Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes

Bacana, cara! Esse acabamento na madeira é o quê? Faz um resumo do trampo...

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: HugoNovaes
· votar

JJJ
Bacana, cara! Esse acabamento na madeira é o quê? Faz um resumo do trampo...

O acabamento no tampo é apenas verniz e, depois, lixado e polido com cera Pérola.
O fundo eu usei tinta vermelha, depois lixei e apliquei spray preto nas laterais e, de longe no fundo só para dar uns respingos e escurecer um pouco.

O braço também foi tinta preta, mas deixei a parte da frente do headstock in natura.

Estou preparando uma sequência para mostrar o passo a passo do projeto.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

JJJ

Resumo do trampo:

Só lembrando que não sou músico e o objetivo é mostrar os timbres da guitarra.

inExperienced
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes

Show cara, parabéns!

Me de uma dica de onde comprou algumas ferramentas especificas que vi ai. Sou adepto do tipo "faça você mesmo", aqui eu resolvo praticamente tudo, ou tudo em meus instrumentos, não tem que de manutenção.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes

Sensacional, cara. É muito legal ver alguns pedaços de madeira crua virarem um instrumento!

Minha única ressalva seriam as cores. Acho que eu deixaria tudo em tom de madeira mesmo, só com o verniz. Mas é questão de gosto. De resto, muito bacana. Parabéns!

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

Valeu, inExperienced.
Algumas ferramentas eu já tinha há algum tempo (tico-tico, serra de disco manual e furadeira).
As que fui obrigado a comprar:
* Micro retífica: Makro (R$49,00)
* Serra de slots 0,6mm com corte para frente: Luthier Express (R$80,00)
* Bloco de raiar escala: Luthier Express (R$55,00)

Demais peças e pequenas ferramentas foram compradas em lojas de materiais de construção, de instrumentos musicais, etc.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

JJJ, obrigado, cara! Eu pretendia deixar na cor natural... mas resolvi pintar, porque a madeira do fundo ficou com manchas nas partes onde o corte é transversal aos veios (próximo ao braço e na parte de trás, no strap lock).
Como vc disse, é questão de gosto... e eu gostei dessa combinação de cores.
A próxima vou ver se dá para deixar in natura.

Valeu, abraço!

SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar

HugoNovaes
Parabéns !!!! Excelente trabalho...gostei muito do preto no braço, faz um contraste bacana.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

Parabéns !!!! Excelente trabalho...gostei muito do preto no braço, faz um contraste bacana.

Valeu, SkyHawk! Abraço!!!

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar

HugoNovaes
Cara parabéns!!! Ficou muito bonita mesmo!!!
Você poderia detalhar quais foram as madeiras utilizadas? No corpo, no tampo, braço e escala?
Também poderia falar sobre as tintas que usou?

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: HugoNovaes
· votar

marcelosz
Obrigado! Vou detalhar abaixo o que utilizei, tendo sempre em mente minimizar os custos:

Madeiras:
Fundo: Marupá
Frente e tampas das cavidades: Muiracatiara
Braço: Jatobá
Escala: Ipê (inicialmente tinha escolhido roxinho)

Usei apenas tintas spray:
Spray vermelho: Colorgin Esmalte Sintético
Spray preto: Colorgin preto fosco
Spray verniz: Suvinil Alto Brilho

Polimento: Cera Pérola
Hidratação da escala: Óleo de peroba

Antes de polir, usei lixas d'água 600 e 1200.

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar

HugoNovaes
Legal, obrigado!
Interessante a escolha das madeiras, fugindo do "padrão". Acho muito bacana fugir do padrão mogno/maple/rosewood... kkkk

Construí uma com corpo de marupá, é uma madeira muito boa de trabalhar. Estou com outra "na fila" com corpo de cedro, mas estou afim de colocar um tampo de alguma outra madeira. Mas aqui no DF é osso achar madeira viu....
Abraço!!!

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

marcelosz,
Moro em Sorocaba-SP. Aqui tem uma madeireira que vende madeira seca. Antes de ir lá, pesquisei em alguns sites quais madeiras são comumente utilizadas na fabricação de guitarras no Brasil (madeiras nativas). Fiz uma lista e fui lá... achei essas que mencionei.

A Marupá eu só fiquei com o pé atrás na hora de parafusar os strap locks... troquei os parafusos originais por outros mais longos, por precaução.

Ainda tenho 3 peças aqui... pretendo fazer 1 baixo e mais 2 guitarras.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes

Eu trabalhei um corpo de marupá aqui numa Tele e foi de boa (tirando os sulcos, que não tem lixa fina que dê jeito, só cobrindo com massa mesmo ou deixando pra lá)... Você acha o marupá menos resistente?

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

JJJ, sim. Tenho a impressão que o parafuso do strap lock irá folgar devido ao manuseio normal da guitarra pendurada pela correia. Por isso, troquei por um mais longo.

Tenho uma Les Paul Strinberg CLP 79 e troquei o parafuso do strap lock próximo ao braço dela, porque estava soltando. A madeira é mais resistente que a marupá... não sei qual é. O luthier disse que deve ser Alder.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes

Alder na clp79? Creio que deva ser basswood.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

JJJ
Alder na clp79? Creio que deva ser basswood.

Procede! Acabei de ver num site.

RodGuitars
Veterano
# ago/15
· votar

HugoNovaes
Legal cara mais um construtor de guitarras caseiras!!! gostei bastante de sua LP!
Só uma duvida... porque desistiu do rouxinho na escala? pergunto pq nunca usei mas tenho vontade de fazer uma experiencia com ele.

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar

RodGuitars, as peças de roxinho que eu tinha eram da mesma madeira (uma viga serrada em 7 ripas). O problema é que todas as ripas tinham uma trinca do lado esquerdo.
Para não perder mais tempo com as outras peças (tinha feito umas 4 já, para aprender e aprimorar), resolvi trocar por ipê.

RodGuitars
Veterano
# set/15
· votar

HugoNovaes
Entendi, para meu próximo projeto vou tentar usar um pouco de rouxinho para fazer um teste.

Opa tinha esquecido de postar aqui...
Terminei minha Tele que eu chamo de 2015T

Caso queira ver o processo de construção, com videos e fotos esta tudo neste topico:
Construindo uma guitarra em casa

HugoNovaes
Membro Novato
# set/15
· votar

RodGuitars
Muito bom essa tele! Gostei demais!!!

Agora, cara, vc tem uma serra de fita em casa? Putz!!! Pode dizer que não é em casa, e sim no seu ateliê :D

Tenho preferência por madeira exposta... acho que essa aí ficaria mais bonita se deixasse ao natural (apenas seladora e verniz)... gosto pessoal.

O som ficou muito bom tb. Parabéns!!!

HugoNovaes
Membro Novato
# out/15
· votar

E aí, ninguém mais montou ou pretende montar uma guitarra?

Não estou postando aqui porque, no momento, estou fazendo um contrabaixo... o projeto pode ser acompanhado neste link.

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar

HugoNovaes

O pessoal diminuiu as compras do exterior (drasticamente)... Como muitas das peças vinham de fora, já viu, né?

Quanto ao baixo, pode colocar as fotos aqui também. Acho que ninguém se opõe! hehehe

(afinal de contas, "bass guitar" é GUITARRA baixo... O.o)

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar

JJJ
O pessoal diminuiu as compras do exterior (drasticamente)

Acho que você foi eufemista, acho que zerou mesmo a compra lá fora rs. Só vejo pessoal comprando coisas essenciais e sob forte necessidade (estragou a tarraxa, quebrou o switch, etc). Até corda o povo ta passando a procurar alternativas por aqui pois nem a StringsByMail vale mais a pena rs. Quem deve estar feliz é a Giannini.

HugoNovaes

Posta as fotos aqui, muito legal. Já tinha visto esse seu tópico do outro fórum, nem lembro como que caí lá inclusive.

HugoNovaes
Membro Novato
# out/15 · Editado por: HugoNovaes
· votar

JJJ, Iversonfr
É bem por aí mesmo... ficou complicado comprar coisas lá fora.
Procurei um nut GraphTech TUSQ e achei o preço razoável: cerca de R$34. Mas o que mata é o frete: mais de R$100!!!!!!!!!! Lascou-se!!! Não dá mais pra brincar com isso.

Aqui vai umas fotos da situação atual:

Testando o headstock (1)
Testando o headstock (2)
Testando o headstock (3)

JJJ
Veterano
# out/15
· votar

Iversonfr
HugoNovaes

E o pior é que as encomendas de antes do estouro da boiada ainda levam um século pra chegar, mesmo os "ligeirinhos" (correios/receita) não tendo quase nada mais pra entregar... Dureza, né? kkkkkkkkkkkkk

Tenho um pedalzinho xina-pau desses baratinhos já em mais de dois meses...

HugoNovaes

Rapaz, conta essa história aí. Tá ficando lindão!

HugoNovaes
Membro Novato
# out/15
· votar

JJJ
Tenho 2 encomendas ching-ling pra receber também, com previsão de chegada para dezembro (3 knobs de metal pretos e 2 caps para contrabaixo).

Bom, esse contrabaixo que estou fazendo é no mesmo intuito da minha primeira guitarra, ou seja, aprender como se faz, por isso, estou usando quase as mesmas madeiras e peças relativamente baratas.

Em relação à madeira, o que muda são as do braço. As demais são as mesmas da Les Paul: tampo em muiracatiara, fundo em marupá e escala em ipê. Na Les Paul o braço é em jatobá. Já no baixo, é uma composição de tauari + roxinho + cedro, formando a longarina que transpassa o corpo (neck through).

Então, quando fizer mais uns 3 instrumentos, aí sim, terei coragem para comprar madeiras e peças de melhor qualidade.

SkyHawk
Membro
# out/15
· votar

JJJ
É isso mesmo !!! Com esse câmbio não rola mais nada. No máximo uma bugiganga do AliExpress com free shipping por uns 4 ou 5 dólares !!!! Kkkkkkkkkkkk. Só para não perder o costume !!!!

Um paquimetro digital
Uma régua de medir raio da escala
Um jogo de de fillers em centéssimo de milimetro para medir largura dos sulcos do nut

Ô vicio da porra !!!!!

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar

SkyHawk

Manda o link desse negócio do nut por favor pq deu vontade de comprar se for legal rs

HugoNovaes
Membro Novato
# out/15
· votar

Paquímetro digital? Por que não pensei nisso antes!?!?!
Blz então... vamos às compras (Ô vicio da porra !!!!! [2] )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!