Autor |
Mensagem |
nomoney Veterano |
# jan/03
Opa Galera!
Por acaso alguem aqui do fórum teria algum material relacionado a tipos de madeira usados na fabricação de guitarras e características sonoras que elas proporcionam? Tenho certeza que o pessoal vai gostar de saber!
Vleu!
|
The Hellraiser Veterano |
# jan/03
· votar
Não sei as características. Sei as madeiras.
Marfim
Mogno
Maple
Cerejeira
Compensada
Alguém conhece mais algum ?
|
Leandro Veterano |
# jan/03
· votar
Tem umas guitarras de aglomerado até... é a pior =P
|
guitarrafuriosa Veterano |
# jan/03
· votar
Tem um artigo na *************** referente à este assunto. Na seção do Odilon Neto. Valeu!!
|
# jan/03
· votar
c.a.s.a.d.a.s.c.i.f.r.a.s
|
# jan/03
· votar
este site que está em baixo dos asteriscos.
|
# jan/03
· votar
casa ponto cifras ponto nom ponto b r
|
# jan/03
· votar
Não é mais fácil assim?
www.***************.br
|
# jan/03
· votar
Quer dizer... assim...
www.c-a-s-a-.-c-i-f-r-a-s-.-n-o-m-.-b-r
Sem os traços...
|
# jan/03
· votar
É, temos que enganar o fórum, senão ele cobre o site. Que coisa imbecil...
|
# jan/03
· votar
Neste site tem muitos textos sobre teoria musical, desde escalas até modos gregos e harmonização. Vale a pena dar uma passada por lá. Valeu!!
|
# jan/03
· votar
guitattafuriosa
Eu to ligado, eu sempre entro nesse site. A única coisa que acho que não presta lá é o Fórum...
|
Dave Francis Veterano |
# jan/03
· votar
vcs sabem c a madeira marupá é boa pra guita?
|
Digao Veterano |
# jan/03
· votar
Vo colocar algumas por modelo de guita:
Gibson Les Paul: Corpo em Mogno (Som cheio e encorpado) com Top em Maple (Da uma brilhantina no som), braco de mogno (se nao me engano) e escala geralmente de Jacaranda da bahia (Som mais grave)... Tem algumas Les Paul q vem com o Top em BirdsEye q eu acho q e uma variacao mais nobre do maple, mais nao tenho certeza. A SG e igual a LP mais nao tem o Top de Maple (nao sei se tem mais madeira misturada na SG)...
Fender Strato: Corpo originalmente em Alder (Caracteristica de medio pra agudo) depois passando tb pra Ash(Pelo q eu sei e so um pouco mais agudo q o Alder), Braco em Maple e escala em Maple (Aquele som estalado tipico de strato e uma das vantagens da escala em maple - escala clara -) ou rosewood (Som mais grave q o maple pra tirar os agudos)...
Basswood: Muito usado em Ibanez e Jacksons da vida, e uma madeira leve e de som bem equilibrado...
Marupa: E usado pela tagima, madeira bem densa (pesada pra kct) q rende um bom sustain, e uma alternativa ao som do alder (apesar do Alder ser bem mais leve)...
Ebano: Geralmente usado para escalas e uma alternativa mais Chic pra escalas em Jacaranda ou rosewood...
Poplar: Sei q existe mas nao sei q guitarra tem isso...
Agatis: Nao sei como e o som dessa madeira, mas e usada em guitarras mais baratas...
Compensado: Um monte de retalho de madeira junto q fica uma *****...
Aglomerado: Serragem de madeira socada, isso e o pior de todos...
Lembrando q a madeira nao tem uma participacao tao grande qt se pensa no som da guita, ela so influi na vibracao geral do corpo e o a diferenca q um captador capta se estivesse numa madeira ou em outra e meio pequena...
|
nukebass Veterano |
# jan/03
· votar
A madeira tem mais influência no som do Baixo...
Como o Digao falou aí em cima, na guitarra a madeira fica mais em segundo plano... o captador é o mais importante
|
Digao Veterano |
# jan/03
· votar
A influencia da madeira e na vibracao das cordas e na parte q fica mais perto do captador...
|
advance2 Veterano |
# jun/05
· votar
o compensado tem mais algum nome?
|
tubemaniac Veterano |
# nov/05
· votar
advance2
plywood
|
Max The Iceman Veterano |
# nov/05 · Editado por: Max The Iceman
· votar
jacarandá da bahia
alguém tem informação?
|
Fábio Seiji Luthier |
# nov/05
· votar
Max The Iceman
O que vc quer saber do jacarandá?
É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada.
|
# nov/05
· votar
Fábio Seiji
É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada
a epipoca fez uma special do Bob Marley com essa madeira
|
Fábio Seiji Luthier |
# nov/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar
Max The Iceman
Muuuuito pesada se o corpo for de jacarandá maciço.
Se o pessoal já reclama do peso do mogno imagina do jacarandá!!!!!
O Santana tem PRS com braço de jacarandá.
|
Fábio Seiji Luthier |
# nov/05
· votar
Digao
Cara, marupá é uma das madeiras mais leves que eu já vi, e olha que eu conheço umas 50 espécies diferentes (pouco, pois aqui no Brasil existem mais de 700)
Madeira comercial mais leves que Marupá eu só conheço Madeira Balsa !!!
|
kBoardmann Veterano |
# nov/05
· votar
glra,
e as cedro e marfim??? ... vcs sabem algo?
eh q to afim duma guita e ela tem essas madeiras no corpo e no braço.. e por exemplo.. eu poderia substituí-las por outra madeira q desse caracteristica semelhante? qual??
|
Sancast Veterano |
# nov/05
· votar
jacarandá da bahia
alguém tem informação?
Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...
Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:
Neck mat: Mahogany
Body mat: Mahogany
É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...
|
HMT Veterano |
# nov/05
· votar
Tenho uma Yamaha EG-303 Corpo em Basswood, som muito limpo o timbre muda completamente se trocar de 0.009 para 0.010. Alguém aí pode dizer em qual mais notou uma diferença considerável Cordas X Madeira?
|
HMT Veterano |
# nov/05
· votar
Digão
Aglomerado?!? Existe???? Pelo que entendo aglomerado não vai suportar a tensão das cordas é afinar ir dormir e acordar com a guitarra partida no meio... só se usar cordas 0.008, alavanca nem pensar, caso existam mesmo manda uns modelos para eu dar uma olhada, BLZ!!!!
|
Johnny Favorite Veterano |
# nov/05
· votar
HMT
As Sg e Lp especiais da Epiphone são de compensado. Aglomerado ai não sei...
|
Johnny Favorite Veterano |
# nov/05
· votar
HMT
Acho que de MDF deve ter. É material parecido com aglomerado mas muito mais fino...a cola usada naquilo é quase igual a lignina, que é a cola natural da madeira. o MDF fica macio para esculpir mas tem grande resistência a pancadas...
|
# nov/05
· votar
Sancast
jacarandá da bahia
alguém tem informação?
Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...
Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:
Neck mat: Mahogany
Body mat: Mahogany
É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...
não é essa, é a Lespa Special Bob Marley da Epiphone
ela é laranja, tem marcações coloridas e a cara do Bob Marley estampada no corpo
|