Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
pedropohren
Membro Novato
# jan/16
· votar


marcelosz

Algumas perguntas:
- Está gostando da ponte Wilkinson (estabilidade da afinação nas alavancadas)? Quantas molas usou? Qual o modelo exato? Eu tenho uma quase igual a esssa, a diferença é que é dourada e com 6 pontos de fixação.
- Qual material usado no acabamento/pintura?


Cara, não tenho reclamações a fazer dela. Robusta, inclusive no bloco, segura bem, consigo fazer umas boas alavancadas com ela (até pq as tarraxas são Gotoh, mesmo tando meio maltratadinhas das pancadas que eu dei com ela :P ). São 3 molas, mas ainda pretendo botar as outras 6 (e, num futuro talvez não tão próximo, trocar ela toda por uma Kahler).

O acabamento eu fiz com nitrocelulose, usei de uma marca gaúcha chamada Farben. Indicação do meu mestre, diz ele que das que ele usou, era a que dava menos complicação pra aplicar e que mais durava (sendo que ele já usou até Sherwin-Williams... :P )

E cara, essa tua guitarra ficou simplesmente INCRÍVEL!!! Mas uma coisa que eu não sei se tu pensou ou mesmo se te incomoda, mas tu não poderia fazer uma modificação nas ligações dos potenciômetros da tua guitarra? Porque pelo Vintage Rails ser single, um pot de 500k deixaria o som dele meio saturadão... Imagino que tu curta o som assim, mas ter esse cap não seria pra quebrar essa característica nos outros dois captadores?

Basicamente, o que eu estou sugerindo é uma modificação que o John Suhr faz toda vez que tem que lidar com uma guitarra com humbuckers e singles: ele deixa todos os pots em 500k, exatamente como na tua, mas ele liga, no potenciômetro onde tem um captador single ligado, um resistor pra filtrar aquele pot até ele ficar em 250k, pra evitar saturação no captador sem ter que trocar o pot e arriscar deixar o som dos hums opaco... Não sei se tu curte o som do vintage rails com essa configuração, mas considerando que tu colocou todo o hardware dela top do top (até um PIO tu usou, tem noção da inveja que eu estou agora? kkkk), acho que seria legal tu fazer essa pequena modificação (extremamente discreto, quase nem aparece na elétrica montada) pra conseguir um timbre preciso em cada um dos captadores sem sacrificar nenhuma característica deles...

Mas ficou linda demais, cara... Se tivesse dinheiro pra comprar esse hardware todo agr, eu provavelmente faria igual :P

pedropohren
Membro Novato
# jan/16
· votar


marcelosz

Agora confesso que várias espécies que você usou eu nunca nem tinha ouvido falar kkkkk.

A maioria das madeiras que eu usei são nativas daqui do RS, por isso tu não deve ter ouvido falar kkkk

(P.S.: até guitarra de pinus eu já vi por aqui (aquele pinus mais leve, que dizem que não serve pra guitarra porque não tem som e dá neck dive, mas não é nada disso), e soava que era uma cousa de louco... :3 )

SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


pedropohren
Parabéns pelo trabalho, muito bacana, principalmente pela escolha e trabalho das madeiras.

marcelosz
Membro Novato
# jan/16
· votar


pedropohren
E cara, essa tua guitarra ficou simplesmente INCRÍVEL!!!
Obrigado mesmo, camarada!

um pot de 500k deixaria o som dele meio saturadão
Tecnicamente vc tem toda razão, inclusive pesquisei sobre isso na época, tem vários fóruns com a galera falando isso, ou o contrário também. Optei por 500K mesmo pra facilitar a ligação, e ao testar o som da guitarra não ficou muito estridente não. Então deixei assim mesmo :-)

até um PIO tu usou, tem noção da inveja que eu estou agora? kkkk
hehehhehhee... Cara, estes PIO são excepcionais mesmo. Eles atuam de forma mais suave no tone, bom demais de ouvir!

Grande abraço!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Fala galera!

Pra quem gosta de um tom sobre tom ("no pun intended" kkkk, estou falando de cores), tons pastéis, off-white, etc... Troquei a "roupa" da minha strato custom, agora com olympic white e escudo de madeira. Fiquei bastante satisfeito com o resultado!

Fotos aqui: https://goo.gl/photos/q1UAY45md7NHoxj47

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


marcelosz

Já não lembro mais... foi você que pintou esse branco aí? Se foi, tá fantástico.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


Não fui eu não JJJ. Mandei para um profissional kkk. Não adianta, quando o assunto é pintura, é difícil demais fazer em casa e ficar profi.
Abraço!

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar


marcelosz

Ficou linda a guitarra! me amarro em customização e gosta de customizar tudo que tenho.kkk guitarra eu ainda não fiz nenhuma, mas depois que vi o blog da paula (pauleira) a GAS bateu forte pra fazer uma.

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


marcelosz

Caramba, só coisa fina hein! ficou linda demais, parabéns!

Você foi corajoso nesse kit da Emerson hein, sempre tive curiosidade de saber se vale a paulada que custa quando comparado com uns pots CTS com capacitor da vendinha da esquina rs. Se conseguisse fazer um A/B seria demais! (eu sei, baita trabalho, mas que seria legal, seria). Abs!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


bruno_novatorj
Valeu mano!!! Customizações rulez!!!!

Iversonfr
Valeu amigo! Não fui corajoso não, fui louco mesmo. Mas foi na época que o dólar ainda estava 2 e pouco, comprado direto na fonte... daí valeu mais a pena. Ocorre que se vc for pensar, está pegando POTs CTS com menor variação, capacitor PIO, switch top, treble bleed e fiação vintage tudo num pacote só, num kit extremamente bem soldado e montado. Altera consideravelmente o som? Ok, provavelmente não, mas GAS é GAS, não tem explicação. kkkkkk

Sim seria legal um A/B, só precisaria de um conjunto de componentes mais genéricos pra comparar ne´... vou ver o que posso fazer. Abraço!

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


marcelosz
Não adianta, quando o assunto é pintura, é difícil demais fazer em casa e ficar profi.

Verdade. Mas, nesse caso, não seria mais simples (e mais barato) comprar o corpo já pintado?

bruno_novatorj
Membro Novato
# fev/16
· votar


marcelosz

Ocorre que se vc for pensar, está pegando POTs CTS com menor variação, capacitor PIO, switch top, treble bleed e fiação vintage tudo num pacote só, num kit extremamente bem soldado e montado. Altera consideravelmente o som? Ok, provavelmente não, mas GAS é GAS, não tem explicação. kkkkkk

eu vejo isso como um preciosismo que só quem gostar de customizar alguma coisa tem, quando a gente tem um projeto em mente quer nos mínimos detalhes e com tudo possível na melhor qualidade. As pessoas que não se importam acham que é besteira, mas quem tem essa dedicação pelo projeto vê como o diferencial pras outras e a cereja do bolo.

ficou muito exclusiva cara!

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


JJJ
não seria mais simples (e mais barato) comprar o corpo já pintado?
Na época que comprei esse corpo eu tinha a esperança de conseguir pintar em casa e ficar bom. A "primeira versão" da guitarra eu mesmo pintei, daí vi que não ficou muito bom e mandei pintar.
Também entra a questão do corpo ser de fato bom. Gostei muito desse, muito bem usinado, além de ser leve. Então valeu a pena mandar pintar.
Mas tem a questão também, onde comprar um bom corpo já pronto? Um Warmoth da vida está 300 doletas fora frete e taxas da Receita.,,,,

morais.sc
Membro Novato
# fev/16
· votar


JJJ

O prazer de montar não tem preço rsrsrsrsrs

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


bruno_novatorj
quando a gente tem um projeto em mente quer nos mínimos detalhes e com tudo possível na melhor qualidade.
Isso! Foi essa minha linha de raciocínio na época que projetei.

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


morais.sc
O prazer de montar não tem preço rsrsrsrsrs
Até pq se eu for botar na ponta do lápis, mais um pouquinho dava pra pegar uma Fender kkkkkk
Mas Fender "todo mundo" tém, aí não tem graça heheheheheh

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


marcelosz
Guitarra maneiríssima, montagem com tudo de primeira, bem no meu estilo de DIY. A elétrica então .... Um show, e eu que achava que era perfeccionista nesse quesito.... Rsssssss, que perfeição, vale quanto pesa !!!! Vou ter que caprichar mais, vou salvar essa foto para copiar na próxima.

JJJ
Veterano
# fev/16 · Editado por: JJJ
· votar


marcelosz
onde comprar um bom corpo já pronto?

Eu tava muito a fim de testar essa linha "especial" da GFS:
http://www.guitarfetish.com/XGP-Guitar-Parts_c_516.html
A propaganda é que são corpos de qualidade... e o preço segue o padrão GFS. Por exemplo, essa belezinha de Tele HH, sai por uns 100 obamas:
http://www.guitarfetish.com/XGP-Arched-Top-Tele-Body-Flamed-Maple-2H-S unburst-_p_18016.html
Essa creme aí abaixo, por uns 70...
http://www.guitarfetish.com/XGP-Professional-Tele-Body-2-Humbuckers-Vi ntage-Cream_p_18913.html

morais.sc
O prazer de montar não tem preço

Sim, claro! Por isso eu criei o tópico (rs). Mas você pode montar a guitarra com o corpo já pintado, né?...

Pintar em casa (eu já fiz algumas vezes) é o seguinte: ou você relaxa e se atém à ideia de que vai ter uma pintura caseira "diferenciada" ou vai ter que ser o fera da pintura e contar com um espaço adequado, um monte de ferramentas, tintas e vernizes muito específicos (mas isso tudo pode sair meio caro, pra pintar uma ou duas guitarras...).

marcelosz
Membro Novato
# fev/16
· votar


SkyHawk
Guitarra maneiríssima
Que bom que gostou, companheiro!!!

JJJ
Não conhecia essa linha XGP. Corpos pintados por 70 doletas... é barato. O duro é que, com mais 70 doletas de frete, impostos e etc já deve chegar perto de R$800 reais, para um corpo que você não sabe se vai ficar bom ou não né? É um risco...

Uma dica: compre um corpo como esse aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694128443-corpo-de-guitarra-mo d-telecaster-marupa-c-furaco-cordas-_JM) ou qualquer outro desse vendedor que é muito bom. Faz os testes de encaixe, eventuais ajustes (posicionamento do braço, etc) e manda pra Music Kolor (não estou fazendo propaganda, é que os caras trabalham bem mesmo). Tudo vai ficar uns R$600 reais no máximo (dependendo da pintura que você pedir), com a vantagem de já ter certeza que o corpo é bom e lhe serve, e a possiblidade de customizar a pintura.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


marcelosz

É, acaba que o câmbio, o frete e os impostos ferram a parada. Ah, se eu morasse por lá...

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Estou pintando uma guitarra pela primeira vez, mil horas de videos do YouTube, um bom espaço em uma varanda trasformado em cabine de pintura e está a caminho. Na verdade é um upgrade em uma Groovin que era originalmente branca, até agora tudo indo bem.

Desmontei toda, lixei até o branco e deixei ele como base, fiz uma pátina com corante xadrez verde, marron e ocre diluido em água, apliquei com trapos limpos, escureci com betume da judéia, mais escuro nas bordas, apliquei manchas com espuma de textura molhada levemente em betume, por fim glitter preto e bronze misturados soprado na frente e nas costas da guitarra. Louco mas confesso que, modéstia a parte, está ficando surpreendentemente bom.

Como o glitter tem que ser coberto com uma camada consistente de verniz, está dando mais trabalho de finalização do que imaginei, já estou trabalhando há dois finais de semana seguidos e ainda vão mais dois. Sábado vou lixar com lixa 800 e aplicar uma camada final bem fina de verniz de acabamento, depois vou esperar mais uma semana, lixar com lixa d'agua 1200 e polir.

Observação matching headstock.

Se conseguir um acabamento digno vou ficar muito feliz.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Só tem um problema... Cadê as fotos, colega????

SkyHawk
Membro
# fev/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Virão, quando conseguir despendurar a guitarra, esta suspensa em um arame.... Rssss, já tirei as do processo mas ainda não consegui tempo para subir com elas para a nuvem.

Quanto a pátina, não ficou claro no texto, não foram as três cores de corante ao mesmo tempo, foi uma de cada vez, o fundo é verde e as outras vem por cima.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Ok, aguardando as provas do trampo! hehehe

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


Amigos,

Qual serviço de upload de imagens vocês estão usando ?

Fui postar as fotos da Groovin e descobri que o ImageShack que sempre usei agora só pagando, ainda nem consegui recuperar as fotos dos meus outros 4 projetos que estão lá !!!!!

Alguém indica um gratuito e com direct link para as imagens ?

marcelosz
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: marcelosz
· votar


SkyHawk
Fotos em álbum eu uso Google Photos. Gratuito, ilimitado, e com acesso via app ou na web.
Fotos avulsas, pontuais, uso o Dropbox. Mas aí ele desconta da sua quota (inicialmente 5GB gratuito, se não me engano).

Evitem ImageShack, RapidShare e etc. Só dá malware e propaganda em excesso.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Eu uso o photobucket.

SkyHawk
Membro
# fev/16
· votar


JJJ
Aqui estão as fotos, a que está no sol sobre um banco de madeira mostra bem o glitter.

http://s1108.photobucket.com/user/ToneMagic/library/

Iversonfr
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk
Qual serviço de upload de imagens vocês estão usando ?

Eu já usei uns 3, mas sempre começam a querer cobrar depois de um tempo. Atualmente eu jogo "free image storage" no Google e uso o primeiro que aparece que não precisa fazer cadastro rs.

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


SkyHawk

Muito interessante. Ficou um jeitão meio "pedra".

O mais complicado é tirar esse efeito "casca de laranja" que dá pra ver nitidamente em algumas fotos e deixar o acabamento lisinho. Pra mim, é a parte mais complicada quando se usa spray de verniz.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!