ESCALAS... O BÁSICO...

Autor Mensagem
feker
Veterano
# dez/03


COMO UTILIZAR ESCALAS?

EU DEVO DECORAR ALGUMA (QUAL?) E FICAR TOCANDO....

TODO MUNDO FALA EM ESCALAS... MAS EU NÃO SEI NADA.... SE ALGUEM PODEC ME FALARUM POUCO SOBRE ELAS.... (COMEÇANDO DO BÁÁÁÁSICO) EU AGRADEÇO....

VALEU!!!

feker
Veterano
# dez/03
· votar


TU ME CHAMOU DE ANTA? QUANDO? HEHEHE

VALEU!!!1 VOU DAR UMA PESQUISADA....

Becker
Veterano
# dez/03
· votar


olha o Caps lock..

ziotti
Veterano
# dez/03
· votar


kra, vc tem noção dos dois intervalos básicos né? Vc sabe tb achar as notas no braço do instrumento? Se sim, leia abaixo, caso ñ saiba dá um post ae!

tom = C para D pq possui um C# entre essas suas notas!
semitom = C para C#

Tá, agora é simples. Vou te explicar o basicão, que são as escalas maiores naturais e como construi-las. Tá, as escalas possuem VIII graus e possuem uma fórmula de tons e semitons(vc tenq decora-la!) que são colocados de forma lógica. Por exemplo, abaixo segue a escala maior de C(a única sem acidentes, ou seja, sem bemóis nem sustenidos) onde T=tom e ST-semitom!

I II III IV V VI VII VIII -> graus
C D E F G A B C -> notas
T T ST T T T ST -> intevalos

TODA escala natural maior segue a fórmula acima de T T ST T T T ST. Agora que vc já sabe a fórmula para a construção de uma escala maior, constua vc mesmo a escala maior natural de A.

(Depois de construi-la veja abaixo, se estiver correta é pq vc ja pegou o espirito do bagulho!)

I II III IV V VI VII VIII
A B C# D E F# G# A
T T ST T T T ST

Veja que a escala maior natural de A, possui três acidentes(III, VI e VII graus). Agora, vejamos o desenho da escala maior natural de A no braço da guitarra(ou do violão é claro!)


e--------------------------------5-7-9-----------------
B--------------------------5-7-9-----------------------
G--------------------4-5-7-----------------------------
D--------------4-5-7-----------------------------------
A--------5-7-9-----------------------------------------
E--5-7-9-----------------------------------------------


Agora, se você pega esse desneho e o arrasta para que a primeira nota a ser soada seja um G por exemplo, vc iria arrasta-lo para a casa 3, e agora, que escala estamos executando?

Se você respondeu que é a escala maior natural de G acertou!

Você não tenque decorar nenhuma, você tenque saber montá-las, até pq um kra que decora TODAS as escalas é um gênio pq são inúmeras e essas inúmeras podem ser passadas de tom pra tom(acho q da pra vc imaginar o tando de escala que é!)

Claro que isso não é tudo, ainda tem vários e vários assuntos relacionados a escalas, tipo: modos gregos(vc verá que a partir de cada grau da escala surge uma nova escala com um nome e uma sonoridade diferente), escalas relativas(é bem simples só q to c/ preguiça de explicar) e fora os outros 10000000000 de tipos diferentes de escala, cada um com sua fórmula(menor, menor harmônica, menor melódica, pentatônica, dominante menor, diminuta...

Acho que isso, qualquer erro que tiver me corrijam por favor! Kra, tente arrumar um bom professor pq a evolução é mais rapida! Qualquer duvida posta ae ou me manda um email: japanroses@bol.com.br

flw!!!

Dave Murray
Veterano
# dez/03
· votar


feker
foi descoberto q a anta eh um dos animais mais inteligentes... :P

Motley Crue
Veterano
# dez/03
· votar


eu tenho duvida num negocio..... e pra subir a escala?? e' so ir voltando??? ou nao sobe?? ou muda? como que e'? expliquem ae.....

Goro
Veterano
# dez/03
· votar


eh soh volta de tras tipo alcontrario

SuperGeo
Veterano
# dez/03
· votar


ow mais tipo as escalas tem um desenho no braço que nunca muda? pode ter 2 desenhos pra escala?

tipo c eu fize na primeira corda

0--2----4----5--7--9--11--12
Mi Fa# Sol# La Si Do# Re# Mi
--T---T----ST-T--T---T---ST

ao inves de fica pulando pra outra corda da na mesma?

Motley Crue
Veterano
# dez/03
· votar


SuperGeo

acho que sim...... vc pode montar a escala de varias formas, acho que nao tem um desenho basico...... bom.. acho que e' isso, mas tbm nao tenho certeza.

velho_ranzinza
Veterano
# dez/03
· votar


cada corda tem um timbre diferente... se vc fizer um bend num mi na 1ª corda vai soar diferente do mi da mesma altura na 2ª... se fizer um uma ocrda só véio nem pensar em velocidade né?

Motley Crue
Veterano
# dez/03
· votar


mas tipo, nao deixa de ser uma escala nao???? afinal vc ta tocando por exemplo A B C# D E F# G# A em um corda do mesmo jeito que vc tokou assim
e--------------------------------5-7-9-----------------
B--------------------------5-7-9-----------------------
G--------------------4-5-7-----------------------------
D--------------4-5-7-----------------------------------
A--------5-7-9-----------------------------------------
E--5-7-9-----------------------------------------------

to errado?? pode ter uma diferenca sim se timbre e tals, mas nao deixa de ser uma escala, e da pra montar um solo em cima dela...... to errado? se tiverem po falar e me corrigir ae.

velho_ranzinza
Veterano
# dez/03
· votar


cara... até dá... como vc disse é uma escala sim... mas fica tosco... quando vc treinar e conseguir trocar de corda vai descobrir por si só...

ziotti
Veterano
# dez/03
· votar


Motley Crue
SuperGeo
É como o amigo velho_ranzinza disse, teoricamente é correto, só que na prática o som fica ruim!

vongoog
Veterano
# dez/03
· votar


feker

cara alem disso q o ziotti falou, há outras escalas como a pentatonica (vc ja deve ter ouvido)diatonica, melodica , harmonica,pentablues entre varias outras.

Vc falou se tem que decorar. Vc tem q decorar o desenho dela em algum tom. Por exemplo D. Por que ai vc ja pode transporta-la para o tom q desejar utilizando as tonicas q e bom vc decorar. Um negocio legal sao os Ciclos para vc praticar e decorar.

ziotti
Veterano
# dez/03
· votar


feker
É isso ae q o vongoog disse kra, procure a respeito dos ciclos de 4ª e 5ª que são muito úteis para você conhecer bem as escalas e tb ajudam na hora de pegar o tom em uma partitura!

SuperGeo
Veterano
# dez/03 · Editado por: SuperGeo
· votar


ae gente n sei se ta certo tentei fazer uma pentatonica de Do maior ai ta u comecinho

e- - - - - - - - - - - - -|
B- - - - - - - - - - - - -|
G- - - - - - - - - - - 2 -|
D- - - - - - - 2 - 5 - - -|
A- - - 3 - 5 - - - - - - -|
E - - - - - - - - - - - - |

esse comecinho ta certo?

SuperGeo
Veterano
# dez/03
· votar


olha so nunca fiz aula e n sei mto sobre essas parada de harmonica daltonica etc...

mais tipo ouvi fala q vc usa isso pra fazer solos mais eu n intendi mto bem a aplicação das escalas eu n tenho noção de nada alguem ai pode explica?

Dave Murray
Veterano
# dez/03
· votar


tah...
penta de do nesse desenho q vc tava fazendo eh isso ai mesmo..ai continua


e----------------------3-5-------------------------------
B------------------3-5-----------------------------------
G--------------2-5---------------------------------------
D----------2-5-------------------------------------------
A------3-5-----------------------------------------------
E--3-5---------------------------------------------------


feker
Veterano
# dez/03
· votar


ziotti
Dave Murray
scorpion_na_guitarra
Becker
Motley Crue
Goro
SuperGeo
velho_ranzinza
vongoog

(BAH... Q GALERA)

VALEU AE TODOS VCS... AINDA TO COM UM POKO D DUVIDA SOBRE COMO USAH AS ESCALA... MAS ISSO EU APRENDO POR AE....

VALEU A AJUDA...

FALOW
(FOI MAL O CAPS LOCK HEHEHE)

up_the_irons
Veterano
# set/04
· votar


pessoal o topico e veio mais tenho uma duvida
se toda escala natural tem a formula de T T ST T T T ST por que a de A tem um susteniddo no G??
A B C# D E F# G# A
ai assim naum seria 3 semitons??

ziotti
Veterano
# set/04
· votar


tae Lá Maior Natural:


A B C# D E F# G# A
T T ST T T T ST


as tensões: T 9 3 11 5 6 7M

up_the_irons
Veterano
# set/04
· votar


entaum ve se eu entendi a aescala de D maior fica assim entaum
D


D E F# G A B C C#
T T ST T T T ST
ok?? esta certo?








D


E F# G A B B#
ok?? esta certo?

ziotti
Veterano
# set/04
· votar


up_the_irons

a de ré ta errada... na maior natural o VIII grau será a repetição do I(uma oitava de diferença)

a de mi tb ta errada

Ré Maior:

D E F# G A B C# D
T T ST T T T ST


Mi Maior:

E F# G# A B C# D# E
T T ST T T T ST


ziotti
Veterano
# set/04
· votar


up_the_irons
kra, se vc quiser eu te explico melhor pelo msn... dark_shaitan@hotmail.com

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


Escala pra acordes maiores:

T - T - ST - T - T - T - ST (padrão maior - modo jônio)

ou

T - T - T - ST - T - T - ST (IVº grau maior - modo lídio)

Acordes tipo: X7M, X9, X7M(9), X6(9)

********************************************

Escalas pra acordes menores:

T - ST - T - T - ST - T - T (padrão menor - modo eólio)

ST - T - T - ST - T - T - T (IIº menor - modo frígio)

T - ST - T - T - T - ST - T (IVº menor - modo dórico)

********************************************

Escalas pra acordes dominantes (acordes maiores com sétima menor - X7):

T - T - ST - T - T - ST - T

Acordes: X7 - X7(9) - X7(4) - X7(13)

********************************************

T = tom
ST = semi-tom ou meio-tom

LeandroP
Moderador
# set/04
· votar


X = acorde em questão.

Ex.:

X7 pode ser G7, C7, Eb7, Bb7, F#7, etc.

X7M(9) pode ser um C7M(9), D7M(9), etc.

Agora é só associar as fórmulas das escalas acima com o acorde em questão (X).

cidbacam
Veterano
# jun/05
· votar


Daí Caras,

Bom, não quero complicar, mas me batí muito até entender como usar as escalas em improviso numa base. Não encontrei uma regra clara de como usar as escalas. Somente conseguí aplicar as escalas da seguinte forma. Criei e gravei uma base no violão com 3 acordes. C, Am, G . Começei com uma escala de C (maior) improvisando aleatoriamente pela escala (em C) passando pelos 3 acordes. Ficou legal, mas algumas notas pareciam fora do tom, notei que ficava melhor deixar soar mais a Tonica (no caso C) e passar rapidamente pelas demais notas. Tornei isso uma regra (pra mim) e decorei mais alguns shapes (desenho) da escala maior para ter mais opções.

Depois na mesma base quando o playback estava tocando o C apliquei uma escala de C, quando o tom mudou para Am, apliquei uma escala em Am, quando o foi para o G apliquei a escala de G. Funcionou! mas a tonica deve sempre estar em destaque. Depois começei a decorar "licks" de outros guitarristas e apliquei estes licks sobre a mesma harmonia. Funcionou. Percebí que alguns destes licks não coincidiam com as notas da escala, mas funcionavam, descobri que foram feitos sobre escalas pentatonicas, egipcias, napolitanas e modos doricos... etc... mas só funcionavam se as notas fossem digitadas na sequencia, qualquer mudança na ordem das notas dos licks o solo saia do tom. Ainda não entendo exatamente o porque, sei que está ligado com o "campo Harmônico", e este estou estudando no momento.

O que quero dizer com tudo isso é que a teoria é importânte, mas o mais importânte é prestar atenção na harmonia e "imaginar" o solo antes de tocar, fica bem mais legal. As escalas, as digitações (shapes) e licks são fundamentais para fazer um solo legal e mesmo para tirar os solos das musicas. Outro ponto importante é o treino. Treinar os dedos para poder tocar "rápido" e "limpo", uma vez que hoje a maioria das músicas tem solos extremamente rápidos. Voce pode criar seus próprios exercícios a partir de shapes. Exercícios usando a escala cromática, na sequencia da escala, alternando os dedos ex.: dedo 1-2-3-4, dedo 1-2, 1-3, 1-4, 2-3, 2-4, 3-4 (este é porrada) em todas as cordas, alternando cordas na 6ª corda pulando para a 1ª corda, depois para a 3ª e assim por diante. Dá pra ficar semanas só brincando com o cromatismo. Um metronomo ajuda bastante no desenvolvimento da velocidade.

Estou aprendendo muito com as video-aulas do Kiko Loureiro. Vale a pena.

Felipe Alexandre
Veterano
# jun/06
· votar


ressucitando...


com base nessas infos fui tentar construir a escala natural de F e cheguei nisso aqui:

Fá Maior (F)
F---G---A---Bb(ou A#)---C---D---E---F
I---II---III------IV---------V--VI--VII--VIII

Apenas uma forma encontrada;

Fá Menor (Fm)
1) F---G---Ab(ou G#)---Bb(ou A#)---C---Db(ou C#)---Eb(ou D#)---F
I---II-------III-------------IV----------V------VI-------------VII---- ----VIII

2) F#(ou Gb)---G#(ou Ab)---A---B---C#(ou Db)---D---E---F#(ou Gb)
I-------------------II---------III---IV------V---------VI--VII----VIII

Duas formas encontradas.

Dúvidas:
- É correto fazer a construção de escalas escolhendo uma nota qualquer e seguir a regra dos “tons”, como foi feito acima?
- Caso a resposta acima seja SIM, então o motivo de existir variações (diversas formas de se fazer um determinado acorde) deve-se a essa variedade de escalas encontradas para uma mesma nota (no exemplo acima, Fm)? Ou terei que achar todas escalas partindo da escala “mais famosa”, a Dó Maior (C) (usando as regras abaixo)?

regras:

- tom tom 1/2tom tom tom tom 1/2tom para formar ESCALAS MAIORES e
- tom 1/2tom tom tom 1/2tom tom tom para formar ESCALAS MENORES

exemplo: escala C (Dó maior):

C---D---E---F---G---A---B—C
I---II---III--IV--V---VI--VII--VIII

E sabendo também que:
- a partir do V grau de uma ECALA MAIOR forma-se uma outra escala maior
- a partir do VI grau de uma ESCALA MAIOR obtém-se uma escala menor.


Valeu!!

Felipe

worst band ever
Veterano
# jun/06
· votar


so precisa aprender a maior natura, a menor natural, a menor melodica e a menor harmonica..

GuitarHome
Veterano
# jun/06
· votar


A principio você precisa pegar os modos da escala e decorar.
Existe as pentatonicas, modos gregos, menor harmonica e mais uma cassetada de escalas.

Quando decorar você nao podera sair tocando qualquer escala em qualquer tom em qualquer base.

Voce deve estudar a escala, os intervalos.
Campo harmonico, conhece as notas do braço pra aplicala em cada base.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS... O BÁSICO...