Madeiras e Suas Caracteristicas sonoras e fisicas.

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# jun/09 · Editado por: Philipi


Maple:
Ótima para ser usada em braços devido sua grande estabilidade.
Ótima para guitarras acústicas e Semi-Acústicas também, porem gera harmônicos menos definidos.
Ótima ressonância e resposta de som.

Obs: Usada na Shelter Chicago 400(copia da Gibson es335).

Mogno:
Madeira pesadona.
Som bem encorpado, bem cheio, bastante sustain, dizem que tem bem mais sustaine que o Basswood, perfeita para fundos e laterais de Violão, pode ser usada no braço também com bons resultados.
Madeira encontrada aqui no Brasil por preços bem accessíveis e de ótima qualidade.

Obs:
Parece ser boa para ser usada no braço quando o corpo também é em mogno, acredito que também fique bom quando o corpo é de Cedro.

Alder:
Madeira muito bem equilibrada, boa resposta sonora, madeira muito versátil, fica boa com todos tipos de captadores.

Obs:
Por isso que dizem que é a melhor madeira para Strato, a madeira mais versátil na guitarra mais Versátil(ou talvez nem tanto, comparando com as PRS's).

Grumixava:

Balanço tonal claro e definido, bons agudos.
Indicado para o Braço.

Ash:
Bom corpo sonoro,agudos definidos e ressaltados, considerada uma madeira de primeira para ser usada em corpos de guitarra, bastante usada em guitarras CustomShop.

Swamp Ash:
Parecido com o ASH, mas varia bastante de região para região.
Tem menos brilho,bastante volume e mais ataque que o ASH.


Vinhático:
Bons agudos e Graves


Ébano:

A madeira mais dura.
Considerada pela maioria como a melhor madeira para escala.
Timbre consistente, duro e com bastante ataque.




Rosewood:

Muito boa e muito usada em escalas de guitarras e violões, boa para folhagens de corpos (tampos e fundos de guitarra), brilho médio e timbre bastante macio.
No violão resulta em um som Alto e grosso.


Jacarandá da Bahia:
Madeira usada em braços, folhagens, escalas.
E perfeita para fundos e laterais de violão.

Pau Marfin:
Parecido com o Maple.
Madeira bem rígida e boa para o braço.

Obs: Muito usada nas Tagimas feitas aqui no Brasil e com bons resultados pelo jeito.

Cedro:
Semelhante ao Mogno.
Sonoridade com menor peso e bastante aberta, balanço de som com bom equilíbrio.
Usada em corpos, principalmente de Stratos.


Marupa:

Agudos encorpados, boa para Stratocaster's e Telecaster's.


Bsswood:
Madeira muito leve.
Tem ataque moderado e Sustain incrível.
Resolução sonora perfeita, ótima para Rock em volumes elevadíssimos, assim ajudando a não perder a resolução mesmo em altos volumes.
Não é a madeira ruim que muitos pensam ser, o problema é que existe muito compensado de Basswood assim confundindo os menos entendidos.
É uma madeira bastante macia, leve e de fácil reflorestamento, por isso ela tem um bom custo beneficio, assim você pode comprar uma boa madeira com menos dinheiro, assim barateando muitas Guitarras que antes usavam outras madeiras mais caras e talvez nem tão apropriadas.

Obs: Por isso é bastante usada pelo Joe Satriani e outros guitarristas Virtuosos desse estilo.

Philipi
Veterano
# jun/09 · Editado por: Philipi
· votar


Pessoal eu já havia visto algo relacionado com isso aqui no Forum, porem acho que este artigo merece ficar no topo, para não passar despercebido.
Espero que gostem.

FlOaD
Veterano
# jun/09
· votar


Opa, vlw.

Hendrix_ssa
Veterano
# jun/09
· votar


Bsswood:
Madeira muito leve.


Nem tanto...

Gigante4444
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi
Parabéns pelo tópico cara!
Bem interessante!
Um abraço!

Gigante4444
Veterano
# jun/09
· votar


Hendrix_ssa
Brother a minha SG eh Basswood e axo ela leve!
Que guita eh a sua?
Abraço!

Savage Messiah
Veterano
# jun/09
· votar


esqueceu duas:
Eucalipto:
som indefinido e ruim, quebra facil e é muito pesada (ótima para tonantes)
Amaricá:
essa é do caralho, principalmente se vc deixar os espinhos caracteristicos desta planta. O som é grave e cavernoso e a pintura fica muito melhor com o seu sangue (proveniente do atrito entre seu corpo e os espinhos) que vai deixar o visual muito mais tr00 _\,,/

FlOaD
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi


por acaso você é aquele vendedor da tokemusical?

xP

moisespezao
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi

Mogno:
Madeira pesadona.
Som bem encorpado, bem cheio, bastante sustaine, dizem que tem bem mais sustaine que o Basswood, perfeita para fundos e laterais de Violão, pode ser usada no braço também com bons resultados.
Madeira encontrada aqui no Brasil por preços bem accessíveis e de ótima qualidade.


Boa descrição. Só não concordo com vc na parte que vc diz que é encontrada aqui por preços bem acessíveis.

O Mogno está em extinção. É praticamente proibido o corte e a venda do mogno e por causa da fiscalização quase não se encontra mogno pra comprar e quando encontra, te pedem o olho da cara!

Atualmente é uma das madeiras mais caras encontradas no mercado brasileiro!

Mas é isso aí! Gostei do tópico!

Hendrix_ssa
Veterano
# jun/09
· votar


Gigante4444
Cort X

Ja peguei outras guitarras bem mais leves e sem comparação, como a fender !

Prometherion
Veterano
# jun/09
· votar


Bsswood:
Madeira muito leve.

eu pensava que minha washburn era de basswood, mas se é uma madeira leve, então me enganei

moisespezao
Veterano
# jun/09
· votar


A propósito, tenho uma Gianinni Strato de Poplar, madeira extremamente barata e leve, muito usada pra fazer aquelas caixas de carregar frutas que vc compra na feira.
Tenho tb uma Ibanez de Alder com top em Flamed Maple.

gucrispim
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi
cara, não precisa repetir tópico..... use um dos tópicos com stick ou então de um up em tópicos antigos

Shelter Chicago 400(copia da Gibson es335).
Certo, certo... Shelter copia de Gibson...

Gigante4444
Veterano
# jun/09
· votar


Hendrix_ssa
Ah mas ai eh Fend neh..HEHEHE
Mas axo a minha leve bixo!
Abraço!!!

Decitar
Veterano
# jun/09
· votar


Ué, basswood é leve? basswood n é mais pesada que alder não? axava que mogno era bem caro por ser proibido...

Obrigado pelos esclarecimentos amigo!

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


Pelo que falam basswood tem essa característica de ser leve, minha SX FST62 é em alder e é bem pesadinha.

Penta_Blues
Moderador
# jun/09
· votar


Boa tarde!!!

moisespezao
A propósito, tenho uma Gianinni Strato de Poplar, madeira extremamente barata e leve, muito usada pra fazer aquelas caixas de carregar frutas que vc compra na feira.
Acho que vc se enganou, meu camarada.
O Marupá (ou caixeta) é que costuma ser usado para fabricar caixas de vegetais, o que não menospreza em nada seu uso na fabricação de instrumentos já que o papel, por exemplo, também tem muitas utilidades; seja pra Carlos Drummond Andrade ter escrito as mais belas poesias, seja pra qualquer um se limpar depois de fazer o número 2 (ou 1 que seja...rs).
Quanto ao Poplar, o que eu já si a seu respeito é de que se trata de uma madeira sem muita "influencia timbristica", o que faz com que o captador que equipa instrumentos construídos com este tipo de madeira exerça maior influencia no timbre.
Valeu!!!

moisespezao
Veterano
# jun/09
· votar


Penta_Blues

Concordo com vc, mas quando eu disse que a madeira era barata e dei exemplos de utilização dela, não foi pra menosprezar, era só pra exemplificar mesmo e mostrar como ela é barata.

Não podemos julgar uma coisa somente pelo preço... não posso dizer que o mogno é melhor que o cedro só pq ele é mais caro... e o fato de o mogno ser melhor pra mim, tb nao quer dizer q é o melhor pra vc!

Cada guitarrista, tem uma preferencia por timbre, então por mais q alguem ache q o mogno, ou o basswood, ou o ash ou o alder são melhores pra isso ou pra aquilo, sempre vai ter quem prefira um marupá, um cedro, um poplar. Claro, nunca desmerecendo esses últimos, são madeiras tão boas quanto as demais, usei apenas para exemplificar as preferencias. Todas as madeiras citadas no tópico são boas para a construção de guitarras. Cada uma tem sua particularidade, mas todas são boas... se não o fossem, os fabricantes não as utilizariam e procurariam outras alternativas!

Mas só pra concluir, acho que me enganei mesmo com relação às caixas de vegetais. rs... foi malz!

Philipi
Veterano
# jun/09 · Editado por: Philipi
· votar


FlOaD
Valiewww aiieee brodiii.

Hendrix_ssa
É nem tanto

Gigante4444
Vlw.
Abraço.

Savage Messiah
Do caralho?Pobre desse tal de caralho em.

FlOaD
Não porque?


moisespezao
Comparando com o preço que sai para importar o Alder o mogno ate que tá barato,mas barato mesmo não tá.
Vlw abçs

moisespezao
Poplar deve ser razoavel, é internacional.

Decitar
Para mim é barato porque sai 300r$ para encomendar um corpo de Alder de fora para cá e o Mogno é mais nobre que o Alder.

Diino
Veterano
# jun/09
· votar


Maple:
gera harmônicos menos definidos.

q

sustaine

qq

Decitar
Veterano
# jun/09
· votar


Pelo que falam basswood tem essa característica de ser leve, minha SX FST62 é em alder e é bem pesadinha.

É que tipo, já segurei uma em basswood e outra em alder, obviamente a de basswood era uma les paul, tamanho maior e tudo mais, só que a diferença de peso era brutal para o lado da basswood...e a de alder não era de compensado não...

Realmente, não sabia que alder era mais pesada...é como dizem, vivendo e aprendendo :)

MauricioGT
Veterano
# jun/09 · Editado por: MauricioGT
· votar


Cedro:
Semelhante ao Mogno.
Sonoridade com menor peso e bastante aberta, balanço de som com bom equilíbrio.
Usada em corpos, principalmente de Stratos.

Basswood:
Madeira muito leve.
Tem ataque moderado e Sustaine incrível.
Resolução sonora perfeita, ótima para Rock em volumes elevadíssimos, assim ajudando a não perder a resolução mesmo em altos volumes.

Não é a madeira ruim que muitos pensam ser, o problema é que existe muito compensado de Basswood assim confundindo os menos entendidos.
É uma madeira bastante macia, leve e de fácil reflorestamento, por isso ela tem um bom custo beneficio, assim você pode comprar uma boa madeira com menos dinheiro, assim barateando muitas Guitarras que antes usavam outras madeiras mais caras e talvez nem tão apropriadas.



Sei não, tenho minhas duvidas.... Então pela lógica basswood é a melhor madeira pra LP depois do mogno ? Ela é melhor q o Cedro tb?

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


Decitar
É talvez o fato de ser Les Paul. Mas a minha SX em Alder é pesadinha até, pesa 4 kg.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Já tive diversas Fender's em Alder, todas com o peso bem similar a minha atual, que é de Basswood.

Não consigo tirar muitos harmônicos mas acho o som dela melhor que da American Vintage 62 que tive, que usavam os mesmos captadores. Mas é mais a questão do gosto do que técnica.

O som parece mais cheio ao comparar o som agudo do captador da ponte das duas. O captador do meio tb fica excelente... e o do braço bem parecido.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pessoal eu já havia visto algo relacionado com isso aqui no Forum, porem acho que este artigo merece ficar no topo, para não passar despercebido.

Philipi
# Caracteristicas sonoras - Madeiras de guitarras (7/abr/09 09:34)
Ainda tava na página 1!!!

Abs

Gigante4444
Veterano
# jun/09
· votar


Jah tokei numa SX Les Paul em Alder e a bagaça pesava pra p****.

ignacho
Veterano
# jun/09
· votar


Philipi

parabéns pelo tópico, um belo resumo para orientar o conhecimento das madeiras.

Achei um pouco simplificada a explicação de cada madeira, mas ao mesmo tempo didática.

Penta_Blues
Moderador
# jun/09
· votar


Boa tarde!!!

moisespezao
Eu concordo plenamente com vc sobre não existir o melhor ou o pior ao se falar em madeira para guitarra, já que cada uma tem sua característica e se presta para empregos diversos. Também concordo plenamente com vc quanto a não se julgar as coisas com preconceitos.
E entendi também que não houve desdém de sua parte por qualquer madeira. Só fiz referência para que outros não entendam equivocadamente o emprego das coisas. Estou certo que se houvesse mogno em abundância, seu preço seria barato e veríamos caixas de feira de mogno...rs

Philipi
Veterano
# jun/09
· votar


Pessoal
Realmente o Basswood é pesado o problema é que ele pegou fama de leve por causa dos compensados de Basswood, como peguei poucas Guitarras alem das minhas achei que as minhas eram leves, mas esses dias peguei uma Shelter Calif Standard e achei que tinha menos da metade do preço da minha,achei ate que era de compensado mas agora já não sei.
O basswood pegou essa fama de ruim porque 80%das guitarras de compensado são de compensado de basswood e na descrição dos sites muitas vezes está como Basswood sólido, inclusive algumas ou todas Rg 350 da Ibanez são de compensado com uma pele de Basswood para no caso do cara lixar não descobrir que ela é de compensado.
E sim me parece que é a 2ª melhor madeira para LesPaul's só perdendo para o Mogno.
Desculpem pelos erros de escrita pois estou a bastante tempo sem dormir para dar uma regulada no meu sono.

Gigante4444
Cara eu tava querendo saber se éssa Les Paul SX em Alder é boa, o que você achou?

Decitar
Veterano
# jun/09
· votar


Entendi agora philipi...nossa, as RG 350 são de compensado? por essa não imaginava tambem...que eles colocam uma camada de basswood para disfarçar!

Nunca vi uma SX Les paul em alder...só as de mogno...tambem fiquei curioso agora! hehehe :)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Madeiras e Suas Caracteristicas sonoras e fisicas.