Distorção fraca - problema do captador ou do pedal ?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Vale à pena a treta...

krek71
Para tocar metal, normalmente a gente vai afinar mais baixo

Metal moderno, e ainda nem todo ele. Tem que ser o tipo que o cara toca com uma harpa em forma de guitarra.

(afinações graves) é uma das manhãs que se usa para ter as distorções animais no metal

Drop D, acordes com quarta e equalização (não to falando de 3 bandas, to falando de pós e pré eq) etc funciona tão bem quanto.

guitarra com captador de alto ganho, amplificador regulado com ênfase nos graves, pedais de distorção com ganho no talo ou próximo são algumas outras...

Para sons anteriores a 90~95 ou inspirados nesse período, e afinações em Eb, E, D, Drop D, Drop C#, Drop C é pura balela socar grave. Só vai embolar o som, e perder definição. Simplesmente por a guitarra, estar efetivamente presente, só depois de 500~700Hz (o dito "corpo"). Abaixo disso está o "peso/punch", mas eles tem que se balancear com o "corpo" do contrabaixo.

Pior que isso só fechar completamente o médio. Aí a guitarra some de vez na mix.

Para sons modernos tocados com mais que seis cordas ou afinações muita mais graves eu não palpito. Nunca fiz nada nesse respeito,

Stori2
desculpe por 'reviver' esse post

Não, vc fez o correto segundo as regras do fórum. Seria pá de ouro, se viesse dizer apenas uma opinião que não contribuísse.

A primeira, como todo mundo falou, é o amplificador.

É o caminho. Mas isso vale para sons analógicos.Simuladores, precisam de amplificação linear. Quanto mais melhor.

A outra coisa é a afinação e o calibre da corda.

Como disse, acima não necessariamente. Calibre de cordas sim, se recomenda subir o calibre em razão da afinação grave. Eu afinei um tempo em standart D, e usava cordas 013, normalmente em E usava 011/012. Hoje passei a usar 009 e considero diminuir ainda mais. Segui o "conselho" do técnico do Gibbons, Elwood Francis, e passei a equalizar o som nos knobs.

rcorts
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Pior que isso só fechar completamente o médio. Aí a guitarra some de vez na mix.

Experiência própria, já saquei isso na prática. O outro lado disso é que médio em excesso traz todo tipo de erros "na cara" (notas engasgadas, barulho das cordas e outros sons percussivos indesejáveis).

Quanto a afinação, há uns dois anos atrás eu utilizei D e Drop C durante mais ou menos um ano. As músicas nem eram na maioria de death ou trash, mas o vocal cantava muito grave, acho que ele era baixo ou barítono. A minha guitarra soava grave e pesada pra caramba. Detalhe que a captação da minha guita é de alto ganho (Tone Zone na ponte e The Chopper no braço). Mas a afinação em si contava muito pra deixar o timbre grave e com peso.

Agora o amp e a distorção com certeza influenciam nisso também.é pura balela socar grave. Só vai embolar o som, e perder definição.

Isso é verdade.

Como disse, acima não necessariamente. Calibre de cordas sim, se recomenda subir o calibre em razão da afinação grave. Eu afinei um tempo em standart D, e usava cordas 013, normalmente em E usava 011/012. Hoje passei a usar 009 e considero diminuir ainda mais. Segui o "conselho" do técnico do Gibbons, Elwood Francis, e passei a equalizar o som nos knobs.


Calibre de cordas acho que tem mais a ver com a tocabilidade, como o músico sente as cordas, do que em si com o ganhar corpo, principalmente quanto se tem uma captação de alto ganho na parada. Por exemplo, quando eu tocava em Drop C com 009 (pira) as cordas ficavam meio macias demais. E isso meio que me atrapalhou no começo. Levei um tempo pra adaptar.

Eu sempre toquei com 009 e com a combinação de captadores/afinação/amp e efeito certo facilmente eu consegui um som porrada do caramba.

Agora, penso que talvez o calibre de cordas influencie mais nas full hollow body, pra conseguir aquela sonoridade jazzistica mais grave em afinação standard. Nesse caso, 011 tranquilamente acho que já dá conta totalmente do recado.

Quanto a 012 e 013 eu usaria só no caso de um violão jumbo pra tentar conseguir um som bem cheio. Nos acústicos acho que o calibre de corda influencia muito mais do que nos elétricos.

Ismah
Veterano
# jun/15 · Editado por: Ismah
· votar


Calibre de cordas acho que tem mais a ver com a tocabilidade, como o músico sente as cordas, do que em si com o ganhar corpo
Quanto a 012 e 013 eu usaria só no caso de um violão jumbo

Eu gostei sempre da guitarra "mais dura" (imagina o meu conceito de "duro" era cordas que não se moviam), usava poucas técnicas pra ligados.

Quando caí na graça do rock de novo (posso dizer que aí aprendi a tocar guitarra), passei a querer executar riff, e não só mais base e "solo" (não era muito fã), percebi que bend era uma musculação, vibrato um verdadeiro desafio. Caí pra 009, como já disse, se facilitar caio pra 008 ou 007 (me senti tentado).

Em resumo, está atrelado a mais coisas do executante, que só a seu gosto. Percebi que com a guitarra regulada pra 009, posso por 010, e afinar em Eb ou D sem grandes problemas de regulagens.



O outro lado disso é que médio em excesso traz todo tipo de erros "na cara" (notas engasgadas, barulho das cordas e outros sons percussivos indesejáveis)

Precisa-se do equilíbrio. Quem disse?! rsrs
Ninguém, mas é o ponto mais fácil de achar o equilíbrio. Por exemplo, eu mesmo com a LP agora, tenho um som estalado, pra isso chego a cortar agudos do 100B, com a chave de brilho aberta, e graves porque ele está no chão (+3dB pros graves).

Não acho um timbre que não seja tido por referência e fuja muito disso. Salvo os casos específicos, como com efeitos (tipo rádio AM, amp pra delay etc).

Edit:

Outra coisa que influencia na maciez é comprimento de escala. Quando comprei minha LP (faz uma semana) achei ela MUITO mais macia que a strato, e está com a mesma marca de cordas, mesmo "calibre" (diâmetro pros perfeccionistas), e regulada pela mesma pessoa (yo!). Já havia percebido essa diferença entre a LP da banda, e minha strato. Mas não era tão gritante pois o guitarra lá usa 010.

krixzy
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Para sons modernos tocados com mais que seis cordas ou afinações muita mais graves eu não palpito. Nunca fiz nada nesse respeito,

Quanto mais grave vai ficando a afinação, mais vc tem que coloca médios e agudos pra compensar, se não fica meio que em segundo plano numa mix, tem que trabalhar bem na presença da guitarra, é por isso que os caps de alto ganho geralmente são bem agudos, com exceção do Invader, que fica bem em afinação padrão.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Não seriam os caps ativos, mais agudos pra evitar que embole a distorção?

krixzy
Veterano
# jun/15 · Editado por: krixzy
· votar


Ismah
Também tem passivos agudos, olha a EQ do AHB 1, AHB, o SH6 (Duncan Distortion), SH10 e SH13.

http://www.seymourduncan.com/comparetones

Do EMG 81 nunca encontrei nada sobre a EQ, mas acho que seja mais ou menos como os Blackouts.

Mas nem sempre só um cap agudo é suficiente, ai tem que cortar um pouco os graves, principalmente abaixo de 70hz, se não embola com o baixo numa mix, dependendo do timbre já cheguei a cortar os graves em 100Hz.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Como disse acima, eu corto bem mais alto rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distorção fraca - problema do captador ou do pedal ?