto algo cobrindo o som dela.

Drinho
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp

ah cara, é uma guitarra de valor, a nao ser que você troque por outra que te agrade mais....

Slashe10
Veterano
# nov/12
· votar


Cara na minha opinião sua guitarra e show de bola,eu acho que vc esta configurando os pedais ou o amp errado.

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


Puxa, só vou ter como mandar um audio na quarta.... Minha guita tá num estudio.

MusicDan
Veterano
# nov/12 · Editado por: MusicDan
· votar


Troque a marca da corda, compre Monster Cables, diminua os pedais, regule adequadamente o ampli.
Se isso não funcionar, compre uma Fender Americana...

Agora uma dica muito séria, não leve na brincadeira... Procure um médico otorrino e faça exames de audição, de repente sua audição pode estar diminuindo... isso acontece com as pessoas sem elas perceberem, abraço

Drinho,
na boa , mas acho que esse timbre é de tele, não é não...

Philsp
Veterano
# nov/12
· votar


MusicDan
Como já falei, já testei a guitarra em vários amps, com vários cabos, com peladeiras digitais e analógicas, comparando-a com outras fenders simultaneamente. Sobre o otorrino, claro que levo a sério, acho seu conselho exelente. Sobre comprar uma americana, já cogitei várias vezes, mas estou sem dindin. Antes de juntar grana para comprar uma americana, quero ter certeza de que não tenho como melhorar essa, saca? Ah, sobre o video do Drinho, no começo do video, quando ele começa a tocar, ouve-se claramente o som da mistura de captadores braço+meio, coisa de strato. Sim, há teles com 3 caps, mas acho bem mais provável ser strato.

Hitman
Veterano
# nov/12
· votar


MusicDan
compre Monster Cables

Cara, na moral... monster nao tem fama boa fora do brasil

TatoPetry
Veterano
# nov/12
· votar


Philsp
Cara quais são os valores dos seus Potenciômetros?
Ja experimentou testar alguns capacitores diferentes nos pots da guitarra?
Cara se possível dê uma lida aqui, não domino bem o assunto mas talvez vc possa usar isso de ferramenta pra resolver seu problema.
http://www.guitarra99.blogspot.com.br/2011/05/capacitores.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender com pouco som!