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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
Em tudo que já li sobre harmonia, sempre ouvi falar de tétrade com nota acrescentada, não me lembro se tríade, mas acompanhem meu raciocínio: a tétrade é um acorde de 4 sons separados por intervalos de terça, certo? Agora se eu tiver um acorde de 4 sons, que "não" sejam totalmente separados por intervalos de terça, como um C6 por exemplo, então nesse caso seria correto chamar esse acorde de uma tríade com nota acrescentada?
Abraços.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms le os topicos do leandroP aqui do fcc q vc vai poupar tempo, as triades podem virar tetradres e mantendo os intervalos de terça virar acordes com nona e com 11 e 13 ex C C7M C7M(9) C7M(11) C7M(13) (todos saindo da escala de do maior) abraço
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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so completando a resposta, o C6 nao e uma triade com nota acrecentada ate onde sei pq ele substitui o acorde do primeiro grau do campo harmonico, a quinta dele e substituida pela sexta maior, C do-mi-sol C6 do -mi-la
se fosse seguir seu raciocinio o certo seria falar q ele e uma triade com nota substituida mas na verdade vc chama de acorde com sexta mesmo
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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so completando a resposta, o C6 nao e uma triade com nota acrecentada ate onde sei pq ele substitui o acorde do primeiro grau do campo harmonico, a quinta dele e substituida pela sexta maior, C do-mi-sol C6 do -mi-la
Sim, mas eu me referi a formação do C6 sem tirar a 5j:
Neste acorde se tem o dó, o sol, o lá e o mi, portanto é um acorde de 4 sons, mas não separados totalmente por intervalos de terça, a não ser que considerasse do lá para o dó uma terça menor, mas não é o caso, pois ainda sim, não seria uma terça sobreposta. Neste caso, acho que seria correto chamar isto de uma tríade com nota acrescentada.
B---5 G---2 D---5 A--- 3
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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g.wilhelms brother , ta muito confuso teu raciocionio, voce pode inventar sons e acordes do jeito q a teu ouvido quizer, mas na teoria vc tem q substituir a quinta pela sexta pq tem um intervalo dissonante q fica digamos brigando no acorde q e a quinta e a sexta, quando essa sexta ta uma oitava acima (13) ela nao da esse conflito e pode ser adicionada , assim tambem nos acordes sus2 e sus4,vc nao pode colocar a terça pq elas nao casam mas uma oitava acima (9) e (11) vc pode colocar a terça no acorde sem problemas, isso sao regras de harmonia, se vc quiser inventar as suas sem problemas hehe, mas acho melhor estudar oq ja existe e esta mais q provado q funciona ne,abraço
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms agora consegui entender oq vc escreveu hehe B---5 G---2 D---5 A--- 3
esse acorde e uma inversao de um Am7 o nome dele e la menor 7 com baixo em do,abraço
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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vc pode colocar a terça no acorde sem problemas, isso sao regras de harmonia, se vc quizer inventar as suas sem problemas hehe
Eu vivo inventando, rsrs. Não sei se porque meu ouvido já está acostumado com sonoridades mais bizarras, mas eu prefiro a sonoridade de um acorde de sexta com a presenta da quinta, do que sem ela. Quanto as regras de harmonia, não gosto de tomá-las como regras, acho que tudo na teoria musical, existe para explicar o que já fazem, e não para dizer como fazer, dai no meu caso como eu curto manter a quinta neste acorde, estava buscando alguma teoria que explicasse isso, mas eu não acho que seja teoricamente errado, no máximo do máximo, ainda não é teoricamente compreendido. Abraço.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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g.wilhelms nao e teoricamente errado, como te falei vc fez um la menor com setima com a terça no baixo, nao tem nada de triade com nota acrecentada nem de invençao, esse acorde ja existe a muito tempo
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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esse acorde e uma inversao de um Am7 o nome dele e la menor 7 com baixo em do,abraço
Sim sim, do mesmo modo que um acorde de C6 (sem a quinta), equivale a uma inversão do Am, no caso Am/C, mas os dois nomes estão corretos, em ambos os casos. Abraço
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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Mas de qualquer forma eu peguei o C6 apenas como um exemplo, mas digamos que o acorde fosse esse:
e--3 B--1 G--2 D--3
Ou seja, um Fadd9. Da mesma forma, aqui há um acorde de 4 sons, mas não totalmente formado por tríades sobrepostas. Aqui se mantém a tríade básica do acorde, e se adiciona a nona.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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g.wilhelms editado hehe, vc ta certo no add9 eu tambem aceito a definiçao do chediak
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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o add9 nao pode ter a terça,
No exemplo que montei se mantém a terça, por isso que tem o add9 O de Cadd9 por exemplo, mantém tanto a terça, quanto a quinta:
e--3 B--3 G--0 D--2 A--3
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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g.wilhelms edit novamente pra nao virar a confusao do ano hehe
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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hsuhahushuah Outro dia botei o nome do acorde só com nona sem o add, e vieram dizer que naquela caso a sétima seria obrigatória, eita complicação. rsrs. Mas no caso do add9, de certeza que é uma tríade com a nona adicionada, hoje mesmo li isso no livro do Chediak. Abraço.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms tava arrumando o meu post e li o teu hehe, esse lance da 7 tambem rola, tem autor q nao considera o acorde sus 4 se nao tiver a 7 e 9 e outros consideram, e uma confusao q nao acaba nunca, mas oq vc falo ta certo, add 9 e a triade com a nona adicionada
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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tem autor q nao considera o acorde sus 4 se nao tiver a 7 e 9 e outros consideram
Pode crê, é uma enrolação tremenda, um diz uma coisa, outro diz outra, rssr. Abraço.
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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A 6a não precisa limar do acorde a 5a, basta re-distribuir as notas.
P. ex., pode ser armado o acorde, do grave pro agudo: 5-T-3-6.
Um C6 ficaria G-C-E-A. Facinho de armar inclusive (pestana na 5a casa, 4 cordas mais agudas).
Aliás, como bem mostraram os fab four, no último acorde de I WANNA HOLD YOUR HAND, há quase 50 anos atrás.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms heheh, foda, nos livros da berkley o acorde maior com setima maior e Cmaj7, no do chediack e C7M, tem livro q e C7+ e tem uns e e C e um triangulo do lado heheh,tinham q padronizar a coisa, ja e dificil aprender musica, ainda mais com essa confusao de escolar da musica,dai vira uma bagunça na cabeça da gente hhehe,abraço
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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Vinnas pra mim e um la com setima e baixo em sol hehe,abraço
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De Ros Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms sidguitar1
Quando eu faço acorde com sexta, por exemplo, A6, eu não tiro a quinta, senão é um F#m na primeira inversão.
A6
e------------------------------------------------------ B------------5------------------------------------------ G------------6------------------------------------------ D------------4------------------------------------------ A------------------------------------------------------ E------------5------------------------------------------
Aliá no choro e outros estilos, esse acorde é muito utilizado.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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se tiver um baixista tocando o do vira uma inversao de um C(13), puts, esse negocio nao acaba nunca
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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heheh,tinham q padronizar a coisa, ja e dificil aprender musica, ainda mais com essa confusao de escolar da musica,dai vira uma bagunça na cabeça da gente hhehe,abraço
Aham, esse lance de colocar a sétima quando aparecer um acorde de nona por exemplo, eu acho que vem na notação anglófona,rsrs. Abraço.
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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Quando eu faço acorde com sexta, por exemplo, A6, eu não tiro a quinta, senão é um F#m na primeira inversão.
Também evito tirar a quinta. Um D6 por exemplo, seria um Bm/D, se feito sem a quinta.
Ps: meu posto de número 500, viva *-*
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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De Ros Quando eu faço acorde com sexta, por exemplo, A6, eu não tiro a quinta, senão é um F#m na primeira inversão.
so obrigado a discordar completamente, o A6 q vc fez com a quinta e a primeira inverçao do F#m7, continua uma inversao do fa # menor 7 ou uma la maior com 6(ta certo, o acorde existe e e muito usado, mas por ter a quinta nao deixa de ser a primeira inversao do F#m7,abraço
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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bom, como falei, cada um vai dar o nome q achar melhor, oq importa e o som e o lance das nomenclaturas nao acaba nunca hehe,coisa de loco, fazer um movimento pela padronizaçao disso ja, corrigindo entao pra eu nao passar por chato e eu nao so dono da verdade hehe, na verdade so um bosta musical hehe, coloca a quinta no acorde com sexta e ja era hehe
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ALF is back Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms nossa! Eu tava lendo esse topico agora e aprendi algo muuuuito interessante!! Da pra ver o numero de posts q eu fiz! Legal nao sabia! Quanto a essas nomenclaturas ai...mor zona cada um faz de um jeito! E um dos exemplos da musica onda mais vale a pratica q a teoria! Sem um papel na mao e nem o braço da guitarra eu sou absolutamente incapaz de desenvolver um raciocinio desses kkkk
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Isto aqui pra vocês é o que?
e------------2---------------------- B------------3---------------------- G------------2---------------------- D------------1---------------------- A----------------------------------- E-----------------------------------
Pra mim e muitos é um acorde de 7a dominante, qual será?
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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Vinnas pra mim e um si alt mas pode ser visto de outras maneiras heheh
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De Ros Veterano
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# abr/12
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sidguitar1
Se tu acha mais fácil chamar um A6 de F#m7/A, tu tá no teu direito. Pra mim, só complica as coisas...
Mas tu poderia chamar também de C# 11- 13b (no 5) /A, afinal. se é pra complicar a vida, vamos com tudo, uhauhauhauhauha!!!
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Aliás, pode ser mais de um acorde dominante (mesmo shape, mesma posição, dois acordes diferentes).
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