Dúvida palheta circular vs de punho

    Autor Mensagem
    victorg3
    Veterano
    # ago/12


    Sei que já existem tópicos que discutem qual a palhetada ideal e correta, a que se utiliza o dedo ou o punho, mas eu queria saber a opinião de voces quanto a um problema...
    Tenho um ano de aula e meu antigo professor nem tinha me ensinado direito como segurar corretamente a palheta e como manuseá-la, o que acarretou numa palheta bizarra, ou seja, eu mexia meu dedao pra palhetada para baixo e dobrava a articulação do indicador para fazer a de cima, é meio dificil de explicar, mas é o tipo que nao fica mais rapido por utilizar a articulação que nao dobra mais rapido...
    Enfim eu tenho outro professor agora, e esse ano venho mudando minha palheta procurando mais eficiencia e encontrei um jeito bom, bem igual a do cara desse video aqui: http://www.youtube.com/watch?v=s6N8G7lTI2M e melhorei bastante minha velocidade e controle, mas se eu toco uma unica nota em uma só corda com o punho, é muito mais rápido do que com o dedão fazendo o movimento, mas ao mudar de corda eu sinto que existe muito menos controle do que utilizando o dedo... E pesquisando descobri que essa é a chamada de circle picking, se vcs procurarem no youtube tem alguns videos, e a galera consegue uma boa tecnica.
    Entao queria saber se alguem ja passou por isso e o que acha melhor, eu tentar mudar minha palhetada agora -enquanto é cedo- pra de punho (que acho desconfortável) ou continuar com a de dedo (detalhe só uso o dedão, o indicador não dobra mais como antes)? Tenho essa duvida pq existem grandes guitarristas que usam de dedo e se saem muito bem (malmsteen na maioria das vezes, ardanuy e alguns outros) apesar de contrariar a ideia da palhetada de punho que é a mais comum.

    victorg3
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ah e mais uma coisa... eu apoio meu dedo indicador e mindinho no escudo da guitarra, enquanto com punho eu teria de abolir essa posição, sendo que eu achei a palhetada alternada mto dificil tb com o pulso se movendo, ou seja fazer uma tercina pulando corda fico um sacrificio mesmo numa baixa velocidade... aqui tem um video mostrando o cara usando o dedo com uma palhetada consideravelmente rapida: http://www.youtube.com/watch?v=jDd4lxCbw6s

    Obrigado desde já!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    victorg3
    cara...veja bem...nao existe o jeito certo pra determinado estilo...quantos n guitarristas fizeram sucesso por terem tecnica extrema e nunca tiveram aula? quantos nunca tiveram nenhuma instrução sobre palhetada e arregaçaram?
    o malmsteen usa palhetada circular, o Ardanuy tambem...mas o Ardanuy tem como maiores influencias justamente o Malmsteen e o Van Halen...então é natural q ele se espelhe no Malmsteen pra palhetar, nao pq essa palhetada confere mais velocidade...é muito relativo...tantos guitarristas tem palhetada de punho e são rapidos tbm? muitos...repara na palhetada do Zakk Wylde...é extremamente escrota e é muito rapida!

    eu apoio meu dedo indicador e mindinho no escudo da guitarra, enquanto com punho eu teria de abolir essa posição

    eu uso a palhetada de punho e apoio o mindinho e anelar no escudo da guitarra tbm...no escudo nao pq é uma les paul...mas na parte de baixo do cap da ponte! da pra fazer isso mesmo palhetando de punho! é questão de costume...mas se quiser mudar a palhetada, nunca é tarde pra isso...mas claro, vc terá um pequeno periodo de adaptação, onde nem uma e nem outra palhetada será legal...entenda q isso é natural...

    e pra finalizar, nao busque velocidade na palhetada, mas sim conforto!

    abraço!

    phillsms
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: phillsms
    · votar


    Caro victorg3 o jeito mais correto e disciplinado de se palhetar á apoiando a mão na ponte da guitarra e utilizando sempre palhetadas alternadas, mais ai tem mais outras técnicas tipo sweep, hibrida.
    Da uma olhada nesses videos ai.
    Palhetada Sweep
    Palhetada Hibrida
    Palhetada Alternada
    lembre-se de praticar sempre com metrônomo, começando bem lentinho depois vc vai aumentando gradativamente a velocidade dependendo do seu rendimento. Abraço!

    victorg3
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    eu uso a palhetada de punho e apoio o mindinho e anelar no escudo da guitarra tbm
    Certeza que é de pulso? Não consigo de jeito nenhum mover o pulso com o dedo apoiado, só se for o braço....

    De qualquer forma vou esperar mais respostas pra decidir se mudo ou não, mas fica tranquilo que eu nao busco só velocidade e muito menos tocar rapido mas esculachado.

    Valeu e um abraço!

    victorg3
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Caro victorg3 o jeito mais correto e disciplinado de se palhetar á apoiando a mão na ponte da guitarra e utilizando sempre palhetadas alternadas
    Aí que ta, eu tentei desse jeito tambem, mas achei meio incomodo, tipo a palheta acaba raspando no captador na primeira corda e minhao mao nos parafusos da ponte...

    Valeu e um abraço!

    ALF is back
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    victorg3
    claro q tenho ctza...rs
    é uma questão de costume cara...o apoio do dedinho e do anelar serve justamente pra conferir mais precisão na movimentação do punho...se eu quiser palhetar em circulos, a mão ja está posicionada pra isso...as vezes, dependendo da intenção de ataque, eu dou umas circuladas...mas nos momentos rapidos eu palheto com o punho!

    victorg3
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    ALF is back
    Saquei, mas eu realmente não consigo com os dedos apoiados, talvez por ter viciado em usar os dedos nessa posição...

    Pra mim o tenso mesmo é saber se minha palhetada na realidade é como a dos mestres q usam a circular, pq antes eu palhetava muito errado, e dai nao sei se ainda tem um pouco de movimento errado nos meus dedos, e como nao existe um parâmetro de velocidade de acordo com o tempo de treino para comparar eu nao sei se to indo bem ou mal a ponto de precisar mudar a palhetada, caso contrario eu estaria tranquilo e satisfeito em ter a mesma palhetada que o malmsteen hehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida palheta circular vs de punho