Botão de Distorção na Guitarra do James Hetfield (Metallica)

Autor Mensagem
CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12 · Editado por: CaioRobertoBR


E ai pessoal, beleza?

Eu tava vendo uns show do Metallica aqui, e percebi que o James, faz a troca dos Canais Limpo e Sujo, na própria guitarra, tipo uma chave Seletora perto dos Knobs de Volume e Tone.

Pelo o que eu percebi, na Posição de Baixo Liga a Dirtoção e Pra Cima o som fica Clean, e no Meio se nao me engano o sinal da guitarra é cortado tipo desligada mesmo.

Minha dúvida é se esse sistema é comum, e como ele funciona tipo, ele funciona como um Footswitch ou de alguma maneia essa distorção vem da guitarra ou é apenas um botão de comando para o operador de som?

Valeu!

alexandrecoppo
Veterano
# jun/12
· votar


Será q ele so nao mexe nos knobs de volume e fica trocano os caps?

CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12 · Editado por: CaioRobertoBR
· votar


alexandrecoppo
Será q ele so nao mexe nos knobs de volume e fica trocano os caps?

Não é nao, é bem percepitivel quando ele desliga o Drive, tem uma hora q ele desliga com o as cordas ainda soando e ai da pra sentir o drive desligando, e não é a troca de caps, pois a chave seletora de caps tbm está la. Ele tem isso em varias guitarras, Explorer, Les Paul etc.

No RIR 2011 na Música Fade to Black, quando ele para de tocar e fala com a plateia e volta tocando, essa chavinha da um mau contato, e ele ja tinha comçado a tocar a musica denovo ai ele tocou um pedaço do riff no clean e fico mexendo que nem doido até pegar o drive.

alexandrecoppo
Veterano
# jun/12
· votar


CaioRobertoBR
kra o q ele ficou mechendo em fade to black foi a chave seletora. La deve ter dado algum problema no potenciometro da guitarra por isso ele ficou mexendo, pra ver se voltava.

jluciano85
Veterano
# jun/12 · Editado por: jluciano85
· votar


ja vi isso num show tambem, e não sei oque pode ser

Quando vi a impressão que da é tipo uma chave seletora mesmo, mas ele faz o movimento sempre igual pra baixo e pra cima, pra ativar e desativar o canal da distorção mais ou menos assim:

v ^ = distorção, v ^ = volta o clean denovo

isso a 2 km e meio do palco a impressão que ficou foi essa kkkkkkkkkkkkkkk

Doggy
Veterano
# jun/12
· votar


O nome do equipamento que faz isso é Roadie!

Doggy
Veterano
# jun/12
· votar


No RIR 2011 na Música Fade to Black, quando ele para de tocar e fala com a plateia e volta tocando, essa chavinha da um mau contato, e ele ja tinha comçado a tocar a musica denovo ai ele tocou um pedaço do riff no clean e fico mexendo que nem doido até pegar o drive.


...E isso foi apenas um mau-contato, acontece nas melhores famílias.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


eu assisti essa parte no RiR 2011, e me apreceu que foi erro de assistente msm, num sei onde li depois, acho que foi aki msm, que foi o assistente que esqueceu de ligar a distorção na hora. Mas na hora o James deve ter se espantado e deve ter mexiso nos potenciometros da guitarra achando que fosse problema na guitarra.

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12 · Editado por: .KyrieElesion
· votar


Cara,isso já foi descutido.

Mudando a chave para usar a Distorção

O que acontece é que ele deixa o volume da ponte alto,e o volume do cap do braço baixo.

assim,quando ele troca pro do braço,o som é clean,já o da ponte é distorcido;

E isso pode ser feito com todas as guitarras que tem 2 Knobs de volume para cada cap,,Mas em amplificadores valvulados o efeito é muito melhor.

Olha isso:



CaioRobertoBR
Veterano
# jun/12 · Editado por: CaioRobertoBR
· votar


Mas olhando em outros shows dele fica bem claro que essa chave nao faz a troca em os captadores, e sim distorção. Até pq tem 2 chaves.

Quando ao que disseram ai em cima de que um captador esta baixo e outro nao me convenceu muito, pois pra q 2 chaves ? Se nessw caso era só rodar o knob de volume. Quanto amp ser valvulado eu nao sei pois nunca toquei em um, só sei as caracteristicas basicas dele msm.

juninholiveira

eu nao acho q foi um erro da equipe, e sim uma falha da guitarra. O James tem décadas de experiencia, acho que nesse caso se é equipe q liga o drive(hipotese) ele nao levaria um susto e nao ficaria tentando arruma futucando em tudo. Eu acho que deu ruim na chavinha que eu suspeito q por alguma passe de mágica liga o drive.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


acho que no máximo, a chave que vc se refere aciona um pré amp ativo. acredito que ninguem em sanidade normal controlaria pedais e efeitos externos por uma chave na guitarra

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12 · Editado por: .KyrieElesion
· votar


Jimmy Page não tem sanidade mental,sempre duvidei.



Olha de 0:40 pra frente.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


.KyrieElesion

eu sei que o jimmy page usa chave de split, defasador, danelectro daquelas com cap lipstick, mas controlar pedal pela guitarra eu nunca ouvi falar.
como isso funciona?

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12
· votar


Da maneira como já expliquei...
Cap do braço baixo e da ponte alto.Tu faz isso com qualquer Les Paul cara,só que em valvulados o efeito é melhor.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


acho que vc não entendeu o que eu falei.
eu disse pro CaioRobertoBR que ninguem com sanidade normal controlaria efeitos externos pela guitarra, saca.
chavear pedais, canais de pré amps e racks. é totalmente absurdo e inviavel chavear isso dentro da guitarra sendo que o efeito em si está fora dela, e só uma pisada já resolveria tudo.
abç

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12 · Editado por: .KyrieElesion
· votar


Atá,Perdoe me hehe
Também axo que é impossivel rackear pedais e canais diretamente na guitarra.


Abç.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


captadores à parte, sou só eu que acho que o jimmy page fica cada ano mais parecido com um índio norte-americano?

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12
· votar


Também axo HAHAHAHA

jigo__
Veterano
# jun/12
· votar


CaioRobertoBR
kra é o roadie q faz a mudança da maioria dos sons dos artistas famosos, pros kras não terem q ficar sapateando os pedais ou controladores de rack, é normal errar... acontece até nas melhores familias, talvez a outra chave q vc viu seja p/ ligar o captador piezo, q nem sei se ele usa kkkkkkk

estava no RIR, normal ter esse tipo de erro em shows...

vou ver o video e ver se consigo decifrar...

abçs

jigo__
Veterano
# jun/12
· votar


ahh se vc reparar bem é o volume dos captadores q ele mexe msm, ele não consegue acertar o da ponte q esta com mais volume, logo tem mais drive!!! kkkkk

nos 6:57 percebendo a merda q ele fez ele da uma brincada a lá tom morello com a chave dos captadores... apesar de o james ser um kra mto foda ele tb é humano e erra tb igual todos nós!!


abçs

El_DoradoUK
Veterano
# jun/12
· votar


Velho, o James tem esse lance interessante de drive e clean. Sempre quis saber como funcionava isso. Fui dar uma pesquisada e descobri que tem um circuito ativo que faz esse lance de ligar e desligar distorção na própria guitarra, mas o James deve ter tido aalgum problema técnico na troca de captadores, porque mais uma bateria na guitarra dele ia ser osso, deixar de ser guitarra pra ser um robô, de tanta bateria.

Arimoxinga
Veterano
# jun/12
· votar


Bicho acho que a galera está fazendo confusão a resposta do .KyrieElesion já é mais que suficiênte para sanar a questão. qual quer guitarra que tenha dois controles de volumes separados e uma chave de 3 posições já faz isso tranquilo, e claro o amp valvulado por que a distorção dele vem do volume quanto mais alta a entrada ele satura mais.

Peace!!

fel123
Veterano
# jun/12
· votar


meu como o cara disse ai em cima, é apenas um roadie ele fica responsavel por ativar os pedais, ele nao fica no palco. só isso.

fel123
Veterano
# jun/12
· votar


meu como o cara disse ai em cima, é apenas um roadie ele fica responsavel por ativar os pedais, ele nao fica no palco. só isso.

.KyrieElesion
Veterano
# jun/12
· votar


meu como o cara disse ai em cima, é apenas um roadie ele fica responsavel por ativar os pedais, ele nao fica no palco. só isso.

Não,não é não.porque se fosse,o james em vez de tentar consertar na guitarra olharia para o roadie dele com Essa Cara

chiock
Veterano
# jun/12
· votar


mperetto

acredito que ninguem em sanidade normal controlaria pedais e efeitos externos por uma chave na guitarra

Diz isso pro Matthew Bellamy do Muse.
Flw.

Doggy
Veterano
# jun/12 · Editado por: Doggy
· votar


Caras, não inventem moda... É o roadie que faz o trabalho...

Em questão de clean/distorção o roadie alterna entre dois circuitos completamente diferentes!
O dirt envolve vários Mesa/Boogie Triaxis ligados num Triple Rectifier e o clean um Roland Jazz Chorus; tudo controlado pelo assistente atrás do palco!



É simples assim! Serve pra ele e 90% dos guitarristas.

ERRATA: Não é um Triple Rectifier, mas sim amplis da Diezel.

mperetto
Veterano
# jun/12
· votar


chiock
verdade cara, tinha esquecido do doido do muse!
tem até uma tv led na guitarra dele

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Doggy

Em questão de clean/distorção o roadie alterna entre dois circuitos completamente diferentes!
O dirt envolve vários Mesa/Boogie Triaxis ligados num Triple Rectifier e o clean um Roland Jazz Chorus; tudo controlado pelo assistente atrás do palco!


Não inventa moda você também! hehehehe

São 4 Triaxis, 2 são backups, ligados num power Mesa Boogie 2:90 (é o power desenhado para o Triaxis), assim com são 2 Diezel, 1 é backup. Para som limpo funciona um Triaxis (basicamente é um modo Bassman/Mark I no canal RHY Green) e o JC120, para som distorcido é o Triaxis (simulando um Mark II C+ no canal LD2 Yellow) e o Diezel. Posso garantir que grande parte do timbre vem do Triaxis mesmo. ;-)

Tudo é controlado pelo Voodoo Lab GCX, através de comandos MIDI controlados pela Voodoo Lab Ground Control. Aquela chavinha não tem nada de MIDI, senão teria que sair 2 cabos da guitarra e não teria razão de ter a Ground Control. O que é a criatividade, tem gente que até já inventou a função de cada posição no controle dos amps... Isso porque não tem nada a ver com o controle do amp, é só sobre os captadores mesmo. Quem quer distorção na guitarra, que compre uma Gibson Firebird X, essa sim tem botão de distorção.

Abç

Doggy
Veterano
# jun/12
· votar


Posso garantir que grande parte do timbre vem do Triaxis mesmo. ;-)

Que o segredo tá ali eu já sabia, hehe...

São 4 Triaxis, 2 são backups, ligados num power Mesa Boogie 2:90 (é o power desenhado para o Triaxis), assim com são 2 Diezel, 1 é backup. Para som limpo funciona um Triaxis (basicamente é um modo Bassman/Mark I no canal RHY Green) e o JC120, para som distorcido é o Triaxis (simulando um Mark II C+ no canal LD2 Yellow) e o Diezel.

Basicamente o que disse, mas apenas um pouco mais detalhadinho, eheheh...

Abç!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Botão de Distorção na Guitarra do James Hetfield (Metallica)