ritmo e batida da mão direita

    Autor Mensagem
    dilwko
    Veterano
    # mar/12


    vi varios topicos mas não encontrei minha duvida em especifico...
    ja toco a muito tempo, mas ainda sou confuso em relação a ritmo...
    as vezes vejo em lugares que tem que ser algo padrão,certinho. e vejo falarem que basta fazer o ritmo com o tempo forte correto, e não sair fora do tempo...
    em vdeos aula do cifraclub eles mostram a batida como deve ser feitas, pra baixo pra cima, tantas vezes etc... já o meu professor diz que não tem que se aprender assim, tem que ser por intuito,
    a duvida é; por exemplo, tem uma musica na qual a batida é BAIXO,BAIXO,CIMA,CIMA,BAIXO,CIMA, a musica inteira.aí eu toco a primeira parte o refrão e quando chega a segunda parte faço sem querer BAIXO,BAIXO,CIMA,CIMA,CIMA,BAIXO... não saiu fora do tempo, mas mudou um pouco a batida da musica...
    1. é errado?
    2. vu estar mudando a musica?
    3. se é uma musica minha, e eu compus desse jeito. toco ela sempre no padr~ao bbccbc, só que em uma apresentação fui tocar e sem perceber outra vez no meio da musica o padrão fica bbbcbc... mudei minha musica? ela continua a mesma por não ter saido do tempo?
    4. as bandas, fuitarristas e violonistas, fazem isso as vezes em refrões da musica? ou eles nunca mudam o o baixo,cima que fizeram ??
    5. tem musica que a batida é bcbcbcbcb, e se eu fizer ou p/ b a mais ou um p/ c a mais, ta errado??
    desculpem qualquer cosia galera, mas esse assunto me deixa meio louco as vezes

    diegostick
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    A palhetada alternada é questão de agilidade, ao meu ver. Você economiza tempo e "fôlego" do punho. É bem mecânico: se você palheta pra baixo na corda mizona (E), por exemplo, e for tocar ela de novo, você sobe palhetando, pois é mais prático, senão você faria algo como "pra baixo (sobe sem palhetar) baixo de novo". Entendeu?

    Já num acorde, de Em, por exemplo, e você vai utilizar power chord (notas E, B, F tocadas ao mesmo tempo), é indicado palhetar somente pra baixo (e abafado, de preferência), pois vai ter uma sonoridade melhor.

    Se eu estiver equivocado, algum vetera aí me corrija! =D

    chiock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    dilwko
    Oi cara
    1. é errado?
    Não esta certo desde que você não saia do tempo esta tudo certo.
    2. vu estar mudando a musica?
    A música vai ser a mesma, porém não vai ser a "batida" que ele fez no estúdio, mas em muitos casos nem eles fazem originalmente como fizeram no estúdio, mudam a afinação, o ritimo, um infeitizinho ou entre outras coisas.
    3. se é uma musica minha, e eu compus desse jeito. toco ela sempre no padr~ao bbccbc, só que em uma apresentação fui tocar e sem perceber outra vez no meio da musica o padrão fica bbbcbc... mudei minha musica? ela continua a mesma por não ter saido do tempo?
    A música é a mesma e ainda fica melhor, pois você não vai tocar apenas de um jeito, vai ter versatilidade.
    4. as bandas, fuitarristas e violonistas, fazem isso as vezes em refrões da musica? ou eles nunca mudam o o baixo,cima que fizeram ??
    Eu acho que fazem, mas se não fazem deveriam fazer.
    5. tem musica que a batida é bcbcbcbcb, e se eu fizer ou p/ b a mais ou um p/ c a mais, ta errado??
    Se não sair do tempo ta certo, é recomendável que pelo menos a "batida" você tire de ouvido, mas não é bem o ouvido e sim o instinto.

    diegostick
    Ele não ta falando de solo pra usar a palhetada alternada, e nem aqueles riffs em Power Chords pra usar palhetada pra baixo e Palm Mute, ele ta falando daquelas progressões e acordes com terça, característicos de violão.
    To longe de ser um veterano, mas so to tentando ajudar.

    diegostick
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    chiock
    ele ta falando daquelas progressões e acordes com terça

    Não vi ele falando isso, mas se vc diz...

    camaleão_do_rock
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tá ñ cara!! uma troca de baixo e cima ñ vai mudar mt coisa!

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    dilwko
    cara, escreva com mais calma que voce comete muitos erros de digitação!

    não saiu fora do tempo, mas mudou um pouco a batida da musica...
    1. é errado?
    não.
    só se voce quiser muito tocar exatamente igual à versao "original"

    2. vu estar mudando a musica?
    vai.
    qual o problema de mudar?
    a maioria dos musicos populares muda a musica, de proposito ou não.
    repare em versões ao vivo, e com o passar do tempo, as batidas vão mudando, o ritmo vai mudando.

    3. se é uma musica minha, e eu compus desse jeito. toco ela sempre no padr~ao bbccbc, só que em uma apresentação fui tocar e sem perceber outra vez no meio da musica o padrão fica bbbcbc... mudei minha musica? ela continua a mesma por não ter saido do tempo?
    exato.
    se voce mudar demais a batida, acaba mudando a cara da musica, o que nao é bom. mas no geral pode fazer como quiser. é permitido improvisar.

    4. as bandas, fuitarristas e violonistas, fazem isso as vezes em refrões da musica? ou eles nunca mudam o o baixo,cima que fizeram ??
    ja respondi ne?
    sempre pode mudar.

    5. tem musica que a batida é bcbcbcbcb, e se eu fizer ou p/ b a mais ou um p/ c a mais, ta errado??
    desculpem qualquer cosia galera, mas esse assunto me deixa meio louco as vezes

    ce ta muito noiado com isso de fazer uma a mais ou uma a menos. toque mais conforme o som que sai, e nao contando batidas.

    leia esse topico:
    【FIXO】 Batida no Violão - Tópico Central
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/182493/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ritmo e batida da mão direita