cada um dos 7 padrões da escala diatônica representa cada modo grego?

    Autor Mensagem
    Wagture
    Veterano
    # fev/12


    E aí galera....

    Bom, minha dúvida é simples e objetiva, seguinte:
    Observei que existem 7 formatos ou padrões da escala diatônica e também 7 modos gregos. Sendo assim, cada padrão diatônico refere-se a cada modo em suas respectivas ordens?
    Ex:
    Padrão 1: Jônio
    Padrão 2: Dórico
    Padrão 3: Frígio
    Padrão 4: Lídio
    Padrão 5: Mixolídio
    Padrão 6: Eólio
    Padrão 7: Lócrio

    Seria isso??? Se não, por favor me expliquem como posso saber o desenho de cada modo... Sei que existem vários tópicos relacionados ou até explicando isso, mas agradeço se puderem me responder neste, pois quero uma rápida explicação!

    Valeu!
    \m/

    LeandroP
    Moderador
    # fev/12
    · votar


    Wagture

    O seu raciocínio está correto. em relação a sua pergunta, o desenho de cada modo é determinado pela primeira nota do desenho. Porém, não é exatamente o desenho que determina o modo que está tocando. É legal estudar os desenhos porque ajuda muito a ter uma boa desenvoltura técnica e conhecer as notas no braço da guitarra. O que determina o modo é a relação das notas (intervalo) da escala (ou do desenho), com a harmonia (acordes).

    Aproveite os tópicos relacionados. Contribua neles com a sua dúvida, que pode ser de outros colegas também.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a cada um dos 7 padrões da escala diatônica representa cada modo grego?