Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras? Opinem.

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jul/12
· votar


Otto Mann

Mas só pra aprofundar a primeira discussão, vamos pensar na coisa vista de um outro ângulo: Uma empresa gasta tempo, dinheiro e tudo mais que se gasta para a criação de uma coisa nova, por exemplo um novo design de guitarra, e uma outra marca simplesmente olha e diz: "ok, vamos fazer uma igual".

Mas isso é estratégia de mercado, determinados seguimentos não digerem bem coisas muito "ousadas". É que nem as sandálias Havaianas, a gente sabe que o design foi criado por eles e agora tem várias empresas que copiam o mesmo modelo. A tendência pelo gosto e predileção dos usuários é pelo modelos que foram "pioneiros".

Imagina uma marca de guitarras que está nascendo agora lançar um modelo de guitarra completamente ousado, com linhas e curvas completamente diferentes do que já vimos hoje? Será que vai ter uma boa aceitação? Seá que vai vender bem?

Vc até pode ter uma linha de guitarras nesse sentido, mas acho arriscado vc ter apenas isso. Por isso acho prudente sim uma empresa fabricar modelos de guitarra baseados nas consagradas. É o mesmo caso da B.C. Rich que o amigo Lelo Mig citou.

E a questão da ergonomia foi citada aqui porque é plausível. Se vc pensa num novo modelo de guitarra, a ergonomia entra em jogo. A guitarra é um produto que vc vai usar com frequencia, por vários dias, horas, seguidamente. Tem que se pensar em ergonomia, neste caso, não dá pra fugir.

brunowebguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Otto Mann
Entendo o seu ponto de vista. É mais ou menos o que aconteceu com o Mini Cooper e sua cópia chinesa que podemos ver nas ruas ainda. Se aproveitar de um design "exclusivo" ( na questão cores, escudo, etc) para ganhar mais dinheiro. É uma prática muito comum, tem alguns casos em que ela é valida, mas tem alguns que realmente passam dos limites!

Otto Mann
Veterano
# jul/12
· votar


renatocaster

É, concordo com seu ponto de vista em vários aspectos.
Sabe uma coisa que eu acho que entra como fator aí também? O quanto você está "pagando pela marca" da guitarra. Claro que uma Gibson é uma excelente guitarra e acaba custando mais caro que as outras, mas uma parte do preço dela é cobrado simplesmente por SER uma Gibson. Será que se essa cobrança pela marca fosse reduzida (sobretudo no Brasil, que com os impostos chega a ficar abusivo) não haveria menos gente disposta a comprar uma "cópia"?

brunowebguitar

Eu mesmo ia citar a indústria automobilística como exemplo, mas deixei pra lá rs

É uma prática muito comum, tem alguns casos em que ela é valida, mas tem alguns que realmente passam dos limites!


Minha idéia era exatamente a gente tentar entender melhor (mesmo que nossa opinião não mude nada) quais seriam esses limites...

brunowebguitar
Veterano
# jul/12
· votar


Otto Mann
Pra mim, o único tipo de cópia que não é valida é aquela que visa enganar o consumidor. Gibson chinesa, Jem 7v chinesa, guitarras do Zakk Wylde chinesas tbm. Se você coloca o design igual, mas pelo menos põe a tua marca lá, acho válido, agora colocar marcas famosas pra enganar consumidor desatendo eu acho um absurdo...

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Otto Mann

Sabe uma coisa que eu acho que entra como fator aí também? O quanto você está "pagando pela marca" da guitarra. Claro que uma Gibson é uma excelente guitarra e acaba custando mais caro que as outras, mas uma parte do preço dela é cobrado simplesmente por SER uma Gibson. Será que se essa cobrança pela marca fosse reduzida (sobretudo no Brasil, que com os impostos chega a ficar abusivo) não haveria menos gente disposta a comprar uma "cópia"?

Isso está mais ligado aos altos impostos do que a relação preço x marca em si. Veja que vc consegue comprar uma Gibson LP Studio lá nos EUA por uns 1000 dólares. Para quem mora lá e ganha um salário de uns 2000 dólares, não é um investimento alto comprar uma guitarra dessa, pois estaria dentro do orçamento.

Enquanto isso, aqui no Brasil, a mesma guitarra pode custar até uns 4000 reais. Aí a relação muda, pois pra quem ganha 2000 reais, já fica mais complicado comprar uma guitarra de 4000. Tudo bem, vc pode parcelar em até não sei quantas vezes, mas vc está gastando mais do que ganha.

Por isso que o mercado é permeado de "cópias" mais baratas, pois o preço é mais acessível. Só que a qualidade nunca é a mesma, e provavelmente com o tempo será necessário fazer upgrades, etc. Nesse aspecto, o custo -beneficio pode ser não tão bom assim.

brunowebguitar

Concordo. Uma coisa é vc ter uma Lespaul Condor, Vintage, Tanglewood, etc e outra coisa é ter Gibson fake, Ibanez fake, Fender fake, etc. Réplica é diferente de falsificação. No caso dessas chinesas, é falsificação mesmo.

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Led Zé
realmente, pensando melhor acho que as três são quase a mesma coisa nesse quesito, mas ainda entre as três, a strato básica é melhor, e as superstratos empatam

Guinervauscko
Veterano
# jul/12
· votar


Desculpa voltar nesse vídeo e no mesmo assunto ergonomia, mas eu não podia deixar passar em branco.
Pra que tudo isso???

Dá uma pausa mais ou menos aos 19 20 segundos de duração desse vídeo e leia o que está escrito numa das "pernas" do V da guitarra. Deve ser esse o motivo de tanta difículdade pra tocar uma Flyng V...

Quem usa o cérebro e consegue se adaptar bem, não compra essa peça "genial" do vídeo acima. Pela mãe do guarda!!!


Obs: Isso tudo por que o jack da guitarra é bem na frente do corpo, pois queria ver o que o sujeito faria se fosse uma Jackson com jack praticamente na "quina" do V.

Arimoxinga
Veterano
# jul/12
· votar


Led Zé

o contorno cutuca a costela,

hahaha senti o mesmo quando toquei em uma Les Paul, a lateral é bem quadrada, me icomodou na costala e no anti-braço, já as stratos são bem curvadas justo nesses pontos hehehe questão de costume.

Daniel_rsf
Veterano
# jul/12
· votar


Também tem uma coisa... as vezes você quer o design original, mas o original produzido atualmente é de qualidade duvidosa (digamos... Gibson...que vem recebendo críticas pela falta de controle de qualidade) ai vc compra uma marca que faça cópias de Les Paul as vezes mais barato e com uma qualidade superior a de uma Gibson feita hoje em dia... ESP Edwards por exemplo... Se eu fosse comprar uma Les Paul hoje em dia, passaria longe de uma Gibson por causa da fama negativa que eles tão tendo pela falta de controle de qualidade... a não ser que fosse uma vintage da década de 60 e eu fosse muito rico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto é legal algumas marcas "copiarem" modelos de outras? Opinem.