Parte elétrica - switch ou captador?

    Autor Mensagem
    edumartins
    Veterano
    # jul/12


    Bom dia, pessoal.

    Bom, tenho intimidade quase 0 com guitarra, mas toco baixo tem muitos anos. Pelo menos, pra comprar uma guitarra, isso me ajudou bastante a queimar algumas etapas, como saber o que ver num instrumento, como escolher e saber qual o estado dele ao comprá-lo, no caso de um usado.

    O que acontece é o seguinte: decidi aprender por recreação, quase, a tocar um pouco de guitarra. Queria algo de baixo custo, usado, já que o objetivo era mais pra diversão e passatempo mesmo.

    Me interessei e comprei ontem uma Brownsville Flying V, modelo que adoro, e foi MUITO BARATA mesmo. Não espero um instrumento maravilhoso, e pelo preço que paguei, sinceramente, me dei muito melhor do que se tivesse comprado alguma guitarra dessas mais baratas. Pelo que li sobre essa marca, é uma marca da SamAsh, de baixo custo, mas que me impressionou pelo acabamento honesto. Braço perfeito, ferragens ok, knobs perfeitos, jack sem problema algum, etc. tirando uma marca ou outra (poucas mesmo) de uso comum, está como nova.

    Mas aí vem o único porém: o captador do braço não funciona. Comprei ciente disso, disposto a consertar por conta própria ou, num caso mais drástico, trocar o captador. A garota que me vendeu não sabia dizer se era mal contato, solda, ou captador com defeito.

    A situação dela é a seguinte: com o seletor na ponte, a guitarra fala. O captador da ponte está ótimo. Quando coloco o seletor no meio, ou no braço, a guitarra fica muda. Completamente muda, nessas duas posições.

    Por ficar muda quando o seletor está no meio, eu estou achando que nenhum captador tem problema, mas sim o seletor, bastando soldar novamente ou troca-lo.

    Mas aí entra a dúvida: como testar isso?

    Abri a guitarra aqui em casa e o cabeamento por dentro está todo soldado, nenhum fio solto.

    Se alguem tiver algo a falar sobre a guita, ou mandar alguma dica extra pra marinheiro de primeira viagem, manda aí. :-)

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    edumartins

    A chave seletora pode estar com problema. É muito comum essas chaves apresentarem problemas por má conservação ou pela baixa qualidade do componente.

    Observe esta chave seletora:
    http://i47.tinypic.com/256vlhf.jpg

    Os terminais 4 e 5 são as saídas da chave. Os terminais 1, 2 e 3 são espelhados aos 6, 7 e 8. Então a saída 4 é para os terminais 1, 2 e 3, assim como a saída 5 é para os terminais 6, 7 e 8. Com um "meter" você pode checar se os terminais estão em ordem.

    herikguitar
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    edumartins

    Bom dia, tudo blz?

    Que bom que você ficou feliz com a guitarra. É bom demais comprar um instrumento e gostar dele.

    Quanto ao problema no captador: Não sou expert em elétrica, sei muito pouco. Mas no meu entendimento, se o problema fosse no captador quando você estivesse colocado a chave no meio a guitarra ainda receberia sinal do captador da ponte.

    Então, estou acreditando da sua hipótese de que será a Chave Seletora. Acho que não será caro para consertar, sendo que uma Chave não é tão cara. De qualquer modo, leva a Guitarra em um Luthier e manda ele dar uma olhada.

    Acho que ajuda se você perguntar lá no tópico do Bertola (O Luthier aqui do fórum), ele deve te dar mais detalhes: 【FIXO】 Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

    Abç!

    123nove
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Cara, minha Aria Pro deu isso tbm.. Levei num colega eletricista. Ele mediu no multimetro todos os terminais, refez as soldas e voltou a funcionar..

    Mas COM CERTEZA, é a chave seletora o problema

    edumartins
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: edumartins
    · votar


    Opa, bom saber que a minha hipótese faz sentido. :-)

    Como estou indo ao Centro do Rio comprar corda, cabo e palheta (como só tocava baixo até ontem, nunca tive palheta em casa), aproveito e vou dar uma sondada numa chave seletora. Se for algo bem barato, já compro e vejo no que deu. Não entendo muito de eletrônica, mas com um guia esquematizado do lado, consigo refazer a parte elétrica numa boa.

    Só não tenho um "meter" (não lembro o nome, nem sei se é esse mesmo, mas sei qual é o objeto) pra testar, senão já testava logo pra ter essa certeza.

    Já li por aqui que muitas vezes a solda está lá feita direitinho, mas "para" de funcionar, e refazendo isso pode ser que dê certo.

    Mais tarde eu dou notícias e vejo se a bicha deu sinal de vida. :-)

    Valeu o help até agora, pessoal. :-)

    (enquanto digitava essa resposta, apareceu outra postagem aqui em cima falando: multimetro, isso mesmo!, tava tentando lembrar o nome disso!)

    edumartins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bom, é um pouco frustrante. Achei o switch depois de procurar bastante. Se fosse uma Strato, já notei que até camelô tem, mas pra Les Paul e afins, a coisa se com-plica um pouco. Perambulei por montes de lojas até achar.

    Refiz as soldagens, instalei o switch novo e... nada. Mesmo problema de antes. Estranho demais. Só faz sentido ser o captador mesmo, pelo visto.

    Amanhã vou ver se levo no Cotia, ali no Catete, pra ver isso com calma. Como não tenho prática nessa parte elétrica, não quero me arriscar mais e acabar gastando mais, perdendo mais tempo e talvez até piorar o problema e esquentar a cabeça com uma coisa que não conheço...

    edumartins
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RESOLVIDO!

    Abri novamente a guitarra por curiosidade, por que estava achando estranho estar tudo aparentemente em ordem e continuar dando algum problema, e fui verificando solda por solda, fio por fio.

    Conclusao: estou ate enviando a imagem junto. Uma das "pernas" do potenciometro do captador do braco (que era o mudo) estava tocando em outra. Foi so afastar e isolar essa perna que o problema se resolveu.

    Aqui um diagrama do que estava dando esse problema:
    Diagrama do circuito

    Agora bola pra frente e paciencia pra aprender mais e mais.

    Valeu a ajuda, povo. De verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Parte elétrica - switch ou captador?