Como melhorar minha guitarra? (AJUDA)

Autor Mensagem
Vinibsm
Veterano
# set/12


Como vi alguns tópicos sobre isso mas continuei com duvida,gostaria que vcs me ajudassem se possível.

Tenho uma CONDOR RX 20 ,muito boa pra começar,mas já estou sentindo que ela não está respondendo as minhas expectativas, como ela foi minha 1ª guitarra ela tem um valor sentimental então estou afim de dar um UP nela.Ela está do mesmo jeito que estava quando comprei :
Descrição:
Corpo: Basswood
Braço: Maple
Escala: Rosewood
Marcação: Dot
Captadores: 3 Singles High Performance
Tarraxas: Die-Cast

Será que é possível transforma-la numa guitarra para shows(toco de tudo)
estou dispondo de 900,00 para mexer nela.
ALGUMA IDEIA? desde já agradeço(e desculpa incomodar)

Siloé Jr.
Veterano
# set/12
· votar


cara, tive um caso parecido com o seu com a minha cort G110.
troquei todos os caps por dimarzios. A conf dela é S-S-H. Coloquei um evolition na ponte com push pull, virtual vintage no meio e um HS3 no braço. gostei mto do resultado. mais só faça isso se ela realmente tiver um grande valor sentimental, caso contrario aconselho pular pra uma guitar melhor. eu n me arrependi aindaa. ushauhsua

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


aconselho pular pra uma guitar melhor

Cara já pensei nisso , e realmente é uma opção,mas com 900,00 reais eu conseguiria uma guita com um som melhor do que se eu mudasse os captadores da minha antiga?

Siloé Jr.
Veterano
# set/12
· votar


cara se vc tiver um bom ampi. trocando os caps vc vai conseguir um timbre animal com sua guitar. a questao da troca q guitar é q vc ira ganhar no conforto, pegada e acabamento, mais trocando os caps vc realmente conseguira um bom timbre. se vc gosta dela man. va em frentee.

Siloé Jr.
Veterano
# set/12
· votar


cara se vc tiver um bom ampi. trocando os caps vc vai conseguir um timbre animal com sua guitar. a questao da troca q guitar é q vc ira ganhar no conforto, pegada e acabamento, mais trocando os caps vc realmente conseguira um bom timbre. se vc gosta dela man. va em frentee.

Filippo14
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm
Olha captadores fazem uma boa melhora no som, mas não espere que uma guitarra simples se torne uma guitarra das mais tops, pq senão bastava isso para se ter um som magnifico e não milhares de reais em equipos. Bom, muitas pessoas falam que trocar os caps e colocar em uma guitarra ruim é furada por que é dinheiro investido em uma guitarra ruim, mas veja bem, se vc um dia quiser usa-los em outra guitarra, basta tira-los e coloca-los em outra, simples assim, então não é perdido para mim. O que pode ser perdido é voce comprar captadores que não tem nada a ver com seu som e que dão um timbre bom nessa guitarra, mas que em uma melhor sai do seu som, fica muito forte, sei la ahahaha, veja captadores que combinam com seu som, veja captadores de guitarristas que vc gosta, o som não será igual, mas se por exemplo vc gosta do drive do Petrucci, dos Medios do Satriani, e assim vai, tenta ver a razão deles usarem determinados captadores e escolha um bacana, não tem que fazer isso tambem. Ahh e lógico, uma besteira que voce pode fazer seria cortar o corpo da guitarra para colocar uma configuração diferente de captadores para no fim querer voltar com os originais e ficar aquela cagada hahaha.Quanto a captadores, os hot rails da seymour duncan eu acho excelente se vc quer um som mais forte e de humbucker, vc não falou que som vc gosta, precisaria disso para ter uma ideia melhor, mas esse captador eu curto acho que para tudo ahahaha. Lembre-se que guitarra afinada é outra coisa, veja se é necessario uma troca de tarraxas ou de ponte, que ponte que tem nessa guitarra? Bom acho que é isso, abração

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


que ponte que tem nessa guitarra?

a ponte é da CONDOR mesmo.pow amigos então vou dar uma olha nos caps para ver oque está a minha disposição.eu toco de tudo,mas gosto msm é de BLUES.

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


IMAGEM DA GUITA.
http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=643&tb m=isch&tbnid=dWsKsoXtfoyFuM:&imgrefurl=http://www.mcceletronica.com.br /loja/index.php/instrumentos-musicais-1/guitarra-condor-rx-20s.html&im gurl=http://www.mcceletronica.com.br/loja/media/catalog/product/cache/ 1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95//rx-20s.jpg&w=700&h=234&ei=KY JGUMX4D9KO0QHGzIH4DA&zoom=1&iact=hc&vpx=329&vpy=338&dur=3263&hovh=130& hovw=389&tx=138&ty=78&sig=102209069772446470460&page=1&tbnh=64&tbnw=19 0&start=0&ndsp=19&ved=1t:429,r:8,s:0,i:98

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


MUDAR AS TARRAXAS MELHORARIA ALGUMA COISA?

Filippo14
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm
Melhoraria a afinação. Guitarras mais simples tende a desafinar mais e tarraxas melhores segurariam essa afinação. O timbre não se alteraria, mas particularmente, quando eu to com a guitarra desafinada, nada fica bom para mim, parece que ta tudo cagado, as tarraxas me ajudam nisso, fora que o som sai afinado e dura mais nessa tensão
Quanto a ponte, ela e as tarraxas formam a dupla que segura essa afinação, fora que se o conjunto for ruim e vc gostar de usar alavanca, esquece, não rola, a menos que a cada duas alavancadas vc queira afinar de novo

marcioguita
Veterano
# set/12
· votar


Talvez uma auto-avaliação pode revelar q o motivo de sua insatisfaçao
seja sua didatica que esteja precisando de um up.
Vejo caras tirando um puta som com equipos ate inferiores. Essa guita
e bem legalzinha. E comum o guitarrista ficar "topado" com os elementos
mais comuns como uso das mesmas pentatonicas, falta de treino na pegada, e outros. Ai nesse caso ,um investimento melhor talvez fosse aulas.
Trocar tarrachas só justificaria se nao estao segurando a afinacao, dependendo do modo de encordoar, nao vai adiantar mt.
So uma sugestao.

Drinho
Veterano
# set/12 · Editado por: Drinho
· votar


Vinibsm

claro que é possível e não vejo grandes vantagens em trocar de instrumento pelo seguinte ....

já tive uma boa experiencia com instrumentos baratos, caros, americanos, japoneses, koreanos, chineses e por ai vai...........

o que eu noto hoje em dia é que todos os instrumentos independente de marca, nacionalidade e preço estão bons, todos tão sendo bem fabricados, naturalmente os de menor custo não tem um acabamento tão sofisticado, peças de primeira, mas os instrumentos pela sua estrutura básica na sua maioria estão bons na minha opinião.....

uma guitarra precisa:

1º ser de madeira de verdade.... ninguem quer um instrumento laminado com os buracos espanando a qualquer custo.... não vou nem entrar na questão sonora pois tem musica do satriani que nem guitarra de madeira ele usa e sai um som dos infernos....

2º e não menos importante, funcionar... o tensor precisa funcionar, o braço deve ser firme, os trastes devem ser bem acabados nos seus extremos pra nao machucar o cara, trastes colocados no lugar certo para o instrumento afinar e por aí vai....

enfim na minha concepção isso é o minimo que o instrumento tem que ter para ser considerado bom, a partir do momento que ele se enquadra nesse minimo ele já é digno de modificação para que ele fique excelente... talvez não com a categoria de um instrumento custom shop ou de valor agregado maior, mas o instrumento fica bom sim....

boa parte dos instrumentos hoje em dia estão se enquadrando nesses quesitos, inclusive sua guitarra deve ser uma boa candidata a isso, apenas sugiro que leve ao luthier para que ele faça uma análise pois como se trata de uma guitarra de linha de produção pode haver alguma variação negativa, se você não tem conhecimento para analisar seu instrumento leve a um luthier competente e honesto para que ele o faça....

alguns dos nossos amiguinhos aqui te sugeriram comprar uma guitarra melhor, como se uma guitarra melhor fosse custar só 1000 reais a mais ou achando que o basswood da guitarra que é 200 reais mais cara é melhor e você vai ter um resultado significativo nessa troca, não dê ouvidos a essa montanha de bobagens, invista no seu tocar antes de mais nada, se você souber pilotar uma guitarra, qualquer pedaço de pau sai na frente de uma fender americana, é muito simples... me de uma fender e de uma tagima para SRV, o SRV vai humilhar a mim e a minha fender sacou...um instrumento por melhor que ele seja nunca é exato comparando a outros, as diferenças não são digamos matematicamente computáveis.... quem determina esse diferença é o usuário.... pra você trocar de guitarra e dizer "minha guitarra nova deu um ralo na minha guitarra antiga" trata de enfiar mais dinheiro na parada que trocar condor por ibanez made in indonésia é o mesmo que trocar 6 e meia duzia, e agora indo mais longe como exercício de raciocínio imagine que você modifica sua guitarra atual e ano que vem você compra uma ibanez prestige que é uma guitarra cara, top.... dai você fala assim, é essa ibanez é muito boa mas ela não é 5 mil reais melhor que a minha condor... resultado você vai se sentir um idiota porque jogou dinheiro no lixo, principalmente se você já souber tocar direito e arrancar som de qualquer coisa...

Acho saudável modificar a guitarra, vai te deixar mais feliz com ela e vai te instigar a tocar mais que no fim das contas é importante... hoje em dia ha captadores nacionais baratos e ótimos, não tem o porque querer mais que isso... e 900 reais tá muito exagerado pra investir....

coloque um jogo de custom alnico blues da malagoli, tarraxas sperzel voce poe a corda no buraco, aperta o parafuso, não tem risco de desafinar por corda mal colocada e acabou a conversa
e regula pra corda que você gosta, tudo isso não sai nem 500 reais incluindo o serviço e regulagem do luthier e a guitarrinha vai ficar redonda....

Drinho
Veterano
# set/12 · Editado por: Drinho
· votar


mas não espere que uma guitarra simples se torne uma guitarra das mais tops, pq senão bastava isso para se ter um som magnifico e não milhares de reais em equipos.

para ter um som magnifico basta saber usar uma guitarra.... tem um guitarrista de blues que toca aqui no centro de santo andré... ele usa uma epiphone special ligada num marshall mg transistorizado

o som dele é magnifico.....


então vamo estudar

konzen
Veterano
# set/12
· votar


Drinho

Concordo com sua opinião de que é o guitarrista que faz o som.

http://www.youtube.com/watch?v=niO_tReLSkc

Matthias Jabs tocando uma Cort Garage 1. Detalhe, o Matthias Jabs só toca com captadores passivos).

_clodo_
Veterano
# set/12
· votar


excelente ler esse tópico.... é isso aí Drinho,,, perfeito.

caiodorn
Veterano
# set/12 · Editado por: caiodorn
· votar


É, aqui está a prova de que o guitarrista é o fator decisivo...



alfacorrea
Veterano
# set/12
· votar


Trocas as partes da guitarra são bons começos para deixar seu intrumento bacana.

1)Tarrachas que segurem bem a afinação sempre fazem uma boa diferença. Se sua guitarra não segura bem a afinação, ainda que seja nos mínimos detalhes, não saia de casa com ela. Esse é o primeiro passo.

2) Capotraste (nut) de qualidade também. Gosto do nut de osso. Muitas guitarras vem de fábrica com nut de plástico, o que mata o timbre. Não gosto do nut de metal, pois fica muito estridente em stratos. Outra opção é o nunt de grafite da graphtech, mas é um pouco caro.

3) gosto de Trastes mais largos do que os vintage que normalmente vêm instalados nas stratos. Veja algo medio ou medio-jumbo. Trastes muito grandes deixam o timbre muito estalado em stratos. Sugiro trastes médios, só um pouco maiores do que os vintages.

4) Refazer a parte elétrica, principalemente com potenciômetros CTS (originais da Fender). Uma boa parte elétrica, com pots de qualidade ajudam muito.

5) Ponte com carrinhos vintage ou modernos, mas que tenha o bloco de fixação das molas grande, faz diferença. Eu "colo" a ponte na medaiera com os parafusos razoavelmente bem apertados e mando 5 molas para puxar bem.

6) Depois de melhorias em todos os componentes da sua guitarra, vc terá o timbre real dela e aí sim poderá escolher os captadores de qualidade, com as correções de timbre que a sua "nova" guitarra vai demandar. Trocar captadores em uma guitarra com peças ruins não ajuda muito. É certo que melhora alguma coisa, mas é interessante que vc escolha seus captadores depois de liberar todo o potencial que a guitarra pode chegar.

Essa é, ao menos, a minha opinião.

Drinho
Veterano
# set/12
· votar


alfacorrea

perfeito amigo

Figonzalez
Veterano
# set/12
· votar


Eu tenho uma RX20 tambem que foi a minha primeira guitarra. Hoje já to com outras, mas sempre rola aquele valor sentimental com ela. Esses dias decidi tira-la do abandono e reformar. Vou fazer mais ou menos o que o alfacorrea disse. Na verdade to pensando em por tarrachas e ponte fender, e comprar aqueles escudos "fechados" já com os caps e a parte elétrica ok. Achei uns legais no http://www.captadores.com.br/

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


Daqui uns dias vou transformar minha Rx20 em uma fender.........pelo menos o nome do headstock rsrs mas vai ser um up daqueles.

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


tarraxas boas e baratas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437006917-tarraxas-wilkinson-wj 07m-cromadas-6-em-linha-com-trava-_JM

kami_hiey_bakura
Veterano
# set/12
· votar


eddie van halen tocava com uma guitarra que ele mesmo denominava de frankstein...
frescura...

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


kami_hiey_bakura
condor guitar
Figonzalez
Drinho
alfacorrea
caiodorn
_clodo_
konzen
marcioguita
Filippo14
Siloé Jr.
AGRADEÇO A TODOS POR TEREM SE DISPOSTO A ME AJUDAR.TODAS AS RESPOSTAS AJUDARAM MUITO MEU CRESCIMENTO MUSICAL.DESEJO A TODOS MUITO SUCESSO E MUITO SOM NA VIDA DE VCS.E QUE NÓS POSSAMOS NOS ENCONTRAR NUMA JAM QUALQUER DIA DESSES.

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


FUI AO LUTHIER,O MELHOR DAQUI DE NITERÓI E ELE ME INDICOU PERGUNTEI PRA ELE SOBRE OS CAPS CABRERA MAS ELE FALOU QUE POR ESSE PREÇO ERA MELHOR COMPRAR LOGO SEYMOUR DUNCAN E ME INDICOU ESSE SET AQUI:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433298697-seymour-duncan-everyt hing-axe-set-branco-ou-preto-usa-_JM

COM EXCEÇÃO DO CAP DO MEIO QUE ELE DISSE QUE PODIA CONTINUAR O MESMO.
FIQUEI COM O PÉ ATRAS PQ ALÉM DE LUTHIER ELE TEM UMA LOJA ,OU SEJA É VENDEDOR TAMBÉM E ACHEI QUE ELE SÓ ESTAVA ME INDICANDO ESSES CAPS POR SEREM OS MAIS CAROS.O QUE VCS ACHAM?

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


BOM EU CURTO TODO O TIPO DE SOM,GOSTO DE TOCAR DE TUDO ,E ELE FALOU QUE ESSE SET É BEM VERSÁTIL E QUE É INDICADO PROS MAIS ECLÉTICOS.COMO EU CURTO MUITO FUNK,SOUL,BLUES,ROCK E OUTRAS COISAS.

SEI QUE EXISTEM VÁRIOS TÓPICOS SOBRE CAPTADORES, MAS COMO VCS JÁ ME AJUDARAM MUITO,PENSEI QUE PODERÍAMOS CONTINUAR ESSA TROCA DE EXPERIÊNCIAS.SE VCS PUDEREM COMENTEM. OBRIGADO A TODOS.

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=2qGn6FWQJKc&feature=player_embedded#!

condor guitar
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm

Cara Joga um set Tradicional texas da malagoli e seja feliz !! Ccusta 200 mangos só.

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


Vinibsm

meu, nunca cara! vai torrar a grana toda nesse cap aí??? c ta loko! ah não ser que nun futuro vc vá comprar uma guitarra melhor aí vai colocar eles, aí é interessante mas, e as outras partes? tarraxas, ponte, parte elétrica, igual o Alfacorrea falou.

Vinibsm
Veterano
# set/12
· votar


TAVA OLHANDO O CAPTADORES.COM E ACHEI ESSES AQUI INTERESSANTES

BRAÇO:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1698-captador_59_rails __preto_ou_branco

MEIO:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1095-captador_custom_a lnico_blues__diversas_cores

PONTE:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1721-captador_hot_blad e__preto_ou_branco

OQUE ACHAM ?. VCS CONHECEM ALGUM DELES ? ACHO QUE FICARIA BEM VERSÁTIL TAMBÉM. OS CAP DA MALAGOLI SÃO PROFISSIONAIS?

Drinho
Veterano
# set/12 · Editado por: Drinho
· votar


seymour duncan é ótimo amigo mas custa caro

como sugeriram os malagolis também são ótimos e tem preço justo.... é pesquisar sobre os modelos que tem o som que mais te agrada

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como melhorar minha guitarra? (AJUDA)