O que NÃO fazer em um improviso (parte 02)

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # set/12


    4) Muitas pessoas improvisam sobre uma musica como se o elemento mais importante para improvisação fosse a compreensão da harmonia e do que tocar sobre a mesma.
    Sim, é extremamente importante saber a relação dos acordes e das escalas e todos os improvisadores deveriam estudar esses conceitos, porém, o que difere uma música da outra não é a harmonia e nem o ritmo, mas sim a melodia.
    Seja no rock no jazz ou em qualquer outro estilo, é muito comum vermos músicas com harmonias idênticas, com um diferencial apenas na melodia.
    Portanto, ignorar a melodia e sair queimando sobre a harmonia como se a melodia não tivesse a mínima importância “pode” ser um grande desperdício.

    5) Escrever um script minucioso do seu improviso pode ser uma grande furada, principalmente se você estiver tocando com banda ao vivo, onde a dinâmica pode mudar por causa do ambiente, volume ou até mesmo por alguém, que pode ser você ou outro membro da banda, extrapolar ou encurtar o que estava previsto no script.
    A banda é um grande elemento de interação, existem coisas mágicas que podem acontecer naquele momento e que nunca mais acontecerão novamente e é por isso que álbuns que são gravados ao vivo possuem uma “vibe” diferente de álbuns onde os instrumentos são gravados separadamente, exatamente por essa interação de dinâmicas e especialmente onde os instrumentistas começam a criar algo espontâneo para sustentar o que o improvisador esta fazendo (elementos muito comuns no jazz, blues, musica brasileira, latina e alguns grupos e artistas de rock clássico)
    Formas e harmonias precisam ser respeitadas, existe também o momento certo de quará-las, mas nem tudo sai como pré agendado ou ensaiado, portanto, esteja aberto para sair da caixa.

    6) Fritação não interage com a banda. Um grande professor da Berklee chamado Hal Crook e também um dos maiores improvisadores ainda vivo uma vez me disse “ritmos densos quase nunca interagem com a banda. Bons músicos vão te desligar e vão começar a interagir entre eles se você não reagir”.
    Já vi músicos pouco experimentados na arte de improvisar pagar grandes músicos para atuarem em seus respectivos CDs e na hora do improviso ouvir a banda quebrar tudo no fundo enquanto o improvisador fica tentando cumprir o script e perde a oportunidade de interação.

    Continua em breve...

    Deus abençoe a todos.

    Mateus Starling.

    Plank
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music
    otimas dicas, concordo completamente com tudo o que foi dito! excelente topico :)

    Jeff.gomes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Muito bom... poderia disponibilizar uma material de teoria né....

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music

    Discos gravados ao vivo são bons demais...dá para sentir o feeling da banda tocando...

    Rednef2
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Improviso é massa demais, sou muito fã dessa arte.

    Curto albuns ao vivo também, por isso quase sempre quando vou ouvir alguma musica eu coloco o audio de algum bootleg.

    Led Zé
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    starling_music
    Na parte1 do post discordamos no ponto de vista mas essa parte2 ...foi perfeitamente colocada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que NÃO fazer em um improviso (parte 02)