KIT Limpeza para Guitarristas

Autor Mensagem
luizvaz
Veterano
# mar/12
· votar


deboraiommi :
eu limpo assim
Cera de carro pro corpo e braço as vezes massa para polir para brilhar mais hehehe
oleo de peroba na escala
bombril nos trastes
flanela (bem velhapra não soltar fiapo) nas cordas
whitelub nas ferragens
e passo esmalte incolor nos polos dos caps.


Qual cêra de carro vc usa no corpo ?
Esmalte incolor nos polos dos caps não atrapalha o som ?

Abraços

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


luizvaz

Esmalte incolor nos polos dos caps não atrapalha o som ?

Isso vc pode ter certeza que nã atrapalha de maneira nenhuma. Pode fazer super tranquilo mesmo. O cap exerce uma força magnetica na corda, que oscila ao vc tocar causa uma variação no sinal captado pelo captadore (um ex tipico de transdutor, elemento que transforma um tipo de sinal em outro, nesse caso mecanico em eletrico), que é enviado ao amp e amplificado.

anarkhy
Veterano
# mar/12
· votar


que massa de polir eh essa?

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


todomundoqurespondeu

Legal galera, obrigadao mesmo pela ajuda, ja sei como será o KIT.

Thyago_Trajano

Hm.. muito interessante cara, mas,
Coca cola? kkkkkkkkk'
quanta insanidade, em..

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Thyago_Trajano

sobre não usar lustra móveis, pensa comigo...se o produto é feito para madeira, e a guitarra é de madeira, qual o problema em usar?

Entao, minha dúvida quanto ao lustra-móveis é porque ele é usado na madeira né? mas, e quanto a pintura?

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Kra, pela forma que vc fala, dá pra perceber que ainda tem mto medo de fazer caca (e com razão, na dúvida não faça, pergunte antes/pesquise). Com o tempo verá que acabamento de guitarra não tem mto mistério. Em 90 % dos casos produtos simples como lustra móveis, oleo de peroba e uma flanela do tipo perfex(akela listradinha, não solta pelos e fiapos) já resolve, ao menos que seu instrumento tenha acabamento em nitrocelulose ou seja um caro e antigo saca...fora isso, pode usar o que falei acima sem restrição.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Calime

O problema é que a pintura da minha guitarra é diferente, entre a ponte, volume, tone , é um a parte super sensivel, so de passar a unha de leve, arranha, nas outras partes eu nao consigo limpar, tem umas manchas brancas como se fosse ate dapintura

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Kra, vi vc falando isso com o Bertola e fiquei curioso sobre como éa pintura de sua guitarra....ao menos que tenha acontecido alguma aberração, pode ficar tranquilo em elação a sua guitarra...queria saber como é esse pintura doida que vc tá falando, com partes brancas sensíveis e talz....até agora não consegui entender isso....será que vc não está pirando não? tem como postar uma foto pra gente analisar?

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Normalmente isso que recomendei pode passar tranquilo kra, fica tranquilo qto a isso, pintura de guitarra feita a base PU é uma coisa dificil de ser estragada.

klavier
Veterano
# mar/12
· votar


óleo de peroba ou de limão na escala só se for madeira escura, se a escala for de madeira clara não pode usar porque vai manchar.

xViniciusz
Veterano
# mar/12 · Editado por: xViniciusz
· votar


klavier

Obrigado pela informaçao, ja fica pra galera aí :] as escalas da mihna guitarra sao escuras.

Calime

Infelizmente não tem como eu postar uma foto porque a qualidade do meu celular é horrivel.
Mais aqui vai uma foto ilustrativa do modelo e cor da minha guitarra:

Cort Viva Gold I

Vendo ela de verdade, é um pouco mais escura e brilhante.

Quanto a macha que falei, é uma mancha do lado do captador do braço branca, acredito que seja de cola, mas nao é àspera e nao da pra tirar apenas com uma "paninho".

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


Thyago_Trajano
Não vejo problema em usar, mas entendo que tem gente que prefira comprar óleo de peróba em embalagem da Dunlop, porque, infelizmente, é o que muita empresa anda fazendo com esses produtos de limpeza "específicos" para guitarra...

Pior q eh mesmo, mas akele Óleo de Peroba com a foto de um índio no rótulo q vc compra em qualquer mercado já serve.

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Hm.. muito interessante cara, mas,
Coca cola? kkkkkkkkk'
quanta insanidade, em..


é a mais pura verdade...eu uso em meu carro direto...abre mais brilho que o Silvo, pode acreditar...veja:
http://lobotomiaresolve.blogspot.com.br/2009/08/10-mentiras-e-verdades -sobre-coca-cola.html

Eu passo o lustra móveis só no braço, na madeira eu passo apenas silicone ou massa de polir carro sem abrasivo, qualquer supermercado vende...

Dragonlokker
é o que eu uso na minha guitarra..só tem que esfregar direito, senão fica aquela lambança..hehehe

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Thyago_Trajano

Cara entao, comprei o lustra-móveis, posso usar ele no corpo (pintura) num posso?

Depois vou passar cocacola nas tarraxas kk
Onde mais pode passar?

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Galera comprei o Óleo de peroba,
Por sinal comprei esse:

Peroba Lustra-móveis

E daí se a embalagem é meio gay..

Enfim, como faco a limpeza?

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Bom.. enfim, abri a tampa e quando fui fechar caiu lustra moveis no meu olho akpskopsda, lavei e tal, to ok :] (não precisam chorar, eu estou bem)

Enfim, passei o lustra móveis com algodão e uma flanela,

Apliquei com um lado do algodão em movimentos uniformes, retirei rapidamente com o outro lado do algodão.
Eu posso simplesmente dizer que ficou uma maravilha, primeiro a pintura ficou macia, o algodão ficou bastante sujo, e o mais importante de todos, ficou com cheirinho de rosas do campo *-*.
AAH sim, aproveitei e passei com a flanela na parte de trás do braco com o mesmo procedimento, não ficou igual no corpo, mas ta legal tambem.
Ou seja:
Esse produto que eu nao sei se é óleo de peroba ou lustrá-moveis.
Está recomendado :]

So gostaria de saber se eu posso aplicar ele nas escalas, porque na embalagem tem escrito Peroba '-'

xViniciusz
Veterano
# abr/12
· votar


Alguma luz?

Calime
Veterano
# abr/12
· votar


xViniciusz

Escala tem que ser óleo mesmo, ou de peroba ou de limão....esse produto aí tem aspecto de ser esbranquiçado, tipo um creme,,,não serve.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


Aqui o esquema é o seguinte.

Cera de carro pro corpo e braço
Óleo de peroba na escala
Bombril nos trastes

Ferragens eu não passo nada porque não quero tirar a tinta dela, então os pontos de ferrugem eu deixo como "vintage".

:P

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


Bombril nos trastes
com isso você limpa e diminui a vida útil dos trastes...não sei se é uma boa isso!!!

Sem contar que se não passar beeeeeem em cima dos trastes, fatalmente acertará na escala, e ao lado dos trastes ficará levemente marcado...

E outra...imagino a merda que não dá na hora de limpar o último traste...toda limalha que se soltar vai direto para o captador!!!

xViniciusz
Veterano
# abr/12
· votar


Viciado em Guarana

Concordo com o Thyago, vi um luthier falando tambem que o bombril na verdade tira o brilho do traste e o traste não fica com a mesma "tocabilidade" de um novo.

Ferragens eu não passo nada porque não quero tirar a tinta dela, então os pontos de ferrugem eu deixo como "vintage".

Tinta das ferragens? se refere ao banho de cromo? porque assim,
você pode usar a cêra automotiva, em pequena quantidade é claro.

Dêem uma olhada aqui:



xViniciusz
Veterano
# abr/12 · Editado por: xViniciusz
· votar


Enfim no resumo deu isso

Corpo - Lustra-móveis , Cera de polir de carro sem abrasivo
Escalas - Óleo de peroba ou de limão (parte de trás e escala) obs: Apenas para escalas escuras
Ferragens - Silvo ou coca-cola nas tarraxas ( by: Thyago_Trajano)
Cordas - Uma flanela do tipo perfex (usar sempre apos tocar), Fast fret

E dêem uma olhada no video do post acima para terem uma noção de como proceder com uma parte da limpeza.

Cristhyano
Veterano
# abr/12
· votar


Então no braço da guitarra também usa óleo de peróba? A escala da minha é pau ferro (bem escura) e a do braço é mogno (escurinha também).

xViniciusz
Veterano
# abr/12
· votar


Cristhyano

Como o amigo klavier citou la emcima:

Óleo de peroba ou de limão na escala só se for madeira escura, se a escala for de madeira clara não pode usar porque vai manchar.

Cristhyano
Veterano
# abr/12
· votar


Sim, isso eu sei. Mas você disse logo acima que era pra usar na parte de trás e na escala.
Por parte de trás você quis dizer o braço?

xViniciusz
Veterano
# abr/12
· votar


Cristhyano

Sim, na parte de trás do braco, por que a madeira fica um pouco mais macia e lisa.

bluesoverdrive
Veterano
# abr/12
· votar


Oleo de Peroba (esse de usar nos móveis) tem solvente.. não eh recomendado. Já usei e não uso mais.
Comprei o Kit da Dunlop uns 6 produtos, flanela, lixa pra traste e é bem melhor.

Cristhyano
Veterano
# abr/12
· votar


Confere isso, produção?

xViniciusz
Veterano
# abr/12
· votar


bluesoverdrive

Eu comprei aquele ali, ja limpei 2 vezes e nao tenho nenhuma reclamação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a KIT Limpeza para Guitarristas