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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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Eu tava lendo esse topico agora e aprendi algo muuuuito interessante!! Da pra ver o numero de posts q eu fiz! Legal nao sabia!
shuahshua, vivendo e aprendendo.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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23De Ros hahaha, nao quis complicar, e q vc falou q fazia pra fugir da inversao o acorde com a quinta, so falei q mesmo fazendo com a quinta nao tem como escapar, mas o acorde e muito mais usado e chamado de A6, mas nao retiro minha colocaçao hehe,ta massa o topico heheh,abraço
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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Isto aqui pra vocês é o que?
e------------2---------------------- B------------3---------------------- G------------2---------------------- D------------1---------------------- A----------------------------------- E-----------------------------------
Para mim o que mais se aproxima disso é um acorde diminuto, no caso um de Ebdim, porém para ser esse acorde no lugar da nota ré, teria a nota dó.
e------------2---------------------- B------------1---------------------- G------------2---------------------- D------------1---------------------- A----------------------------------- E---------------------------------
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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sidguitar
Pode ser um B7(b9) e tb um F7(b9/13). Tudo depende da cadência e da "cabeça da nota" que o baixo (ou teclado) está tocando.
Tem um livro muito interessante do Scott Henderson sobre esses "shapes que se prestam a diversas funções".
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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Editado
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Explicando (e consertando o 1o acorde):
1) B7(#9) - notas tocadas são (grave pro agudo) 3-7-#9-5
2) F7(b9/13) - notas tocadas são (grave pro agudo) 7-3-13-b9
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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Vinnas com certeza, como falei anteriormente, depende ate dq o baixista estiver fazendo pra poder dar nome pro acorde, como falei, esse q vc passou eu chamei de si alt pq tem as alteraçoes do B7(#9) mesmo sem ter a tonica, oq manda e o tritono q ta ali ,e como vc falou, da cadencia pra saber qual a funçao do bixinho nhehe,abraço
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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g.wilhelms
Vc está VENDO o ré, mas não deve pensar nele como um acorde de ré. Entendeu?
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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1) B7(#9) - notas tocadas são (grave pro agudo) 3-7-#9-5
Agora sim. Massa a ideia.
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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Vc está VENDO o ré, mas não deve pensar nele como um acorde de ré. Entendeu?
Nem foi nisso que eu pensei, é que o ré formava naquele acorde uma nona aumentada e não diminuta, dai achei estranho, mas vc já explicou acima. Me referia a nota ré, e não ao desenho do acorde. Abraço.
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Com tríades simples como essa de ré, que qualquer Vigu sabe tocar, e apenas variando o baixo, surgem altas sonoridades de acordes dominantes.
Toninho Horta é fã desse "truque" (que é bem documentado em muitos métodos, como o ADVANCED CHORD KHANCEPTS de Steve Khan).
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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g.wilhelms como o Vinnas falo ele pode ser no minimo dominante do mi como V7 alt ou subV7 oq manda e o tritono mardito
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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E qual é (ou são) este(s) acorde(s)? Qual sonoridade/função harmônica ele possui?
e------------4---------------------- B------------2---------------------- G------------4---------------------- D------------2---------------------- A------------------------------------ E------------------------------------
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Depois ensino um truque de "Música mineira em 3 passos fáceis". Aliás, acho que vou fazer uma minute lesson disso aí (em video)
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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Vinnas viagei , nao vi q era casa 2 no si
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
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e------------4---------------------- B------------2---------------------- G------------4---------------------- D------------2---------------------- A------------------------------------ E------------------------------------
Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E ....
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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vo ter q sair da net agora, entro depois pra ver a resposta q tenho certeza q e outra visao do acorde e nao essa q passei,abraço e faz a video aula q vai ser massa,te depois brother
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LeandroP Moderador |
# abr/12
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Inversão de tétrades é uma das coisas mais legais. É muito comum o pessoal não interver e analisar a tônica pelo baixo. Já li cada palavrão pra uma simples tétrade invertida.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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LeandroP verdade, essa e a primeira inversao de um acorde menor com setima menor
e------------4---------------------- B------------2---------------------- C#m7(to sem barra no teclado)baixo mi G------------4---------------------- D------------2---------------------- A------------------------------------ E------------------------------------
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12
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depois volto q esse topico ta massa,abraço a todos
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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E eu que achei que o tópico não ia render... Ainda bem que estava enganado. Compartilhem seus conhecimentos, harmonia é algo que nunca se aprende de mais.
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sidguitar1 Veterano
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# abr/12 · Editado por: sidguitar1
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Vinnas qual a soluçao do enigma hehe,so sei q e a primeira inversao do C#m7, a funçao vai depender do grau q esse acorde ocupa na cadendia, pode ser o o IIm de um II V I do acorde de B7M por exemplo, ou o I de um II V I menor ou ser uma substituiçao de algum acorde com funçao tonica como um III ou VI grau,ou uma substituiçao de um subdominante do ch B maior , ou pra rearmonizar alguma musica usando a ponta do acorde pra fazer melodias como na harmonia em bloco, ou pra poder movimentar os baixos como no walkin bass......etc, a sonoridade me lembra a de um acorde de piano apesar de nao ser quartal, o allan adora essas inversoes ai, e ai qual e a soluçao
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LeandroP Moderador |
# abr/12 · Editado por: LeandroP
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sidguitar1
O g.wilhelms respondeu: Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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O g.wilhelms respondeu: Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E
Lembrem-se que essas estruturas podem ser muitas coisas.
Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".
Basta alternar os bordões (6a e 5a cordas) e você tem E6/Amaj9, que na prática funcionam como os acordes maj7 de stack thirds que Augusto Licks utilizou.
Eu fiz uma video-aulazinha sobre isso, tá no meu canal no tube (/kingtabor), chama-se Guitar Minute Lesson - JOKER CHORDS. Nela eu mostro como um mesmo shape presta-se a subsituir os acordes de um 2-5-1 (em tom menor). De casa eu jogo o link, aqui no trampo o tube é bloqueado.
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".
Revisando: pra tocar os oito 1os compassos da música
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".
Basta alternar os bordões (6a e 5a cordas) e você tem E6/Amaj9, que na prática funcionam como os acordes maj7 de stack thirds que Augusto Licks utilizou.
Algo que num primeiro instante pode parecer complexo, mas que na verdade é tão simples. Por isso que gosto de postar nesse fórum, nós sempre aprendemos algo além dos livros, pois aprendemos com a experiência real de cada um. Depois poste o link do video aqui, to curioso para ver. Abraços.
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Wilhelms, eis o link do video:
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Vinnas Veterano |
# abr/12
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Faltou no video um TAB com o shape "curinga", é algo assim ele:
(Dm6/9) e------------12---------------------- B------------10---------------------- G------------10---------------------- D------------9---------------------- A------------------------------------ E------------------------------------
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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Vinnas
Muito bom o vídeo, ideia interessantíssima. Valeu por postar. Abraço.
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g.wilhelms Veterano |
# abr/12
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Aproveitando o tópico, tenho uma outra questão interessante: Se eu fizer um acorde dominante com sus4, isto é, sem a terça, então não terei mais a presença do trítono que é formado entre a terça e sétima do acorde, sendo assim esse acorde perde sua função preparatória? Acabei de tocar na guitarra um G7- C e depois um G7sus4- C, o G7 obviamente tem mais instabilidade por causa da presença do trítono, e o G7sus4 não tem tanta instabilidade, mas penso que ele não perde por completo sua função preparatória, pq vejamos, na relação G7sus4 - C, a nota fá, alcança a nota mi, por semitom descendente, a nota dó, se mantém e a nota sol também de mantém. Opinem.
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