Descomplicando - Dicas de como criar riffs

Autor Mensagem
laerte_a7x
Veterano
# mai/12 · Editado por: laerte_a7x


Não sei se vou me expressar bem, mas... lá vai:

1- Riffs são simples, então pare de tentar construir riffs assombrosamente complicados. O riff de " Man In The Box", por exemplo, é composto de apenas um 1 power chord tocado de forma ritímica e constante.

Outros exemplos são os riffs de "All I Want Is Everything", "Seek And Destroy", "back In Black" e muitos outros que são ainda mais simples

2- Pare de achar que todos os bons riffs já foram criados. Basta você pensar um pouco pra conseguir criar um riff marcante.

3- Nenhum riff é marcante se não tiver uma banda acompanhando.

Dica: Se a bateria seguir o mesmo ritmo do riff, com certeza este ficará muito melhor.

Exemplos de bateristas e guitarristas que se ajudam: Juninho Afram e Alexandre Aposam (Oficina G3), James Hetfield e Lars Ulrich (Metallica) e muitos outros.

4- Domine power chords, passando rapidamente de um para o outro.

5- Você pode se basear em um riff que você gosta para criar seu riff. Só não pode ficar muito parecido, afinal, um bom riff tem que ser original.

Se alguém quiser acrescentar alguma coisa ao que eu disse, pode mandar ver!

Abraços!!!

carnisa1
Veterano
# mai/12
· votar


laerte_a7x
cara, acredito que de esses riffs que tu citou são os mais conhecidos, o pessoal precisa se desligar um pouco do heavy metal e do rock e buscar influencias de outros estilos(jazz, blues, música classica, trance, etc.)
Uma coisa é que tem uma quantidade de bandas que fazem músicas incrívelmente fodas e não muita gente não conhece, só por eu ser muito fã dessa banda acho que os riffs são bem marcantes.
http://www.youtube.com/watch?v=5rbEzLTSQXc


Até eu mesmo acho que deve existir muitas bandas boas de power metal que eu nunca ouvi, mas como diz, "Vivendo e aprendendo".

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


carnisa1

Pois é, mas esses são os que eu conheço.

Eu acho o riff de "La Bamba", muito bom, mas não é tão simples.

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Pô galera, comentem aí.

=/

ALF is back
Veterano
# mai/12
· votar


Bons riffs sao simples mesmo...mças alguns complexos podem ser mto bons! Exemplo: break all ilusions...musica do novo album do Dream Theater...cara q riff e aquele! Mto complexo...cheio de notas, rapido...e com mto a dizer!! Ouçam ai...começa a uns 4 mins de musica

miesso
Veterano
# mai/12
· votar


Cara, acho que não é só dominar powerchord não...

Dominar acordes, intervalos, escalas e harmonia são essenciais.

Particularmente, a minha dificuldade é não fazer minhas músicas junto com um batera e um baixista (acabo sempre usando samples/loops prontos), pq sem eles fica mais difícil criar um riff com um groove legal, por mais que você coma técnica e teoria no café da manhã.

Por outro lado eu crio composições dedilhadas/arpejadas na guita/violão muito mais facilmente, mesmo pq a maioria delas é só violão e voz mesmo.

Eu adoraria que alguém aqui postasse dicas (não exemplos, riffs mais famosos, etc) pra criação de riffs em droped d e droped c, principalmente para nu metal.

Vamos ver se alguém aparece.

Flws!

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back

Sim, tem vários riffs que são complexos e são bons.

Eu acho o riff de "Meus Próprios Meios", do Oficina, um desses.

Thyago_Trajano
Veterano
# mai/12
· votar


gosto de riffs simples...são mais fáceis de se assimilar, e entender...para mim o grande pai de todos os riffs é e sempre será o Tony Iommi!

O cara fez todo um estilo em cima de riffs bem simples e diretos...

Aproveitando...vejam minha idéia de riff simples...gravei há muito tempo com uma Groovin e distorção de um Meteoro Nitrous Drive...já sabem né!? ahahhahahahah

Riffs

abraços

CrenteLouco
Veterano
# mai/12
· votar


ALF is back
Estava ouvindo essa música agora mesmo.
Adoro o riff que você se referiu. É animal! haha

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


miesso

Eu acho que a história é a mesma, não importando a afinação que tu usa. Basta ter criatividade.

Você pode criar um riff e aumentar/diminuir a velocidade para ficar do jeito que tu quer. ;)

Abraço!

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Thyago_Trajano

gosto de riffs simples

É nóis!!!

XD

juninholiveira
Veterano
# mai/12
· votar


Exemplo de um riff simples mas que marcou e todo mundo conhece: Iron Man - Black Sabbath, riff simples composto de alguns power chords em sequencia, mas que marcou a história do metal.

Mas o povo tem msm que se desprender de só metal e metal e viajar em outros estilos, ele pode aprender bastante. Tipo o blues, que eu considero o pai do rock. Veja só o Riff inicial de Cocaine:



E ainda tem o riff de Layla dele tb, que é um riff épico.

A compreensão do Blues pode ajudar na inspiração na hora do Rock.

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


juninholiveira

Valeu!

Ramirez_Fra
Veterano
# mai/12
· votar


um riff legal e simples é da musica Californication do RHCP

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Ramirez_Fra

um riff legal e simples é da musica Californication

?????????????????????

akira_gmg
Veterano
# mai/12
· votar


Então, eu acho que não existiria música sem os riffs, dão uma alma à música. O riff mais simples do rock, e também o mais famoso (smoke on the water) envolve 4 bicordes, e é a primeira coisa que muitos aprendem a tocar. Para mim, o grande pai mesmo de todos os riffs é o Jimmy Page (Led), pra criar black dog, living loving maid, whole lotta love, heartbreaker, tem que ser bom. Mas você vê que muitos deles se baseiam na pentatonica! A escala mais simles!
Riffs não tem que ser complicados

Ramirez_Fra
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramirez_Fra
· votar


?????????????????????

Am
E|-----------------------|
B|------0-1--------------|
G|-----------------------|
D|----2---2-2-0h2p0------|
A|--0----------------3---|
E|-----------------------|

F
E|-----------------------------|
B|-----------------------------|
G|-------0-2-----------0-2-----|
D|---------0-0-----------3-3-0-|
A|-----3-------3------3--------|
E|---1---------------1---------|

isso não é riff?? nem sei se a tab vai ficar desalinhada =S

"riff é uma pequena frase que geralmente abre a música e se repete várias vezes durante esta... " essa é minha defenição para riff, me corrigam se eu estiver errado

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Ramirez_Fra

Eu sei o que é riff, mas não acho esse aí bom.

Se é bom ou não, é totalmente questão de opinião.

Eu prefiro riffs com distorção ou overdrive.

Abraço!

Ramirez_Fra
Veterano
# mai/12 · Editado por: Ramirez_Fra
· votar


laerte_a7x

aah entendi errado pensei que vc não achava q o riff de Californication era um riff, ops rss viajeii

agora sei que vc não gosta desse riff

e o riff da musica Smoke on the water - Deep Purple, vc acha maneiro?

Abraço

Homem Cogumelo
Veterano
# mai/12
· votar


juninholiveira

Também acho fantástico o riff de Layla (Eric Clapton)!

Gosto também dos riffs das seguintes musicas:

Simple man (Lynyrd Skynyrd)
So far away (Staind)
True love (S.O.J.A.)
Beat it (Michael Jackson)
Whiskey in the jar (Metallica)

El_DoradoUK
Veterano
# mai/12
· votar


Pra mim, riffs bons vem de qualquer improviso bacana. Meu professor me passou uma base pra fazer e começou a improvisar e tipo, parou do nada pra escrever os riffs e foi refinando enquanto tirava minha duvidas e eu estudava uns detalhes, no fim da aula repetimos essa "jam" e ele mexeu no amp que tava plugada a guitarra dele pra timbrar pesado e que riff saiu, os HA com vibratos, resolvendo em shreds bacanas. Eu fiquei espantado, mas meu professor já tinha trabalhado aquela base milhares de vezes e já tinha uma visão bacana, por isso foi "fácil".
Cara, lança uma base e pensa nos intervalos, notas de tensão, repouso, as que eu chamo de sombrias (5 menores), etc. Fora isso vai improvisando com isso, tu vai acabar criando um riff bacana sem notar.

André Perucci
Veterano
# mai/12
· votar


1- Riffs são simples, então pare de tentar construir riffs assombrosamente complicados
wrong
3- Nenhum riff é marcante se não tiver uma banda acompanhando.
wrong
4- Domine power chords, passando rapidamente de um para o outro.
só se aplica num determinado estilo de música

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


akira_gmg
Então, eu acho que não existiria música sem os riffs, dão uma alma à música.
Riffs não tem que ser complicados

De uma sapiência... não é bem assim, amigo.

Napoledeo
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mai/12

Mudando de assunto onde acho algum video do Metal Defender?

ROo
Veterano
# mai/12
· votar


1- Riffs são simples, então pare de tentar construir riffs assombrosamente complicados. O riff de " Man In The Box", por exemplo, é composto de apenas um 1 power chord tocado de forma ritímica e constante.

Não necessariamente.

3- Nenhum riff é marcante se não tiver uma banda acompanhando.
Dica: Se a bateria seguir o mesmo ritmo do riff, com certeza este ficará muito melhor.

Muito melhor na sua opinião...

4- Domine power chords, passando rapidamente de um para o outro.
O que isso tem a ver?

5- Você pode se basear em um riff que você gosta para criar seu riff. Só não pode ficar muito parecido, afinal, um bom riff tem que ser original.
No fim só "disse" o que você gosta.

André Perucci
Veterano
# mai/12
· votar


apesar da boa intenção do criador, esse tópico não tem nenhuma verdade absoluta, realmente apenas opiniões.

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


4- Domine power chords, passando rapidamente de um para o outro

O bom mesmo é decorar os intervalos e estudar harmonia, que dae o cara vai conseguir montar "qualquer acorde" sem dificuldade. A guitarra rock/metal, parece estar em grande parte limitada as pentas e power chords. Tem cara que passa anos tocando, e nunca sai da mesmice.

laerte_a7x
Veterano
# mai/12
· votar


Ramirez_Fra

Sim, o riff de "Smoke On The Water" é foda bagarái. Abraço!

André Perucci

só se aplica num determinado estilo

Wrong. O Steve Vai usa muitos power chords na música "Tender Surrender", que é um blues.

=P

g.wilhelms
ROo
El_DoradoUK
Homem Cogumelo

Valeu por darem suas opiniões!

Abraço!

laerte_a7x
Veterano
# mai/12 · Editado por: laerte_a7x
· votar


Quando eu tive a idéia de criar esse tópico, achei que iria ser muito útil, mas parece que eu achei errado.

Acho melhor parar de tentar ajudar, quando, na verdade, sou eu quem precisa de ajuda.

Desculpem aí.

renatocaster
Moderador
# mai/12 · Editado por: renatocaster
· votar


laerte_a7x

O Steve Vai usa muitos power chords na música "Tender Surrender", que é um blues.

Tem certeza que vc já ouviu essa música? Não consigo considerar essa musica como um blues de jeito nenhum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Descomplicando - Dicas de como criar riffs