Review Fender Made in Japan 1984 - 1987

Autor Mensagem
papillon
Veterano
# jul/12 · Editado por: papillon


E aew galera blz?!?!
semana passada tive oportunidade única de adquirir essa maravilha!
pelo serial não tenho como saber ao certo em que ano ela foi produzida apenas sei que foi entre 1984 e 1987 (pelo que andei lendo essa foi uma das melhores safras das japonesas de todos os tempos).
comprei de um cara aqui da cidade que tinha essa guitarra a mais de 15 anos, mas ele não era guitarrista e sim baterista, a guitarra ficava guardada sempre no case, segundo ele a guitarra nunca subiu num palco e era usada raramente em casa quando tinha alguma farra com os amigos (por isso esta tão bem conservada pela idade de quase 30 anos). ela tinha sido regulada a mais de cinco anos.
para minha surpresa a regulagem dela estava maravilhosa!! as cordas bemmmm baixinhas sem trastejar, oitavas bem reguladas e muito macia.
PS: ainda ganhei de brinde um captador EMG-SAV ativo, para a ponte!! \o

Mas vamos ao que interessa:

Corpo: Não tenho ctz ainda se eh em alder ou em Basswood, eu tinha outra japonesa antes dessa da serie Photo flame com floyd e h-s-s e o corpo dela era em basswood já o corpo dessa que peguei agora parece ser mais denso um pouco mais pesado, no entanto ainda tenho levar em um luthier para ele tirar essa dúvida.
a cor da guitarra eh Sunburst com um acabamento PERFEITO com apenas 1 emenda central. ela não tem aquele verniz que brilhosos que tenho visto nas fenders atuais, eh meio fosco, com uma aparencia mais vintage. mt linda. Nota 10

Braço: Uma única peça de maple, com escala em maple tbm, super confortavel, com um acabamento perfeito tbm, todos os trastes super bem colocados. Nota 10

Ferragens: A guitarra veio com uma ponte Kahler, que na minha opinião é a melhor ponte que já toquei. ela tem uma estabilidade incrível eh muito robusta além de vc poder usar ela tanto como floyd rose como tremolo (basta apertar um parafuso para trava-la e ela fica apenas como tremolo)
a minha está travada portanto não preciso utilizar as travas do nut e ela possui micro-afinação tbm.
as tarraxas são originais da fender com a logo "Fender Japan" marcada atrás de cada uma delas, tbm muito estável e segura mt bem a afinação quando usa a alavanca com moderação. Nota 10

Captação: a Captação do braço e do meio são originais, creio que em alnico, tem uma sonoridade clássica de strato, não vejo necessidade de trocar pois a captação é excelente. na ponte a captação eh um Little 59 da seymour duncan, que por sinal me surpreendeu bastante! tem um som bemm definido e sem chiado, a principio eu achava que esses captadores soavam como humbucker, mas longe disso! eles tem som de single só que mais encorpado, mas não chega nem de longe a ter a sonoridade de um humbucker, axei excelente tbm e não pretendo troca. nota 10


Notas finais: Como vcs viram para mim a guitarra está 100%, estive com uma americana de 1991 a pouco tempo que eu estava para comprar mas acabou não rolando, pois essa japonesa da um BANHO na americana, inclusive em todas outras americanas que já toquei (sem exagero). comparada a minha antiga photo flame não tenho nem o que dizer, eh infinitamente superior.
de fato a melhor strato que já toquei até agora.
sonoridade classica de strato perfeita para blues, jazz, e até um classic rock.
Em breve postarei algum áudio com ela.

bom espero que tenham curtido o review!!

Foto:

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/529000_3979816269 28201_1790999874_n.jpg

blussmann
Veterano
# jul/12
· votar


Pô cara parabens pela guitarra, muito bonita.

abç

ZoSo.
Veterano
# jul/12
· votar


Nossa cara, que sonho, amo strato sunburst.
Parabéns pela nova filha.
abç.

ogner
Veterano
# jul/12
· votar


Lindona!!!

Onde fica o serial dela? Essa strats com "floyd" nao saco muito!!

lipe_2104
Veterano
# jul/12
· votar


papillon

Que linda cara, deve ser animal o som dela, meus parabéns!
Tb estou com uma aqui, só que a que está aqui tem floyd mesmo da Schaller. Acredito que seja da mesma época dessa ai o serial é H000377 , aonde eu confiro?

Abraço

ogner

Fica embaixo do logo da Fender na mesma cor da fonte do logo, na foto nem dá pra ver direito hehe.

Abraço

Will Bejar
Veterano
# jul/12
· votar


papillon
Que beleza!!! Achar umas barbadas dessas é difícil, hein!!! hehehehehe
Abraço e parabéns!!!

Drinho
Veterano
# jul/12
· votar


bela guitarra amigo.... provavelmente é alder

papillon
Veterano
# jul/12 · Editado por: papillon
· votar


blussmann

Valeu brother! Realmente ela eh uma "gata"! ehehehe

ZoSo.

Era um sonho meu tbm cara! espero que vc o realize o quanto antes!! =]]
valeu!

ogner

E aew mann!! o serial dela fica no headstock mesmo!! aqui ó!
ela não eh floyd cara, essa ponte eh a kahler, ela pode funcionar com alavancadas para frente e para trás, mas também funciona apenas como um tremolo (só que muito mais estável que um tremolo comum por causa do rolamento na bonte por onde as cordas passam) para isso eh só apertar um parafuso para travar (ficar como tremolo) ou destravar (ficar como uma floyd)
a minha uso como Tremolo, dai não tem a necessidade de travar o nut pois as tarraxas seguram perfeitamente a afinação. outro ponto para ela eh q para trocar as cordas vc não precisa partir a bolinha das cordas como nas floyd, ela prende pela bolinha das cordas mesmo. ou seja mt mais pratica para trocar as cordas e mt mais estável. eh show de bola essa ponte!
Valeu

Will Bejar

hehehehehehe
eh verdade cara, e pelo preço que paguei ainda mais...
mais barato que as squiers mais tops...
;)

ogner
Veterano
# jul/12
· votar


papillon

To ligado, hehehe!! meu floyd foi entre aspas justo por isso!! E Kahler é a marca, existem outros tipos/modelos de ponte Kahler, inclusive "floyd" mesmo, que na verdade o nome correto é ponte flutuante! o/

Fiquei um bom tempo com uma guitarra feita por luthier bem velha mesmooooooo, que ( diz a lenda ) pertenceu ao W. Taffo, o ponto é que essa guita tem uma ponte Kahler ( tipo Floyd ) que dura ate hoje...Tivemos que trocar os parafusos dos saddles pq aqui no Rio, oxidou!

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


ahhhhhhhh
não tinha sacado as aspas do "floyd"
hahahahahahahah
mas tem razão Kahler não eh o modelo, e sim a marca! valeu a correção!
enfim, eh uma ponte animal! mt estável e mt robusta, além de ser mt versátil!!
vlw!!

papillon
Veterano
# jul/12 · Editado por: papillon
· votar


Bom olhando aqui uns videos sobre as kahlers, a ponte da minha eh realmente uma tremolo (Graças a deus heheheheh) mas voce tem como regular a altura da parte de trás dela para ficar um pouco inclinada para poder dar pequenas alavancadas para trás (como jeff beck faz nas ponte da fender dele) a minha por exemplo alavancando para traz ela sobe meio tom o que já da para fazer alguns efeitos.
mas se vc quiser deixar ela completamente colada na madeira (sem poder alavancar para trás) ai sim vc aperta o parafuso para descer ela até a madeira e ficar topada apenas como uma tremolo.
mas existem uns modelos que tem a trava que falei anteriormente que transforma ela de flutuante em tremolo.
Olha ai uns vídeo bem legal explicando o funcionamento dessas pontes:







papillon
Veterano
# jul/12
· votar


up

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bem vindo!!...rs

Eu tenho uma Fender Contemporary Strato Japan 1986.

Cara, muita atenção a sua, porque pelo menos as Contemporary ou é em Basswood ou ,se for uma madeira meio "bronzeada", você ganhou na loteria porque ela é de Birch! e para muitos o Birch é a madeira dos sonhos.

Os Pot de tonalidade é um sistema top, chamado TBX.

O sistema de numeração, pelo menos nas Contemporary, também é diferente dos USA (nesse período não houve Fenders fabricada nos EUA),.

Elas iniciam com a letra E, seguida pelo ano de fabricação, portanto se ela for, por exemplo, E6XXXXX, ela é uma Contemporary 1986.

Existe uma diferença entre as Fenders CIJ e as Fenders MIJ (Crafted in Japan ou Made in Japan), as MIJ são do período em que a Fender não produziu guitarras nos EUA e costumam ser mais valorizadas.

Você pode descobrir muitas coisas sobre a sua, neste link:

http://www.stratconnection.com/historyoffendermijstrats.htm

papillon
Veterano
# jul/12 · Editado por: papillon
· votar


Lelo Mig

e aew cara!!
powww informações preciosas!! valeu!!
o serial number da minha é E731301
então ela seria de 1987??
e esse pot de tonalidade, o q ele tem de especial?!? como eu sei se a minha eh essa contemporary??
sei que a guitarra eh MT boa, mt mesmo!!
a minha anterior era CIJ, e a diferença entre uma e outra eh enorme.
Quanto a madeira, não sei dizer, só levando em um luthier mesmo, a pintura dela eh sunburst translucido, da para ver a madeira mas não tem como saber se a madeira eh "bronzeada"
vlw pelas informações irmão!
abraço

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


papillon

Vamos lá, vou dizer um pouco do que sei sobre elas:

- Inicialmente, quando a Fender atravessou problemas e foi vendida para a CBS, buscando soluções, interrompeu a fabricação de guitarras nos EUA, porque não conseguia produzir guitarras de qualidade a preços competitivos. Neste período ocorre o "boom" das guitarras japonesas como as "Yamaha", e os executivos da Fender procuram uma alternativa neste país. Diz a lenda que quando a FujiGen entregou seu protótipo os caras na Fender ficaram babando com a qualidade do produto, melhor que o americano daquele período, e com preço final bem mais competitivo. A Fender fecha com a FujiGen Gakki, interrompe a fabricação nos EUA e estas são as MIJ. Este contrato dura +- de 82/92, sendo que de 86-92, não há Fenders americanas.

- Depois, por uma questão contratual e a volta da fabricação nos EUA, a Fender Japonesa passa a ser fabricada pela Tokay, de 93 em diante, estas são as CIJ.

Então uma MIJ, (86-92) é de fabricação da FujiGen Gakki.

A questão dos números de série é meio complicada. A Fender costuma usar uma primeira letra que se refere a década e o primeiro número ao anos. Ex, N (anos 90) 3 (93), então uma N3XXXXX, foi fabricada em 1993. E (anos 80), então uma E7 é 1987. Mas devido as mudanças e transições, há uma mudança nessa regra, e segundo eu saiba toda "E" é Contemporary, aí existem outras letras que são década de 80, mas não Contemporary, como A, B, F por exemplo.

A, O, P, Q, R + 5 digitos = Crafted in Japan

Os modelos E + 6 digitos, segundo eu saiba, são as "Contemporary". As Contemporary são a primeira linha fabricadas no Japão pela FugiGen (as anteriores são Squier) e foram criadas para um projeto chamado "Super Strat".

Foram fabricadas de 84 à 87 com pontes flutuantes projetadas pela Schaller e Gotoh.

Os captadores utilizados nos modelos foram fabricados pela Fujigen. Todos os captadores usados ​​nos modelos contemporâneos são Alnico e captadores não cerâmicos.

O chamado controle de ton TBX, se popularizou nas Eric Clapton Signature Strat. O TBX é um potenciómetro duplo, um condensador que corta os graves ou os agudos de acordo onde se encontre o mesmo. Isto nos dá uma nova dimensão ao som, já que cortando os graves podemos obter sons cristalinos e brilhantes sem a utilização de qualquer equipamento extra.

Sendo um potenciómetro duplo, um destes actua como um filtro “Passa-Baixo”. É um potenciómetro de 250K numa das metades do mesmo. A partir da metade em diante funciona como um No-load, como se não existisse no circuito. O outro potenciómetro funciona na direcção contraria e como se fosse um filtro ”Passa –Alto”. Também possui uma concepção fora do comum. De 0 para A5 possui uma resistência ao máximo (costuma ser 1M Ohms). Depois da metade começa a diminuir a resistência. Este pot entra no circuito com uma outra resistência. Graças a isto a carga adicionada ao circuito é bastante baixa.

Obs: O Pot de 250K é nas EC Signature, nas Contemporary é um Pot de 500K.

jucasambora
Veterano
# jul/12
· votar


Parabéns, essa guitarra é espetacular!
Use-a e extraia o melhor que puder! o Máximo!

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Lelo Mig

- Depois, por uma questão contratual e a volta da fabricação nos EUA, a Fender Japonesa passa a ser fabricada pela Tokay, de 93 em diante, estas são as CIJ.

Então uma MIJ, (86-92) é de fabricação da FujiGen Gakki.


Realmente as primeiras CIJ começaram a aparecer 1992, só que a grande maioria neste período eram as MIJ (Até 1996). Eu tenho uma Strat Strandard 1994 que é MIJ.

O que aconteceu em 1992 foi que a Fujigen Gakki expandiu suas manufaturas para as plantas de FujiGen Hirooka (que também passou a produzir braços estilo LP para a Orville Gibson) e Dyna Gakki. Esta última começou a produzir as primeiras Crafted com o logo CIJ. Quando assumiram o contrato da fabricação da Fender, a Dyna Gakki e Tokai "oficializaram" a CIJ em 1996/1997.

Então, podemos dizer que a grande maioria de Fenders produzidas de 1992 até 1997 eram realmente MIJ's.

http://www.guitarsjapan.com/fenderchart.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Fender_Japan

JV+ 5 digits 1982-1984
SQ + 5 digits 1983-1984
E + 6 digits 1984-1987
A + 6 digits 1985-1986
B + 6 digits 1985-1986
C + 6 digits 1985-1986
F + 6 digits 1986-1987
G + 6 digits 1987-1988
H + 6 digits 1988-1989
I + 6 digits 1989-1990
J + 6 digits 1989-1990
K + 6 digits 1990-1991
L + 6 digits 1991-1992
M + 6 digits 1992-1993
N + 6 digits 1993-1994
O + 6 digits 1993-1994
P + 6 digits 1993-1994
Q + 6 digits 1993-1994
S + 6 digits 1994-1995
T + 6 digits 1994-1995
U + 6 digits 1995-1996
N + 5 digits 1995-1996
V + 6 digits 1996-1997
Crafted in Japan A + 6 digits 1997-1998
Crafted in Japan O + 5 digits 1997-2000
Crafted in Japan P + 5 digits 1999-2002
Crafted in Japan Q + 5 digits 2002-2004
Crafted in Japan R + 5 digits 2004-2005

papillon

Bela guitarra, já tinha visto lá no Facebook. Excelente aquisição!

Abs

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


renatocaster

Renato, bom saber. Artigos sobre Fenders MIJ, com conteúdo aprofundado não são muito fáceis de achar. Ainda rondam muitos mistérios, lendas e informações desencontradas sobre elas!

renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Ainda rondam muitos mistérios, lendas e informações desencontradas sobre elas!

Sim, tem muitas. Eu pesquisei bastante antes de pegar essa minha MIJ. Não sei a veracidade dessas informações, em cada canto que vc entra tem uma info diferente.

vintagentleman
Veterano
# jul/12
· votar


Pappilon,

Até que enfim um review de verdade, feito numa guitarra de verdade. Parabéns pela aquisição, boto fé em tudo o que você falou. Só de ver as fotos e a procedência já sei que é um instrumento de primeira. Aproveite bem a bicha!

Abraços

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


vintagentleman

Estava pensando em fazer um "rewiew" em vídeo com a minha Contemporary Strat MIJ 1986... depois achei bobagem. Agora lendo o que você escreveu, me ocorreu a ideia novamente.

Você acha que seria interessante?

ogner
Veterano
# jul/12 · Editado por: ogner
· votar


Lelo Mig
Você acha que seria interessante?

Sim!

Na verdade, deveriamos fazer um topico sobre fenders japonesas!!!

As infos são muito desencontradas tanto aqui como "na gringa" nao é facil achar infos sobre elas, tanto Mij quanto Cij...

claudio.oc
Veterano
# jul/12
· votar


Linda guitarra, parabens....Estou querendo uma tambem....E que aula sobre Fenders....Parabens a todos...

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

e ai man,
puts que aula hein? muito completo seu post!
dps q vc falou isso das contemporary fiquei na dúvida, será q a minha realmente eh uma dessas? pq segundo o dono anterior essa ponte (kahler) eh de fábrica (mas ele eh o segundo dono, talvez tenha sido trocada pelo primeiro dono) e não eh uma ponte flutuante!
esse negocio do potenciometro é muitoooo interessante, realmente não testei afundo mas vou fazer o teste e da um feedback em relação a isso.
(mas ainda tem a possibilidade de ter sido trocado tbm, espero que nao)

E com ctz seria interessantíssimo se vc fizesse o review da sua!
faça mesmo!!

Vlwww demais a contribuição!
Abraço

jucasambora

e aeww brother!! vlw cara, de fato uma guitarra fantástica, espero ficar com ela por gerações!! hehehehhehehe
Abraço


renatocaster

Valeu man!!!
A galera aqui saca muito!! =DD


vintagentleman

Muito obrigado cara!
Tentei colocar o máximo de informações possiveis!
bom que gostou do review!!
abraçooo


ogner

Apoio demais essa ideia, eu antes de pegar a minha antiga CIJ Photo Flame (Essa daqui) (H-s-s e Floyd) pesquisei bastante sobre as japas, dps quando troquei por essa pesquisei mt tbm, e realmente as informações são bem desencontradas!!

Vlw, abração!

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


papillon

Ok....Farei um Rewiew detalhado em vídeo.

A minha é toda original e comprei 0 Km, importei por uma loja na época, é certeza de não ter nenhuma adulteração. Veio na caixa de papelão da Fender e com o cartão de Controle de qualidade amarrado no headstock. Tive o cuidado de cortar a parte da caixa de papelão onde constam os dados de controle e guardei o cartão de controle também e os guardo até hoje.

Tô meio apurado de trabalho, vou ver se consigo fazer o rewiew ainda esta semana!

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Caramba!!!
Mt bom! faça mesmo, vou ficar no aguardo viu!!?!?

estou postando um audio que acabei de gravar aqui, se tiver por ai to upando jaja!!

=]]

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


Ta ai alguns samplers que gravei com ela!!
Espero que gostem, se quiserem aproveitem para escutar 2 músicas minhas q tem la no meu soundcloud e digam se gostaram! =]]

vlw!!

http://soundcloud.com/andreineves/samplers-fender-mij

vintagentleman
Veterano
# jul/12
· votar


Lelo Mig,

São muito mais interessantes os reviews de instrumentos vintage (ou quase) do que os que a galerinha faz com instrumentos de baixíssimo custo, made in China, equipamentos sem personalidade e qualidade.
É possível que com reviews de instrumentos "de verdade" os usuários do fórum elevem suas expectativas e o padrão geral esperado dos fabricantes, criando uma cultura de bons instrumentos.
Aguardo sua avaliação do seu equipo...

Abraço

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


vintagentleman

Com ctz é muito mais interessante sim, porém não podemos dizer que esses reviews de guitarras baratas são de grande ajuda para quem ta começando.
mas concordo com vc!

Abraço

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


up

Gravação com a guitarra utilizando o amplitube fender simulando o fender twin reverb.

http://soundcloud.com/andreineves/samplers-fender-mij

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Fender Made in Japan 1984 - 1987