KIT Limpeza para Guitarristas

Autor Mensagem
xViniciusz
Veterano
# mar/12


Olá galera, acredito que esse tópico seja bloqueado, mas,
Quero informar que usei a busca antes de criar o tópico, e não encontrei nada satisfatório, então peço que não bloqueem esse tópico, apenas, quero algo mais esclarecedor.

Enfim.

1º - Limpeza.
Gostaria apenas de saber por fonte confiavel, os produtos que são recomendados par a limpeza da guitarra, usei bastante a busca, mas, existem muitas contradições sobre o mesmo produto, gostaria de um KIT "confiável" e recomendado (afinal, estamos falando da limpeza do meu e do seu instrumento, nao se pode passar qualquer coisa), e claro para limpar:
Trastes, Ponte, Tarraxas, Knobs, Escalas (os tipos), Corpo (os tipos de pintura), Braço, Headstock, Cordas.

Peço aos Moderadores que sejam compreensíveis, houve uma pesquisa aqui no forum e em outras partes da internet antes da criação do tópico, como eu disse: nao encontrei nada satisfatório pois existem muitas contradições sobre o uso do mesmo produto.

Agradeço desde já.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


up

Bom pelo jeito o tópico não foi bloqueado pelos moderadores (assim espero neah).

Então galera, vamos usar esse tópico para que quem tenha a mesma dúvida, possa encontrar um resultado com mais clareza.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


To querendo limpar as ferragens da minha gatarra também. Estou atrás de dicas. Pelo o que pesquisei o pessoal usa muito aquele óleo WD.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Tom.Morello

Eu também, as cordas da minha guitarra estão escuras e grossas tipo, vou dar um bend, sinto um certo atrito entre a corda e o traste,
o pior ainda é que os trastes tambem estão com um pouco de oxidação.


Alguem pra dar uma luz?

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


Tom.Morello
xViniciusz

Por favor kras, pesquisem...tem mta, mas MUITA coisa sobre o assunto postado na net. Se por acaso ainda assim tiverem dúvidas pertinentes, pergunte ao Bertola em seu tópico tira-dúvidas gerais. Não existe mto mistério nessa questão de cuidados com o instrumento, a unica coisa realmente importante é pesquisar e ter bom senso para não fazer cagadas....abç!

André FBJR
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Pra limpar o corpo da Guitarra eu uso o Dunlop 65 Polish & Cleaner.. ta uns R$25,00
Pra limpar as Cordas da pra vc compra um Dunlop 65 String Cleaner & Conditioner
E pra limpar a Escala da pra vc usar um Dunlop 65 Deep Conditioner,ou oleo de limão.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Calime

Você realmente leu o comeco do tópico?
Acha mesmo que eu não pesquisei? tem inumeros produtos que vi a galera recomendando, mas o problema é que uns recomendam e outros nao.

André FBJR

Eiita.. esses Dunlop sao feitos ja para a limpeza da guitarra?

Primeiro vi uma galera recomendando o uso do Óleo de peroba para as escalas, e agora o Dunlop 65 Deep, será qual vale mais apena?

André FBJR
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Dunlop é uma empresa de pedais..palhetas.. acessórios pra guitarra.. violao..
E esses produtos são sim próprios pra limpeza de instrumentos musicais..
óleo de peroba também funciona.. eu limpava a escala do meu violão com óleo de peroba .

André FBJR
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Já qual vale mais apena, não sei.. mas independente de ser o da Dunlop, óleo de limão, ou óleo de peroba, irão hidratar a escala.

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Guitarra é um objeto feito de madeira como qualquer móvel q vc tem na sua casa, então é bom passar óleo de peroba com um pano macio seco q protege a madeira da ação do tempo e não estraga a pintura. E nas ferragens e cordas um WD-40, nada em excesso, só um pouco em cada parte.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


André FBJR

Ok. Obrigado

Dragonlokker

Ok, estou fazendo uma lista aqui :]
Entao:
Escalas - Óleo de peroba

Ferragens como assim?

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Ok, vc venceu...boa sorte na sua pesquisa.

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


Calime

Eu dei uma pesquisada, cara. Tanto é que citei o WD, coisa que vi aqui no fórum. Mas entendi que o sentido desse tópico é concentrar todas as dicas aqui =)

Abraço! o/

Tom.Morello
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Ferragens como assim?

Ponte, parafusos, captadores...etc

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


Tom.Morello

Eu dei uma pesquisada, cara. Tanto é que citei o WD, coisa que vi aqui no fórum. Mas entendi que o sentido desse tópico é concentrar todas as dicas aqui =)

Abraço! o/


Sem problema kra. Só te recomendo postar dúvidas remanescentes (as que sobrarem após ler os tópicps já feitos sobre o assunto) para o tópico do Bertola, o kra saca mto sobre o assunto.

Se tiver orkut, na maior comunidade de regulagem de guitarra tem um tópico gigante falando sobre isso...lá tem MTA coisa msm...abç.

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Tom.Morello

Então Tom, ferragens você está se referindo as partes que tem banho de cromo tambem?

Calime

Eu venci? LOL
Venci oque? eu venceria se realmente conseguisse deixar o assunto bem esclarecido..
e infelizmente não tenho orkut :/

Então galera alguem tem mais alguma dica? que não seja para as escalas?

Dragonlokker
Veterano
# mar/12 · Editado por: Dragonlokker
· votar


xViniciusz
Ferragens = todas as peças de ferro da guitarra (mecanismos das tarraxas, ponte, parte de cima dos pots, parafusos, etc).

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Dragonlokker

Legal cara, então

Escalas - Óleo de peroba
Ferragens e Cordas - WD-40

Mais alguma dica galera?

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Eu venci? LOL
Venci oque? eu venceria se realmente conseguisse deixar o assunto bem esclarecido..
e infelizmente não tenho orkut :/


Kra, esse assunto já é bem batido. Nunca precisei abrir um tópico para esclarecer isso, tendo em vista a quantidade de informações disponiveis na rede. Quer ir no certo? Pergunta pra um kra que seja luthier experiente e competentee (como acredito que o Bertola por ex o seja) sobre o assunto que ele mata esse tópico todo com uma só resposta...

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


Lustra móveis

xViniciusz
Veterano
# mar/12
· votar


Calime

Ok, mas, onde encontro o Bertola?

g.wilhelms

Esse nao vou usar, vi algumas pessoas que nao recomendavam isso.

Dragonlokker
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Vc pode usar óleo de peroba no corpo tbm, fica tranquilo q n prejudica a tinta não.
Abraços

Calime
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz

Aqui ó: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12 · Editado por: Thyago_Trajano
· votar


Como eu sou índio grosso eu passo Silvo nas ferragens, cera de polir carro sem abrasivos na pintura, óleo de peróba no braço todo (parte de trás e escala)...

Eu passo Silvo nas ferragens porque é recomendado para metal...e não importa se é cromo de parachoque de carro antigo ou se é de guitarra...o material é o mesmo!

Tem muita empresa se aproveitando da vaidade dos músicos, e fica reinventando a roda, com produtos para limpar ferragens, para limpar a pintura, como se tivesse que ser específico para o uso de guitarra...

Até coca-cola eu já usei para limpar tarrachas, abre um brilho legal!!!

Para as cordas eu passo um pano seco e só toda vez que termino de tocar!

WD eu não passo por questão pessoal! Não faz mal algum para a guitarra, porém eu acho muito gorduroso...arriscaria passar apenas nas molas (guitarras com ponte movel) e nos pivôs, nesse caso ajudando na lubrificação...até certo ponto, nas tarrachas também...mas para abrir brilho, não é o mais recomendável...

Agora se a guitarra estiver com a ponte muito oxidada, aconselho dar um bom polimento com massa de polir nº 2...mas somente para ferragens oxidadas que sejam cromada...em dourada, provavelmente sairá toda a cor, pois é beeem abrasiva essa massa...

abraços

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
sobre não usar lustra móveis, pensa comigo...se o produto é feito para madeira, e a guitarra é de madeira, qual o problema em usar?

Não vejo problema em usar, mas entendo que tem gente que prefira comprar óleo de peróba em embalagem da Dunlop, porque, infelizmente, é o que muita empresa anda fazendo com esses produtos de limpeza "específicos" para guitarra...

andreP_gunner
Veterano
# mar/12
· votar


xViniciusz
Eu limpo assim:

para escala: óleo de peroba
para o corpo: lustra moveis
ferragens e cordas: WD-40 ou óleo Singer

E tbm é importante secar bem as cordas e a ponte depois de tocar, e tome cuidado para não deixar cair WD na escala!

abçs!

g.wilhelms
Veterano
# mar/12
· votar


sobre não usar lustra móveis, pensa comigo...se o produto é feito para madeira, e a guitarra é de madeira, qual o problema em usar?

Também penso isso. A única questão é tomar cuidado para não passar demais, porque senão a guitarra fica meio gordurosa (na falta de uma palavra melhor, rsrs).

anarkhy
Veterano
# mar/12
· votar


Alguem conhece o Corrosion X?

Da pra usar nos captadores e outras pecas metalicas pra evitar oxidacao?

Comprei esse bagulho pra passar na bateria do carro, ver se nao cria aquela crosta, testei nos controles remotos e nao deu problema, tbm nao faz muita sujeira.

Thyago_Trajano
Veterano
# mar/12
· votar


anarkhy
conheço esse produto...inclusive desmontei o painel do meu carro por esses dias e utilizei um pouco dele nos contatos...

vou te ser sincero...servir para evitar oxidação, com certeza ele serve, só não sei se vai ficar legal, porque se você retirar todo o produto, não vai ter serventia, e se deixa, ficará com cara de sujo...

para evitar oxidação a melhor coisa a se fazer é; toda vez que terminar de tocar, passar um paninho seco nas ferragens, para retirar o suor, e de vez em quando fazer uma limpeza...esse produto é bom, mas na minha opinião, as ferragens de uma guitarra não são tão difícil de manter como os polos de uma bateria....contra indicação não vejo nenhum, é só não fazer sujeira...

abraços

deboraiommi
Veterano
# mar/12
· votar


eu limpo assim
Cera de carro pro corpo e braço as vezes massa para polir para brilhar mais hehehe
oleo de peroba na escala
bombril nos trastes
flanela (bem velhapra não soltar fiapo) nas cordas
whitelub nas ferragens
e passo esmalte incolor nos polos dos caps.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a KIT Limpeza para Guitarristas