Características das Madeiras usadas nas guitarras.

Autor Mensagem
nomoney
Veterano
# jan/03


Opa Galera!
Por acaso alguem aqui do fórum teria algum material relacionado a tipos de madeira usados na fabricação de guitarras e características sonoras que elas proporcionam? Tenho certeza que o pessoal vai gostar de saber!

Vleu!

The Hellraiser
Veterano
# jan/03
· votar


Não sei as características. Sei as madeiras.

Marfim
Mogno
Maple
Cerejeira
Compensada

Alguém conhece mais algum ?

Leandro
Veterano
# jan/03
· votar


Tem umas guitarras de aglomerado até... é a pior =P

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


Tem um artigo na *************** referente à este assunto. Na seção do Odilon Neto. Valeu!!

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


c.a.s.a.d.a.s.c.i.f.r.a.s

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


este site que está em baixo dos asteriscos.

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


casa ponto cifras ponto nom ponto b r

The Hellraiser
Veterano
# jan/03
· votar


Não é mais fácil assim?

www.***************.br

The Hellraiser
Veterano
# jan/03
· votar


Quer dizer... assim...

www.c-a-s-a-.-c-i-f-r-a-s-.-n-o-m-.-b-r

Sem os traços...

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


É, temos que enganar o fórum, senão ele cobre o site. Que coisa imbecil...

guitarrafuriosa
Veterano
# jan/03
· votar


Neste site tem muitos textos sobre teoria musical, desde escalas até modos gregos e harmonização. Vale a pena dar uma passada por lá. Valeu!!

The Hellraiser
Veterano
# jan/03
· votar


guitattafuriosa

Eu to ligado, eu sempre entro nesse site. A única coisa que acho que não presta lá é o Fórum...

Dave Francis
Veterano
# jan/03
· votar


vcs sabem c a madeira marupá é boa pra guita?

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Vo colocar algumas por modelo de guita:

Gibson Les Paul: Corpo em Mogno (Som cheio e encorpado) com Top em Maple (Da uma brilhantina no som), braco de mogno (se nao me engano) e escala geralmente de Jacaranda da bahia (Som mais grave)... Tem algumas Les Paul q vem com o Top em BirdsEye q eu acho q e uma variacao mais nobre do maple, mais nao tenho certeza. A SG e igual a LP mais nao tem o Top de Maple (nao sei se tem mais madeira misturada na SG)...

Fender Strato: Corpo originalmente em Alder (Caracteristica de medio pra agudo) depois passando tb pra Ash(Pelo q eu sei e so um pouco mais agudo q o Alder), Braco em Maple e escala em Maple (Aquele som estalado tipico de strato e uma das vantagens da escala em maple - escala clara -) ou rosewood (Som mais grave q o maple pra tirar os agudos)...

Basswood: Muito usado em Ibanez e Jacksons da vida, e uma madeira leve e de som bem equilibrado...

Marupa: E usado pela tagima, madeira bem densa (pesada pra kct) q rende um bom sustain, e uma alternativa ao som do alder (apesar do Alder ser bem mais leve)...

Ebano: Geralmente usado para escalas e uma alternativa mais Chic pra escalas em Jacaranda ou rosewood...

Poplar: Sei q existe mas nao sei q guitarra tem isso...

Agatis: Nao sei como e o som dessa madeira, mas e usada em guitarras mais baratas...

Compensado: Um monte de retalho de madeira junto q fica uma *****...

Aglomerado: Serragem de madeira socada, isso e o pior de todos...

Lembrando q a madeira nao tem uma participacao tao grande qt se pensa no som da guita, ela so influi na vibracao geral do corpo e o a diferenca q um captador capta se estivesse numa madeira ou em outra e meio pequena...

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


A madeira tem mais influência no som do Baixo...
Como o Digao falou aí em cima, na guitarra a madeira fica mais em segundo plano... o captador é o mais importante

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


A influencia da madeira e na vibracao das cordas e na parte q fica mais perto do captador...

advance2
Veterano
# jun/05
· votar


o compensado tem mais algum nome?

tubemaniac
Veterano
# nov/05
· votar


advance2
plywood

Max The Iceman
Veterano
# nov/05 · Editado por: Max The Iceman
· votar


jacarandá da bahia
alguém tem informação?

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Max The Iceman
O que vc quer saber do jacarandá?
É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada.

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


Fábio Seiji
É a madeira mais tradicional para fundo e lateral de violões.
O preço varia de acordo com a qualidade e disponibilidade, pois é uma madeira de corte proibido e muito rara.
Tem cheiro de chocolate quando aparelhada e fica totalmente preta quando oxidada


a epipoca fez uma special do Bob Marley com essa madeira

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


Max The Iceman
Muuuuito pesada se o corpo for de jacarandá maciço.
Se o pessoal já reclama do peso do mogno imagina do jacarandá!!!!!

O Santana tem PRS com braço de jacarandá.

Fábio Seiji
Luthier
# nov/05
· votar


Digao
Cara, marupá é uma das madeiras mais leves que eu já vi, e olha que eu conheço umas 50 espécies diferentes (pouco, pois aqui no Brasil existem mais de 700)
Madeira comercial mais leves que Marupá eu só conheço Madeira Balsa !!!

kBoardmann
Veterano
# nov/05
· votar


glra,

e as cedro e marfim??? ... vcs sabem algo?

eh q to afim duma guita e ela tem essas madeiras no corpo e no braço.. e por exemplo.. eu poderia substituí-las por outra madeira q desse caracteristica semelhante? qual??

Sancast
Veterano
# nov/05
· votar


jacarandá da bahia
alguém tem informação?


Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...

Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:

Neck mat: Mahogany
Body mat: Mahogany

É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...

HMT
Veterano
# nov/05
· votar


Tenho uma Yamaha EG-303 Corpo em Basswood, som muito limpo o timbre muda completamente se trocar de 0.009 para 0.010. Alguém aí pode dizer em qual mais notou uma diferença considerável Cordas X Madeira?

HMT
Veterano
# nov/05
· votar


Digão

Aglomerado?!? Existe???? Pelo que entendo aglomerado não vai suportar a tensão das cordas é afinar ir dormir e acordar com a guitarra partida no meio... só se usar cordas 0.008, alavanca nem pensar, caso existam mesmo manda uns modelos para eu dar uma olhada, BLZ!!!!

Johnny Favorite
Veterano
# nov/05
· votar


HMT
As Sg e Lp especiais da Epiphone são de compensado. Aglomerado ai não sei...

Johnny Favorite
Veterano
# nov/05
· votar


HMT
Acho que de MDF deve ter. É material parecido com aglomerado mas muito mais fino...a cola usada naquilo é quase igual a lignina, que é a cola natural da madeira. o MDF fica macio para esculpir mas tem grande resistência a pancadas...

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


Sancast
jacarandá da bahia
alguém tem informação?

Se eu não me engano, esse "jacarandá da bahia" é o q os gringos chamam de "brazilian rosewood"... tô errado? não, né? hehehe... é mto usado nas escalas...

Mas o corpo da Les Paul Bob Marley não é de jacarandá não... tá lá o site gringo da Epiphone:

Neck mat: Mahogany
Body mat: Mahogany

É de mogno, assim como as Les Paul "normais"... apesar de constar como sendo da série "special", q costuma ser de compensado...


não é essa, é a Lespa Special Bob Marley da Epiphone
ela é laranja, tem marcações coloridas e a cara do Bob Marley estampada no corpo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Características das Madeiras usadas nas guitarras.