Estudando música - Que tipo de estudante você é?

Autor Mensagem
starling_music
Veterano
# out/12


Não existe nenhum estudo formal, não que eu saiba, sobre tipo de estudantes, mas eu faço a minha conjectura baseado na minha experiência ensinando música há quase 20 anos.

Eu separo os estudantes em 3 tipos.

1) Estudante mimado: É daquele tipo que não quer pensar nem se esforçar, ele quer aprender com o mínimo de sacrifício. Tudo basicamente tem que vir pronto, melhor dizendo, tem que cair do céu no colo. É o tipo de cara que na escola a professora mandar ler o livro e o cara lê o resumo de 2 folhas na internet.

2) Estudante estressado: É do tipo que quer aprender, tem interesse mas
não tem muita paciência para esperar resultados.

3) Estudante desbravador: É o tipo que quer aprender, tem curiosidade em ir além daquilo que lhe é entregue, enfim, é do tipo que não se acomoda nem fica esperando as coisas caírem do céu.

Independente do seu talento, sem estudo as chances de você alcançar um alto nível de musicalidade é muito pequeno, assim como em todas as áreas da vida.

Não cofunda aqui fama com altas habilidades e também não confunda que, para ser um grande músico, você precise ir a uma escola e ter um ensino formal. O grande músico, sem dúvida, pagou um alto preço estudando, seja lá qual tenha sido a sua forma de estudar. O que as pessoas precisam ter em mente é que grandes músicos certamente foram estudantes desbravadores.

Recentemente, uma pessoa interessada em comprar o meu curso de vídeo aulas perguntou: “Estudando o seu material em quanto tempo eu levaria para te superar? Pois gosto de mestres que ajudam o discípulo a superar o mestre”.

Parece engraçado, mas tem muitas pessoas que tem seu foco no tocar melhor do que o outro e não ser hoje apenas melhor do que ontem.

Se você é um estudante desbravador você vai buscar tirar o máximo daquilo que você tem em mãos, até por isso, eu sempre aconselho a apenas avançar em determinado assunto depois que elas possuem um domínio significativo da matéria, pois se não, o conceito logo bate asas e some.

Estudantes mimados em poucos minutos se cansam, não se dão uma chance real de aprendizado. Se demora um pouco para entrar na caixola, então logo deixa tudo de lado e vai tentar buscar o resumo pronto na internet aprendendo, dessa forma, superficialmente sobre o assunto.

Em contra partida, estudantes estressados estão querendo tanta coisa ao mesmo tempo que acabam tendo um “coma alcoólico musical”.
Infelizmente hoje vivemos numa sociedade tão acelerada que estudantes desbravadores estão em falta. A internet fez com que o mundo girasse muito mais rápido e nós não estávamos psicologicamente preparadas para tanta facilidade e rapidez.

Hoje ficou tudo muito superficial, as pessoas não querem ir fundo em nada, seja em relacionamentos ou no aprendizado. As pessoas não fazem ideia de como isso é prejudicial, pois ainda é algo relativamente novo, mas a impressão que eu tenho é que logo as pessoas terão um colapso coletivo, pois individualmente isso já tem ocorrido através de depressão, estafa, síndromes de burnout e etc.

Nos últimos 10 anos não temos visto grandes músicos surgindo na mesma proporção da facilidade com que as coisas são expostas.
Não adianta, não é o montante de coisas que você tem em mãos que vai te ajudar a ser um músico melhor. 50 livros não serão lidos em 1 mês, o conteúdo de 5 anos de faculdade não será assimilado em 6 meses. É mentira da propaganda, ninguém aprende inglês fluente em 1 ano.

Grandes músicos foram formados porque ficaram horas explorando aquela mesma coisinhas pequenininhas, até que, depois de um tempo, um punhado de coisas pequeninas se tornaram um conteúdo significativo na sua vida musical.

Eu me tornei uma pessoa organizada com o tempo e tento ser o mais sistemático e direto na minha maneira de ensinar, sempre quero deixar claro para o aluno o que ele precisa praticar e tocar, mas eu não posso praticar por ele, eu não posso questionar por ele e nem posso andar por ele a caminhada.

Meu desejo é que você realmente possa fazer proveito dessa grande dádiva na vida que é aprender, aliás, o saber não ocupa espaço.

Deus te abençoe.

Mateus Starling.


fonte:
http://www.mateusstarling.com.br/pt/blog/161-estudando-musica-que-tipo -de-estudante-voce-e

Fandoderos
Veterano
# out/12
· votar


ótimo texto...

Jube
Veterano
# out/12 · Editado por: Jube
· votar


Eu acho que esse lance tem a ver com a nova geração fast food, onde basicamente precisou, googlou. Essa globalização da informação nos afeta seriamente. A competitividade também atrapalha de certo modo. Antes você fazia sua graduação e tinha um grande espaço no mercado por exemplo, daria para aproveitar muito melhor para se aprofundar na mesma, hoje é só mais uma linha no seu currículo.

Uso a minha formação como exemplo: Trabalhar e faculdade, mas é preciso ir além e ter inglês, certificação Itil, cobit, microsoft, oracle, etc e dominar bem as ferramentas. Isso inevitavelmente causa uma bomba de informações que não serão processadas como deveriam, pois é necessário ter todas elas pra ontém, você acaba correndo atrás da informação momentanea( vulgo google ), uso a formação da minha área para ilustrar o exemplo, mas isso é de modo geral.

Na música é assim também, você é bombardeado por centenas de assuntos que vão desde a aprender seu instrumento até a gravar, sem contar que você precisa de um repertório, um imenso repertório e como já estamos todos acostumados a ter a resposta googlada depois de ler 2 linhas em um blog, acabamos todos mimados e querendo tocar bem rápido.

E eu sem medo de ser feliz, me encaixo entre estressado e desbravador. Não sou inteligente, mas sou um burro esforçado.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Fandoderos Muito obrigado.
Jube Isso mesmo, eu ja escrevi mais especificamente sobre isso em outro post do meu blog, mas possivelmente você nasceu sem internet e pegou essa transição toda.
Muito boa a sua reflexão e contribuição

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


muito legal esse texto
eu acho que eu não me encaixo nesses 3 perfis, eu tenho um pouco de cada, meu apredizado musical no começo foi meio confuso

123nove
Veterano
# out/12
· votar


Sou desbravador!

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


guizimm Obrigado, na verdade esse é apenas o meu ponto de vista sobre o assunto, devem existir varias outras subdivões dentro desses 3 grupos e com certeza grupos diferentes.

123nove :-)

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
to ligado, cada um tem seu perfil, vc resumiu bem o jeito de cada um

Filippo14
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
grande texto, concordo totalmente, só espero que eu seja um desbravador hahahaa

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Filippo14 Obrigado irmão, so depende de vc, abs e paz.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


O problema maior foi essa cultura do:

"Emagreça comendo"
"Aprenda alemão dormindo"
"Fique rico jogando Fazendinha do Orkut"

A galera acredita nessas coisas, ou finge que acredita......

Parabéns pelo texto!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Otimo texto mano.

Talvez seja o mimado =P
Tenho dificuldade de ficar estudando alguma coisa, sempre que vou estudar, passo no maximo 1 hora e começo a tocar algo, ou até mesmo a compor.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig Muito bom irmão, bela analogia, obrigado.

Jeff.gomes Rapaz, o irmão mais novo de minha esposa estuda ouvidno musica com fone e com a tv ligada, a galera quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
Quer estudar desliga tudo e se concentra.

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Ótimo texto.

Jube
Pois é, tbm sou da TI e é assim que a banda toca mesmo, somos massacrados com informações diariamente, temos que absorver td rapidamente, pq daqui a pouco tem algo novo na parada...
Certificação foi a pior coisa que inventaram na nossa área... :S



Eu sou o aluno esforçado, fico tentando, tentando, as vezes não enxergo umas coisas que deveria e assim vai...rs...xD

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Eu sou do tipo estudante vagabundo: Até tenho vontade de estudar, de aprender mais, de praticar...mas chega na hora, não faço merda nenhuma, e fico de vagabundagem. Mas apesar disso eu tenho plena convicção de que nada vai cair do céu, e se eu não me esforçar já era.

Meu grande problema é que na maioria das vezes eu não tenho foco, e o mais triste que isso não se aplica apenas ao estudo de música. Eu sou um desfocado, hehehehe. Já fiz de tudo, peguei aulas particulares, comprei métodos, baixei material na internet, e nada adiantou muita coisa.

Alguém aí por favor poderia me dar um esporro, mandar eu tomar vergonha na cara e ir estudar mais e melhor, por gentileza? Mas sejam bem enfáticos!!!

P.S.: Ahn eu não penso em desistir não, pois apesar de tudo eu gosto muito de tocar guitarra.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

Grande Matheus... os tipos de estudante que você aborda são uma classificação dentro do universo advindo da sua experiência como professor.... e é por aí mesmo, apesar de existirem outras subdivisões, como você mesmo disse acima.

Já a questão da superficialidade é uma realidade perceptível para todos nós, que de alguma maneira dedicamos algum tempo para reflexão.

Outros tópicos aqui no FCC já abordaram essa questão com extrema competência.... que eu me lembre, teve um com uma entrevista do Faíska (vídeo), um outro tópico sobre "audição de qualidade", e por aí vai....

Mas é uma realidade dos tempos atuais, e para algumas pessoas (como eu), que não tiveram esse "condicionamento" desde cedo parece que tudo vai ruir mais dia menos dia, pois temos a impressão que esse ritmo não se sustenta.

Mas isso pode ser apenas uma impressão nossa, pois vejo gente muito à vontade com essa forma de viver.... e mesmo que para nós, a qualidade da produção artística (música, dança, literatura, pintura. etc...) esteja decaindo a olhos vistos, isso não passa de um deja vú, afinal, meus pais falavam a mesma coisa para mim 30 anos atrás....

Juh_Cruz
Veterano
# out/12
· votar


Nossa.. excelente texto.. me vi no Estudante mimado e estressado.. que tapa na cara =(

renatocaster
cara.. somos dois =(

ciberon5
Veterano
# out/12
· votar


Que tipo de estudante você é?

Eu sou do tipo teimoso. O cara chega pra mim e diz: "vc não vai conseguir fazer isso"... Eu pago pra ver; vou e tento assim mesmo, nem que seja pra quebrar a cara. Mas no fim das conta eu acabo apredendo alguma coisa e sempre saio no lucro.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


clebergf Valeu irmão, vc é um estudante esforçado, creio que vc so não estuda mais por falta de tempo mesmo mas esta no caminho certo como tenho observado nas nossas aulas.

renatocaster Pois irmão. Eu estive num colegio muito diciplinador aqui do Rio fazendo uma visita chamado São Bento e a coordenadora estava me falando como as crianças são mais inquietas do que quando ela começar a trabalhar na escola a 20 anos atrás. Hoje as crianças chegam do recreio ou de casa e precisam de uns 10 minutos para se acalmarem. Tudo isso é fruto daquilo que criamos como vida ideal, todo mundo fazendo dezena de coisas a mesmo tempo.

Jinkxs Valeu parceiro. A proposito, o texto que você se refere "audição de qualidade" foi escrito por mim e eu falo em partes sobre alguns desses aspectos.
Apesar de todas as gerações se compararem com as anteriores, hoje vemos o numero de doenças psicosomaticas e doenças ligadas a estafa e depressão crescendo e se deve exatamente a esse nível de pressão que a sociedade tem vivido.

Juh_Cruz rs...Obrigado, mas vc querendo tudo pode mudar. Começa desligando tudo que esta conectando em alguma coisa e fica so vc e a sua guitarra por um tempo.

ciberon5 Creio que a teimosia é em certo grau um indício de desbravamento.

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Bélo post, Mateus!!
Tá com tudo heim, irmão!
Sempre colaborando com a gente aqui! ;)
Valeu, cara!

condor guitar
Veterano
# out/12 · Editado por: condor guitar
· votar


Eu sou do tipo estudante vagabundo: Até tenho vontade de estudar, de aprender mais, de praticar...mas chega na hora, não faço merda nenhuma, e fico de vagabundagem. Mas apesar disso eu tenho plena convicção de que nada vai cair do céu, e se eu não me esforçar já era.

Meu grande problema é que na maioria das vezes eu não tenho foco, e o mais triste que isso não se aplica apenas ao estudo de música. Eu sou um desfocado, hehehehe. Já fiz de tudo, peguei aulas particulares, comprei métodos, baixei material na internet, e nada adiantou muita coisa.

Alguém aí por favor poderia me dar um esporro, mandar eu tomar vergonha na cara e ir estudar mais e melhor, por gentileza? Mas sejam bem enfáticos!!!
(3)

Buja
Veterano
# out/12 · Editado por: Buja
· votar


clebergf
Jube
A gelra da TI sempre se interessa por musica boa e guitarra kkkk. Eu tambem sou da Ti, mais especificamente vivo de programacao Web, mas tudo que o Jube falou é certo e tem enbasamento. Infelizmente a gente passa o dia todo programando, estudando, criando tabelas, fazendo loops, criando funcoes, lendo livros e mais livros de certificacao, etc etc etc que nem adianta falar tudo e ja foi explanado, mas o fato é, que passamos tanto tempo procurando formas faceis de resolver problemas complicados, que quando chegamos a noite e pegamos na guitarra, achamos que a escala X ou Z se encaixa em tudo, e que solando sobre ela ta tudo resolvido. Funciona? Eh, de certa forma sim, sai musica rapidinho e ponto final. Mas, sai musica de qualidade? Voce evolui com isso? Passa a fazer diferença pra voce, e se sente realizado com isso?

Duvido muito que alguem se sinta realizado tocando covers e improvisos de penta o resto da vida e nada mais.

Quer algo que valha a pena de verdade? Muito bem dito, mais uma vez starling_music, tente simplesmente ser melhor hoje do que era ontem. É isso é facil fazer!

clebergf
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
Alguém aí por favor poderia me dar um esporro, mandar eu tomar vergonha na cara e ir estudar mais e melhor, por gentileza? Mas sejam bem enfáticos!!!
Toma vergonha na cara e estuda ae caceta... >:(
Ficou bom esse esporro? xD

Foco e concentração é td, assim vc consegue entrar em contato com a força... :)

Buja
Opa, é nois da TI na pegada..rs..sou da área de Infra (adm. redes) e a pegada é a msm....

tente simplesmente ser melhor hoje do que era ontem
Pois é cara, isso é básico né...
Sempre que pegamos algo novo para estudar no começo não sai praticamente nd daquilo, afinal é novidade para você, então o esquema é parar, tentar entender, praticar mecanicamente e qdo começar a se sentir a vontade praticar musicalmente, eu pelo menos faço assim e até agora está dando certo...


starling_music
Verdade, gostaria de poder me dedicar mais, mas com o tempo que eu tenho estou conseguindo resultados que estão me satisfazendo, por mais que as vezes eu apanhe, pois decidi aprender do jeito mais difícil, mas é a forma que eu acredito.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott Obrigado, para mim é um prazer. Me sinto constangido em não contribuir em outros posts mas realmente é por falta de tempo mesmo.

Buja No meu ultimo post aqui na semana passada eu falei sobre o tipo de comprometimento da pessoa a musica e talvez a maioria das pessoas aqui levem musica como um hobby sério, portanto, a premissa de crescer um pouco a cada dia é valida mas não para ficar se cobrando no mesmo patamar de um cara que pode praticar 5 ou 6 horas por dia porque o foco dele é ser profissional e das outras pessoas não.
Eu mesmo tive fases da minha vida dos meus 13 aos 17 anos de tocar umas 5 ou 6 horas por dia, depois fiz faculdade de direito e fiquei uns 5 anos tocando 1 ou 2 horas no maximo, quando fui estudar na Berklee passei 4 anos tocando 10 horas por dia e desde que voltei em 2009 eu toco 1 ou 2 horas no maximo de segunda a quinta feira, enfim, tem esses altos e baixo então cabe a cada um remir o tempo e quando realmente tiver a possibilidade, pega um cronograma adequado e mãos a obra.
O que não da é ficar jogando o tempo na lata do lixo. É mais facil jogar um game no computador do que tirar a guitarra do case, mas no final o que vai te proporcionar uma satisfação maior?

JGuitarr
Veterano
# out/12
· votar


Mt bom...
Texto excelente!

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


starling_music
Valeu mano, hoje até fiz um cronograma de estudos, separando materias que preciso ver, separando tempo para tecnica, teoria, escala, harmonia e etc...

abraço

guizimm
Veterano
# out/12
· votar


"Emagreça comendo"
"Aprenda alemão dormindo"
"Fique rico jogando Fazendinha do Orkut"

''aprenda a tocar violão em uma semana''...

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


starling_music

"Audição de Qualidade" - Exelente tópico aquele!!! A premissa dele vale pra esse, aliás, vale pra tudo na vida.

O tempo é a coisa mais preciosa nos dias de hoje.... vale a pena dedicar uma parte dele, calmamente, para apronfudar nosso conhecimento em algo, como no estudo de um instrumento??? Ou mesmo, quem sabe para ter um momento de prazer, numa refeição, por exemplo, ou ouvindo música??? Audição de qualidade, aprendizado de qualidade, lazer de qualidade..... tudo isso requer um pouco de imersão, de desligamento, desconexão.

Hoje, mais do que nunca, sou adepto do Slow.... Slow Food, Slow Hand, Slow Down.... até meu aprendizado é em Slow Motion... hehehe....

Na verdade sempre fui preguicoso... nunca gostei de estudar. Meus pais tinham que me fazer estudar na marra pra passar de ano. Matemática, Física e Química sempre foram um drama. Já em Portuquês, Biologia, História, etc... sempre fui bom aluno. Aprendia rápido e nunca precisei estudar pra tirar 10.

Na guitarra é a mesma coisa.... a parte teórica pra mim é grego.... não entendo e cansei de tentar entender. Tenho alguma noção de intervalos, graus, formação de acordes.... nada além disso. Partitura pra mim é "Klingon" e até tablatura tenho séria dificuldades. Acho que nessa parte, como autodidata, já deu o meu limite. Só um professor mesmo pra enfiar alguma coisa a mais desse assunto na minha cachola. E olhe lá!!!

Já na parte técnica a coisa flui muito melhor. Tenho bom ouvido e boa memória auditiva.... além disso tenho bom biotipo, mãos grandes e dedos compridos. Como gosto de praticar, basta ter um tempinho e lá estou eu com a guitarra na mão. Por isso consegui desenvolver uma pegada razoável, mesmo tocando invertido, como o Edgard Scandurra.

Claro, levei o triplo do tempo normal pra ser apenas razoável, mas como não tenho pressa nem pretenções, pra mim tá bom.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Jeff.gomes

Valeu mano, hoje até fiz um cronograma de estudos, separando materias que preciso ver, separando tempo para tecnica, teoria, escala, harmonia e etc...

Isso é legal, se por em prática funciona. Poxa, já fiz isso tantas vezes, queria muito que funcionasse comigo =/
O cronograma está lá, agora só falta ter um carrasco do meu lado com uma chibata na mão para me colocar pra estudar, kkkkkkk.

É sério, cara. Não falta vontade, desejo. O que falta é disposição, foco, deixar a preguiça de lado. Isso que é difícil de combater em mim, mas a gente chega lá, hehehehe.

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


JGuitarr Obrigado parceiro.

Jinkxs O Howard Gardner revolucionou a questão das inteligências e capacidade individual quando lançou o livro inteligências multiplas separando em 8 tipos diferentes de inteligência dessa maneira fica claro porque umas pessoas tem facilidades em determinados ramos do conhecimento e um hard time em outros.
A sociedade e as escolas em geral não trabalham muito nesse sentido, então cabe ao ser humano por si só buscar compreender de onde vem as suas habilidades e dificuldades e trabalhar nesse sentido.
Se um cara que não tem uma habilidade natural para matematica calha de ser engenheiro por uma questão mercadologica vai sofrer a vida inteira com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudando música - Que tipo de estudante você é?