O que NÃO fazer em um improviso.

Autor Mensagem
Keith.Scott
Veterano
# set/12
· votar


starling_music
Boa, cara!!!
É UP na cabeça....! Essa é pra vc!
;)

carlcarl
Veterano
# set/12 · Editado por: carlcarl
· votar


Alan_Domingues
mil e mil desculpas não foi bobeira mas sim falta de conhecimento do funcionamento de um forum,o FCC é um dos poucos que frequento.
segui o teu conselho e fui ouvir alguns dos sons do Jinkxs.
estas discussões são interessantes e podem gerar divergencias.
uma vez mais desculpem a minha falta de atenção.
abç
Carl

Alan_Domingues
Veterano
# set/12
· votar


carlcarl

Relaxa e goza (by Marta Suplicy).

Jinkxs
Veterano
# set/12 · Editado por: Jinkxs
· votar


Alan_Domingues

Valeu amigo.... vindas de você essas palavras tem um significado mais especial.

clebergf

Internalizar conceitos (palavras suas) é tornar a aplicação do conhecimento teórico em resposta cognitiva, como dirigir um carro. Todo o músico tem que dominar esse processo. Quem bom que você tá no caminho.... sinal que vai se tornar um ótimo guitarrista. Ao contrário de mim... hehehe!!!!

carlcarl

Num fica grilado não. Tá de boa.

Bigtransa
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs
Você tem razão, eu é que fiz um comentário fora de lugar... peço desculpas... .

clebergf
Veterano
# set/12
· votar


Jinkxs

Pois é, se irei me tornar um ótimo guitarrista eu não sei, mas estou tentando da forma que acredito ser a melhor para tocar o que desejo, veremos se chegarei lá, espero que sim...xD

starling_music
Veterano
# set/12
· votar


Obrigado a todos pelos comentários, aliás, o nível esta ótimo, quem dera que fosse sempre assim, rs...
Gostaria de poder interagir mais e responder algumas perguntas direcionadas a mim, mas hoje estou cobrindo as aulas pela minha futura ausencia na quarta e quinta feira em função da minha ida a expomusic, mas quando eu voltar espero que o topico ainda esteja vivo e eu vou responder o que for direcionado a minha pessoa.
Fiquem com Deus.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/12
· votar


Concordo com quem disse lá atrás que o improviso é algo que flui.

Muitas vezes eu tô em casa com a guitarra ligada no pc, soltando umas BTs e improvisando, e as coisas fluem naturalmente. Dá um feeling do caramba...

Aí muitas vezes quando boto pra gravar acontece o que o starling_music citou. O nervosismo atrapalha... Tô tentando me livrar disso. Já gravei um improviso de blues que postei aqui e a galera curtiu. Tô me encaminhando para vencer a síndrome do REC.

No mais, excelente texto, starling_music. Muito bom mesmo.

Abraço!

Johnny Favorite
Veterano
# set/12
· votar


Bigtransa
Vou tentar explicar o que acho sobre as pessoas comentarem que talvez não seja necessário estudo teórico para se relacionar bem com um instrumento.
Esse tópico me levou a pensar se improvisar também é compor e se alguém poderia improvisar escrevendo uma partitura. Se improvisar em música é a habilidade de produzir e interpretar (os próprios sentimentos) instantaneamente, acho que a resposta é duas vezes sim.
Compor é eternizar a própria percepção das coisas, e por 'percepção' entenda o processo de trabalhar as informações sensoriais. Qualquer um que gosta de ouvir música compreende de certa forma os motivos, as frases, as secções de ritmo, as inferências produzidas pela tonalidade, etc. , pois está interpretando o que seus sentidos estão captando. No entanto no processo criativo é necessário transformar essa percepção bruta em respostas emotivas e levá-las ao máximo da sua capacidade de expressão. Transformando os sons em linguagem. Sim, até certo ponto música é um “femônemo” semiótico.
Só que, teorizar a música é criar um sistema de conjuntos para colocá-la em regras e idéias. Deve-se lembrar que esse conjunto de regras que estudamos aqui no ocidente é diferente do oriente e poderia ser diferente de uma infinidade de outros sistemas de conjuntos. Portanto não é necessário regrar a sua própria interpretação das coisas e por conseqüência a sua própria expressão.
Então tem gente que chega a conclusão que improvisar de forma intuitiva e inconsciente é usar de uma habilidade que está mais próxima possível da naturalidade, do estado de espírito, de realmente expor, expressar e interpretar a própria percepção. Essa na verdade é uma visão romântica da arte, onde o conhecimento e técnica são apenas um estorvo para a criatividade espontânea.
No entanto para ser musico há a questão da notação (sistema de escrita musical), é necessário conversar com outros músicos sem o instrumento, ter conhecimento estético e histórico (musicologia), capacidade de composição coerente com o contexto, etc. Ou seja, saber o que escrever quando compor, por isso conhecimento teórico é essencial para um músico.
Vou deixar quieto porque se eu continuar a querer explicar isso posso cair numa discussão entre arte e técnica. Teríamos que voltar a Platão e filosofar até a estética contemporânea passando por toda abordagem histórica da música e da anatomia do corpo humano, inclusive a física aplicada ao instrumentos musicais.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ok... só voltei prá deixar bem claro que quando digo que improviso é intuitivo em momento algum digo que NÃO é para estudarem.

Ou o estudo faz o sujeito perder a intuição?

Intuição significa: percepção, discernimento, clareza em antever ou prever possibilidades vindouras.

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Tô me encaminhando para vencer a síndrome do REC.

pois é cara...acho q quando a luzinha vermelha do estudio acende o nervosismo é maior do q quando vc se ve no palco frente a uma galera q vai estar te julgando até antes de vc começar a tocar!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


ALF is back

Estúdio é onde habitam os demônios que não gostam de música e querem te ferrar de qualquer jeito...rs.

Ainda bem que é possível ludibria-los!

clebergf
Veterano
# set/12 · Editado por: clebergf
· votar


Lelo Mig

Ou o estudo faz o sujeito perder a intuição?

Ninguém nesse tópico disse isso, mas já cansei de ler aqui e ouvir pessoas falarem isso que ao estudar eles se sentem presos e não conseguem mais compor espontaneamente, mas ai eu acho que cai no fato de que não estudou o suficiente para isso se tornar natural... :)

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
huasuhsahua
aquela luz traz consigo imagens q remetem ao capeta! eu reduzo uns 5 anos de estudo e tecnica e maturidade musical quando aquilo acende!

na realidade mesmo, muito pensam assim:
"vc estudou? bobagem...o negocio é nao estudar q vc faz musica muito mais a vontade"

ou entao: "vc nao estudou? vc nunca vai fazer musica boa"

as 2 situações mostram o lado de "puxar tapete" de outro...tentativas de depreciar o trabalho alheio, tentando mostrar pro cara q ele ta "no caminho errado", "ta longe do objetivo", "tem q recomeçar do 0 os conceitos de musica"

o Alan_Domingues colocou muito bem na entrevista dele pra guitar load que o mundo dos guitarristas é ridiculamente fechado e eles nao são nem um pouco solidarios uns com os outros...digo eles (em terceira pessoa) pois nao me incluo mesmo nessa turma...nao vivo de musica, infelizmente! (ou felizmente? rs)

clebergf
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back

Realmente, as duas situações são possíveis, e uma não exclui ou diminui a outra...como falei antes, eu não consigo tocar nada se eu não estudar, logo tenho que ralar para fazer algumas coisas que alguns fazem por intuição, quem está errado?
Ninguém, caminhos diferentes para o mesmo objetivo...

Rednef2
Veterano
# set/12
· votar


Acho que as duas coisas são possiveis.

Existem muitos caras ai que são mestres em teorias e são excelentes compositores.
E também existem muitos caras ai que não sabem muito de teoria mas também são excelentes compositores.


Mas é como dizem "conhecimento nunca é de mais"

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


Johnny Favorite

Boas colocações.

Me atrevo a completá-las lembrando que a música é um fenômeno físico matemático universal, independentemente de qualquer interpretação, e o conhecimento teórico pode ser definido, de forma simplificada, é claro, como entender as relações matemáticas entre os sons.

Mas o universo é mais antigo do que o conhecimento humano. A gravidade já existia antes de Nilton, e a música já existia antes de desenvolverem a teoria musical. Por isso podemos afirmar que é possível fazer música sem conhecimento teórico.

Mesmo assim, o estudo hoje, é fundamental para a formação do músico.... não só na relação dele com a própria música, compondo, executando, fazendo arranjos, trabalhando harmonia.... como na relação dele com a própria classe musical, como você bem frisou.

A música, como carreira profissional, não difere das outras, como medicina, engenharia, direito.... ou seja, quem não estuda não tem como exercer. Mas as pessoas confundem muito a profissão de músico com o Showbis. São coisas distintas.

O Showbis emprega muitos músicos profissionais, mas existe espaço para pessoas talentosas, não músicos, fazerem sucesso. Antigamente isso era muito mais comum do que hoje.

O lance de não estudar é para hobistas, curiosos, etc... Um em um milhão tem um talento nato, ou uma sorte do cacete e viram astros. Ok.... faz parte do negócio. Mas dizer que estudar "prende", que prejudica a espontaniedade é desculpa de preguiçoso.

Se você não estudar, esquece a carreira de músico. Ponto. Vai tocar como hobby, passatempo. Não fique na isusão que você vai ser um astro.... seria o mesmo que acreditar que vai ganhar na megasena.

Se você estudar com dedicação vai poder ser um músico profissional. Também nada garante que isso vai te transformar num astro.... mas você pode ser músico de apoio, compositor, arranjador... pode criar jingles, música para comerciais, trilhas sonoras.... e também tocar em banda, em barzinhos, festas, formaturas.... existem muitos caminhos diferentes, e isso sim, é uma carreirra. E aí, quem sabe, pode até estourar para o sucesso.

starling_music

Desculpe a desvirtuada do tema proposto.... mas é pra ficar claro esse lance de estudar x não estudar. Assim acaba essa polêmica!!!!

Abs.

renatocaster
Moderador
# set/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu acho que as pessoas às vezes confundem esse termo "improvisar". Improvisar na guitarra não significa diretamente "tocar qualquer coisa". Na prática, pode até ser, mas o camarada tem que ter um conhecimento prévio desse "qualquer coisa" que ele está tocando.

Como Hermetto Pascoal citou, "improvisar é improvisar mesmo". Está certíssimo, parafraseando o que ele disse, e comparando, é a mesma coisa de um ator chegar na hora do espetáculo e esquecer o texto que ele decorou para aquela cena. Então, ele vai "improvisar". Mas ele sabe o que está fazendo, não sabe?

Porque este termo "improviso" pode acabar soando meio "chulo" e como desculpas para uma composição, um solo ou uma melodia mal sucedida. Aí, o cara vai dizer assim: "Ahn, aquilo ali eu fiz de improviso mesmo, esquenta não". Como por exemplo tocar coisas fora do tom (não out-side, que é algo intencional e bem planejado), escolher mal as notas de repouso, não respeitar a rítmica da música, entre outras coisas.

Concordo que para músicas "hobbistas" de repente nem se faça necessário ter o conhecimento de todas as escalas, todos os modos, etc. Como o nosso amigo Jinkxs citou, ele não conhece muito bem as escalas, mas sabe garimpar no braço da guitarra as notas que ele quer tocar. Isso é bastante válido na hora de improvisar, mas por mais que ele não saiba muitas escalas, ele sabe o que está fazendo, o que está tocando, mesmo improvisando.

Vc pode improvisar à vontade, mas tenha vocabulário para isso. Não precisa ser um vocabulário vasto, dependendo da sua intenção. Mas improvisar não é tocar notas à esmo, sem sentido. Tem que ter ferramentas, recursos para tal. Eu pelo menos penso assim.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/12
· votar


O final todo mundo já sabe.
Tudo gira em torno de "tocar algo legal."
O resto é vaidade.

Sobre improvisação o meu antigo professor me ensinou a bolar um tema qualquer que se encaixe na base e depois só ir "compondo" ele. Você improvisa esse tema e o resto, mas precisa ter um tema.

Pra mim funcionou. Depois disso nunca mais fiquei tocando notas a esmo, fora do ritmo.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster

Como o nosso amigo Jinkxs citou, ele não conhece muito bem as escalas, mas sabe garimpar no braço da guitarra as notas que ele quer tocar

Na verdade, eu conheço as escalas.... mas não pelo nome....hehehehe...

Vc pode improvisar à vontade, mas tenha vocabulário para isso. Não precisa ser um vocabulário vasto, dependendo da sua intenção. Mas improvisar não é tocar notas à esmo, sem sentido. Tem que ter ferramentas, recursos para tal. Eu pelo menos penso assim.

Certíssimo!!!

Tem que haver um conhecimento prévio. Nem que seja um conhecimento intuitivo.... Eu aprendí muito com o famoso metodo Jinkxsoniano, também chamado de "Tentativa e Erro".

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Eu parto do ponto que ninguém improvisa de verdade. O que eu percebo nos grandes músicos é que eles têm uma "sacola de truques". Uns possuem muitos truques lá dentro, outros menos. Quando vão improvisar , tiram lá de dentro os truques (licks, fraseados, escalas, arpejos, etc) e adaptam ao tempo e ao tom da música. Se você ouvir um improviso do Page vai notar um certo padrão no seu fraseado e licks que se repetem de tempos em tempos. Assim acontece com o Hendrix, com o Slash, com o Malmsteen, etc...Você perecebe até quando o cara tá "pensando" ou "ganhando tempo" pra encaixar algo mais pra frente. Às vezes sai no refelexo e junta-se um monte de coisa que parece espontâneo mas na verdade não é. O seu cerébro já tem guardado os movimentos. Ninguém costuma tocar notas à esmo. Tem uma coisa pre programada no seu cerébro que você busca lá na hora que precisa. Nem que se seja por uma milhonésima fração de segundo, mas você pensa antes de executar o movimento.

Alan_Domingues
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back

Rapaz você citou algo que deixei de comentar na entrevista.

Hoje no meio da guitarra a galera prefere depreciar o trabalho do camarada ao lado do que fazer um bom trabalho para si próprio.

Infelizmente sempre foi assim e vai continuar. Como já aconteceu aqui na cena do underground carioca. É mais fácil depreciar uma banda boa, "diferente" que está em ascensão do que interagir com ela e a galera que está em cima perder o "foco".

Um dos grandes motivos que me faz levar a guitarra hoje por hobby praticamente é este.

Um bom exemplo é o concurso que eu juntamente com o Sidney e Marc aqui do fórum estamos fazendo para o povo daqui. Difícil acontecer isso, mas a galera não fica dando atenção necessária para quem realmente faz algo.

Bigtransa
Veterano
# set/12
· votar


Johnny Favorite
Jinkxs
Concordo com vcs... parabéns pelos belíssimos posts...

Alan_Domingues
Não acho que a galera esteja depreciando o trabalho de vocês (falando sobre o concurso)...Todo mundo que frequenta aqui gosta de você, do sid e do marc... Pessoalmente não estou participando, mas não quer dizer que não esteja acompanhando e torcendo pra dar certo... Vou dizer o motivo por não ter gravado pois acredito que tenha gente na mesma situação e a informação talvez possa ajudar em algo. Achei as bt´s muito parecidas entre si e distantes das coisas que escuto e gosto de tocar. Não sei se foi intencional ou não, mas acho que acabaram limitando o concurso ao estilo de vocês. Não acho que esteja errado e entendo que seja até natural, mas limitando o estilo, pode ser que o número de participantes acabe sendo menor.

Alan_Domingues
Veterano
# set/12
· votar


Bigtransa

A nossa ideia foi deixar a galera tocar em nossas músicas. Assim como a maioria dos concursos que existem por ai.

Se de repente colocássemos igual o De Ros fez em um, com uma nota E tocando durante 30 segundos (que achei excelente a ideia do concurso) desse mais ibope.

Mas convenhamos. Todo concurso é assim.

Abraços

fabioche
Veterano
# set/12
· votar


improvisar achando q nunca ninguém tocou o q vc está fazendo, é 99,9999% das vezes um engano... dizem q é raríssimo quem improvisa com verdadeiro ineditismo!

as frases em si, apesar de saírem intuitivamente e naturalmente, são parte de um repertório já incorporado... não vejo ninguém tocando algo q nunca tinha conseguido fazer antes... agora outra coisa é contar uma história diferente e inédita no solo... isso sim é acessível de ser feito no improviso... vc toca em cima da harmonia, por acordes, manda frases encadeadas, com diferentes momentos, pausas e intensidades...

é o mesmo q vc falar q nunca ninguém disse determinadas frases ou palavras... mas, se a frase já foi dita antes, a história q vc está contando, escrevendo (neste caso, tocando) é inédita e sua... bom, é isso q eu vivo hj como guitarrista...

starling_music
Veterano
# set/12
· votar


Valeu galera, obrigado pelo cometario de todos o que fez o post ficar muito bacana.
No meu texto eu escrevi: "Não vou entrar no mérito do que é 100% espontânea ou não, pois não é o propósito do texto."
Mas acabou caindo um pouco para esse lado.
Apesar de ter começado tocando metal com 12 anos de idade, de uns 10 anos para ca eu fui cada vez mais me inclinando para o jazz, fusion e a musica brasileira.
Eu entendo bem como um guitarrista de rock e metal pensam em sua maioria, principalmente o metal e o rock instrumental de 20 anos para cá (Vai, Satriani, etc.) que são estilos com harmonias tonais e simples e que deram muito lugar para os efeitos tecnicos (palhetada alternada com velocidade, sweep e tapping) o que acabou moldando o estilo atual.
Então, nesses estilos se fala realmente pouco em improvisar com liberdade porque a improvisação não é o foco desse tipo de musica. Isso não quer dizer que o estilo seja superior ou inferior a outros estilos mas quer dizer que em termos de improvisação o valor não é o mesmo que se dá no jazz, fusion, musica brasileira, musica latina em geral. Nesses estilos a improvisação é quase que o foco principal quando caimos na proposta de fazer musica instrumental.
Isso não quer dizer que não existam musicos de metal e de rock que sejam grandes improvisadores, so estou dizendo que não é algo que você espera tanto em musicos desse estilo.
Se você pegar os musicos que moldaram o jazz vc vai perceber que realmente só se fala em improvisar com o maximo de liberdade, realmente entrando zerado num solo e desenvolvendo as idéias partindo de algo que vc não pre concebeu. Eu sou dessa escola e é basicamente essa o unico motivo de improvisar para mim. Poder entrar em algo zerado e ir moldando algo fresco, isso não quer dizer que não existam coisas que precisam ser respeitada, mas so quer dizer que eu não preciso ter o script do meu solo.
Portanto, eu não concordo com o ponto de vista do nosso amigo Led Zé.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


starling_music
Cara, pode até ser que no jazz você tenha uma liberdade maior. Mas mesmo assim o cara acaba repetindo algumas coisas. É reflexo condicionado.Bom , eu pelo mesnos enxergo isso em todos os grandes guitarristas de rock que eu escuto. Jazz não é a minha praia então não posso opinar. Mas se o Hendrix faz, o Page, o Clapton, o EVH, porque nós, meros mortais faríamos diferente? Tô pra ver um ainda que vira e mexe não tira um truque conhecido da manga.

E pra mim, quando se improvisa além do normal, com muitas notas fora do tom e do tempo, PRA MIM, não soa legal.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


starling_music
cara ,muiito legal as informações do topico , principalmente no meu caso que tou a quase um ano na luta de querer improvisar de forma mais profissional mesmo :D .


qnd sai a parte 2? tou no aguardo!
vlws!!!

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Alan_Domingues

Bom, quanto ao concurso, apenas uma satisfação quanto a minha posição.

Como alguns sabem, fiquei mais de uma década sem por a mão num instrumento. Resultado: Meu cérebro ainda sabe como se toca, mas minhas mãos não mais. Estou treinando basicamente digitação 1,2,3,4 e suas variantes, e sequências de acordes direto. Meus dissonantes, principalmente, estão muito sujos. Como não preciso reaprender o que já sei, tenho que forçar a parte motora. Fiz um pequeno primeiro ensaio com meu filho... repertório pequeno e fácil... minhas mãos doeram prá caramba...rs.

Como não tenho nada a acrescentar no momento, me preparo para quando puder faze-lo. Nem no meu auge fui técnico como muitos garotos de hoje em dia são, mas tenho um estilo pessoal, meu timbre, meu jeito, que pode agradar e ajudar alguns, futuramente, quando eu recuperar o mínimo de minha forma e puder somar.

Acho estes concursos essenciais e muito bem vindos. Espero que continuem e espero contribuir futuramente.

Hoje, o que me deixaria orgulhoso não seria ouvir:
"Caraca, esse Lelo toca muito!"

E sim..
"Interessante seu som e estilo, é bem diferente"

Ficaria feliz em agregar com algo diferente...

Abraço!

metalextremo
Veterano
# set/12
· votar


Sabe oq eu faço num improviso, seja um solo de metal ou blues?!

Eu não penso em nada, simplesmente deixo meus dedos irem ao encontro da escala... Não fico pensando, tipo, vou colocar essa penta menor depois da menor hamônica, etc...

É importante e necessário conhecer um pouco de harmonia, mas deixe fluir naturalmente!

O improviso é uma coisa que vem do seu coração, não do seu cérebro!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que NÃO fazer em um improviso.