Distorção fraca - problema do captador ou do pedal ?

Autor Mensagem
Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12


Fala galera !


Bom, procurei um tópico q respondesse a minha dúvida mas não encontrei e resolvi criar este.
Estou aprendendo a tocar guitarra e por isto procurei uma guitarra mais modesta para começar. Comprei uma guitarra Shelter California Standard STD 25 (captação SSH) e um pedal Landscape Brutal Distortion.
O problema é que mesmo mexendo na regulagem achei a distorção muito fraca, bem diferente do peso q ouvi num video de demonstração do pedal.
A minha dúvida é, será que os captadores da minha guitarra é que são fraco demais ou o pedal que eu comprei não é tao pesado qto eu imaginava ?

Estou pensando em juntar um dinheiro e quero ter uma noção se é melhor gastar com um captador Malagoli Intruder Pro ou num pedal Boss Metal Zone.

Valeu !

Abraços

mudo.tagarela
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
Cara, a maior parte do timbre vem do amp, se teu amp for fraco teu timbre sera fraco. ourra coisa que conta muito tambem é a pegada do guitarriata, ae quer um drive pesado, tenha a mao peaada, palheta essa bagaca que nem homem.
Saindo um pouco disso... Mimha opiniao sobre esse boss ai nao é nem um pouco favoravel, eu acho ele muito abelhudo e comprimido. Ja sobre o captador, bem, a marca é ótima, eu uso malagoli e recomendo, mas esse cap ai eu nao gosto nao... Se vc quer um timbre hi gain legal meeo, minha dica é maneirar no ganho de tudo, comprar um amp bom e esbanjar pegada.
Da uma olhada no meu video do lamb of god, foi gravado com um captador de ganho medio e p hi gain.

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


Cara eu to meio ruim de grana então por enquanto ainda to sem amp.

O q eu tenho feito é quebrar um galho com uma mesa de som Behringer e um Receiver Gradiente com umas caixas boas q eu tinha em casa.Cada caixa tem 1 twiter e um falante de 15 polegadas.

O receiver e os falantes estao funcionando perfeitamente. Será q a falta de um amp faz tanta diferença assim ? Pq a distorção vem basicamente do pedal ne.

Na sua opinião então não compensa trocar de pedal ??

Manda o link do seu video ou me diz seu nick no youtube para eu achar seu video do Lamb of god ?

Valeu !

Buja
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
Pq a distorção vem basicamente do pedal ne.
Mas ou menos....um pedal behringer faz uma sonzeira num amp 100w e um pedal de boutique nao faz em amp de 15w. Mesmo que tuas caixas gradientes com tweet e falante de 15 sejam boas, nao sao amps de guitarra. No minimo elas vao cortar agudos e graves que fazem diferenca numa distorcao pesada. Cara, até zoom 505 plugado num amp de verdade da boa resposta, mas tente fazer umas coisinhas antes de sair gastando grana por ai:
Que calibre de cordas voce usa? 0.10 ou maior?
Sua palhetada é mesmo forte e consistente?
Voce calibrou o pedal direitinho? Geralmente eu coloco agudos e graves no talo e medio nos 30% no maximo.

Eu nao acho que da pra colocar a culpa so no pedal....tem muita coisa envolvida.

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


Buja

Cara eu sou bem novato, as cordas q eu uso hj são as q vieram qdo comprei a guitarra, provavelmente devem ser 0.09.
E como ainda estou aprendendo não tenho mta firmeza na mão. Isso deve ter influenciado tb.

Pra tocar metal oq vc recomenda de marca e calibre ? Será q o calibre dificulta ou facilita a aprendizagem ?

Ouvi dizer de gente q usa 0.010 nas graves (E A D) e 0.9 nas agudas (G B E) pra conseguir um peso bom e facilidade para solar tb.

Mas resumindo, acha q vale a pena trocar de captador ?

mudo.tagarela
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
cara, cordas são uma questão muito pessoal, na verdade timbre de um modo geral é muito pessoal, tudo que podemos é auxiliar de leve, vc é que tem que saber o que vc quer. Eu por exemplo uso cordas 0.11 na afinação padrão em E, malmsteen usa 0.09 em Eb !

Será q a falta de um amp faz tanta diferença assim ?
sim

Pq a distorção vem basicamente do pedal ne.
não

Na sua opinião então não compensa trocar de pedal ?
com o seu "amp", o timbre ficaria bom com um simulador, mas um bom simulador custa meio caro, daí compensaria comprar um amp ao invés duma pedaleira com simulador.

meu video
http://www.youtube.com/watch?v=2npGSSenG5g&feature=plcp

o esquema é vc ir se virando com o que tem e economizar uma grana pra comprar um equip bom

gustavo132ish
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
Mas resumindo, acha q vale a pena trocar de captador ?
n vai adiantar nd trocar de captador se vc continuar usando mesa de som para tocar!!! é melhor vc juntar uma grana e comprar um amp legal....

o calibre das cordas muda mt na hora de tocar, tanto na pegada quuanto no som, se vc usar cordas 0.010 vc vai ter um timbre mais pesado s, mais pra vc q ta aprendendo e ainda n tem muita firmeza na pegada vai ficar mais dificil pra tocar. Então continua com as cordas e os caps q vc ta usando e compra um amp legal. quanto vc pode gastar??

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


mudo.tagarela

Gostei do video cara, o som ficou mto bom mesmo!

Acho q vou ficar com o encordoamento q veio na guitarra mesmo até aprender a tocar direito.

gustavo132ish
Então eu penso em gastar em torno de R$ 300,00 num amplificador. Sei q é pouco mas é oq eu vou ter por enquanto.
Oq vc sugere de Marca e modelo ?

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
O q eu tenho feito é quebrar um galho com uma mesa de som Behringer e um Receiver Gradiente com umas caixas boas q eu tinha em casa.Cada caixa tem 1 twiter e um falante de 15 polegadas.
Achou o seu problema... o lance é comprar um amp mesmo!!! Eu tocava assim no começo, mas logo comprei um amp!!!

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


Valeu pessoal!

Alguem sugere um amp com custo x beneficio bom por volta de R$ 300,00 ?

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
com ctz vc precisa de um amp...cap e pedal n tem culpa desse problema...
Sugiro q vc treine...aprenda a tocar alguma coisa, adquira um senso crritico de timbragem, nesses meses ja vai juntando um pouco mais e pega um amp crate...tem um modelo c falante de 12 (ideal p guita) de 15w...n lembro o modelo...acho q e fw 15...sei la...joga "crate falante de 12" no mercado livre q vc acha...custa uns 500 merreis

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


É preciso segurar a ansiedade pq nao vou ter $$ tao cedo rss

É bom comprar algum amp q tenha overdrive já ? Dá algum problema ligar meu pedal e o overdriver do amp ao mesmo tempo ?

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
qualquer amp p guita de estudo vai ter um canal de drive salvo poucas excessoes...esse crate tem drive...p usar seu pedal vc tera q usar o canal limpo do amp...da p usar numa boa...como isso e mto pessoal, pode ser q vc goste mais do drive do amp do q do pedal e acabe encostando o pedal...isso e mto comum...mas tbm da pra deixar o drive do amp meio fraquinho e somar o pedal com outro drive fraquinho, gerando um drive final mais hi gain...so testando mesmo!

gustavo132ish
Veterano
# mai/12 · Editado por: gustavo132ish
· votar


Tiger_Junkie

cara por 300 reais n sei bem!! mais com 350 vc compra um meteoro nitrous drive de 15w, n é la um amp foda mais eu tenho um e posso dizer q é melhor q plugar a guita em uma mesa de som kkk
[i]É bom comprar algum amp q tenha overdrive já ? Dá algum problema ligar meu pedal e o overdriver do amp ao mesmo tempo ?
não deis de q vc coloque o ganho do pedal baixo só pra dar uma empurrada no drive do amp, ae vc ve a regulagem q lhe agrade!!
da uma olhada nesses amps aki q sao bons.... se der pra juntar uma grana a mais pra pegar algo melhor q o nitrous drive é melhor ainda!!

Roland Cube 15 Xl-$450
Marshall MG 15CDR-$550
Marshall MG 10 de 10 Watts RMS $ 369
onerr block 20 TU -$450
Peaveys Rage 158-$500
Crate Gx-15r
Crate GT15-$400
Peavey BackStage de 10 Watts RMS $ 339
VOX PATHFINDER 15R C/REVERB PATHFIN 15R - Cód. PATHFIN 15R R$ 575,00
Fender - Cód. FRONTMAN 10G 389,00

(os preços são apenas aproximados para mais ou para menos)..

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie

pega um Meteoro Nitrous Drive 15w, cmo sugeriu o gustavo132ish...mas pegue o que vem com reverb! Com menos de R$300,00 você consegue um...

Eu tenho um, e estou muito satisfeito com ele, mas sempre lembrando qual é o propósito dele!

Não dá nem pra cogitar um ensaio com ele, mesmo que o baterista seja bonzinho...

Eu até já cheguei a ensaiar com o meu, mas o bicho ficava enforcado...


Acho q vou ficar com o encordoamento q veio na guitarra mesmo até aprender a tocar direito


Você quis dizer que vai ficar com o mesmo calibre não é!? corda tem que trocar sempre cara! Eu troco as minhas de 20 em 20 dias...

Se eu pensasse assim, em trocar a corda depois de aprender a tocar direito, ainda estaria com o mesmo encordoamento de 12 anos atrás...eheeh

abraços

Sartori
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano
ainda estaria com o mesmo encordoamento de 12 anos atrás...eheeh

O velho truque da pessoa que diz que não toca nada para impressionar ao próximo quando tocar! De Ros só num deve mandar essa porque... Não sei porque...

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


Sartori
O velho truque da pessoa que diz que não toca nada para impressionar ao próximo quando tocar!

te GARANTO que não é truque....hahahahhahahhaha

krek71
Veterano
# mai/12
· votar


Amigo antes de tudo, aprender a tocar é meio fundamental para saber o que você realmente quer e precisa! Qual distorção tu gosta mais? Qual ou quais guitarrista(s) é/são teu sonho de consumo para tocar parecido? Tocar Riff´s? Solar? As duas coisas?
Vamos lá, o que tu tem hoje:
Guitarra + pedal de distorção sem cubo;
Receiver + mesa + caixas genéricas;
Para primeira combinação tu vai precisar de um cubo de guitarra com certeza.
Para segunda combinação ai vai combinar bem um simulador de prés/efeitos (pedaleiras, computadores, etc...).
Agora como a grana tá curta para todo mundo, responde primeiros para si as perguntas acima antes de gastar o seu precioso dinheirinho em coisas que podem não te agradar depois!

Abraço!

fel123
Veterano
# mai/12
· votar


pode ser os cabos

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


gustavo132ish

Valeu pelas indicações de amplificadores!

krek71

Comprei agora um amplificador Roland Cube 15 XL e realmente ele é mto bom, já vem com 4 tipos de pedais de distorção embutidos (segundo o fabricante, todos da Boss).
O problema é q realmente a diferença foi mínima. Entendo q ainda tenho mto chão pela frente e saber tocar bem é fundamental.
Mas não tem um único power chord q eu faça q fique com distorçao pesada.
Isso me leva a pensar q, por eliminação, oq provavelmente fará diferença vai ser trocar algum dos captadores.

Mesmo assim, se for isto, ainda vou levar um tempo pra fazer estas mudanças. O amplificador já foi um passo necessário, mas custoso ($$$).

De qquer maneira agradeço a força !
Assim q tiver alguma novidade vou postar nesse mesmo tópico pra colaborar com o pessoal q tem as mesmas dificuldades.

Abraços

gustavo132ish
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
quanto custou o amp??

Tiger_Junkie
Veterano
# mai/12
· votar


gustavo132ish

O preço certo era R$ 470,00 mas consegui um desconto q saiu por R$ 420,00.

Will Bejar
Veterano
# mai/12
· votar


Tiger_Junkie
Putz, cara, que pena que o amp não te satisfez... faz o seguinte, vê se tem algum camarada seu que é bom na guitarra, que manda uns timbres nervosos no equipo dele e pede pro cara te dar uma "luz"... acho que entendendo melhor o que vc tem em mãos vai conseguir extrair coisa melhor!!!

Tiger_Junkie
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tiger_Junkie
· votar


Só pra dar um retorno pro pessoal que postou aqui ou que teve a mesma dificuldade, agora tenho algumas novidades.

Primeiro eu quero esclarecer umas coisas pra quem pretende começar a tocar e esta procurando uma guitarra. Como já disse eu estou aprendendo a tocar e por isto procurei uma guitarra bem modesta para começar.
Comprei uma Shelter Stratocaster California STD 25 por um preço bem razoavel.
A questão é que senti uma dificuldade enorme de fazer um som com distorção pesada, mesmo com amplificador bom...pedal...
Tive que fazer algumas reformas na guitarra e descobri que o corpo dela é realmente de um tipo de compensado, eu ja tinha desconfiado pq ela é leve demais. Outra coisa, ela veio com um potenciometro de volume linear. Pra quem nao sabe, esse tipo de potenciometro é praticamente um interruptor de luz, ele desliga o volume totalmente ou liga no máximo, nao tem graduação.

No forum me deram várias sugestões pra conseguir fazer um som com a distorção pesada que eu queria. De tudo o que recomendaram e com algumas coisas que percebi sozinho é que surtiu mais efeito para distorção foi trocar o captador e usar um pedal bom.
O pedal eu já tinha, era o Brutal Distortion da Landscape. O captador que eu comprei é um humbucker da Malagoli para ponte, o Intruder.

Depois de trocar o captador e o potenciometro por um logaritmico, eu comecei a ver uma diferença signficativa para tocar um death...thrash.
Ainda não estou satisfeito mas ja senti uma melhora boa e acho q o caminho é este, investir em uns captadores melhores e de alto ganho. Os que vieram na Shelter, mesmo o humbucker, só servem pra tocar um legião urbana rss

De tudo isso uma curiosidade que eu ainda tenho é como alguns caras conseguem tirar um som extremo so tocando a corda Mi (Mizao) solta rss
Eu so consigo um som com mais peso se fizer um power cord e mesmo assim ainda nao fica como eu realmente queria rss.

Este foi só um retorno no posto para falar das minhas experiencias e dos resultados.
Agradeço a força que todo mundo deu e espero poder ajudar o pessoal que sente a mesma dificuldade.

Abraços !!

krek71
Veterano
# jun/12
· votar


Moderador foi mal se estou ressuscitando tópico velho... KKKKKKKKKKKK
Tiger_Junkie
Com certeza pedal e cubo para você não são mais problemas... Agora a guitarra realmente faz diferença brother... Meu exemplo mesmo, tinha uma Washburn 154, ótima guitarra pelo preço, dava para fazer meus barulhos legal... Ai pintou uma oportunidade e troquei em uma Ibanez RG-350. Uma boa guitarra mais péssima pelo preço que nego pede nela. De cara troquei os captadores dela pelos Dimarzio/IBZ usados na Ibanez Prestige. Não que fossem ruins, até longe disso mais para tocar o extremo cantavam como os da Washburn 154. Após os novos captadores ela ficou o bicho para tudo mais mesmo assim ainda perde para a outra Schecter Diamond que tenho e a única coisa que fiz nela até hoje foi regular.
Agora só a outra dúvida...
O MIzão é só o nome da corda... No extremo a nota que ela emite mesmo já foi dropada tem é tempo para Eb(Mi bemol), D(ré), C(dó), etc... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ou seja, é a afinação mais baixa com cordas de grosso calibre (0.11, 0.12...) que dão aquela pancada na orelha que tu escuta!!!

Abraço!

Tiger_Junkie
Veterano
# jun/12
· votar


krek71

Valeu a força cara!
To aqui pensando se vale a pena mexer tanto assim na minha guitarra. Eu já coloquei um captador Intruder da Malagoli e troquei o potenciometro do volume por um logaritmico. Já senti uma diferença mas se passar mto disso, to vendo q compensa vender logo essa e comprar uma melhor.

Desculpa a ignorancia, mas não entendi oq vc quis dizer com "afinação mais baixa". Vc está falando de regular a altura do captador pra ficar mais próximo das cortas ?
Eu já uso cordas 0.10, acha q compensa colocar 0.11 ou 0.12 ?

Abraço!

MauricioBahia
Moderador
# jun/12
· votar


Tiger_Junkie

Distorção é volume sobre volume. /simples. Enfim, quanto mais volume da guitarra você captar, mais ganho de saída terá e isso vai refletir no pedal/amplificador. Se sua guitarra não for blindada e/ou sua rede elétrica for "estranha" os chiados também ficarão mais presentes,

Pra ter mais ganho na guitarra você pode mudar os captadores ou apenas mexer em seus parafusos para chegarem os mesmos mais perto das cordas. Nessa última opção você corre o risco de ter o som embolado, mas isso depende do captador.

Outra opção, óbvia, é palhetar mais forte! Parece algo idiota, mas funciona!

Eu já uso cordas 0.10, acha q compensa colocar 0.11 ou 0.12 ?

Acho que não vale a pena.

Abs

krek71
Veterano
# jun/12
· votar


Tiger_Junkie

Amigão uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...
1ª: Dúvida idiota ou ignorância é a gente levar a dúvida prá tumba com vergonha de perguntar!!! Ninguém nasceu sabendo porra nem uma e tudo a gente aprende pela vida...
2ª: Realmente tu já mexeu bastante na guitarra (Shelter Stratocaster California STD 25), pelo preço dela e preço este que retrata a qualidade do instrumento, pois vir com potenciômetro linear é o fim da picada mesmo.
Como tu viu ela não é a guitarra mais indicada para tocar metal, vai se virando com ela até tu aprender a tocar legal e ai vende e compra uma melhor já meio voltada para tocar porrada. Sim quando tu vender ela arranca o captador que é bom e põe o original!
3ª: Ai que eu volto a dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa... Normalmente o músico toca com a afinação no A(Lá) fundamental, mais que porra é essa!? É afinar o violão, guitarra , baixo, etc... pelo A(lá) vibrando na frequência de 440hz. Hoje em dia se usa o afinador para isso apenas regulando ele para 440hz ou Lá fundamental ou afinação padrão. Então tu vai ter as cordas do instrumento afinadas de acordo com o nome delas:
e (Mi) ---------------------------------------------------------------------- ---------------
B (Si) ---------------------------------------------------------------------- ---------------
G (Sol) ---------------------------------------------------------------------- -------------
D (Re) ---------------------------------------------------------------------- --------------
A (La) ---------------------------------------------------------------------- --------------
E (Mi) ---------------------------------------------------------------------- --------------

Para tocar metal, normalmente a gente vai afinar mais baixo ou seja, vai se pegar essa afinação padrão e abaixar (tonar mais grave, ou mais gordo, ou mais molenga as cordas, tudo quer dizer a mesma coisa). Se tu abaixar em um tom vai ter o D(ré), em vez do E(mizão) que seria um rezão o A(Lá) vai virar G(sol) e ai vai...
Olha com fica ai o nome das cordas com afinação baixa em um tom:

d (Ré) ---------------------------------------------------------------------- --------------
A (Lá) ---------------------------------------------------------------------- --------------
F (Fá) ---------------------------------------------------------------------- ---------------
C (Dó) ---------------------------------------------------------------------- --------------
G (Sol) ---------------------------------------------------------------------- --------------
D (Ré) ---------------------------------------------------------------------- --------------

Essa é uma das manhãs que se usa para ter as distorções animais no metal (guitarra com captador de alto ganho, amplificador regulado com ênfase nos graves, pedais de distorção com ganho no talo ou próximo são algumas outras...)
Dá uma olhada nos vídeos que o Gilney explica legal sobre as suas dúvidas:
Distorção

Altura dos Captadores

Abraço!

Stori2
Veterano
# jun/15
· votar


Primeiramente, desculpe por 'reviver' esse post, mas eu tive esse problema por muuito tempo, e me encontrei quando li que ele escuta e tenta tocar death, thrash metal hehe.
Enfim, eu comecei a tocar guitarra com a mesma intenção que a sua! Tinha uma condor rx20, alguma coisa assim, e um amplificadorzinho vagabundo de uns 50 reais. Como era de se esperar, o som não era bom pra peso, na verdade não era bom pra nada.
O que eu percebi quando fui trocando os meus equipamentos, melhorando minha tecnica, pegada e tal, é que tem duas coisas que são principais pra deixar o som pesado.
A primeira, como todo mundo falou, é o amplificador. Antes de comprar uma guitarra nova, eu fui tocar com meus amigos em um estudio, só para brincar, e lá eu pluguei a condorzinha fuleira em um amplificador valvulado, com cabeçote da orange. Meu amigo, aquilo fez um peso estrondoso.
A outra coisa é a afinação e o calibre da corda. Quando vc bota no afinador, aparece lá no display ''E'', por exemplo, pra tocar death metal, a afinação mínima é um tom pra baixo. Mas carcass, por exemplo, toca a 2 tons e meio abaixo disso. Ai você teria que descer a sua Mizona até aparecer ''D'', e ir descendo um tom em cada corda.
O resto, pedal e captador, na minha humilde opinião de quem não entende muito assim de som, é só pra deixar o som mais limpo e definido. Eu comprei um captador EMG e um pedal da MXR e o som ficou mais limpo, definido e bonito, mas o peso sempre esteve lá.
Então, pra mim, o que mais compensa de investir, é um amplificador bom.

ederfreire
Veterano
# jun/15 · Editado por: ederfreire
· votar


post errado.
desculpem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distorção fraca - problema do captador ou do pedal ?