O fantástico "mundo" dos guitarristas!

Autor Mensagem
Josa_neto
Veterano
# jun/12


Boa tarde, escrevo este tópico como uma forma de desabafo, neste "mundo" em que hoje está atrelado a minha vida, porém não sou conivente com muitas situações expostas de guitarristas de nível médio (eu), ou medíocre ( se assim ficar melhor), todo este tempo acompanhando este fórum, e sempre o que vejo são pessoas entrando em contradição, hoje em dia não se "mede" a música pela capacidade de criação e execução, e sim pela velocidade em que é executada, respeito muito o Juninho Afram, mais estou SATURADO de ver licks de pentatônica em Dó menor, licks repetidos (aquele que termina com um bend de um tom e meio), ainda mais, pessoas que querem comprar ZOOM só porque o cidadão está com um no set, ou seja, estamos acostumados com o feijão com arroz, músicas com quatro acordes despertam o nosso fanatismo interior porque o malandro tem um vibrato legal, esse é o aspecto "fanático/comportamental" dos guitarristas.

Um outro aspecto se refere a equipamentos, principalmente no tocante a pedais, escreví num tópico por aí, que a MAIORIA significativa dos guitarristas não "curtem" som digital, mais esquece do lance de colocar um Delay com DSP (digital) no final da cadeia, mais seus "ouvidos" não detectam a compressão embutida pela perda de sinal (o sinal "aparado" nas pontas) que resultam num som mais opaco e sem dinâmica, mais babam no som do Satriani (eca!), tudo isso por indefinição de identidade musical, tenho uma v-amp 2 e este é o meu som, que modéstia a parte é mais bonito que o do Herman Li, é justamente isso que não entendo, não se dá valor a originalidade, e sim a forma que Gilbert ou Ardanuy trabalha, peço desculpas desde já pelo desabafo de um guitarrista POBRE, mais que VÊ tanta gente chorar de barriga cheira, simplesmente por indefinição.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


não "curtem" som digital, mais esquece do lance de colocar um Delay com DSP (digital) no final da cadeia, mais seus "ouvidos" não detectam a compressão embutida pela perda de sinal (o sinal "aparado" nas pontas) que resultam num som mais opaco e sem dinâmica, mais babam no som do Satriani (eca!)

Pois é amigo, vai entender...

soruji
Veterano
# jun/12
· votar


Cara, você precisa ouvir um pouco de Wes Montgomery,Joe Pass, John Pizzarelli, talvez te cure. rsrsrs

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


soruji

Cara, você precisa ouvir um pouco de Wes Montgomery,Joe Pass, John Pizzarelli, talvez te cure. rsrsrs

Pode até ser rs, hoje em dia escuto caras como Alex hutchings, Govan e etc, sonzera com pouco equipamento, (claro que tops), não se prendem a esteriótipos, o Hutchings ultimamente vem fazendo Works com pedaleiras Boss e tira um baita som, tem nego aí cheio de pedais tops, se preocupando com valvulados, mais não tem nem carro pra levar o equipo, aí quando chega no palco, encontra uma mesa Behringer e PAs Leac's e se lasca, mesmo assim obrigado pela dica!

Abraços!

The Red Special
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
Nossa, o que você falou não tem nada haver com Wes Montgomery,Joe Pass ou John Pizzarelli

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


The Red Special

Josa_neto
Nossa, o que você falou não tem nada haver com Wes Montgomery,Joe Pass ou John Pizzarelli


Em nenhum momento me referí a estes, até aceitei como sugestão do nosso amigo soruji, não escuto estes caras por preferir uma linha mais Fusion, para mim é mais completa e abrange várias abordagens.

Edson Caetano
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
Já sabe que a amostra de músicos deste fórum é uma fatia muito menor da quantidade de guitarristas do Brasil, do mundo menos ainda... a opinião da casa, ou sua maioria, não reflete uma verdade onipresente

Não entendo porque reclamam tanto dos fritadores... seja guitarrista, tecladista que sou, qualquer instrumento... se o cara quiz dar enfase em técnica e velocidade e você em feeling e criatividade, são duas áreas muito distintas, como dizem na giria: " cada um no seu quadrado "

Tem o pessoal do fórum tambem que detesta os fritadores, conheço vários, e nunca fizeram um tópico de desabafo, cada um na sua né não hehe, seu gosto é seu, o meu é meu... por isso que a música é linda, tem para todos os gostos

Eu particularmente gosto do que o meu ouvido gosta, tem momentos que eu gosto de escutar solos em fusas, e tem horas que gostaria de escutar um walking bass em colcheia ué...

Mas é isso aí, procure músicas do seu estilo, vai achar, e faça sua música, pense sempre nisso, na sua musicalidade, é isso que importa

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
uma v-amp 2 e este é o meu som, que modéstia a parte é mais bonito que o do Herman Li,


Cara, mas "beleza" de som não se mede. Isso é extremamente subjetivo, cada um tem um gosto.

O que acontece é que quando guitarristas famosos usam determinado equipamento, este equipamento vira referência de som por outros guitarristas, geralmente os mais novos.

O importante é estar satisfeito com seu próprio som e, ao que parece, você está. E esse é o objetivo.

Sobre o que está no mainstream ser bom ou não, e se os licks do Juninho Afram são repetitivos e chatos, isso é pessoal também. Se está lá é porque tem gente consumindo, treinando loucamente em casa velocidade e técnica. Pode ter certeza. Tem gente que acha que velocidade é tudo. E outros acham que feeling basta.
Agora... Se nós concordamos ou não, é apenas nossa opinião.

Esse tipo de desabafo seu é algo comum entre muitos profissionais, de várias áreas, não só música.

Um aceno de longe!!!

Curly
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto

Amigão, talvez sejar melhor vc se concentrar no seu trampo ao invés de se revoltar com essas paradas, se alguém faz errado é a nossa oportunidade de fazer melhor e se destacar, não acha ?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Del-Rei

Cara, mas "beleza" de som não se mede. Isso é extremamente subjetivo, cada um tem um gosto.

Exatamente!!! O outro guitarrista da minha banda tem um timbre lindo, mas eu não "usaria" esse timbre.

Eu gosto do meu timbre, principalmente do crunch, mas ele por exemplo, não curte...

Drinho
Veterano
# jun/12 · Editado por: Drinho
· votar


Josa_neto

Boa tarde, se aceita minha opinião com relação ao que você disse é o seguinte:
Você resumiu muito bem o que vou falar no título do tópico "mundo dos guitarristas" A diversidade de opiniões, valores, gostos, estilos, educação musical, poder aquisitivo é tão grande que cada um enxerga parte desse "mundo" que você citou de formas diferentes e nenhuma delas eu acho eu ruim ou criticável pois música já é uma coisa tão fora do "certo ou errado" que é natural que não haja regra pra nada... Primeiramente você disse que está cansado daqueles licks de escala pentatônica tradicionais que todo mundo usa sempre... É verdade, você tem razão mas por um outro lado por que não usa-los? São legais pra caramba tem gente que gosta e faz bom uso disso, acho que não se deve haver preconceito com nada quando se usa a favor da música.
E eu sinceramente não ligo muito pra essas coisas coisas pois se alguém me ver tocando e me criticar de alguma forma com certeza a pessoa vai ser um guitarrista. Vai falar que eu não sou original, ou que eu exagero no virtuosismo, ou que minha música é chata, ou que eu to parecido com o fulano ou que eu estou pipocando notas e não tá saindo legal e uma pessoa que não toca nada não tá preocupada com o que eu to fazendo, se eu to tocando alguma coisa que ela tá gostando de ouvir ela vai gostar de coração se eu to sendo insuportável tocando bem ou mal sendo original ou não ela vai achar o meu som uma bosta e ponto final.

tenho uma v-amp 2 e este é o meu som

cara eu acho fantástico isso, você encontrou o seu som, que te satisfaz e te deixa feliz eu hoje posso dizer que já achei o meu também, mas conheço gente que toca há 30 anos, toca muito, dá aula e ainda sim continua reciclando equipamento porque não chegou na satisfação, tem muito disso eu por um outro lado acho legal a coisa do equipamento pois o equipamento é uma ferramenta pra te facilitar a sua expressão, se basear em gente consagrada não é ruim, todos os meus idolos tem idolos que eles levam como referencia até hoje...

não se dá valor a originalidade

cara eu dou muito mais valor ao suor do que a originalidade... acho legal quando um vejo um cara unico, que tem sua forma propria de tocar, compor, timbrar a etc.... mas originalidade é uma coisa meio subjetiva sei lá... agora o suor depende do esforço do cara....
Não considero o slash um guitarrista dos mais originais mas eu adoro ouvir o som dele, desde que iniciei na guitarra....
eu gosto de quem é original, tem muito cara que se nota influencias fortissimas de outros guitarristas e eu tambem nao acho isso ruim, se a musica do cara é bacana que mal tem?

e sim a forma que Gilbert ou Ardanuy trabalha

Gilbert e Ardanuy são monstros da guitarra, guitarristas extremamente desenvolvidos quando o assunto é rock n roll é natural que sejam levados como referência....

Você por exemplo diz eca pro som do satriani eu acho um dos sons de guitarra mais bonitos que tem por ai....

Tudo é pessoal, cada um tem uma opinião... e essas coisas que você abordou não necessariamente são ruins....

Ah só editando pois você citou algo com relação a analogicos e digitais...

só pra complementar... isso novamente é questão de gosto... o que incomoda é gente que gosta do digital tentando convencer quem gosta do analogico que digital é tão bom quanto e gente que gosta do analogico tentando convencer quem gosta do digital que digital é ruim....

Eu gosto dos dois... não troco um amplificador a valvula por simulador nenhum e sei do que to falando, nao estou falando que o amplificador é melhor e sim apenas que me identifico mais... Numa gravação editada eu boto fé nesses guitar rig da vida, os sons realmente tão muito bons eu já me confundi muitas vezes...
Agora num ao vivo um nego tá usando um marshall ingles e outro tá com a pod hd não sei das quantas na mesa simulando gabinete e tudo mais.. numa boa... isso ai eu não engulo e até minha mãe que não toca percebe a diferença... Se o cara da pod tiver tocando sozinho até da pra falar puta que som legal, é só não deixar o dono do marshall ligar o seu amplificador pra não acabar com a festa hehehe....

Por um outro lado adoro uns efeitos processados, pra unir com com o sonzao bacana das valvulas, mesmo uns efeitos analogicos vao super bem tambem...

tudo é válido!

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar



Cara, mas "beleza" de som não se mede. Isso é extremamente subjetivo, cada um tem um gosto.

Exatamente!!! O outro guitarrista da minha banda tem um timbre lindo, mas eu não "usaria" esse timbre.

Eu gosto do meu timbre, principalmente do crunch, mas ele por exemplo, não curte...



Tendi, mais isso não explica a adoração aos analógicos e valvulados, ao meu ver é justamente isso que estou discutindo, se fala em beleza de som, mais se defende analógicos com unhas e dentes, pela sua teoria isso não deveria existir, ou os digitais não tem beleza, a propósito qualidade e beleza são distintos na música.

jigo__
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
kra a vamp é uma pedaleira legalzinha, troquei a minha pq queimava a fonte... eu sou um dos q tem valvulados e guitas top mas não tem carro, mas ae eu te pergunto, e vc com isso?? num to te tirando, só axo q meu som é mais importante pra mim do q outras coisas nessa fase da minha vida (moro na casa do meu pai q tem 3 carros, pego emprestado qdo quero hehe) penso q a vida é minha posso me importar com o q quero

veja bem, qual seria o problema de eu curtir solos ultra rapidos, ou nem curtir rock e tocar em uma banda de axé ou sertaneja?? na boa, o qu eu faço e gosto é problema meu, só meu, não é o meu caso (graças a Deus), mas tem homem q gosta de homem, e ai te pergunto, qual o problema?? vc paga conta de alguem?? não!? então não se importe e pare de achar q tem algum problema nisso... live and let die!!


na boa aprendi isso com o tempo, tocar e treinar é melhor do ligar pro q os outros axam das suas coisas!!! tocando vc aprende se importando vc se desgasta!!!


abçs

jigo__
Veterano
# jun/12
· votar


ahh mais uma coisa complementando, guitarrista é louco msm!!!!! kkkkk

qto a esse lance de analógico e digital isso é coisa de puristas, e tb é um problema só deles!!!


abçs

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


cara nao tenho nada a acrescentar nesse topico pra tentar minimizar sua insatisfação e nem a de ninguem...mas tem uma coisa engraçada q eu penso mas nunca lembro de falar...kkkk

acho engraçado como pra tudo nesse mundo, as pessoas buscam o melhor...o mais especializado...o mais diferenciado...
dentro dos gostos musicais, existem os q gostam de sertanejo, os rappers, os roqueiros, os blueszeiros, funkeiros e etc...
blza...vamos pro grupo dos roqueiros...
dentro dele...tem os q curtem ouvir musica mas nao tocam nada...
tem os q tocam batera....guitarra...opa...pra nao alongar, vamos entrar nesse grupo...
(nos outros grupos tbm tem de tudo, inclusive os guitarristas...mas isso é só um exemplo)
dentro dos guitarristas, tem os q gostam de fritar e os q gostam de nao fritar...
dentro dos q gostam de fritar, tem os q gostam de arpejos e os q preferem subir e descer escalas....
dentro dos q gostam de arpejos, tem os caras q preferem sweepar, e os q preferem alternar
dentro dos q preferem sweepar, tem os q preferem sweepar com a perna direita levantada e os q sweepam com ela flexionada...
enfim...sempre terá algo mais especializado pra se fazer e, quem faz, se orgulha disso...e acaba gerando polemica com o outro grupo q é julgado como inferior ou menos especializado (a negada nao ve q os outros grupos tbm tem suas especialidades)
e existem até rixas entre todos os grupos...dependendo do assunto a ser dicutido, os q preferem levantar a perna se juntam aos q preferem deixa-la flexionada pra julgarem um outro grupo, q gosta de ouvir funk, por exemplo...
é um comportamento estritamente humano...racional, e q existe em qualquer ramo!
nas corridas de muscle car, os cara do camaro nao pisam dentro de um mustang nem a pau, por exemplo!
é engraçado e nao vejo solução pra isso...será sempre assim, um olhando pro rabo do outro...rs

claro, existem exceções pra tudo...mas essas coisas existem...é engraçado!

soruji
Veterano
# jun/12
· votar


Vamos todos ouvir Larry Carlton, Lee Ritenour e George Benson? =D

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
Tendi, mais isso não explica a adoração aos analógicos e valvulados, ao meu ver é justamente isso que estou discutindo,

Cara, mas tenha certeza que grande parte dessa adoração é psicológica, já que muita gente que diz não gostar dos digitais, mal saberia a diferença entre o digital e o analógico num teste cego.

Mas cá entre nós... Por que essa preferência dos outros te faz tão mal a ponto de abrir um tópico de desabafo?

Um aceno de longe!!!

soruji
Veterano
# jun/12
· votar


Paul Jackson Jr? John Scofield? Pat Matheny?

Josa_neto
Veterano
# jun/12
· votar


Del-Rei


Mas cá entre nós... Por que essa preferência dos outros te faz tão mal a ponto de abrir um tópico de desabafo?Um aceno de longe!!!

Na verdade este "desabafo" é uma tentativa minha de que os leitores reflitam sobres suas atitudes contraditórias, algo mais pessoal, pois canso de ver imparcialidades, e lá na frente o cara diz outra coisa totalmente ao contrário, isso prejudica a pessoa seja em qualquer área da vida, os exemplos que citei são corriqueiros, principalmente no que se refere a equipamento, caso esta minha tentativa seja frustrada peço que feche o tópico.

Del-Rei
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
Na verdade este "desabafo" é uma tentativa minha de que os leitores reflitam sobres suas atitudes contraditórias

Mas cara... Isso não me incomoda não. Na verdade, acho até que faz parte da evolução do músico. Mudar de opinião é extremamente aceitável, ao contrário do que muita gente acha. Cada teste, cada experiência com determinados equipamentos fazem com que o cara possa mudar de opinião, e isso é normal.

O problema grave que eu acho é quando o cara emite opiniões sobre equipamentos que nunca tocou, se baseando em outros comentários que ele leu na internet e acabou tomando como verdade... E fica reproduzindo por aí.
Isso sim me preocupa.

Um aceno de longe!!!

Skapunk
Veterano
# jun/12
· votar


Gente! Deixem o guri desabafar....

Josa_neto

Entendo seu desabafo, mas de fato, se um cara curte solos ultra rápidos sem originalidade em valvulados... é um problema dele e dos ouvintes dele...

Eu não comprei uma Zoom G2 por causa do Kiko Loureiro por que eu nem gosto dele, comprei por que na época era o que meu bolso permitia...

A molecada corre atrás de Gibson Les Paul e Marshall porque é fã do Slash mesmo e fim de papo... nem dá pra criticar eles por isso...

Mas foi um bom desabafo, gosto de ver que tem gente que ainda fica indignada...

Abraços

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Josa_neto
Cara,cada um tem sua opnião se o cara quiser tocar Funky na guitarra ele vai la e toca se ele quiser tocar pagode ele toca e não vejo nada de contraditorio nisso . abração

silasamilcar
Veterano
# jun/12 · Editado por: silasamilcar
· votar


Já que estamos falando de desabafo, o que não entendo é essa onda "Fusion". Tem um monte de guitarrista que fala mau de Rock'n'Roll, (aquele mesmo, pobre de três acordes (power chord mesmo)), de Blues (muito simples), e dizem que "Fusion é o que há".
Esses dias ví um cara falando que não conhecia o trabalho do Jeff Beck porque só curtia "Fusion". Quando na verdade, até onde humildemente eu sei, Jeff Beck é um dos pais do Fusion!
Aí fica essa coisa ridícula de rótulos, que parece que você tem que gostar de Fusion porque senão você é um alienado ou não entende muito de guitarra ou de música.
O Fusion está elitizado.
Falando assim, até parece que eu não gosto de Fusion. Não é isso, entendam.
Como eu vou parar de ouvir caras como B.B. King? Ou Eric Clapton? Como deixar pra lá o som do Eagles, (que muita gente só conhece Hotel California), Porque parar de ouvir Elvis e a guitarra genial de Scotty Moore? Não dá, se o "novo" (e o Fusion taí desde os anos 60) é bom, o "velho" com certeza tem o seu valor.
Sir Isaac Newton falou: "Se consegui ver mais longe foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes". Se hoje podemos ouvir o Fusion devemos agradecer e reverenciar os gigantes plantadores de algodão cantores de Blues como Moody Waters, Little Walter, Robert Johnson, Etta James e outros tantos.
Portanto vamos voltar às origens, senão voltar, vamos pelo menos reverenciá-las!

silasamilcar
Veterano
# jun/12
· votar


A propósito, que bom que você encontrou seu som Josa... Eu também depois de passar por algumas pedaleiras e tal encontrei o meu.
Um amplificador (Marshall VS de preferencia), um cabo (bom) e uma guitarra (strato e LP).
Dá para tirar um put* som disso aí! O meu som!
Tem gente que vai morrer tentando encontrar...

tt_tecnology
Veterano
# jun/12
· votar


Cara, tá reclamando de feeling ou de equipamentos. Porque o que acontece é basicamente o seguinte(to falando de equipamentos), a pessoa tem que se satisfazer com o som que ela faz com o seu equipamento, eu tenho uma Condor RX-20 e um Onner Kratos e to muito satisfeito, acho o som da minha guita muito bom. Isso vai principalmente do gosto da pessoa, mas a maioria compra equipamento tal porque tal guitarrista usa, isso se chama influencia, coisa que não devia acontecer na área de equipamentos.

Agora em feeling, é muito bom ter influencia, treinar licks e tal, isso ajuda a montar a própria identidade, a nossa maneira de "falar" com as outras pessoas, transmitir a nossa mensagem. Quando tu aprendeu a falar, você não teve influência de sua mãe e de seu pai?? Eles não falavam com você??? A música é igual. Eu particulamente não gosto dos fritadores, pois aquilo não é música, é demonstração. Gosto mais do estilo que tenha mais feeling, tipo esse aqui:


Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Josa_neto

Vamos com calma e ponderação.

Primeiro, gosto pessoal: Eu gosto de Randy Rhoads (fritador) e gosto de David Gimour........gosto de Angus Young, de Duanne Allman, Robert Johnson, Robert Fripp.....Pepeu Gomes, Almir Sater, George Benson, Phelps Catfish Collins.....um não têm nada a ver com o outro...quem toca bem? e mal? (tecnicamente falando?)...ou seja, prá mim, conceito de melhor...é bosta!

Segundo, o cara que têm um set analógico e fecha com um digital, digitaliza seu som, porque o som passa por um circuito digital.

Terceiro, têm cara aqui que é endorse....ou seja, o cara têm mais é que propagar o equipo que ele representa. Esta sendo patrocinado para isso, é um negócio, faz parte da profissão.

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Velho,eu so fã do Randy e não considero ele um fritador acho que o solo mais rapido dele é Mr.Crowley mais o solo tem o feeling do caralho a sete eu acho ele bem mais de feeling do que fritação .

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


RuanbestXx

Eu não usei o termo "fritador" pejorativamente...Randy foi um puta músico, usei o termo porque ele conseguia tocar em alta velocidade de forma limpa e sem erros........e sabia quando e como utilizar este "mérito".

Mérito, diga-se de passagem, que eu não tenho.......por isso valorizo demais!

RuanbestXx
Veterano
# jun/12
· votar


Lelo Mig
Puts, o cara com 25 anos tava tocando horrores imagina se tivesse vivo até agora pqp .

renatocaster
Moderador
# jun/12
· votar


Del-Rei

O problema grave que eu acho é quando o cara emite opiniões sobre equipamentos que nunca tocou, se baseando em outros comentários que ele leu na internet e acabou tomando como verdade... E fica reproduzindo por aí.
Isso sim me preocupa.


Eu não saberia mensurar o percentual, mas o que acontece aqui na maioria das vezes é isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O fantástico "mundo" dos guitarristas!