Cada captador tem seu local definido^?

    Autor Mensagem
    grachet
    Veterano
    # set/12


    Amigos: gotaria de saber se cada captador é fabricado para ser colocado em um local específico. Por ex: o capatador fabricado para ser colocado na ponte, não se pode mudar de lugar e colocá-lo no braço. O que acontece se for trocado de lugar
    Obrigado.

    renatocaster
    Moderador
    # set/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    grachet

    Normalmente os captadores da ponte e braço possuem características diferentes. Geralmente o "output" de captadores da ponte são maiores que os captadores do braço, por exemplo. Na verdade isso (a questão da posição) é mais uma indicação dos fabricantes do que uma regra. Mas dizer que diferença isso pode fazer, só testando mesmo.

    Lembrando que os F-Spaced e os Trembuckers são captadores exclusivos para guitarras com Floyd Rose e algumas outras pontes trêmolo, por causa do espaçamento maior entre as cordas. Esses sim servem apenas para a posição da ponte.

    Leomju
    Veterano
    # set/12
    · votar


    grachet
    Olá amigo,
    Vejo que é novo por aqui e está começando conosco aqui do Fórum.

    Bem vindo ao FCC!

    Bem, é uma pergunta de quem está iniciando, então mereceria uma resposta bem completa, mas vou dar uma vaga e fica por sua conta buscar sites, blogs de guitarra, revistas, etc.
    Aqui no fórum de Guitarra tem o "tópico fixo de Perguntas ao Bertola e ao Seiji" (É só olhar nos primeiros tópicos que aparecem quando se entra no tópico de guitarra) que são ótimos luthiers que tem dado força pra turma, você deveria postar essa pergunta lá, que o Bertola deve te responder com grande boa vontade e profissionalismo, portanto, não precisava ter aberto um tópico pra sanar uma dúvida como essa, simples.
    Mas respeitando sua pouca convivência com o fórum, vamos ao assunto:

    Cada captador é desenhado e desenvolvido para ser colocado em uma posição específica, ou seja, ao realizar uma compra, o fabricante já determina se é braço, meio ou ponte.
    Colocando na posição corretamente indicada, você valorizará as características 'timbrísticas' para que qual ele foi fabricado.
    Pode ser colocado em uma posição diferente? Pode, mas tem que ser observado a parte elétrica, além de que isso é meio incomum com relação a timbre! Mas existem músicos que usam.

    O ideal é antes de comprar um captador, você verificar a diferença entre "singles coils", "humbuckers" e "hot rails", observar que um tem o som mais "fechado", outro mais "aberto", um mais "estalado" e "estridente" e outros mais "aveludados".
    Conhecer esses modelos básicos, vai te dar uma idéia de qual modelo tem o som mais típico ao estilo que vai praticar.

    Bom, outra coisa importante é você observar, que quanto mais perto da ponte o som for captado, ele soará mais estridente, e quanto mais longe da ponte (no caso mais perto do captador do braço) o som for captado, soará mais aveludado, os captadores são construídos respeitando essa lei natural do instrumento.

    Bem, tem outros assuntos, como os potenciômetros de 500k, 250k, etc, mas acho que isso você vai descobrir com o tempo e prática e os Luthier's do site vão te esclarecer melhor, sobretudo no tópico que te indiquei!

    Espero que tenha ajudado, um grande abraço e bem vindo!

    metalextremo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Isso é muito relativo, doq vc procura, construção da guitarra, etc...

    Mas há vários casos que já vi usarem captadores de ponte no braço, exemplo:

    Ace Frehley, Super distortion no braço tbm (Embora nunca tinha visto ele usar o pickup do braço)

    Jannick Gers, Hot Hails ponte e braço

    Kirk Hammett, em um catálogo da ESP de 2001 tinha visto que as guitarras dele tinhas EMG 81 no braço e ponte

    sidguitar1
    Veterano
    # set/12
    · votar


    grachet
    como foi bem falado, o fabricante especifica (N) braço e (B) ponte, alguns caps vem especificados q podem ser usados em qualquer posiçao, o certo ja q ninguem tem dinheiro pra ficar torrando e vc compra um jogo q com posiçoes certas e combinhaçoes q tenham haver com seu gosto,estilo musical, mas vc pode ligar o cap na posiçao q quiser e ele vai funcionar,abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # set/12 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    grachet
    como foi bem falado, o fabricante especifica (N) braço e (B) ponte, alguns caps vem especificados q podem ser usados em qualquer posiçao, o lance do espaçamento q ja foi comentato e lago q vc tem q ver na hora de comprar, um cap pra floyd funciona em outras espaçamentos, mas os polos dele ficam fora de algumas cordas, fica feio esteticamente e pode ate dar manos som na corda q o polo fique totalmente fora,o certo ja q ninguem tem dinheiro pra ficar torrando e vc compra um jogo q com posiçoes certas e combinhaçoes q tenham haver com seu gosto,estilo musical, mas vc pode ligar o cap na posiçao q quiser e ele vai funcionar,abraço

    grachet
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Nossa!!! Muito obrigado. Não esperava tamanha boa vontade dos amigos deste forum para sanar esta minha dúvida. Da próxima vez serei mais atento aos lugares certos para perguntas. Só mais uma dúvida: (já estpu folgando demais.rsrsr)como o cap do braço é menos agudo, ao se colocar na ponte ele soará mais grave também?
    Obrigado

    metalextremo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    grachet, tudo que o sidguitar1 colocou está 100%, concordo com tudo!!

    Mas essa sua última pergunta, é meio complicada de responder, pois tem que olhar o catálogo do fabricante, ver qual a sua resposta sobre graves médios e agudos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cada captador tem seu local definido^?