Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# abr/15
· votar

Will Bejar

Primeiramente parabéns pela guita! Bom, agora já foi porque já está parafusado, mas pelas 2 únicas experiências que tive alinhando braço para furar de duas guitas minhas, não recomendo usar barbante para definir o alinhamento final do braço. Como a mizona é muito mais grossa que a mizinha, o ideal que concluí é usar as próprias cordas para alinhar. Já vi guita de marca na parede de loja pra vender que a mizona estava tão próxima à borda do braço, que escapava facilmente nas casas mais altas.

Na primeira que eu coloquei, medi exatamente a mesma medida da borda da corda até a borda do braço para ambas as cordas. Ficou bom mas percebi que poderia ter ficado melhor. Na segunda que fiz, com esse aprendizado, alinhei as duas cordas exatamente iguais em relação à borda e dei um empurrãozinho no olhômetro pra mizona ficar levemente mais longe da borda do que a mizinha. Fiz isso pois a mizinha é bem fina e não escapa tão facilmente, além do bend nela ser sempre pra cima. Essa folga maior na mizona ficou mais confortável de tocar na minha opinião. Só não tampo os furos da outra pra fazer de novo porque dá muito trabalho rs. Abs!

Iversonfr
Veterano
# abr/15 · Editado por: Iversonfr
· votar

duplo...

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar

Will Bejar
queria a vintage e vai ser a EZ Lok

Não entra na onda de puxar a corda feito doido até o talo antes de colocar no outro furo. Isso dá uma tensão enorme no ponto de contato da corda com o primeiro buraco, em vez de distribuir um pouco em uma volta. Quebrei uma mizona Daddario zero por ter puxado muito a corda na hora de colocar. Uma voltinha não tem problema nenhum de desafinar e dá uma folguinha na tensão.

Iversonfr

Eu já prefiro deixar igual ou até um espacinho maior na mizinha. O motivo é que a sexta é muito pouco usada nas casas altas, ao contrário da primeira, que é essencial em solos lá nas casas menores (pelo menos no meu jeito de tocar...).

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar

Mudei minha Teleca P90 de cor! o/

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar

Gostei muito do surf green, mas o relic vermelho tem sua pegada !!! Eu teria deixado um tempo relicada !!

Hilcky
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: Hilcky
· votar

Discordo do amigo acima.
Admito que sou da geração que não vê muita beleza nas tele's, mas essa sua surf green ficou linda demais, sem comparação com a cor antiga.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
JJJ
Nao sei se perdi algo, mas quanto tempo ficou secando? E vc mandou verniz ou ficou direto na tinta???

Iversonfr
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
Mudei minha Teleca P90 de cor!

Caraca, Tele já é foda por si só, mas com esses caps e nessa cor ficou muito, muito linda! Mandou bem demais! parabéns!

Eu já prefiro deixar igual ou até um espacinho maior na mizinha.

É questão de gosto realmente, apenas falei o que achei mais confortável pra mim pelo jeito que toco e pelo o que experimentei nas montagens para ele avaliar talvez numa próxima guita. De qualquer maneira realmente não acho bacana alinhar o braço com barbantes rs. Abs!

JJJ
Veterano
# abr/15 · Editado por: JJJ
· votar

SkyHawk
Eu teria deixado um tempo relicada !!

Foi culpa do buraco tapado de trás, que ia ficar esquisito só na massa... se não fosse ele, eu teria passado uma cera e remontado com ela relicada, pelo menos por um tempo.

Hilcky
essa sua surf green ficou linda demais, sem comparação com a cor antiga.

Ficou mesmo... Valeu!
E, além do mais, guitarra vermelha já tive outras (tenho ainda uma ou duas). Surf Green, nunca.

Will Bejar

Dizia no rótulo 1 mês para cura total. Claro que um dia depois já estava seca pra pegar na mão, mas o seco total mesmo, garantido, seriam 30 dias. Mas eu não resisti mais que duas semanas! rs
De qualquer forma, como não tampei com nada (verniz, óleo, laca, nada), vai secar naturalmente...

Iversonfr
Tele já é foda por si só, mas com esses caps e nessa cor ficou muito, muito linda! Mandou bem demais! parabéns!

Valeu, man!

Quanto ao "barbante"... hehehe
Eu usei quando montei a SG e deu certo. No entanto, entendo o que você falou sobre a diferença de espessura e concordo que, colocando as cordas "reais", fica mais preciso o alinhamento.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
mas o seco total mesmo, garantido, seriam 30 dias. Mas eu não resisti mais que duas semanas! rs
Huahuahuahuahua... Imaginei. A minha ficou mais ou menos isso... Aí a patroa me xingou e eu coloquei no bag.

De qualquer forma, como não tampei com nada (verniz, óleo, laca, nada), vai secar naturalmente
Agora que montei, vou deixar ela fora do bag (o case tá em SP) até que cheguem as tarraxas... Depois vamos ver. O bag deixou uma marca na parte de baixo, mas nada feio pacaraio... Vamvê...

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar

JJJ
Entendi, faz todo sentido ter que tampar o buraco de trás..... Rsssssssss

Brincadeiras a parte, a tele surf green ficou sensacional. Adoro a cor, a escala escura, os P90s e ainda tem trêmulo !!!! Isso sem falar na escalopada nas casas mais altas. Quer vender ? Posso copiar ? Kkkkkkkkk

Com essa e com a butterscotch que vc acabou de tunar, está com duas Telecas dos sonhos. Na verdade, essa surf green, pelas especificações e com respeito a umas duas outras que já vi por aqui, ficou uma das teles mais interessantes e bonitas do FCC.

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar

JJJ
Detalha essa pintura... Qual é esse tipo de tinta ? Foi com rolinho ? Quantas demãos ? Lixou entre as camadas ?

Minha vibe agora está na onda da pintura, ainda não pintei nenhuma e estou firme no propósito da pintura e do relic.

JJJ
Veterano
· votar

SkyHawk

Quer vender ?

Não.

Posso copiar ?

Sim. hehehe

Com essa e com a butterscotch que vc acabou de tunar, está com duas Telecas dos sonhos. Na verdade, essa surf green, pelas especificações e com respeito a umas duas outras que já vi por aqui, ficou uma das teles mais interessantes e bonitas do FCC.

Eu não iria tão longe... rs
Mas tá bem bacana, sem dúvida. E olha que eu prefiro escala clara, nunca curti muito guitarra verde e sou bem tradicionalista com respeito a guitarras. Na verdade, se não tivesse a outra, bem tradicional, essa não teria P90s, nem escalope, nem tarraxa com trava, nem ponte trêmolo e não seria verde!... hauhauhuah

Detalha essa pintura

Bom... eu recebi o corpo em poplar, da GFS, crú. Lixei um pouco mais, acho que passei uma base de seladora, mas não tenho certeza. Depois pintei de vermelho com tinta esmalte, base solvente. Daí passei umas sete mãos de tru-oil. Essa foi a primeira pintura.
Ficou uma merda, como você pode constatar no início do vídeo acima. O tru-oil nunca conseguiu se fixar (não sei se foi por eu ter usado muitas camadas, ou por ter passado em cima da tinta ainda não totalmente seca, sei lá).
Então, alguma coisa eu tinha que fazer. Fiquei com vontade do surf green (que, na verdade, não sei exatamente como é, conheço mais de foto na web, porque não é uma cor muito comum por aqui). Fui numa loja de tinta e escolhi, num catálogo de cores, a que me pareceu mais próxima do que eu achei que seria um "surf green". Pedi base água, pra não ter problema com o cheiro insuportável de tinta base solvente (moro em apto e sou casado... preciso dizer mais nada, né? rs). Uma lata que dá pra pintar umas 3 guitarras saiu 20 reais, mais ou menos.
Daí, lixei o tru-oil, lixei a tinta vermelha (não toda, porque tinta "pega" sobre tinta velha seca, desde que bem lixada, sem poeira, sem gordura, etc). Passei o fundo nivelador branco (base água também), lixei, e mandei bala na verde (duas mãos). Só. Foi tudo com rolinho (base água é uma beleza, é só ir pra pia depois de pintar e o rolinho tá limpo pra próxima!). Não passei verniz, nem nada, porque a tinta base que comprei era Alto Brilho.

Ah, tive uma dificuldade... O quanto de diluição (água na tinta) usar. Achei meio crítico isso (pelo menos pra mim, que não tenho tarimba nenhuma de pintor! kkkk). Se botar pouco, fica grosso, se passar do ponto, fica aguado e com bolhas... É um ajuste muito fino (ou tem alguma manha que eu desconheço...). E a base solvente é mais "forgiving" pro pintor (foda ter que usar um termo em inglês, mas não consegui traduzir esse... "indulgente" talvez...). A base água seca um pouco mais rápido e, se você passar o rolo um pouco além do tempo, vai enrugar a parada. Acho que esse é o motivo da base solvente ainda ser muito usada...

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar

JJJ
Boa essa do forgiving, tradução seria tolerante ou complacente....rsssss
Quanto ao surf green, pelo que vi no vídeo acertou em cheio na cor. Na verdade acho que a cor surf green não existe de fato e já vi várias tonalidades de verde pastel, de vários fabricantes, e é tudo surf green.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar

SkyHawk

"Tolerante a barbeiragens do pintor" seria o mais adequado... hauhauhauha

Pois é... também já reparei diferenças entre "surf greens". E, com o tempo, acabam ficando mais diferentes ainda... Mas é isso mesmo, algo como tom pastel de verde.

Iversonfr
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ

Conta aí qual é essa tinta que você usou. Marca e nome da cor caso lembre.

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar

Iversonfr

Acho que foi Metalatex esmalte base água (linha eco), misturado na máquina com o corante, pra ficar na cor que eu queria (a loja de tintas te mostra um "catálogo" com as cores, pra você escolher). Mas acredito que qualquer marca boa de tintas deva ter uma linha de tinta esmalte base água.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

Iversonfr
Putz, cara, não tina visto sua resposta...foi mal... Hehehhee..
Então, valeu pela dica... Vou ver se pego uma corda velha aqui pra mexer... E se for o caso, coloco um calço nos buracos que vão "empurrar" o braço pra algum lado. Realmente tem essa diferença, e eu lembro de ter calculado/medido isso na minha antiga Fender, e agora não lembro se a distância da borda do braço era pro centro da corda ou pra borda da corda... Vou ver se lembro aqui...rs
Valeu pela dica, vou fuçar e falo pra vcs novamente.

JJJ
Uma voltinha não tem problema nenhum de desafinar e dá uma folguinha na tensão.
Esse já tinha lido, mas vou marcar aqui pq as tarraxas já saíram do Paraná pro interior/SP... Heheheh

JJJ
Veterano
· votar

Will Bejar

Você vai ver alguns "tutoriais" na web, sobre tarraxa com trava, falando pra puxar a corda até o talo (tem vídeo no u2b onde o cara puxa a corda com alicate!!!), pra depois travar e afinar. Se fizer isso, vai ficar toda a tensão naquele pontinho onde a corda entra na tarraxa. Qualquer bordinha de buraco um pouco menos arredondada e, no vai-e-vem, já era... a corda estoura...

Alguns vão dizer que, se for uma tarraxa ultra-top-fodex a borda vai ser perfeita e blá blá blá... Ok, pode até ser melhor, mas a "física" da coisa não muda: se der uma voltinha, a tensão se espalha, deixando a corda menos susceptível a estourar. E uma voltinha não vai prejudicar tanto assim a afinação.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
Uma volta antes do primeiro buraco (seja ele qual for)???
Mas, um volta pra cada corda ou as mais finas mais de uma???

JJJ
Veterano
· votar

Will Bejar

Dá uma folga antes de enfiar no primeiro buraco (em vez dos "3 dedos" das tarraxas normais, deixa um dedo só, por exemplo... vê o que é melhor pra você), depois enfia no buraco (eita papo esquisito...), enfia no outro buraco (noffa!... uhauhauhauhauha) e depois aperta a tarraxa normalmente. Em vez de 3 a 4 voltas, vai dar uma ou duas. Suficiente (ao meu ver) pra distribuir um pouco a tensão e não concentrar tudo num único ponto. E não vai deixar a afinação "frouxa" demais.

Nas duas primeiras pode deixar uma folguinha maior. Acho melhor.

Veja bem: isso é puro "achismo" meu, baseado em experiência totalmente empírica! Não li nada semelhante em lugar nenhum... talvez alguém tenha chegado à mesma conclusão, mas eu não sei.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
Valeu, eu vou ver como farei aqui...
Mas, assim, eu li num fórum por aí (acho que o único) onde um cara dizia pra deixar uma folguinha mesmo.

Sobre esses papos estranhos aí, melhor deixar pra lá... Kkkkkkkk

ogner
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ
MUITO bacana a surfGreen velhão!!!!!! Ficou lindona!!

\o/

JJJ
Veterano
# abr/15
· votar

ogner

Valeu, meu chapa! Vindo de um fundamentalista strateiro é um baita elogio! kkkkkkk

ogner
Veterano
# abr/15
· votar

JJJ

Dei um alivio pq sou tarado por P90 também...ahuehauheuha!!

o/

clguitar
Membro
# abr/15
· votar

JJJ
Parabéns pela guitarra, ficou lindona!! E, pelo que você explicou, realmente o processo é bastante indicado para quem não tem equipamentos de spray ou espaço muito amplo, como é meu caso, que também moro em apartamento e sou casado, hehehe.

Recentemente, tentei pintar umas guitarras com spray de latinha e fiz tanto serviço porco que praticamente desisti de voltar a fazer assim... Sem falar o cheiro e a toxicidade.

Fiquei bem a fim de fazer o mesmo, ir a uma loja de tintas e escolher a cor certinha.

JJJ
Veterano
· votar

ogner

P90 é muito legal mesmo. É um som meio cru, rebelde, sei lá. Não é tiravel com outro tipo de captador.

clguitar

Mesmo assim, é bom usar máscara, porque a tinta em si sempre tem um nível de toxicidade. Mas nem se compara com as de base solvente e os sprays.

---------------

Mas então... Estou eu cá com as todas as peças que sobraram da velha Tagima, mais um neck plate velho, knobs antigos, um escudo velho tortoise de Telecaster, tarraxas velhas de sobras de upgrade... E eis que me deparo com um corpinho de Tele no ML de 150 pilas... em 12 vezes sem juros. Tá de sacanagem comigo, né? 12 de 12,50!?!?!? Pergunta se o tio aqui resistiu? :|
"Sai mais uma Teleca, garçom!!!" hehehe

SkyHawk
Membro
# abr/15
· votar

JJJ
Kkkkkkkk !!!! Vc é mesmo dos meus !!!!!
Eu vi uma Squier Jagmaster na OLX e tmb não resisti... Vou virar sócio da Malagoli.

Will Bejar
Veterano
# abr/15
· votar

SkyHawk
Eu vi uma Squier Jagmaster na OLX e tmb não resisti...
Pô, mano, já tive uma!!! Passei pelo mesmo motivo que passei tantas outras: não estava tocando tanto pra tanto arsenal.
Mas é uma guitarrinha bel legal!!! Eu tinha a vermelha...
Saudades da Jaguar, da Jagmaster e da minha Fender... e da Explorer... e da Squier Deluxe... ah, de todas...

JJJ
Veterano
· votar

SkyHawk

Vai remontar a bichinha?

Will Bejar
não estava tocando tanto pra tanto arsenal.

Nem eu... mas é o meu hobby, um puta passatempo (e não é nem de longe dos mais caros que existem por aí!), portanto, não precisa ter uma justificativa "profissional". Eu não fumo, bebo quase nunca, não jogo, não tenho amante, quase não saio à noite. O pouco tempo e grana que restam vou fazer o quê? Montar guitarra... kkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!