Palhetada: Forte ou fraca?

    Autor Mensagem
    Yuri 94
    Veterano
    # jul/08


    Dae pessoal,

    Gostaria de saber em relação a isso, quais seriam as vantagens/desvatagens de se ter uma palhetada forte ou fraca...

    Há como palhetar forte e solar rápido? Como?

    Agradeço desde já.

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    mão leve e bem solta
    palhetada é algo bem pessoal ,
    treinar alternadas em circulos ajuda bastante

    pegar com as pontas eu não curto

    Saitu
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Saitu
    · votar


    eu palheto firme, não forçando mto a mão, mas a palheta quase não mexe, se eu tocar com a mão mto leve faço um monte de cagadas...

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Yuri 94

    Cara, eu acho que a palhetada mais fraca é mais bonita, quando executada rapidamente. Agora não pode confundir fraqueza com falta de firmeza... tem que ser fraca e ao mesmo tempo firme.

    Mas isso é uma questão de estilo... tem guitarristas com a palhetada pesada e com a palhetada leve, e vc pode ser bom ou ruim tanto de um jeito como de outro...

    O único jeito e repetir, repetir, repetir... sempre subindo a velocidade no metrônomo, e aos poucos. Quando eu era mais novo, não tinha tanto saco pro metrônomo, e queria tocar rápido... no fim, acabei ficando rápido, mas sem a leveza e sem a precisão que eu gostaria, e aquém de um certo nível que nunca alcancarei. E quem diria que hoje, anos depois, velocidade já nem me importa tanto... Não tem jeito, pra ficar top mesmo, em velocidade e mais importante ainda, em precisão, tem que ser paciente e ter disciplina ali com o metrônomo...

    Yuri 94
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    thmenezes_RJ

    É eu to nessa displinja do metronomo... E pra falar verdade nao to achando ruim...

    Meu problema é que eu palheto forte, mas conforme eu vo aumentando a velocidade (agora eu to fazendo 6 por seg.), da pra ve que é muito mais facil toca só encostando... Será que eu consigo chegar a 15 notas por exemplo, palhetando forte? E outra, vejo o Della Vega tocando... O cara nem meche o pulso... O certo e mover a palheta o minimo possível, dando a menor distancia da corda?



    TheChaosSpirit

    Como é esse negocio de circulos? Fica movendo a mão em circulos mesmo?

    Saitu
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Como é esse negocio de circulos? Fica movendo a mão em circulos mesmo?


    tbm tenho dúvidas...

    marcioguita
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mao relaxada traz velocidade, velocidade tbm traz força, :)

    marcioguita
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Esse mov. circular se refere aos dedos que seguram a palheta
    pois se mover a mão circularmente , verá que movimenta o pulso tbm
    Abçs

    G Canivel
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    para palhetar rapido você tem que palhetar forte!
    senão fica um som xoxo...

    mas tudo depende do que a musica pede, PEGADA ou FEELING...

    exemplo um hard rock, pede uma palhetada FORTE uma PEGADAA!

    ja um blues, jazz, pede um feeling maior, entw você toca com uma palhetada mais fraca

    Espero ter ajudado :D

    Drinho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pra mim palhetada forte é só pra dar efeito de stacatto ou seja devagarzinho e pra baixo ...
    fora isso é a coisa mais grossa e deselegante a meu ver

    Veja caras como Steve Vai, Edu Ardanuy, Steve Morse... palhetam como cavalheiros

    John Petrucci (soh me veio esse na cabeça agora) - palheta como um troglodita (não que saia feio pelo amor de deus) mas não me agrada .. alias nao sei porq nada nesse cara me agrada

    Drinho
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Drinho
    · votar


    ahh e tudo depende do som que vc quer tirar de como vc vai interpretar

    mas fritar espancando a guitarra é muito feio !

    ademais... é a simples teoria do "menor esforço" quanto menos vc afasta da corda menos tempo vc leva pra voltar... então realmente da pra vc fritar mexendo a mao o braço e tudo mas eu garanto que é muito mais dificil vc ter o controle da sua mao desse jeito.. do que simplesmente vc mexer apenas os dedos... tem um cara que fazia aula na mesma escola que eu ... ele palheta muito bem desse jeito ai que eu falei só movendo o dedo... acho que até rola um video dele no youtube.. se eu achar eu ponho o link ai pra rapazeada ver

    Drinho
    Veterano
    # jul/08
    · votar




    Na mão senhores!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    cara,palhetar forte em velocidade é um desperdício de energia,voce consegue tocar rapido por mais tempo se tocar com menos força,mas toda regra tem sua excessão,há momoentos em que se precisa de ,ais pegada áí desce a mão,mas vale observar que numa frase em velocidade é difícil variar a dinâmica,mais uma coisa voce tem que res peitar o limite de força que a ação de cordas impõe,se não a guita trasteja e seu som vai pro buraco
    espero ter ajudao
    Abç

    Yuri 94
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Blz, valew ae todo mundo... Garanto que vai ajuda!

    brandfbr
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    ah, eu tenho que discordar de algumas opinioes aqui... Palhetada forte tem seu valor sim!!!

    Imagina assim ó, você tá tocando um blues... daí tu fez umas frazesinhas e tal e a musica caiu no 5o grau, tu dá um palm mute nas 5 ultimas cordas com palhetada bem forte tu pega a primeira corda e dá um bend seguido de um vibrato (tambem com palhetada forte) ná tônica...

    ótima frase para quem não sabe o que fazer, dá um climão na música se vc estiver tocando baixinho ou se tivesse dado uma parada de tocar antes...

    Abraços

    Yuri 94
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Bom, com tudo o que vocês disseram, vo dize o que eu tirei de conclusão...

    Palhetada forte e palhetada forte ambos teus seu lado bom. A questão é, quando usa-lá.

    Como o brandfbr disse, dá um climão usar em certos momentos, mas também, socar a mão numa fritada, já pode ficar pior do que se palhetar de leve (a não ser que você saiba socar a mão e conseguir fazer umas coisas legais, como o Petrucci).

    Foi a conclusão que tirei de tudo pessoal... Me corrijam se estiver errado... Abraços

    pacificpoker
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Drinho
    meu professor palheta assim... acho feio demais...

    krixzy
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Tava aqui fazendo uns testes na palhetada, ai resolvi fazer uma gravação pra compartilhar aqui, achei interessante o resultado.



    https://www.youtube.com/watch?v=TaWBWzQdz9E&feature=youtu.be

    Hitman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Palhetada: Forte ou fraca?

    As duas... Dinamica eh chave.

    krixzy
    marcndo pra ver com calma

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    krixzy
    Por o seu timbre ser deveras distorcido, n deu pra sacar muito a diferença. Muito ganho lima um pouco a dinâmica.

    Guitar_L
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    krixzy
    Com todo esse ganho não dá nem pra diferenciar as duas brow, tá comprimindo tudo e deixando igual.
    Abraços

    Hitman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Apesar de ser pequena a diferenca, da pra ver sim que o pesado esta bem mais rasgado. O som do ataque difere bastante apesar do volume ser parecido, o que provavelmente nao ocorreria com som limpo.

    krixzy
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    cafe_com_leite
    Guitar_L

    Sim, o som comprimido tira a dinâmica, mas ainda assim como o Hitman notou, há diferenças no timbre além da dinâmica, eu achei bem mais agressivo na palhetada mais pesada.

    Embora no som limpo essa diferença seja gritante, no som cheio de distorção ainda é bem interessante, eu achei muito bom a agressividade a mais que causou.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    achei muito bom a agressividade a mais que causou

    Não é isso que chamam de pegada, o ato de tocar com vontade (que não significa estourar as 6 cordas numa palhetada)?

    krixzy
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ismah
    Cara, falam tanta coisa de pegada que nem sei mais como se define isso rs...

    A minha intenção gravando essa demonstração ai nem foi pensando em pegada, foi mais por curiosidade mesmo, achei interessante e compartilhei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Palhetada: Forte ou fraca?