Demian Tiguez (o primeiro guitarrista de verdade na Música católica)

Autor Mensagem
Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


gucrispim
Algum ser humano tem capacidade de julgar outro a esse ponto? Dizer se é ungido ou não? Faz alguma diferença isso?

Vai da opinião de cada um,vc pode achar que alguém toca bem e querer ter essa pessoa como exemplo,com unção é a mesma coisa,vai do que cada um acha.MAS O ASSUNTO NÃO ERA GUITARRA?

Fazer o bem é a ordem maior. O resto é pura bobagem.

CONCORDO. Ninguém está dizendo que pessoas que fazem o bem e louvam o diabo é ruim ou coisa e tal, Unção,fogo,fé, é coisa pra quem acredita,e como sei que vc é uma pessoa educada não vai desrespeitar a crendice de ninguém não é?

Também acho que os cristãos em geral de digladiam demais.e que religião não é motivo para ser bom, Hitler era religioso....

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


GALERA NÃO VAMOS PERDER O FOCO DO TÓPICO,GUITARRISTAS QUE TOCAM NA IGREJA CATÓLICA,E SUA FALTA DE TÉCNICA,E COMO O DEMIAM TIGUEZ VEIO PARA MUDAR ESSE ESTERIÓTIPO.

usei letras maiúsculas só para chamar a atenção de vcs(por favor nada de postar sermões sobre isso,conheço as regras do FCC)

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Vinibsm

Tá certo, o tópico desvirtuou e eu fui um dos que contribuiu para isso...desculpe.

Então vamos lá, quanto ao guitarrista.

Antes de dar minha opinião, quero deixar claro, que é pessoal, não sou dono da verdade, apenas penso desta forma ok? E como você perguntou, creio que posso dizer o que penso, independente de alguém concordar ou não...vamos lá:

Toca bem? Toca
Têm boa técnica? Parece que sim....

Só que minha questão é a seguinte: E daí?

Demian Tiguez, Juninho Afran e tantos outros sendo religiosos ou não, apenas são mais um entre centenas de guitarristas tecnicamente competentes.

Minha pergunta é: O que fizeram/fazem de diferente?

A técnica é a mesma, os timbres todos iguais...

Sou muito otimista com a geração que está vindo agora, com a nova safra, incluindo muitos usuários daqui do FCC.

Mas essa geração que passou, criada nos moldes de guitarra anos 90, com raras exceções, não me convencem.

Ele parece bom no que faz e se esta feliz e fazendo o que gosta, só lhe desejo felicidades.

Mas a mim, não acrescenta nada....não é o tipo de guitarra que me sensibiliza ou surpreende.

Delson
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Unção,fogo,fé, é coisa pra quem acredita,e como sei que vc é uma pessoa educada não vai desrespeitar a crendice de ninguém não é?

Exatamente. Só sabe o que é Unção quem a vive e acredita. Também espero que a igreja e seus fiéis não precisem se "desculpar" por ter dogmas e segui-los.


Lelo Mig
Concordo com você quando disse que a música Católica de vez em quando é ruim. E eu como Católico e guitarrista sou um dos que tentam contribuir para que a mensagem seja transmitida de uma maneira atrativa (sem querer ser pretensioso, kkk).
O Boy (guitarrista citado na primeira página), também via dessa forma: A música acalmava a alma, mas desagradava aos ouvidos, e iniciou essa mudança, que considero muito bacana.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

Claro que sua opinião é bem vinda Lelo.
concordo que ele não é muito original,mas nem isso existia antes nos cds de música católica.

como vc disse que tá de olho na galera nova

indica algo aí,não precisa ser religioso não.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Vinibsm

Prefiro não citar nenhum nome, pelo menos por enquanto...rs

Mas olha, vejo dessa forma:

A- Existe uma classe guitarristas que é artista e independente de técnica, quer fazer música. A música é a coisa mais importante.

B- Existe uma classe de guitarristas extremamente competitiva, que estuda até 10 horas por dia, para tocar mais rápido e o mais difícil, com técnicas complexas para ser objeto de adoração entre outros guitarristas. Para estes a música pouco importa.

Apesar de não gostar, estes guitarristas da classe B, são importantes. São eles quem, mesmo por pura competitividade, acabam ampliando e disseminando algumas técnicas importantes.

Acontece, que entre o A e o B, já que poucos são artistas e a grande maioria não vai ser o mais rápido ou o mais técnico, se situam uma centenas de milhar de guitarristas que soam iguais. E a geração 90, ficou muito presa a esse conceito.

Veja os milhares de CDs de Heavy Melódico, com músicos absurdamente bons que infestaram o mercado. Tirando a parte individual, a execução de cada músico, qual desses discos vai entrar para estória do Rock? Nenhum!

A nova geração, está começando a cansar disso. Vejo uma molecada hoje em dia, preocupada em ter seu próprio timbre (não igual do Vai ou do Satriani), mas seu próprio som. Uma molecada que ouve bandas dos anos 60 e não fica mais falando que os caras daquela época tocavam mal. Estão reparando em outras coisas, outros detalhes, além da técnica do músico.

Por isso sou otimista, porque vejo uma geração que têm mais técnicas e condições que a minha, mas não esta querendo ser o "fodão da guitarra" e sim fazer música.

Só a música importa....já tô cansado de ver "Guitar Heros" desperdiçando sua técnica "fodão" em músicas que não sensibilizam ninguém, não fazem nada ao ouvinte.

Acho que a "Masturbation Guitar" está com os dias contados...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Faltou colocar as milhares de bandas H.C. dos anos 90...infestaram clubes tocando cópias mal feitas de NOFX, PENNYWISE, H2O,lagwagon.....e bandas que tentaram ir no vácuo dos mamonas assassinas.

alv2707
Veterano
# out/12 · Editado por: alv2707
· votar


Lelo Mig


Veja os milhares de CDs de Heavy Melódico, com músicos absurdamente bons que infestaram o mercado. Tirando a parte individual, a execução de cada músico, qual desses discos vai entrar para estória do Rock? Nenhum!


A sua observação foi excelente, mas ela serve pra todos os estilos: Pop, Rock, Blues, Jazz, Funk. Pouquíssimos albuns recentes marcarão a história do seu estilo. O ciclo da música parece que fechou, estamos voltando aos anos 50 agora. Lançar Singles é a "nova" têndencia, a galera perdeu o interesse nos CD's, no mundo corrido de hoje em dia são poucos os que arrumam 50 minutos pra ouvir um único CD. Acho que nos próximos 20 anos não irão existir albuns históricos em estilo nenhum.


Um Single é mais rápido pra se ouvir e pra produzir, é mais barato pra comprar e pra produzir é tudo que o mundo moderno pede.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


alv2707
Luiz_RibeiroSP

Sim...eu citei Heavy Melódico, apenas como um exemplo (e existem bandas legais no gênero)...mas serve prá qualquer estilo.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Delson
O Boy (guitarrista citado na primeira página), também via dessa forma: A música acalmava a alma, mas desagradava aos ouvidos, e iniciou essa mudança, que considero muito bacana.

Boy é um clássico realmente,sumiu eu acho.

Lelo Mig
A- Existe uma classe guitarristas que é artista e independente de técnica, quer fazer música. A música é a coisa mais importante
A nova geração, está começando a cansar disso. Vejo uma molecada hoje em dia, preocupada em ter seu próprio timbre (não igual do Vai ou do Satriani)

Me sinto feliz por fazer parte desse grupo.

alv2707

Acho que nos próximos 20 anos não irão existir albuns históricos em estilo nenhum.

Vai ter o clássico da década de 2010

V de ViNiCiuZ

Jinkxs
Veterano
# out/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Vinibsm

Música católica não existe, assim como não existe música evangélica.

Qualquer estilo pode ser usado para louvar a Deus.... Clássico, Barroco, Flamenco, Celta, Gregoriano, Popular, etc... etc...

A clássica "Ave Maria" não é uma música católica.... mas uma parte da peça Opus 52, de Franz Schubert, cuja letra original é uma adaptação do poema The Lady of the Lake, de Walter Scott. Posteriormente, a parte conhecida por "Ellen Song" - onde a personagem Ellen Douglas (a Dama do Lago) diz na abertura as palavras "Ave Maria" foi adaptada para o latim com a tradicional oração católica em seus versos.

Ou seja, é uma peça erudita, do fim do sec. XIV, na transição do estilo clássico para o romântico. Nunca foi e nunca será uma música católica.... apesar de ser usada no ritual e constar no canon das celebrações da igreja.

O mesmo vale para todas as músicas usadas nas missas e cultos.

Só para ilustrar, a música negra tocada nas igrejas protestantes dos Estados Unidos são uma mistura de blues, jazz e soul, com melodia repetida onde os pastores e fiéis declamam aquilo que vinha na cabeça, dentro da inspiração advinda da celebração do culto, e por isso, chamada de God Spell, ou Gospel. É um estilo por si própria.

Entretanto, o mercado da fé (sem questionar a fé, mas alertando que existe sim um mercado) abriu as portas para outros estilos musicais nos rituais de louvor, e por isso temos desde metal até pagode em missas e cultos religiosos.... mas este fato, porém, não tem o poder de despojar a música de seu estilo original. Ou seja, pagode continua pagode, metal continua metal.... música sacra continua música sacra.... independente de sua mensagem ter inspiração no Senhor ou da mesma ser apresentada em celebrações, missas ou cultos de qualquer espécie.

Se você ver em algum lugar o rótulo "Música Evangélica" ou "Música Católica" saiba que são nada mais do que classificações comerciais, criadas por empresas para facilitar o acesso do público à esse tema, com o objetivo de vender CDs. As vezes é usado também o termo Gospel, corrompendo o significado original da palavra (estilo musical), mas com a mesma proposta dos rótulos acima mencionados.

Para finalizar, acredito que não esrtou desvirtuando o tema do tópico, apenas afirmando com base argumental a inexistência do referido estilo, e em nenhum momento questiono a fé ou questões ligadas a ela ou à sua essência.

Forte Abraço.

vguitar
Veterano
# out/12
· votar


Oi sou Ateu kkk
mas sempre curti o Paulo Frade quando estava no Eterna.. (banda Catolica) , white metal ou qulquer outro rotulo q vcs queiram por kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=bihnI3p2-cY

http://www.youtube.com/watch?v=2zSKrG5Jv5A&feature=relmfu

se conseguirem achar comprem ou baixem o cd Papyrus vale mto a pena!

vguitar
Veterano
# out/12
· votar


ah .. primeiro guitarrista de verdade?!! q m#$%# eh essa?! pensei entao q vc estava falando de musica sacra da Renascenca hahahah la deve ter saido o primeiro guitarrista de verdade kkkk

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
Agora é só passar o cadeado no tópico. Isso é que é unção!!!

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Jinkxs
acredito que não esrtou desvirtuando o tema do tópico
pode ter certeza que não, conhecimento é sempre bem vindo(NERD)kkk

Opus 52
a Dama do Lago

Peça muito da pagã por sinal.

valeu pelas informações.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Quem quiser postar algum video de algum guitarrista que toque música religiosa
fique a vontade.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


vou fazer um vídeo cantando para
Osíris

Vinibsm
Veterano
# out/12 · Editado por: Vinibsm
· votar


Luiz_RibeiroSP
vou fazer um vídeo cantando para
Osíris


Pra osíris,hator,horus,anubis,zé pilintra,
exu 7navalhas,odim,apolo,hades,marte,jupiter,pros arcanjos,pra nossa senhora,pra baal,TANTO FAZ,MAS ESSE TÓPICO É DE GUITARRA
SE O VIDEO FOR VC CANTANDO E TOCANDO GUITARRA.por mim tudo bem.
Meus tópicos não tem preconceito.


gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Musica gospel


gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Com uma guitarra do capeta.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


fico com as palavras se não me engano de frank zappa, que se me lembro bem são essas:

"se a musica tivesse o poder de influenciar as pessoas , haveria muito mais amor no mundo ,pois existem mais musicas de amor do que de qualquer outra coisa"

a musica pode ser gerada atravez de um sentimento ,seja fé , seja amor .
e ela pode sim ,influenciar aquele momento de quem ouve, mas para ai .

quando se rotula musica , se rotula baseado em caracteristicas do estilo musical , e não em quem toca.
não existe musica catolica , ou musica evangelica. não são estilos , estilo é jazz , rock ,blues, erudito , instrumental classico , instrumental moderno,chourinho ,mpb.
são estilos porque em geral tem andamento , ritimo ,fraseado unico.

ja a musica catolica , é a musica tocada pelos catolicos , e a musica envagelica a musica tocada pelos evangelicos .

a definição de ser tocada por um grupo especifico de pessoas não constitui um estilo , constitui um publico,
a mensagem não constitui um estilo .
a unica coisa que constitui um estilo musical ,é a musica em si.

falar musica catolica como estilo , é a mesma coisa que dizer que musica comercial é um estilo musical ou que musica velha guarda é um estilo musical.

portanto ,terminando meu raciocinio , não existe guitarrista de musica catolica , existe catolico guitarrista.

e sobre o cara la , realmente é muito bom e talentoso , mas falta aquela aura ... é o tipo do cara que eu procuraria pra ser meu professor ,mas não pra me influenciar musicalmente.

Delson
Veterano
# out/12
· votar


rhoadsvsvai
a definição de ser tocada por um grupo especifico de pessoas não constitui um estilo , constitui um publico, a mensagem não constitui um estilo .a unica coisa que constitui um estilo musical ,é a musica em si.

Concordo. Estamos discutindo aqui justamente isso. Música Católica, como eu disse nesse post, não é um estilo musical, mas usa os estilos musicais pra se passar a mensagem pretendida.

A música Católica existe sim. Só não existe o ESTILO MUSICAL Católico.

Aproveitando, deixo um videozim do Paulinho de Jesus:



Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Na realidade estamos discutindo conceitos,rótulos dentre outras coisas.
rsrrsrrsrrsrrsrrsrrsrs.
o Tópico continua,assim como minha opinião,
o DEMIAN TIGUEZ é o primeiro guitarrista católico(que toca em igrejas católica,em rádios católicas,em bandas católicas,que toca músicas que falam de preceitos da igreja católica,que faz show e eventos católicos...mas que toca geralmente rock,pop rock e metal.) de expressão e técnica que mais se assemelha aos guitarristas que tocam em bandas seculares(que não tocam em rádios católicas,não tocam músicas referentes a doutrina católica etc etc,,,,,)

Não sei mas acho que esse tópico incomodou algumas pessoas,
peço desculpas então aos ateus,judeus.espíritas,budistas,hinduístas,satanistas,wiccas,celtas,
cabalísticos, cátaros,cientólogo,indecisos,gays, lésbicos e simpatizantes.

Minha intenção não foi ofender nem incomodar ninguém,gosto de todos que costumam me ajudar com minhas duvidas e que respondem meus tópicos,nunca pretendi criar um conflito de crenças.

na verdade eu nem sou católico praticante,abandonei a fé a muito tempo
mas a música católica(que toca nas rádios católicas...) é o que tem me mantido próximo a religião.

Por isso não estou afim de discutir crenças e conceitos com ninguém.
concordo que rótulos são errados,mas acho que isso é assunto pro
OFF TOPPIC,como o lance aqui é guitarra....

mas quem ainda quiser colocar videos de guitarristas que toquem para alguma tipo de crença seja ela qual for,fique a vontade,o tópico é mais de vcs que meu.

abraço e desculpa de novo pelo mal entendido.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


gucrispim
Agora é só passar o cadeado no tópico. Isso é que é unção!!!

Acho que ainda dá pra partilhar muita coisa. srrsrrsrrsrrsrrs
e unção na verdade tem a ver com óleo,já que se interessou tanto pelo termo,
geralmente unção é atribuídas aos membros mais ''bitolados'' e fervorosos de uma igreja ou movimento,mas na real ungido é todo candango que foi batizado com óleo

provavelmente até vc talvez ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
Provável que sim, ou, não sei, muito pelo contrário. Mas é lamentável de um modo ou de outro.
Como disse, bitolados e fervorosos acham que tudo que tem a mão da santíssima igreja é uma benção ungida e outros termos do catoliquês.

No geral, isso de qualquer modo é uma baita presunção, achar tem a capacidade de dizer o que é ou não é uma benção.

Sou cristão. Os únicos julgamentos que enfrentamos são os nossos próprios julgamentos (moral) e o julgamento na hora de passar a régua e fechar as contas (espiritual). Tirando os julgamentos feitos pelas regras dos homens (baseados nas leis de Direito).

Agora aceitar que outras pessoas possam julgar como mais ou menos ungido ou encapetado é muito fora de qualquer conceito cristão.

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


gucrispim

Cara sendo sincero com você...

Dane-se essa porra toda,baixei seu som tocando blues.
ficou pica.
me dá umas dicas de licks, frases e acordes pra blues.
quando crescer quero tocar igual a vc(porra essa parte ficou bem gay)

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm

Mano o blues babe num tá abrindo
manda de novo aí,posta o som de novo por favor.

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
vixi cara, que som é esse que vc ta falando?

Vinibsm
Veterano
# out/12
· votar


gucrispim
vixi cara, que som é esse que vc ta falando?

Do seu blues my babe.
não é vc cantando?

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Vinibsm
gravei uma vez, ainda existe isso? já escutou?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Demian Tiguez (o primeiro guitarrista de verdade na Música católica)