Duvida parte eletrica 1 pot por captador (strat)

    Autor Mensagem
    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12


    olá pessoal,
    vcs acham que ficaria bom, ligar um captador em cada potenciometro da guitarra para funcionar como volume ?

    assim eu inutilizaria a chave, e tambem nao teria tones porque nao faço o uso deles.

    valeu!

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BrayanBoy
    Se vc não usa tones, eu ligaria assim!!!
    MAS, deixaria a chave de 5 posíções, pq de repente vc quer mudar do captador da ponte pra outro é mais fácil mudar a chavinha!!!

    Eu montei uma stratinho sem tones, só com o captador da ponte e do braço, e chave de 3 posições. Eu gostei do resultado.

    Não sei se é em todo caso, mas me parece que fica com os agudos mais na cara.

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    ...se bem que, sem a chavinha e ligando os 3 pots direto no jack, vc tem a opção de braço+ponte e os 3 captadores ao mesmo tempo!!!

    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olha só o esquema (amador, mal feito) que eu fiz , será que assim daria certo ?
    a chave pode ficar sem estar aterrada ?
    esquema captação 3 pots de volume

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Olha, não sou um ótimo entendedor de eletrônica, mas acho que dá certo sim. Não sei se dá alguma alteração no som final ligando em série (que acho que é como colocou na sua imagem).

    EU ligaria assim pra cada captador:
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=single_coil_one_vol

    Aí vc teria o sinal de cada captador indo direto pro jack (o que se eu não estiver enganado, seria em paralelo), sem a possível intereferência de outro captador.

    Na ligação da minha eu liguei assim pq em 99% dos casos uso só o da ponte ou só o do braço:
    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2singlecoils_1vol_1switch

    a chave pode ficar sem estar aterrada ?
    Não entendi essa pergunta...

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Se vc não usa tones, eu ligaria assim!!!
    kkkkkkkkkkkkkk... que porra foi essa que eu escrevi!!!

    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tem tipo uma capinha na chave que ela fica aterrada, assim como as capas dos pots, eu to deixando ela aterrada aqui.. ja ta feito, posto mais tarde se funcionou

    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    não deu certo, parece que os volumes não ficara idependentes, e ela ta chiando muito, será que há algum defeito nos circuito, tem como testar os caps ?

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BrayanBoy
    É como eu suspeitei... vc está ligando vários captadores ao mesmo tempo e ainda o do meio sem fase invertida. Aí vai juntar o hum deles.

    Eu faria a ligação de cada captador igual na imagem do link abaixo separadamente (sendo o captador do meio com os fios invertidos).
    Ou seja, iriam 3 cabinhos pra cada pólo do jack e o cabinho indo pra ponte pode ser um pra cada potenciometro ou um fazendo a passagem por todos.

    http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=single_coil_one_vol


    Acho que desse jeito funciona como vc queria (sem a chave).

    konzen
    Veterano
    # set/12 · Editado por: konzen
    · votar


    Uma boa opção para seu caso é tentar fazer um esquema de 2 volumes independentes, um para o captador da ponte e um para os demais. O negócio é fazer isso funcionar direito com a chave de 5 vias, tem que fazer uma alteração interna à chave....

    A idéia vem das guitarras do Matthias Jabs dos Scorpions:

    A Mastercaster é na minha opinião a melhor utilização de captadores que se pode imaginar em uma stratocaster. Essa guitarra é um modelo signature do Matthias Jabs - Scorpions.

    http://www.guitarmaker.de/MC.htm

    Ela possui 2 pots de volume (1 para o captador da ponte e o outro para os demais captadores). O pot de tone é push-pull e quando puxado para cima faz com que os humbuckers funcionem como singles mas sem o hum (são captadores desensolvidos para esse fim). Sendo assim, você pode ter sons de humbuckers e singles com o push-pull e ainda poder usar todas as combinações da chave de 5 vias normalmente. A vantagem é que você pode usar um som crunch com o volume 2 baixo na posição 4 da chave e ir para um overdriver apenas mudando a chave para a posição 1 com o volume 1 no máximo. É tudo independente e fácil. O único e grande problema dessa guitarra é o preço.

    Em 2008 tive a oportunidade de conhecer os Scorpions aqui em Manaus e acabei reclamando pro Jabs do preço desta guitarra. Ele confessou que achou que no final do desenvolvimento da guitarra ela tinha alcançado um preço muito alto. Eis que depois de algum tempo ele começa a desenvolver a Cort Garage e hoje possui 3 modelos signature da Cort.

    Vale lembrar que a guitarra Arena 1 (lançamento da Cort) também é signature do Jabs e possui as mesmas características, porém com o preço bem menor.

    http://www.cortguitars.com/en/product/arena-1

    Espero ajudar nas idéias.

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BrayanBoy
    E aí, conseguiu finalizar o projeto???

    Luke Strat
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Uma vez eu fiz uma experiência parecida, deixei o cap do braço e da ponte com volumes independentes, estilo Les Paul, mas não gostei do resultado, o som ficou mais magro, e a sensação que tive é que o som ficou mais de plástico...

    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    olá, percebi que o ruido so aparece quando aumento o captador do meio ...
    e agora estou ciente de ligar ele invertido

    mesmo assim ainda nao finalizei o projeto, mas estou pensando em cancelar o captador do meio, pois sempre usei a chave na posição 1 ou 5.

    será que assim vai funcionar sem ruidos ?

    ainda mais que planejo comprar 2 seymour duncan pra ponte e pro braço.

    toco guitarra de maneira muito simples e acho que assim vai ficar bom pra mim
    valeu!

    Will Bejar
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BrayanBoy
    mesmo assim ainda nao finalizei o projeto, mas estou pensando em cancelar o captador do meio, pois sempre usei a chave na posição 1 ou 5.
    Esse é o jeito que liguei a minha guitarra!!! Mas liguei os dois captadores no mesmo potenciômetro e uma chave de 3.
    Acho que se ligar daquele jeito que vc colocou na imagem dá certo... pelo menos com 2 é certeza, com esse do meio que não sei...

    Se eu fosse vc, faria o teste com o captador do meio polaridade invertida e depois com 2 caso continue com o barulho!!!

    BrayanBoy
    Veterano
    # set/12
    · votar


    saquei, depois posto o que deu...

    valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida parte eletrica 1 pot por captador (strat)