Tríade com nota acrescentada

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Eu tava lendo esse topico agora e aprendi algo muuuuito interessante!! Da pra ver o numero de posts q eu fiz! Legal nao sabia!

shuahshua, vivendo e aprendendo.

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


23De Ros
hahaha, nao quis complicar, e q vc falou q fazia pra fugir da inversao o acorde com a quinta, so falei q mesmo fazendo com a quinta nao tem como escapar, mas o acorde e muito mais usado e chamado de A6, mas nao retiro minha colocaçao hehe,ta massa o topico heheh,abraço

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Isto aqui pra vocês é o que?

e------------2----------------------
B------------3----------------------
G------------2----------------------
D------------1----------------------
A-----------------------------------
E-----------------------------------



Para mim o que mais se aproxima disso é um acorde diminuto, no caso um de Ebdim, porém para ser esse acorde no lugar da nota ré, teria a nota dó.


e------------2----------------------
B------------1----------------------
G------------2----------------------
D------------1----------------------
A-----------------------------------
E---------------------------------

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


sidguitar

Pode ser um B7(b9) e tb um F7(b9/13). Tudo depende da cadência e da "cabeça da nota" que o baixo (ou teclado) está tocando.

Tem um livro muito interessante do Scott Henderson sobre esses "shapes que se prestam a diversas funções".

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Editado

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Explicando (e consertando o 1o acorde):

1) B7(#9) - notas tocadas são (grave pro agudo) 3-7-#9-5

2) F7(b9/13) - notas tocadas são (grave pro agudo) 7-3-13-b9

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


Vinnas com certeza, como falei anteriormente, depende ate dq o baixista estiver fazendo pra poder dar nome pro acorde, como falei, esse q vc passou eu chamei de si alt pq tem as alteraçoes do B7(#9) mesmo sem ter a tonica, oq manda e o tritono q ta ali ,e como vc falou, da cadencia pra saber qual a funçao do bixinho nhehe,abraço

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

Vc está VENDO o ré, mas não deve pensar nele como um acorde de ré. Entendeu?

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


1) B7(#9) - notas tocadas são (grave pro agudo) 3-7-#9-5

Agora sim. Massa a ideia.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Vc está VENDO o ré, mas não deve pensar nele como um acorde de ré. Entendeu?

Nem foi nisso que eu pensei, é que o ré formava naquele acorde uma nona aumentada e não diminuta, dai achei estranho, mas vc já explicou acima. Me referia a nota ré, e não ao desenho do acorde. Abraço.

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Com tríades simples como essa de ré, que qualquer Vigu sabe tocar, e apenas variando o baixo, surgem altas sonoridades de acordes dominantes.

Toninho Horta é fã desse "truque" (que é bem documentado em muitos métodos, como o ADVANCED CHORD KHANCEPTS de Steve Khan).

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms
como o Vinnas falo ele pode ser no minimo dominante do mi como V7 alt ou subV7 oq manda e o tritono mardito

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


E qual é (ou são) este(s) acorde(s)? Qual sonoridade/função harmônica ele possui?

e------------4----------------------
B------------2----------------------
G------------4----------------------
D------------2----------------------
A------------------------------------
E------------------------------------

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Depois ensino um truque de "Música mineira em 3 passos fáceis". Aliás, acho que vou fazer uma minute lesson disso aí (em video)

sidguitar1
Veterano
# abr/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


Vinnas
viagei , nao vi q era casa 2 no si

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


e------------4----------------------
B------------2----------------------
G------------4----------------------
D------------2----------------------
A------------------------------------
E------------------------------------


Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E ....

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


vo ter q sair da net agora, entro depois pra ver a resposta q tenho certeza q e outra visao do acorde e nao essa q passei,abraço e faz a video aula q vai ser massa,te depois brother

LeandroP
Moderador
# abr/12
· votar


Inversão de tétrades é uma das coisas mais legais. É muito comum o pessoal não interver e analisar a tônica pelo baixo. Já li cada palavrão pra uma simples tétrade invertida.

sidguitar1
Veterano
# abr/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


LeandroP verdade, essa e a primeira inversao de um acorde menor com setima menor

e------------4----------------------
B------------2---------------------- C#m7(to sem barra no teclado)baixo mi
G------------4----------------------
D------------2----------------------
A------------------------------------
E------------------------------------

sidguitar1
Veterano
# abr/12
· votar


depois volto q esse topico ta massa,abraço a todos

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


E eu que achei que o tópico não ia render... Ainda bem que estava enganado. Compartilhem seus conhecimentos, harmonia é algo que nunca se aprende de mais.

sidguitar1
Veterano
# abr/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


Vinnas qual a soluçao do enigma hehe,so sei q e a primeira inversao do C#m7, a funçao vai depender do grau q esse acorde ocupa na cadendia, pode ser o o IIm de um II V I do acorde de B7M por exemplo, ou o I de um II V I menor ou ser uma substituiçao de algum acorde com funçao tonica como um III ou VI grau,ou uma substituiçao de um subdominante do ch B maior , ou pra rearmonizar alguma musica usando a ponta do acorde pra fazer melodias como na harmonia em bloco, ou pra poder movimentar os baixos como no walkin bass......etc, a sonoridade me lembra a de um acorde de piano apesar de nao ser quartal, o allan adora essas inversoes ai, e ai qual e a soluçao

LeandroP
Moderador
# abr/12 · Editado por: LeandroP
· votar


sidguitar1

O g.wilhelms respondeu:
Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


O g.wilhelms respondeu:
Como possui E, B, C# e G#, é um E6, ou C#m7/E


Lembrem-se que essas estruturas podem ser muitas coisas.

Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".

Basta alternar os bordões (6a e 5a cordas) e você tem E6/Amaj9, que na prática funcionam como os acordes maj7 de stack thirds que Augusto Licks utilizou.

Eu fiz uma video-aulazinha sobre isso, tá no meu canal no tube (/kingtabor), chama-se Guitar Minute Lesson - JOKER CHORDS. Nela eu mostro como um mesmo shape presta-se a subsituir os acordes de um 2-5-1 (em tom menor). De casa eu jogo o link, aqui no trampo o tube é bloqueado.

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".

Revisando: pra tocar os oito 1os compassos da música

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Eu usaria esse shape - e mais nada - pra tocar um crássico dos conterrâneos do DeRos: "Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão etc etc".

Basta alternar os bordões (6a e 5a cordas) e você tem E6/Amaj9, que na prática funcionam como os acordes maj7 de stack thirds que Augusto Licks utilizou.


Algo que num primeiro instante pode parecer complexo, mas que na verdade é tão simples. Por isso que gosto de postar nesse fórum, nós sempre aprendemos algo além dos livros, pois aprendemos com a experiência real de cada um. Depois poste o link do video aqui, to curioso para ver. Abraços.

Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Wilhelms, eis o link do video:



Vinnas
Veterano
# abr/12
· votar


Faltou no video um TAB com o shape "curinga", é algo assim ele:

(Dm6/9)
e------------12----------------------
B------------10----------------------
G------------10----------------------
D------------9----------------------
A------------------------------------
E------------------------------------

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Vinnas

Muito bom o vídeo, ideia interessantíssima. Valeu por postar. Abraço.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Aproveitando o tópico, tenho uma outra questão interessante: Se eu fizer um acorde dominante com sus4, isto é, sem a terça, então não terei mais a presença do trítono que é formado entre a terça e sétima do acorde, sendo assim esse acorde perde sua função preparatória? Acabei de tocar na guitarra um G7- C e depois um G7sus4- C, o G7 obviamente tem mais instabilidade por causa da presença do trítono, e o G7sus4 não tem tanta instabilidade, mas penso que ele não perde por completo sua função preparatória, pq vejamos, na relação G7sus4 - C, a nota fá, alcança a nota mi, por semitom descendente, a nota dó, se mantém e a nota sol também de mantém. Opinem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tríade com nota acrescentada