Demian Tiguez (o primeiro guitarrista de verdade na Música católica)

Autor Mensagem
Vinibsm
Veterano
# out/12 · Editado por: Vinibsm


Há música católica possivelmente é o estilo musical mais antigo presente o brasil,devido a sua colonização pelos europeus(católicos na época).

Mas desde sempre os católicos vem se contentando com guitarristas nada expressivos dentre as milhares de bandas do segmento.

Ninguém aqui está duvidando da qualidade dos guitarristas católicos,mas devemos admitir que um guitarrista de verdade estava fazendo falta.considerando que inúmeros guitarristas evangélicos são considerados os melhores do País

Bom é com uma certa satisfação que num show da banda ANJOS DE RESGATE me deparei com uma performance do Demian Tiguez e me surpreendi com sua técnica. fica aí alguns videos do cara,digam oque acham.

Ah e quem quiser apontar algum outro guitarrista católico expressivo, fique a vontade(Eduardo Faro não vale.)

http://www.youtube.com/watch?v=kABSrLRxHEc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=M0mNvoWrKeY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3iBRW2VysBk&feature=related

Spect
Veterano
# out/12 · Editado por: Spect
· votar


Sinceramente? Não consegui passar do primeiro vídeo. O cara tem muita técnica sim, mas não me chama atenção, assim como os milhares de outros que existem por aí com o mesmo estilo.

guitarristas católicos
guitarristas evangélicos

Isso existe? Eu só queria entender essas divisões.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Spect

guitarristas católicos
guitarristas evangélicos

Isso existe? Eu só queria entender essas divisões.


Assim como existem guitarristas de Blues e etc, é um seguimento como qualquer outro.Por isso estranho a falta de um guitarrista que seja referência.

Não consegui passar do primeiro vídeo.

Então vc não viu o video em que ele toca com o EDU ARDANUY eo Dr Sin ?

Spect
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
é um seguimento como qualquer outro.Por isso estranho a falta de um guitarrista que seja referência.

Seguimento só se for comercial, já que musicalmente não tem nada de diferente de guitarristas de várias vertentes de heavy metal. Não faz sentido nenhum querer fazer essa divisão quando o que estão tocando é o mesmo que música não religiosa.

Delson
Veterano
# out/12 · Editado por: Delson
· votar


Spect
Seguimento só se for comercial

Creio que ele quis dizer com relação a mensagem que se passa com as músicas, que realmente é diferente da dos evangélicos, mas isso não é questão pra se tratar aqui...


Vinibsm
Aqui está o "precursor" da guitarra na música Católica. Boy.
Edit: Não só da guitarra, pois ele é multiinstrumentista, produtor e nem sei mais o quê.



E tem o Rinaldo Xabu também. Não tem grande técnica, mas eu admiro bastante. Coloquem em 1:32.



Delson
Veterano
# out/12
· votar


Só pra não editar novamente o ultimo post.

Sapo:



Vinibsm
Acho que você deveria pesquisar mais sobre guitarristas católicos. Tem muita coisa boa rolando por aí. O Demian é só um dos caras que, desde a sua atuação na banda Ceremonya (que nem acompanho muito, por não gostar tanto) arrebenta. Mas olha só o Sapo tocando no video acima, cara, que coisa de doido, haha...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# out/12
· votar


Vinibsm
guitarrista católico

Demian é um dos caras mais metaleiros que eu conheço.

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm

eu esqueci o nome do sujeito, mas é o guitarrista daquela banda metal nobre ...

o rapaz é sinistrão tocando

Kleber Blacklock
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Independente de ser metal católico ou não, uma das músicas interpretadas pelo Demian que mais me surpreendeu foi com a banda Ceremonya chamada "Faço Novas Todas as Coisas". Cara, é uma pedrada na cachola a guitarra dessa música, recomendo à todos os fãs de metal e de música católica.

Spect
guitarristas católicos
guitarristas evangélicos
Isso existe? Eu só queria entender essas divisões.


Respeitando sua opinião mas dando meu "pitaco", não vejo o porque não deveria existir esse rótulo. Quando alguém fala do Juninho Afram, o que vem à sua cabeça, um guitarrista de metal (ou pop, ou sei lá o que) ou um guitarrista gospel? Gostando ou não, é um rótulo sim, apesar do estilo tocado por ele ser "x", ele não tocaria esse estilo fora do meio gospel.

Opinião minha, percebo que certos "rótulos" incomodam alguns usuários, e percebo também que, muitas vezes, é por não compartilhar do "rótulo" citado, por exemplo, alguns que se incomodam com o rótulo "guitarrista gospel" são geralmente os ateus, e por aí vai.

Novamente coloco aqui que não estou criticando a opinião alheia, apenas acredito que abrir um pouco mais a mente não fará mal algum, pelo contrário, apenas ajudará a identificar estilos quando escolher ouvir determinado guitarrista. Usando o exemplo do tópico, ao citar o Demian Tiguez, automaticamente a pessoa saberá que adquirindo um CD cujo qual o músico participe, provavelmente estará adquirindo um CD de música católica.

Será que consegui me fazer entender sem ofender ninguém?

Abraços!


Kleber Blacklock

Delson
Veterano
# out/12
· votar


Kleber Blacklock
Melhor explanação impossível.

Meu sonho é chegar no nível desses caras dos videos que postei. Tanto em técnica quanto em Unção.

Spect
Veterano
# out/12
· votar


Quando alguém fala do Juninho Afram, o que vem à sua cabeça, um guitarrista de metal (ou pop, ou sei lá o que) ou um guitarrista gospel?

Não sei com os outros, mas comigo a primeira coisa coisa que me vem a cabeça é um guitarrista.

Opinião minha, percebo que certos "rótulos" incomodam alguns usuários, e percebo também que, muitas vezes, é por não compartilhar do "rótulo" citado, por exemplo, alguns que se incomodam com o rótulo "guitarrista gospel" são geralmente os ateus, e por aí vai.

Eu me incomodo sim com esse rótulo, mas tá longe de ser relacionado com religião. O que me incomoda é que dentro desse mercado tá cheio de gente que é, no mínimo, muito medíocre mas possuem status de grande expoente da música só por se venderem com a plaquinha de "GOSPEL" na testa (o que não vale para os músicos citados aqui, que sendo do meu gosto ou não, são ótimos músicos).

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Drinho

eu esqueci o nome do sujeito, mas é o guitarrista daquela banda metal nobre ...

Leonel Valdez, toca muito mesmo.

Eu também sou contra esses rótulos, e nao é implicância com a religião porque já frequentei esse meio durante 7 anos, fui membro da igreja Batista. Eu concordo com boa parte do que o Spect disse.

Distinção musical não dá pra fazer, porque esses guitarristas tocam basicamente estilos musicais que estão no meio secular. Para falar a verdade, o gospel autêntico, o ritmo, nem guitarra tem. É formado basicamente por corais de vozes, piano, naipe de metais e percussão.

Quando tem guitarra, é uma coisa bem básica, para preencher os arranjos. Mas com certeza a guitarra não tem o destaque que estamos acostumados a dar por aqui.

E deixando uma pergunta no ar...Por exemplo, se amanhã ou depois o Malmsteen se converter ao evangelho (católico ou protestante) ele vai ser tornar automaticamente um guitarrista gospel, ou católico?

Delson
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
E deixando uma pergunta no ar...Por exemplo, se amanhã ou depois o Malmsteen se converter ao evangelho (católico ou protestante) ele vai ser tornar automaticamente um guitarrista gospel, ou católico?

Se ele tocar guitarra na missa Católica, será um guitarrista Católico, se ele não tocar na missa, será um Católico guitarrista, rss...

Quanto a denominação Gospel/Católico, creio que quando se refere a Gospel, se fala de Evangélicos (posso estar redondamente enganado)

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Delson

Se ele tocar guitarra na missa Católica, será um guitarrista Católico, se ele não tocar na missa, será um Católico guitarrista, rss...

Hehehe, sério? Para mim, ele seria apenas católico por opção e guitarrista por ser músico, independente da condição de ser católico.

Quanto a denominação Gospel/Católico, creio que quando se refere a Gospel, se fala de Evangélicos (posso estar redondamente enganado)

Eu não sei muito bem como funciona o lance da música na igreja católica, o que pode, o que não pode, quais restrições, ou ão tem nenhuma. Apesar de eu ter sido batizado lá, nunca fui muito de frequentar. Eu sei que das poucas vezes que fui, não tinha muita música com instrumentos, apenas cantavam alguns hinos e só. Hoje em dia eu vejo que isso está mudando, muito por conta do Padre Marcelo Rossi.

E o gospel é ligado à música evangélica sim. Só que como falei, aqui pouco se faz música gospel de verdade, aqui sim o gospel é pura e simplesmente rótulo. Vc pega um ritmo musical qualquer e acrescenta o termo "gospel" no final: Rock Gospel, Funk Gospel, Pop Gospel, etc.

Juninho Afram (e outros), na minha concepção, não é guitarrista de gospel, é um guitarrista evangélico, que prega a mensagem da bíblia através do rock. Mas ninguém aceita isso, é mais fácil denominá-lo como guitarrista gospel. Então que assim seja, hehehehe. Mas eu sou contra, não concordo com isso.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Na minha opinião é CLARO que nao existe guitarrista evangélico, do diabo, macumbeiro e etc. Existe a bada, a letra, a msg. Os guitarristas tocam blues, rock, forro e etc. Os estilos tocados são os mesmos tocados independente da religião. Essa alcunha é claramente equivocada. A guitarra não fala de deus ou do exú. Ela fala a linguá da musica, o guitarrista pode ate estar rezando durante o solo, mas o som, vai ser o mesmo que o Steve Vai faz ou ou To Morelo.

A letra/banda já é outra historia. Mas guitarrista "estilo gospel" não existe. Gospel é um estilo musical, não uma classificação de guitarrista. O guitarrista toca numa banda gospel, mas seu estilo não é gospel. Isso é semântica! Português.

nick33omori
Veterano
# out/12
· votar


Para mim, este rótulo de "guitarrista gospel" não deveria existir. Até porque "gospel" não é uma comparação direta com"(insira um estilo musical aqui". Gospel pode ser considerada como uma característica secundária de um determinado estilo. Ex: Rock gospel, Pop gospel, etc. E se fosse pra rotular desse jeito, deveria rotular TODOS os instrumentistas dessa forma. Ex: Guitarrista de Rock Gospel, Guitarrista de Rock Ateu, Guitarrista de Rock Satanista, entre outros.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Outro dia um garoto guitarrista postou uma musica dizendo que queria avaliação pra musica gospel instrumental dele....

¬¬

Era igualzinha uma do Joe Satriani, modal lidio. Pq diabos é gospel? Pq ele frequenta igreja? Era Rock!

Nao reparem se falei heresias e usei termos errados sobre evangelico, igreja, pastor e etc. Nao entendo mesmo. Mas o cerne da minha opinião ta clara, eu acho. Hehehehe!!

o/

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


pqp.... chegar na técnica ou musicalidade de um bom guitarrista já não basta, agora tem que chegar no nível de "unção" do cara...
Como se alguém fosse capaz de julgar quem é mais ou menos ungido.

buddy guy
Veterano
# out/12 · Editado por: buddy guy
· votar


Vinibsm

Demian Tiguez (o primeiro guitarrista de verdade na Música católica)


Por que,este aqui não era (ou não é)?





Delson
Veterano
# out/12 · Editado por: Delson
· votar


O dono do tópico deve estar vendo essa discussão de camarote, hehe...

gucrispim
Acho que não tem problema admirar a Unção do guitarrista ao tocar.

renatocaster
Hehehe, sério? Para mim, ele seria apenas católico por opção e guitarrista por ser músico, independente da condição de ser católico.

Hehe... Eu tava dando uma de "istandape cômedi", kkkkk...

Pra fomentar mais a discussão. Existem músicas Católicas de vários estilos: Rock, Baião, Forró, Bossa Nova, Balada, etc.

Quando falamos em "musicas Católicas", falamos não de um estilo musical, mas da mensagem que sua letra passa, seja por meio do Rock, do Baião, do Forró, da Bossa Nova, da Balada... Esse é o meu ponto de vista acerca da música Católica.

Vinibsm
Veterano
# out/12 · Editado por: Vinibsm
· votar


Spect

Seguimento só se for comercial, já que musicalmente não tem nada de diferente de guitarristas de várias vertentes de heavy metal. Não faz sentido nenhum querer fazer essa divisão quando o que estão tocando é o mesmo que música não religiosa.

Concordo,quando digo segmento digo comercial mesmo,mas do mesmo jeito que o público que curte heavy,blues,jazz, exige uma certa qualidade das bandas que costuma ouvir,acredito que para os católicos que curtem outros tipos de música,ou que até entende um pouco de mpusica(não é o meu caso),gostariam de ter algo novo entre as bandas que costumam ouvir,uma técnica,um riff, um solo.é disso que estou falando.

Deforma alguma estou diferenciando uma coisa da outra,pelo contrario,por achar que é musica como qualquer outra,sinto essa falta de um guitarrista de expressão.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


O que me incomoda não são os rótulos e sim o fato desses caras se apropriarem de uma música que até outro dia eles diziam que "era do diabo", para conseguirem arrebanhar mais fiéis para suas denominações.

Se era do diabo porque não é mais? O que mudou para que tal acontecesse?

Vejam a estória da Banda Exodos (Galhos Secos "Para Nossa Alegria") original. Primeira banda evangélica a gravar rock no Brasil...eles simplesmente foram "banidos" do meio evangélico nos anos 70, sendo inclusive proibidos de entrar em qualquer igreja evangélica sob qualquer denominação.

Com todo respeito as religiões e religiosos, não são vocês que estou criticando, nem vossa fé.

Apenas o fato de as religiões, para conseguirem maior número de fiéis e sucessivamente dinheiro e poder, agirem de forma...digamos um tanto hipócrita.

Afinal, ontem baniram uma banda do meio, porque eles faziam rock (música secular que desagrada o Senhor) e hoje, têm até Black Metal e Funk de louvor...........tem algo de podre nisso.

Vinibsm
Veterano
# out/12 · Editado por: Vinibsm
· votar


PERAÍ VAMOS LÁ.

Delson

Conheço o Boy(clássico,da época da Agnus Dei),mas sempre vi ele como produtor.

O Sapo ele só toca as músicas da canção nova,e instrumental,mas no improviso não vejo ele como um grande guitarrista.

O Dalvimar toca muito,mas o negócio dele é cantar mesmo.ele foca no vocal e deixa a guita um pouco de lado.

Christhian
Demian é um dos caras mais metaleiros que eu conheço.

Com certeza o video dele com o Dr. Sin comprova isso.

Kleber Blacklock
"Faço Novas Todas as Coisas"

Tenho o Mp3 dessa música,o Sapo já regravou ela também,mas idêntico ao cd original,Por isso digo que o Demian é o primeiro guitarrista expressivo da Musica católica,o cara tem identidade,tem uma pegada característica dele

Kleber Blacklock
Será que consegui me fazer entender sem ofender ninguém?

Acho que sim pelo menos na minha opinião.

Delson
Meu sonho é chegar no nível desses caras dos videos que postei. Tanto em técnica quanto em Unção.

Quem sabe um dia você não toque no Halelluya?e com eles ainda por cima?Só orar e estudar.

Spect
tá cheio de gente que é, no mínimo, muito medíocre mas possuem status de grande expoente da música só por se venderem com a plaquinha de "GOSPEL" na testa

Concordo pra mim o Eduardo Faro é um desses.Bom o Rosa de saron inteiro é assim.Boa banda,mas não acho que vingaria sem o titulo de católica.por isso tem tantos fã,pela falta de opções nesse estilo.

renatocaster
o gospel autêntico, o ritmo, nem guitarra tem. É formado basicamente por corais de vozes, piano, naipe de metais e percussão.

Antigamente né,hoje em dia mudou um pouco,mas a base sempre será essa mesmo.o foco são as vozes e os metais.

E deixando uma pergunta no ar...Por exemplo, se amanhã ou depois o Malmsteen se converter ao evangelho (católico ou protestante) ele vai ser tornar automaticamente um guitarrista gospel, ou católico?

Bom..acho que sim.

Delson
Quanto a denominação Gospel/Católico, creio que quando se refere a Gospel, se fala de Evangélicos (posso estar redondamente enganado)

É isso mesmo,basicamente.é que gospel é mais fácil de escrever,kkkkkk

renatocaster
Hoje em dia eu vejo que isso está mudando, muito por conta do Padre Marcelo Rossi.

É também,mas na verdade começou mesmo com o P.E. Zezinho.

ogner
A guitarra não fala de deus ou do exú. Ela fala a linguá da musica, o guitarrista pode ate estar rezando durante o solo, mas o som, vai ser o mesmo que o Steve Vai faz ou ou To Morelo.

Discordo no sentido que se a guitarra é um instrumento pode ser usada pra falar de Deus ou de quem for sim,o som produzido vai ser o mesmo,mas a forma que vai ser assimilado na mente ou no coração de cada um é a diferença.Se um guitarrista quiser passar uma sensação de raiva,de volupia,de amor,com um solo,um riff ele consegue,assim como consegue passar umsentimento de fé.

nick33omori
E se fosse pra rotular desse jeito, deveria rotular TODOS os instrumentistas dessa forma. Ex: Guitarrista de Rock Gospel, Guitarrista de Rock Ateu, Guitarrista de Rock Satanista, entre outros.

Assim o cara é ''rotulado'' pela sua crença não por sua guitarra.

gucrispim
agora tem que chegar no nível de "unção" do cara...

Isso é pra quem acredita,é sempre bom ter exemplos para se seguir tanto na guitarra,quanto no caminho do bem,acho que foi isso que nosso amigo quis dizer.

Delson
O dono do tópico deve estar vendo essa discussão de camarote, hehe.../i]

Pode ter certeza que sim.e escutando Dalvimar Gallo.

Delson
[i]Quando falamos em "musicas Católicas", falamos não de um estilo musical, mas da mensagem que sua letra passa, seja por meio do Rock, do Baião, do Forró, da Bossa Nova, da Balada... Esse é o meu ponto de vista acerca da música Católica.


É isso poooorraa,finalmente alguem entendeu.

NOSSA FICOU ENORME,DESCULPEM

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
O que me incomoda não são os rótulos e sim o fato desses caras se apropriarem de uma música que até outro dia eles diziam que "era do diabo", para conseguirem arrebanhar mais fiéis para suas denominações.

Se era do diabo porque não é mais? O que mudou para que tal acontecesse?


Oque muda é a mensagem,não o ritmo.

e concordo que no passado os religiosos tinham muito preconceito em relação a tudo,mas se parar pra perceber não só eles a sociedade como todo
nos anos 70 homossexuais eram vistos como lixo,mulheres não podiam trabalhar e crianças só deixavam de ser crianças aos 21 anos
tabus sempre são quebrados com o tempo,sejam eles religiosos ou não.

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


É segmentação de mercado. Não tem NADA a ver com estilo. O estilo gospel mesmo é aquele das igrejas de coral dos EUA, como o [b]renatocaster [/b ]muito bem apontou. O católico original poder se dizer que são aquesles tipos de cantos gregorianos. O estilo moderno vai desde o forró ao black metal. O cara pode fazer uma música de rock pra Jesus, mas SEMPRE será um rock. E outra coisa que já disse antes: NÃO EXISTE MÚSICA GOSPEL INSTRUMENTAL. Gospel = god spell = palavra de Deus. Se não tem palavra, não é gospel. E não existe esse papo de "inspirado em deus". Eu posso fazer um blues pra Jesus ou pro capeta, e se eu não te contar pra quem que foi, você nunca vai saber. Então , é apenas um blues. Isso não tem nada a ver com fé, é simplesmente uma questão de lógica. Se formos seguir a linha de raciocínio desse mercado, se eu fizer só música sobre cerveja será um estilo novo? Tipo "música cervejeira" ? Não, não será. Dependerá do estilo que vou tocar : rock, blues, metal, ska....

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Delson
Algum ser humano tem capacidade de julgar outro a esse ponto? Dizer se é ungido ou não? Faz alguma diferença isso?
Tem músicos incríveis de ordem "satanista" ou pelo menos condenados pelas Igrejas e que não fazem outra coisa a não ser o bem para diversas pessoas através de muitas fundações em prol de saúde ou de outras questões.

O meu ponto é que isso é a maior babaquice que poderiam querer inventar.
Nunca vi em outras religiões, pessoas tratarem tão mal umas as outras por meio da enganação e de pragmatismos como acontece no meio Evangélico.

Fazer o bem é a ordem maior. O resto é pura bobagem.

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


E outra, passar a mensagem de Deus por meio da música? Ok.
Por meio da música instrumental? Bem difícil, não importa qual seu Deus. E outra, seu Deus é seu. Não quer dizer que você nem Ele estão certos.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Led Zé

Deixa eu resumir.

Guitarristas católicos/evangelico
os que tocam nas igrejas,em shows religiosos,em rádios religiosas,em televisões religiosas,que tem como tema de suas músicas a religião e a fé.
independente de que ritmo ou estilo toque,é sobre isso que se trata o tópico.

Que as bandas Católicas não possuíam guitarristas tão expressivos quanto os do meio secular,
pelo fato de serem religiosos que tocam rock,blues e etc,
essa indagação que eles não tem tanta técnica quanto guitarristas do mundão secular.é isso

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Que as bandas Católicas não possuíam guitarristas tão expressivos quanto os do meio secular,
pelo fato de serem religiosos que tocam rock,blues e etc,
essa indagação que eles não tem tanta técnica quanto guitarristas do mundão secular.é isso



Mas quem disse isso? Eu acho os guitarristas do meio evangélico muito bons e apesar de não gostar, muita gente respeita o Afram, o Oziel, o Roger Franco , etc...

E outra...larga mão desses jargões preconceituosos como "mundão secular"...O mundo é o mesmo pra todos nós, cara. Seja ateu, hindu, budista, católico, evangélico. Tudo depende da forma como você escolher enxergá-lo .Rotular as pessoas e a forma como elas vivem não é enxergar, é colocar uma venda nos olhos...

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


gucrispim

Concordo...a acrescentar, apenas que, tirando que há muito bons músicos no meio, a música religiosa em si é ruim de doer, sob meu ponto de vista.

Não passam de cópias descaradas do que eles chamam, e muitas vezes desdenham, de "secular".

Os arranjos são cópias, os estilos são cópias, os timbres e licks são cópias, as letras são horrorosas (não pelo tema, mas pela pobreza poética) e etc.

E olha, convivi nesse meio muito tempo, atuando em estúdios, arranjos e produções, não vou citar nomes, por uma questão ética e de respeito, mas a grande maioria desses "sucessos", principalmente as cantoras, não seriam NADA, se não estivessem num nicho fechado e vendidas dentro de um reduto que não consomem sua música pela qualidade e sim por outros motivos, entre eles o pressuposto "abstrato" de serem "ungidas".

É um mercado capitalista ao extremo, super competitivo, cheio de "padrinhos" e puxadores de tapete, movimenta milhões, e muito, mas muito músico e cantor, não estão dentro dele por "fé" e sim por outros motivos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Demian Tiguez (o primeiro guitarrista de verdade na Música católica)