| Autor | Mensagem | 
| nomoney Veterano
 | # jan/03 

Opa Galera!
 Por acaso alguem aqui do fórum teria algum material relacionado a tipos de madeira usados na fabricação de guitarras  e características sonoras que elas proporcionam? Tenho certeza que o pessoal vai gostar de saber!

Vleu!

| 
| The Hellraiser Veterano
 | # jan/03 · votar

Não sei as características. Sei as madeiras.

Marfim
 Mogno
 Maple
 Cerejeira
 Compensada

Alguém conhece mais algum ?

| 
| Leandro Veterano
 | # jan/03 · votar

Tem umas guitarras de aglomerado até... é a pior =P

| 
| guitarrafuriosa Veterano
 | # jan/03 · votar

Tem um artigo na *************** referente à este assunto. Na seção do Odilon Neto. Valeu!!

| 
 | # jan/03 · votar

c.a.s.a.d.a.s.c.i.f.r.a.s

| 
 | # jan/03 · votar

este site que está em baixo dos asteriscos.

| 
 | # jan/03 · votar

casa ponto cifras ponto nom ponto b r

| 
 | # jan/03 · votar

Não é mais fácil assim?

www.***************.br

| 
 | # jan/03 · votar

Quer dizer... assim...

www.c-a-s-a-.-c-i-f-r-a-s-.-n-o-m-.-b-r

Sem os traços...

| 
 | # jan/03 · votar

É, temos que enganar o fórum, senão ele cobre o site. Que coisa imbecil...

| 
 | # jan/03 · votar

Neste site tem muitos textos sobre teoria musical, desde escalas até modos gregos e harmonização. Vale a pena dar uma passada por lá. Valeu!!

| 
 | # jan/03 · votar

guitattafuriosa

Eu to ligado, eu sempre entro nesse site. A única coisa que acho que não presta lá é o Fórum...

| 
| Dave Francis Veterano
 | # jan/03 · votar

vcs sabem c a madeira marupá é boa pra guita?

| 
| Digao Veterano
 | # jan/03 · votar

Vo colocar algumas por modelo de guita:

Gibson Les Paul: Corpo em Mogno (Som cheio e encorpado) com Top em Maple (Da uma brilhantina no som), braco de mogno (se nao me engano) e escala geralmente de Jacaranda da bahia (Som mais grave)... Tem algumas Les Paul q vem com o Top em BirdsEye q eu acho q e uma variacao mais nobre do maple, mais nao tenho certeza. A SG e igual a LP mais nao tem o Top de Maple (nao sei se tem mais madeira misturada na SG)...

Fender Strato: Corpo originalmente em Alder (Caracteristica de medio pra agudo) depois passando tb pra Ash(Pelo q eu sei e so um pouco mais agudo q o Alder), Braco em Maple e escala em Maple (Aquele som estalado tipico de strato e uma das vantagens da escala em maple - escala clara -) ou rosewood (Som mais grave q o maple pra tirar os agudos)...

Basswood: Muito usado em Ibanez e Jacksons da vida, e uma madeira leve e de som bem equilibrado...

Marupa: E usado pela tagima, madeira bem densa (pesada pra kct) q rende um bom sustain, e uma alternativa ao som do alder (apesar do Alder ser bem mais leve)...

Ebano: Geralmente usado para escalas e uma alternativa mais Chic pra escalas em Jacaranda ou rosewood...

Poplar: Sei q existe mas nao sei q guitarra tem isso...

Agatis: Nao sei como e o som dessa madeira, mas e usada em guitarras mais baratas...

Compensado: Um monte de retalho de madeira junto q fica uma *****...

Aglomerado: Serragem de madeira socada, isso e o pior de todos...

Lembrando q a madeira nao tem uma participacao tao grande qt se pensa no som da guita, ela so influi na vibracao geral do corpo e o a diferenca q um captador capta se estivesse numa madeira ou em outra e meio pequena...

| 
| nukebass Veterano
 | # jan/03 · votar

A madeira tem mais influência no som do Baixo...
 Como o Digao falou aí em cima, na guitarra a madeira fica mais em segundo plano... o captador é o mais importante

| 
| Digao Veterano
 | # jan/03 · votar

A influencia da madeira e na vibracao das cordas e na parte q fica mais perto do captador...

| 
| advance2 Veterano
 | # jun/05 · votar

o compensado tem mais algum nome?

| 
| tubemaniac Veterano
 | # nov/05 · votar

advance2
 plywood

| 
| Max The Iceman Veterano
 | # nov/05 · Editado por: Max The Iceman · votar

jacarandá da bahia
 alguém tem informação?

| 
| Fábio Seiji Luthier
 | # nov/05 · votar

Max The Iceman
 O que vc quer saber do jacarandá?
 É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
 O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
 Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada.

| 
 | # nov/05 · votar

Fábio Seiji
 É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
 O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
 Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada

a epipoca fez uma special do Bob Marley com essa madeira

| 
| Fábio Seiji Luthier
 | # nov/05 · Editado por: Fábio Seiji · votar

Max The Iceman
 Muuuuito pesada se o corpo for de jacarandá maciço.
 Se o pessoal já reclama do peso do mogno imagina do jacarandá!!!!!

O Santana tem PRS com braço de jacarandá.

| 
| Fábio Seiji Luthier
 | # nov/05 · votar

Digao
 Cara, marupá é uma das madeiras mais leves que eu já vi, e olha que eu conheço umas 50 espécies diferentes (pouco, pois aqui no Brasil existem mais de 700)
 Madeira comercial mais leves que Marupá eu só conheço Madeira Balsa !!!

| 
| kBoardmann Veterano
 | # nov/05 · votar

glra,

e as cedro e marfim???  ... vcs sabem algo?

eh q to afim duma guita e ela tem essas madeiras no corpo e no braço..  e por exemplo.. eu poderia substituí-las por outra madeira q desse caracteristica semelhante? qual??

| 
| Sancast Veterano
 | # nov/05 · votar

jacarandá da bahia
 alguém tem informação?

Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...

Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:

Neck mat: Mahogany
 Body mat: Mahogany

É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...

| 
| HMT Veterano
 | # nov/05 · votar

Tenho uma Yamaha EG-303 Corpo em Basswood, som muito limpo o timbre muda completamente se trocar de 0.009 para 0.010. Alguém aí pode dizer em qual mais notou uma diferença considerável  Cordas X Madeira?

| 
| HMT Veterano
 | # nov/05 · votar

Digão

Aglomerado?!? Existe???? Pelo que entendo aglomerado não vai suportar a tensão das cordas é afinar ir dormir e acordar com a guitarra partida no meio...  só se usar cordas 0.008, alavanca nem pensar, caso existam mesmo manda uns modelos para eu dar uma olhada, BLZ!!!!

| 
| Johnny Favorite Veterano
 | # nov/05 · votar

HMT
 As Sg e Lp especiais da Epiphone são de compensado. Aglomerado ai não sei...

| 
| Johnny Favorite Veterano
 | # nov/05 · votar

HMT
 Acho que de MDF deve ter. É material parecido com aglomerado mas muito mais fino...a cola usada naquilo é quase igual a lignina, que é a cola natural da madeira. o MDF fica macio para esculpir mas tem grande resistência a pancadas...

| 
 | # nov/05 · votar

Sancast
 jacarandá da bahia
 alguém tem informação?

Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...

Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:

Neck mat: Mahogany
 Body mat: Mahogany

É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...

não é essa, é a Lespa Special Bob Marley da Epiphone
 ela é laranja, tem marcações coloridas e a cara do Bob Marley estampada no corpo

|