Dicas musicais parte 12 - Estudando musica na era moderna - Mateus Starling

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13


    Fala ai rapaizada do Cifra. Quero repartir esse video com vocês.
    Espero que vocês curtam e deixem aqui suas considerações.
    Acredito que seja um assunto bom de se refletir e que traz grande proveito para todos.
    Dicas musicais parte 12. As dificuldades que encontramos de concentração, falta de determinação e bloqueios no estudo da música.

    Rednef2
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Eu mesmo fico me pressionando sobre algumas questões. O resultado é que há dias onde me sinto frustrado.

    Como por exemplo na parte técnica. De vez em quando gosto de ouvir algumas frases rápidas encaixadas na hora certa. Mas ainda não tenho a experiencia necessaria pra executar essas frases do modo que ouço.

    Então tem dias que vou tentar tocar algo rápido e sai uma porcaria, e me sinto frustrado porque não consigo tocar do mesmo jeito que fulaninho que ja toca há 40 anos. hehehe

    A mesma coisa vale pra improvisação. Quando improviso nas minhas limitações até que sai alguma coisa legal, só que quando vou tentar dar uma de Allan Holdsworth e Joe Pass, sai uma verdadeira cacofonia, e novamente bate aquela frustração, "acho que não nasci pra ser guitarrista".

    Estamos vivendo na era "fast-food" e isso tem sido bastante prejudicial.
    Se tivessemos mais paciencia, se curtissimos o processo de aprendizagem as coisas seriam bem mais prazerosas e teriamos menos frustrações.

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Rednef2 Obrigado pelo comentario e vc tem total razão. A cobrança negativa so nos distancia do instrumento.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Legal man. Realmente essa questão de falta de paciência está por tudo que é lugar, mas nos guitarristas de hoje em dia é ainda mais forte hahaha
    Só ver quantos guitarristas sabem ler uma partitura. Poucos... Provavelmente porque demora pra aprender a ler e demora muito tempo pra adquirir uma leitura de qualidade. Já tablatura é só olhar e já sair tocando. Daí a gurizada tenta sair tocando direito a 180bpm, não conseguem e já ficam desesperados.

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    d.u.n.h.a. Verdade parceiro. O problema da TAB é que é uma linguagem meramente guitarristica de baixo nivel, ou seja, se vc um dia almejar algo mais profundo com a musica vai precisar aprender a ler do zero, alem do que a unica maneira de se comunicar com outros musicos é pela partitura.

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mateusstarling
    Pra mim alguem que não sabe ler partitura querer ser músico é igual um analfabeto querer ser um autor - pode até acontecer, como alguns autores da literatura de cordel, mas na imensa maioria das vezes o futuro não vai ser muito promissor.
    Sem contar que se você sabe ler partitura e quer tocar outros instrumentos, já é um grande caminho andado hahaha

    mjcmello
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Grande mateusstarling !

    Vc falou uma coisa muito interessante. Hoje em dia queremos tudo pra ontem. Vivemos o tempo todo conectados, redes sociais, email, sms....

    Li numa revista que atualmente "estamos mais preocupados em tirar uma foto e postar no facebook do que vivenciarmos a paisagem em si".

    Acho que é isso que está frustrando muita gente, querer aprender as coisas pra "mostrar" pros outros.

    Abs.

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mjcmello Obrigado e excelente colocação.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13
    · votar


    mateusstarling

    Sempre vejo e comento seus tópicos.... vc sabe disso.

    Mas, estou sem meu PC e o que estou usando esta sem som, então não tenho feito comments em tópicos com áudio/vídeo.

    Apenas, marcando para ver e "palpitar" depois....

    Abraço!

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Lelo Mig To ligado Lelo e te agradeço por estar junto.

    Rednef2
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mateusstarling
    Acho que um fato que contribui muito a isso (principalmente guitarristas) é aquela pressão externa do tipo "guitarrista bom de verdade é aquele que faz isso, isso e aquilo"

    Nisso o cara fica ansioso pra chegar nesse nivel, quando não chega, desanima.

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Rednef2 Pode crer. Para chegar naquele nivel nunca foi facil e rápido.

    Stephan.Forte
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O grande problema dessa evolução na sociedade, com os adventos da Internet, Televisão e outros aparatos tecnológicos é que a vida começou a se tornar bem mais fácil, as pessoas se acostumaram a não se esforçar muito por algo, querem tudo na mão, fácil e rápido, isso se aplica a muitas áreas, incluindo o aprendizado de instrumentos musicais, o cara começou a tocar guitarra semana passada e hoje já quer ser um virtuoso...

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    mateusstarling

    Cara, meus parabéns! A tempos não via um vídeo com alguma coisa verdadeiramente útil aqui no fórum.
    Eu tenho uma experiencia de vida que tem tudo haver com o tema do seu vídeo, eu a aproximadamente 3 anos deixei de usar celular e redes sociais, realmente não os uso até hoje!... conclusão: a minha qualidade de vida melhorou 150%!! Como!? Porque??? Simples, quando tenho o meu tempo livre eu simplesmente aproveito com EU planejei ou pretendia, eu não tenho celular, portanto ninguém me liga pra arrasta pra zonear, beber, fumar droga, me da noticias ruins... redes social?! PRA QUE? pra ficar lendo tirinhas idiotas?!..pra arrumar briga com religiosos? pra ler piadas sobre a política!?.. enfim, após essa abdicação tecnológica minha, eu tive um proveito muito, mas muito satisfatório na minha vida, e esse intervalo de tempo condiz exatamente com o inicio do meu estudo por violão e guitarra. Hoje tudo que me disponho a aprender, tenho uma absorção muito rápida e satisfatória, satisfatória a ponto de eu mesmo me impressionar com a minha própria evolução, e é isso que me mantem querendo estudar mais, conhecer mais, tocar mais e me desafiar mais! ^^
    Enfim, EU te dou toda razão em TUDO que disse no teu vídeo, meus parabéns novamente!

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Stephan.Forte Isso ai irmão, sintetizou bem.

    Shafik Maneiro seu depoimento, as vezes radicalizar é necessário e acredito que nos tempos em que vivemos as pessoas não estão conseguindo se equilibrar e estão muito conectadas ao ponto de prejudicar.
    isso ai. abs e paz.

    krek71
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mateusstarling

    Amigo como é bom ler posts realmente uteis neste fórum poluído por tantas coisas fúteis que geram discursões totalmente inúteis e prolixas (Instrumento replica, analógicoXdigital, como faço para ter timbre igual a fulano, etc...). Enriquecer conhecimento está raro por aqui e por isso mesmo que valeu cara, ótimo vídeo e brilhantes ponderações!

    mateusstarling
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    krek71 Muito obrigado pelo comentario. Eu tenho postado essa serie de dicas musicais desda parte 1.
    abs e paz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas musicais parte 12 - Estudando musica na era moderna - Mateus Starling